Frequentar um salão de beleza uma vez por semana para fazer limpeza de pele pode ficar pesado no seu orçamento. Muitas vezes, vão oferecer a você um procedimento chamado vaporização facial, técnica baseada em uma prática que se repete em muitas culturas: a sauna ou banho a vapor. Só que, neste contexto, o vapor é usado diretamente no rosto.

Mas, saiba que agora você pode ter os benefícios da vaporização facial na comodidade da sua casa. Você não vai apenas se sentir em um spa, como também poderá fazer o procedimento de forma constante e controlada. Leia este nosso Guia sobre vaporizadores faciais e descubra os benefícios e o que deve ter em mente na hora de comprar seu.

O mais importante

  • Você pode fazer vaporização facial em casa comprando algum dos melhores produtos do mercado a preços acessíveis. Muitos têm diferentes funções, o que permite usar o vaporizador não somente para tratamentos de beleza, mas também como umidificador ou para fazer inalações pelo nariz e pela boca.
  • O vaporizador facial tem muitos benefícios para a pele. Abre os poros e estimula o fluxo sebáceo, empurrando as camadas mortas que se acumulam na sua pele. Além disso, aumenta o fluxo de sangue na cútis, levando mais oxigênio a sua pele e promovendo a regeneração das células.
  • Nem todos os tipos de pele se beneficiam com o vaporizador facial. É por isso que você deve conhecer sua cútis e determinar se esse tratamento será benéfico antes de adquirir qualquer produto. Nas peles sensíveis, deve-se ter mais cautela. Já outras peles, como as que têm tendência a acne, podem se beneficiar muito.

Ranking: Os melhores vaporizadores faciais do mercado

Os aparelhos do tipo vaporizador facial disponíveis no mercado oferecem versatilidade. Podem ser utilizados tanto para tratamentos de beleza como para aromaterapia ou desobstrução das vias respiratórias durante um resfriado. Estes são os 4 melhores vaporizadores considerando o custo-benefício.

1° – Vaporizador Facial Vapour Steamer

Este aparelho pode ser usado em casa ou em ambiente profissional. Ele tem o braço extensível que se move 360º. Além do vapor tradicional, também pode ser usado no modo vapor de ozônio, substância que regenera o colágeno e deixa a pele mais suave.

Traz todos os benefícios comuns de um vaporizador facial: alivia machas, ajuda com a retirada de cravos e espinhas e ativa a circulação sanguínea no rosto.

2° – Vaporizador Facial Kingdon

Esse vaporizador facial é pensado para a limpeza da pele e a remoção de cravos e espinhas. Ele ativa o fator hidrofílico e ajuda a repor água na pele, além de amenizar manchas no rosto. Abre os poros para facilitar a absorção de nutrientes colocados na pele por meio de cremes, máscaras etc. Conta com aquecimento ultrarrápido e deve ser mantido em uma distância de 20 a 35 cm do rosto.

3° – Vaporizador facial Beurer

Este é um exemplo de vaporizador facial que serve também para fazer inalação pela boca ou nariz devido ao seu formato que lembra uma máscara. Tem 2 níveis de intensidade, cada um adequado a tipos específicos de peles. Ele vem com um recipiente específico para uso de óleos essenciais para quem deseje fazer aromaterapia.

4° – Vaporizador Facial Mini Vaporizador A.CAT

Essa é uma opção de vaporizador portátil. Não traz muitas funcionalidades, por seu tamanho limitado, mas tem a vantagem de pode ser levado para todos os lados, além de ter um preço bem econômico. É indicado para todo o tipo de pele, desde que se respeite a distância mínima do rosto. Ajuda também com a aplicação de cílios postiços, acelerando sua secagem.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o vaporizador facial

Um vaporizador facial é um banho de vapor para seu rosto. Traz muitos benefícios para a saúde e pode melhorar a aparência da cútis. Faz parte de muitos tratamentos de beleza facial e, agora, é possível usá-lo em casa. A seguir explicamos aspectos importantes que você deve considerar antes de começar a usar o vaporizador facial na sua rotina de beleza.

Imagem de mulher se olhando no espelho com toalha de banho.

Um vaporizador facial pode ajudar a pele de quem sofre com acne. (Fonte: Elena Nichizhenova: 76266163 / 123rf.com)

O que é vaporizador facial e quais vantagens ele traz?

O uso de vaporizador facial está baseado na antiga prática da sauna, que ainda é utilizada em muitas culturas. A palavra é de origem finlandesa e se trata de um banho de vapor proporcionado ao lançar água sobre pedras quentes. Outras culturas fazem sauna a seco e com diferentes temperaturas. Esta prática foi sendo adaptada de modo que, na vaporização facial, os benefícios são especificamente notados no rosto.

Por muito tempo a vaporização facial esteve limitada ao uso de água fervente em um recipiente ou fazia parte de tratamentos dentro de salões de beleza. Isso mudou com o surgimento do vaporizador facial caseiro, que é fácil de usar e permite cuidar da pele de forma rotineira e a baixo custo.

Dr. Dennis Gross (USA)Dermatologista

“Ao utilizar o vapor (do vaporizado facial), você prepara o rosto para a exfoliação e para tratamentos específicos. Ingredientes como o retinol e a vitamina C serão absorvidos de forma mais profunda pela pele e será possível obter resultados ainda melhores.”

O vaporizador facial abre os poros, aumenta a sudorização, a circulação do sangue na pele e estimula a troca das células. É ideal para preparar sua pele para tratamentos de exfoliação, hidratação ou para problemas de pele específicos. Porém, você deve estar atento para não fazer o procedimento com muita frequência, pois ele pode irritar a cútis.

Vantagens
  • Aumenta a circulação e a oxigenação
  • Abre os poros por meio da sudorização
  • Estimula a regeneração da pele
  • Ajuda com a penetração de tratamentos faciais
  • Diminui os cravos e melhora problemas de acne
Desvantagens
  • Pode piorar problema de rosácea
  • Pode irritar peles sensíveis
  • Pode ressecar a pele  se feito com muita frequência ou por muito tempo

Como usar um vaporizador facial?

Primeiro, você deve limpar o rosto. Essa ação ajudar a evitar o congestionamento dos poros e permite que obstruções sejam liberadas com mais facilidade. Em segundo lugar, encha o recipiente do seu vaporizador facial caseiro com água destilada ou água mineral de garrafa. A água da torneira pode conter minerais que obstruem sua pele.

Se quiser, você pode incluir algum óleo essencial dentro da água para fazer aromaterapia de forma simultânea. Mas, atenção a um ponto: recomendamos que, antes de utilizar qualquer produto, faça um teste sobre sua mão para saber se ele pode dar alguma reação. Se tudo estiver em ordem, ligue o vaporizador facial e aproxime seu rosto da saída de vapor.

Deixe o vaporizador a uma distância de mais ou menos 20 cm da saída de vapor para evitar queimaduras na sua pele. Mantenha seu rosto diante do vapor por 6 a 12 minutos (esse tempo vai depender dos ajustes de intensidade do seu aparelho).

Imagem de pedras, flores e vapor em sauna.

Depois de usar o vaporizador facial, você pode aplicar outros produtos diretamente na pele. (Fonte: David Izquierdo Roger: 45690449 / 123rf.com)

Que produtos usar junto com o vaporizador facial?

Você pode combinar o vaporizador facial com óleos essenciais misturados na água. A lavanda ou a camomila são boas opções. O óleo ajuda a aumentar a sensação de relaxamento que o tratamento com vapor oferece. Depois de usar o vaporizador facial, você pode aplicar outros produtos diretamente na pele.

Você pode aplicar uma máscara facial, por exemplo, como a de argila branca, que ajuda a tirar as impurezas uma vez que os poros tenham sido preparados com o vaporizador facial. Também se pode usar um soro hidratante, como o ácido hialurônico, para fixar a hidratação. Depois de ter realizado esses passos, você pode terminar o tratamento com um creme hidratante.

Que precauções devo ter ao usar um vaporizador facial?

O vaporizador facial nem sempre beneficia todos os tipos de pele. O vapor aumenta a temperatura da face e desencadeia um processo de termorregulação. Isso significa que o fluxo de sangue aumenta para baixar a temperatura da pele. Por isso que os sintomas da rosácea, eczema, dermatites ou da pele que tende a ficar vermelha acabam piorando.

Evite posicionar a pele muito perto da saída de vapor do vaporizador facial. O vapor é quente, afinal vem da água que foi aquecida até chegar ao ponto de evaporação. Se você se aproxima muito, o vapor, que ainda estará em uma temperatura muito alta, pode causar irritação e até mesmo queimaduras.

A rotina de beleza não precisa ser diária, ou seja, pode ser feita uma ou duas vezes por semana. Você não deve fazê-la com mais do que essa frequência, pois isso pode irritar e secar sua pele. Sempre siga as indicações que vêm com o aparelho que você comprar, já que cada um pode ter funções que afetem sua pele de forma diferente.

Como o vaporizador facial pode melhorar meus problemas de acne?

O vaporizador facial pode beneficiar as pessoas que sofrem de acne. A acne acontece quando os poros produzem muito sebo ou porque os folículos da pele estão obstruídos. Nesse último caso, o que surgem são os cravos. Nem a espinha e nem o cravo são esteticamente agradáveis e, muitas vezes, geram problemas de autoestima.

Ao aumentar a transpiração e a produção de suor, o vaporizador facial aumenta a transpiração dentro dos folículos, empurrando as camadas de peles que obstruem os poros. Ao ser combinado com máscaras de rosto que removem as obstruções, como a de argila branca, isso pode beneficiar quem sofre com a acne.

Imagem de tratamento em spa, vapor facial.

Evite posicionar sua pele muito perto da saída de vapor do vaporizador facial, já que o vapor sai muito quente. (Fonte: Karel Joseph Noppe Brooks: 119595579 / 123rf.com)

Você deve ter o cuidado de não espremer as espinhas ou cravos. Os dermatologistas recomendam que isso nunca seja feito. Se você fizer isso, utilize pelo menos um cotonete, e não suas unhas. As unhas costumar ter bactérias ou sujeira, o que pode aumentar a acne.

O vaporizador facial é uma opção que vale a pena economicamente?

Os preços das limpezas faciais em salões de beleza profissionais podem ser bem altos. Se você quer limpar sua cútis periodicamente sem gastar muito, fazer limpezas profissionais recorrentemente pode acabar sendo inviável. Os vaporizadores faciais caseiros, portanto, são uma opção rentável para ao seu bolso.

Você pode usá-lo uma vez por semana em casa e isso diminuirá suas visitas ao salão ou centro de estética para fazer uma limpeza profissional. Nas redes sociais é possível encontrar vídeos que ajudam a entender como usar o aparelho. Porém, recomendamos que sempre leia as instruções que venham com o vaporizador que adquira.

Critérios de Compra

Se você está planejando adquirir um vaporizador facial, é necessário considerar certos fatores para realizar sua compra. Seu tipo de pele e os resultados que deseja podem afetar sua decisão. É importante explorar as opções e saber as diferenças entre elas. Abaixo comentamos os aspectos mais importantes que podem ajudar você nesse processo de escolha.

  • Tipo de pele
  • Ajuste dos níveis
  • Resultados desejados
  • Funções adicionais

Tipo de pele

Como mencionamos antes, esse é um fator-chave na hora de utilizar um vaporizador facial. Nem todos os tipos de pele se beneficiam desse tratamento. Algumas pessoas podem não reagir bem ao calor do vapor, enquanto que outras podem, sim, se beneficiar disso. Você tem que conhecer sua pele e fazer testes antes de submetê-la a esse tipo de tratamento.

  • Pele sensível: Se sua pele se irrita facilmente, se você tem eczema ou rosácea, não é recomendável fazer a vaporização. O vapor aumenta o fluxo do sangue e, portanto, pode aumentar esses sintomas.
  • Tendência a acne: As pessoas que têm tendência a acne podem se beneficiar muito do uso de um vaporizador facial. O vapor desse aparelho permite fazer limpezas profundas e eliminar camadas mortas de pele com mais facilidade.
  • Cravos: Se você adiciona a vaporização facial a sua rotina de cuidados uma ou duas vezes por semana, isso pode ajudar a diminuir a visibilidade dos cravos. Eles aparecem quando os folículos da pele se bloqueiam com sebo ou com pele morta.

Ajuste de níveis

Existem alguns vaporizadores faciais que têm apenas um nível, apenas dá para ligar e desligar. Outros, ao contrário, oferecem a possibilidade de ajuste de acordo com a sensibilidade da pele ou com o tratamento que você deseje realizar. Alguns até têm vapor quente e frio. Esta última opção ajuda a fechar os poros.

Resultados desejados

Dependendo do que esteja procurando para sua pele, você vai ter que escolher outros produtos para acompanhar o vaporizador. Se o que deseja é uma sessão de relaxamento, adicionar algum tipo de óleo essencial dentro da água é a melhor opção. Os aromas ajudam com o relaxamento e podem contar com benefícios adicionais para sua cútis.

Se quiser uma limpeza profunda, provavelmente tenha que usar, na sua sessão de vaporização, uma máscara de limpeza facial. Recomendamos a de argila branca. Em seguida, pode terminar o tratamento com outros produtos apropriados para lidar com os problemas que queira solucionar.

Imagem de velas e outros produtos.

Você pode combinar cremes e essências aromáticas para ressaltar a sensação de relaxamento. (Fonte: Easterbunnyuk: 66753310 / 123rf.com)

Funções adicionais

O benefício de ter um vaporizador facial caseiro vai além de justificativas estéticas. O aparelho pode servir também com umidificador, para fazer aromaterapia ou para fazer inalações de boca e nariz. Algumas dessas máquinas incluem adaptadores para a saída de vapor, o que permite utilizar o vapor de acordo com o tratamento que você necessite.

Resumo

O vaporizador facial pode ser um incremento importante na sua rotina semanal de beleza. Eles ajudam a fazer limpezas de pele mais profundas e o vapor aumenta a sudorização e desencadeia um maior fluxo sanguíneo na pele, levando mais oxigênio e nutrientes a essa parte do corpo. Esse tratamento estimula, ainda, a regeneração das células. Assim sendo, sua pele ficará mais saudável, fresca e elástica.

Recomendamos que, junto com o vaporizador facial, use outros tratamentos específicos para seu tipo de pele. O vapor ajuda com a absorção mais efetiva de produtos para o rosto, além de servir como uma forma econômica de relaxamento.

Gostou do nosso Guia para comprar um vaporizador facial? Então deixe um comentário neste artigo e que o compartilhe nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Gennadiy Poznyakov: 23012917 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
45 Voto(s), Média: 4,51 de 5
Loading...