Passar roupa é uma das tarefas mais paradoxais que existem: por um lado, todos gostam de usar roupas limpas e bem passadas, por outro, passar roupa é uma das atividades cotidianas mais detestadas. Na verdade, há estudos que indicam que o uso do ferro de passar ocupa o primeiro lugar entre as tarefas domésticas mais odiadas. Se este for o seu caso, o vaporizador de roupas pode ser a solução.

Além da oferta cada vez maior de peças com tecidos que amassam menos, também estão surgindo no mercado aparelhos como este, que facilitam, e muito, o momento de passar roupa. Por isso, a seguir vamos compartilhar tudo que você precisa saber antes de comprar um vaporizador de roupas.

O mais importante

  • O vaporizador de roupas pode oferecer resultados parecidos com os obtidos com aparelhos profissionais na sua própria casa, mas também há modelos muito leves que você pode levar na mala quando for viajar.
  • Há opções que não apenas passam, mas também eliminam as bactérias das roupas e as perfumam com o aroma que você escolher.
  • Quando você decidir adquirir um vaporizador de roupas, é preciso levar em conta a sua potência, a capacidade do seu reservatório e o seu peso, caso o fato de ser ou não portátil seja importante para você.

Ranking: Os melhores modelos de vaporizador de roupas do mercado

Há vaporizadores de roupas para todos os bolsos e necessidades. Nesta seção, selecionamos opções com preços e características diferentes. Por um lado, há modelos verticais, mais caros e potentes, e, por outro, existem versões aptas para viagens que podem ser muito práticas em uma emergência.

1º – Vaporizador de roupas Mondial VIP Care

Este modelo da Mondial com 1.800 watts de potência é uma ótima escolha para quem pretende usar o vaporizador com frequência e tem um grande volume de roupas para passar. Permite higienizar e desamassar as peças sem o risco de danificá-las e sem ter que removê-las do cabide.

Conta com bocal com base em aço inox, haste regulável com cabide e prendedores, sistema de desligamento automático, rodas dianteiras e traseiras, reservatório de 2,1 litros, mangueira com cobertura isolante e suporte para bocal de vapor. O fabricante oferece 12 meses de garantia.

2º – Vaporizador de roupas Cadence

Este modelo vertical portátil e versátil pode ser usado em qualquer lugar da casa. Passa e protege os tecidos, evitando a proliferação de ácaros e outros micro-organismos. Também permite eliminar mofo e maus odores em poucos minutos de maneira fácil. Tem bocal anatômico para saída de vapor e cabo antiaquecimento, além de uma mangueira flexível de fácil manuseio.

Seu reservatório de 1,5 litro permite um uso contínuo por 60 minutos, enquanto o tamanho compacto e a haste retrátil garantem uma armazenagem rápida e fácil. Permite obter resultados profissionais por vir com uma escova especial para remover fiapos e pelos, além de um acessório para fazer vinco.

3º – Vaporizador de roupas Philips Walita

Este modelo 110V da Philips Walita vem com uma tábua de suporte exclusiva, cabide, 3 acessórios e 5 níveis de vapor para diferentes tipos de tecido, além de proporcionar uma maior cobertura por ter uma chapa de vapor 25% maior do que a maioria dos modelos do mercado.

Possui haste ajustável que permite definir várias configurações de altura, suporte especial para cabide, luva para proteção durante a vaporização, função Easy de-calc para prolongar a durabilidade e uma escova de tecido para aumentar a penetração do vapor em roupas grossas.

4º – Vaporizador de roupas Portátil Black & Decker

Se você está em busca de um modelo portátil para usar em momentos de necessidade do dia a dia e para levar em viagens, esta pode ser uma ótima opção. O vaporizador da Black & Decker tem 1.200 watts de potência, é leve, prático e versátil, ideal para aplicação em roupas delicadas, e pode ser usado diretamente com a peça pendurada no cabide.

Pode ser usado tanto na vertical quanto na horizontal, tem um jato de vapor contínuo em grande quantidade, possui controle antigotejamento e conta com um reservatório removível de 260ml. Também pode ser utilizado para higienizar estofados, almofadas e cortinas.

5º – Vaporizador de roupas Portátil Mondial

Outro modelo portátil para aqueles que querem praticidade no dia a dia. O vaporizador da Mondial é bivolt, proporcionando mais versatilidade, e tem 800 watts de potência. Conta com um reservatório de 250ml e permite desamassar e passar qualquer tipo de tecido, sem precisar retirar as peças do cabide.

Possui um bocal para a saída do vapor, direcionando-o para penetrar no tecido e eliminar vincos e amassados. Este vaporizador tem um botão de acionamento simples e fácil de usar, além de incluir um acessório para a remoção de fiapos e bolinhas das roupas.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o vaporizador de roupas

O vaporizador de roupas é um produto relativamente novo no mercado, por isso é possível que você ainda tenha muitas dúvidas sobre o seu funcionamento. Se você está pensando em comprar um, mas quer saber mais sobre este produto, recomendamos que continue lendo para descobrir as respostas para as perguntas mais frequentes sobre este tipo de equipamento.

Imagem e mulher passando roupa.

O vaporizador de roupas elimina ácaros e bactérias. (Fonte: Marctran: 123362341 / 123rf.com)

O que é um vaporizador de roupas?

Apesar da aparência de um vaporizador de roupas vertical ser muito diferente do ferro de passar convencional, suas funções são muito parecidas. O vaporizador precisa ferver a água presente em seu reservatório para produzir o vapor que alisa as peças. Também há alguns modelos que contam com uma placa cerâmica.

O vapor suave e sem contato direto prolonga a vida útil das peças, dado que, em vez de umedecer as fibras da roupa, apenas as afrouxa. Este tipo de vaporizador também funciona muito bem para eliminar bactérias e ácaros, limpar colchões e tapetes, ou para eliminar odores persistentes em diferentes tipos de tecido.

Vale a pena comprar um vaporizador de roupas?

Embora isso dependa muito do seu estilo de vida e da quantidade de roupas do seu armário que precisam ser passadas, a verdade é que, em termos gerais, vale muito a pena ter este produto. Um vaporizador de roupas vai ajudá-lo a economizar tempo e espaço, dado que não será preciso ter uma tábua de passar. Além disso, ele permite passar outros itens, como as cortinas, sem ter que removê-las.

Caso a sua preguiça seja constante e você tenha montanhas de roupas acumuladas para passar, se você simplesmente não sabe passar bem as peças, ou se fica com dores nas costas ao usar o ferro convencional, o vaporizador vertical será perfeito para você. Além disso, há opções portáteis que você pode levar com facilidade na sua mala de viagem, para ter roupas bem passadas inclusive nas férias.

foco

Você sabia que os primeiros ferros de passar eram feitos de ferro?

Quais vantagens um vaporizador de roupas oferece?

Considerando os aspectos que já mencionamos, certamente você já consegue imaginar várias das vantagens que o vaporizador de roupas oferece. Embora a comodidade seja uma das mais importantes, não é a única.

Cada vez mais pessoas que detestam passar roupa mudam de ideia em relação a esta atividade quando começam a usar o vaporizador. Sabe por quê?

  • Rapidez: O vaporizador vertical esquenta em poucos segundos e permite passar várias peças de roupa em apenas alguns minutos, o que o transforma na solução ideal para aqueles que não têm muito tempo.
  • Eficácia: O jato de vapor potente é capaz de alisar até as rugas mais persistentes, tanto em tecidos rígidos quanto nos mais delicados, sem danificá-los. Quanto maior a potência, maior a efetividade.
  • Facilidade de uso: Outra vantagem do vaporizador de roupas é o fato de que ele é muito fácil de usar. Basta aproximar o jato de vapor das peças. Com ele, não existe risco de queimar os itens mais delicados.
  • Resultados: Como comentamos, o vapor não pressiona o tecido, apenas o “solta”. Desta forma, é possível obter resultados espetaculares com apenas uma passada. Os vaporizadores mais potentes oferecem resultados dignos de lavanderias.
  • Comodidade: Com o vaporizador de roupas vertical não será preciso adotar uma má postura ou forçar a coluna para passar as peças. Basta ficar em pé, com as costas retas, diante da roupa. Além disso, ele é tão leve que você nem vai notar o peso do aparelho.
  • Portabilidade: Caso você compre um vaporizador portátil, pode levá-lo consigo em viagens. Não será preciso renunciar às camisas passadas em uma viagem de trabalho, e você também vai ficar linda durante as férias.
  • Segurança: Um dos maiores medos dos pais e mães que passam roupa é que seus filhos pequenos se queimem com a superfície quente do ferro. Com um aparelho a vapor, isso não vai acontecer, pois ele não tem uma placa metálica ou de cerâmica que se mantém quente – na maioria dos casos – e apenas expulsa um jato de vapor.

Quais são as diferenças entre um vaporizador de roupas, um ferro convencional e um ferro a vapor pressurizado?

Atualmente existem, basicamente, três tipos de equipamentos para passar roupas: os vaporizadores de roupas, sobre os quais falamos neste Guia, os ferros convencionais e os ferros a vapor pressurizados.

Cada um deles se ajusta a uma necessidade, e cada um tem uma aplicação para a qual é ideal. Comparamos as três alternativas a seguir.

Vaporizador de roupas vertical Ferro de passar convencional Ferro a vapor pressurizado
Passa em qual direção Vertical Horizontal Horizontal
Passa com ou sem contato Sem contato Por contato Por contato
Efeito  Dá às roupas uma aparência “vaporosa” Pode endurecer o tecido Pode endurecer o tecido 
Eliminação de odores Elimina odores Não elimina odores Pode eliminar odores
Preço Dependendo do modelo, pode ser acessível ou não Costuma ser uma opção muito econômica Costuma ser caro
Indicado para É mais útil para passar pequenas quantidades de roupa É útil para passar pouca ou muita roupa É útil para passar grandes quantidades de roupa 

Como usar o vaporizador de roupas?

O primeiro ponto que você deve saber é que a forma de uso de cada vaporizador de roupas vertical muda dependendo do fabricante e do modelo. Por isso, antes de usar o produto que você adquiriu pela primeira vez, é fundamental ler as instruções.

A seguir, resumimos as principais indicações de uso que estes equipamentos costumam ter em comum.

  • Assegure-se de que não há sujeira na câmara de vapor, caso contrário, suas peças podem ficar sujas.
  • Encha o reservatório de água com água destilada. Há vaporizadores que incluem um filtro que permite o uso de água da torneira, mas a nossa recomendação é que, exceto em situações inesperadas ou emergenciais, você sempre use a água destilada.
  • Coloque o vaporizador na tomada.
  • Use os controles para ajustar a temperatura do vapor e a potência do jato, e espere até que o aparelho alcance a sua temperatura de uso.
  • Passe o vaporizador sobre a superfície da peça, sem tocá-la diretamente, até que fique bem passada.
  • Uma vez que tenha terminado, remova a água do reservatório do vaporizador e guarde-o em posição vertical, em um local livre da umidade e do pó.
Passando o vaporizador em camisa xadrez.

O vaporizador de roupas deve ser fácil de transportar. (Fonte: Arturs Budkevics: 93339922 / 123rf.com)

O que levar em conta ao usar um vaporizador de roupas vertical?

Embora usar o vaporizador vertical seja muito simples e intuitivo, há alguns conselhos para que as suas peças fiquem como se tivessem acabado de voltar da lavanderia. Pode ser que alguns deles sejam apenas demonstrações de bom senso, mas certamente há outros nos quais você não havia pensado.

  • Ordene a roupa por tipo de tecido antes de começar a passar. Desta forma, você não terá que ajustar a potência e a temperatura com cada nova peça, e poderá começar pelos tecidos mais suaves e delicados – que requerem uma temperatura mais baixa – continuar com os tecidos médios, e acabar com as peças de tecidos mais fortes, para as quais será necessário usar uma temperatura mais alta.
  • Na medida do possível, passe sempre com o reservatório cheio. Não se esqueça de que estes aparelhos funcionam com vapor, por isso, se você notar que o volume de água está baixando, encha o reservatório novamente para continuar tirando proveito de toda a potência do produto.
  • Mantenha o reservatório limpo, caso contrário, você pode manchar suas peças. Além disso, para evitar o acúmulo de minerais, recomendamos que você use sempre a água destilada. Sempre que puder, use água morna ou quente. Assim, você vai conseguir acelerar o processo de aquecimento do vaporizador de roupas.
  • Tire proveito dos acessórios do seu vaporizador vertical. Os fabricantes não os incluiriam se eles não fossem úteis, por isso, aproveite o seu equipamento ao máximo fazendo uso dos diferentes acessórios e bocais.

Quais tipos de vaporizador de roupas existem?

Como explicamos ao longo do artigo, há diferentes tipos de vaporizadores de roupas verticais. Nós incluímos todos eles em um mesmo Guia porque, embora sua aparência seja muito diferente, seu princípio de funcionamento, à base de vapor, é o mesmo.

No entanto, suas características variam, bem como a quantia que você terá que investir para adquirir cada um deles.

Vaporizadores profissionais ou de alto nível Vaporizadores de nível médio Vaporizadores portáteis ou para viagens
Indicação Uso muito frequente Para o dia a dia Perfeito para levar em viagens e para fazer retoques em casa
Potência Muito potente Potência média Potência média/baixa
Autonomia Boa autonomia Autonomia Pouca autonomia
Portabilidade Não são portáteis Não são portáteis Portáteis
Preço Acima de R$ 400 Entre R$ 250 e R$ 400 Até R$ 150

O vaporizador de roupas pode substituir o ferro de passar tradicional?

Não podemos dar uma resposta específica para esta pergunta, dado que isso depende muito do modelo de vaporizador de roupas que você escolher. Caso você opte por um produto de alto nível, a resposta é positiva: com ele, você poderá esquecer para sempre o ferro tradicional, pois os resultados que vai obter em suas peças serão praticamente perfeitos.

Por outro lado, um vaporizador de roupas vertical pouco potente também pode se transformar no complemento ideal para o ferro de passar tradicional. Este tipo de produto é muito versátil e pode desempenhar funções que o ferro é incapaz de fazer, como, por exemplo, passar sobre lantejoulas ou alisar as cortinas sem ter que removê-las.

Critérios de Compra

Há vários aspectos que você deve considerar antes de comprar um vaporizador de roupas vertical. Pense em qual uso você vai dar ao aparelho e onde pretende usá-lo – em casa ou quando estiver viajando, por exemplo. Também é preciso avaliar os resultados que você espera obter. Os critérios mais importantes, na nossa opinião, são os seguintes:

  • Potência
  • Capacidade do reservatório
  • Design
  • Peso
  • Acessórios e funções extras

Potência

A potência é uma das questões mais importantes que você deve considerar na hora de comprar qualquer eletrodoméstico, e o vaporizador de roupas não é exceção. A potência é o que vai determinar a quantidade de vapor que o aparelho é capaz de soltar por minuto, e isso vai influenciar, por sua vez, a qualidade e a velocidade dos resultados obtidos.

Caso você esteja pensando em adquirir um vaporizador de roupas não portátil, recomendamos optar por modelos com pelo menos 1.500 watts de potência. Para os vaporizadores portáteis, não aceite menos de 800 ou 1.000 watts. Se tiver dúvidas, escolha sempre o modelo mais potente, já que ele será capaz de oferecer resultados mais profissionais.

Imagem de mulher organizando roupas.

Existen vaporizadores de roupas de nível profissional, de nível médio e portáteis. (Fonte: Primagefactory: 88568673 / 123rf.com)

Capacidade do reservatório

O reservatório de água é outro aspecto fundamental neste tipo de produto. Quanto maior for a capacidade do reservatório, maior autonomia o vaporizador terá. Assim, você poderá usá-lo por mais tempo sem ter que parar para enchê-lo novamente.

Com um reservatório de 2,5 litros, você poderá passar suas roupas em uma potência média durante cerca de 80 minutos, o que é ideal quando há muitas peças para passar.

A coisa muda de figura se o que você está buscando é um vaporizador para viagem. Este tipo de dispositivo tem um reservatório pequeno e uma autonomia menor, mas compensa este aspecto por ser prático e portátil.

Escolher um tipo ou outro depende apenas das suas necessidades pessoais, por isso é importante pensar na forma como você pretende usar o vaporizador de roupas.

Design

Neste ponto também temos que explicar as diferenças entre os vaporizadores de roupas domésticos e os portáteis. No caso dos primeiros, recomendamos que você escolha um modelo que não ocupe muito espaço, para que seja mais fácil armazená-lo em qualquer armário. Também é importante levar em conta a ergonomia da pistola de vapor.

No caso dos vaporizadores portáteis, o mais importante é que sejam pouco volumosos e que caibam com facilidade em qualquer mala ou mochila. Não se esqueça de avaliar a sua ergonomia, já que se usá-lo não for confortável, é muito provável que o vaporizador de roupas acabe largado em um armário, e o que você quer é exatamente o contrário.

foco

Você sabia que o primeiro ferro de passar elétrico chegou ao mercado em 1882? Henry W. Seely foi o responsável por inventá-lo e patenteá-lo.

Peso

Este critério não é tão importante se você está pensando em comprar um vaporizador de roupas vertical de uso doméstico, mas também não deve ser ignorado. O vaporizador deve ser fácil de transportar pela casa para que você possa passar suas roupas onde for mais confortável. Por isso, também é preciso levar em conta a presença, o tamanho e a funcionalidade das rodas.

Por outro lado, se você vai adquirir um vaporizador portátil, este ponto é extremamente importante, já que ele deverá caber na sua bagagem, que não pode superar o peso máximo permitido no caso de viagens de avião, por exemplo. As versões portáteis deste produto não devem pesar mais de 700 gramas, por isso recomendamos que você descarte os modelos que tiverem um peso maior do que este.

Imagem de pessoa passando vaporizador em camisa social de listras azuis.

Os vaporizadores portáteis são ideais para viagens. (Fonte: Carlos Yudica: 47288999 / 123rf.com)

Acessórios e funções extras

Os vaporizadores de roupas de nível profissional incluem acessórios com funções especiais, como a capacidade de remover pelos, e módulos desenhados para certos tipos de tecidos. Eles também podem ter funções de desinfecção de peças, e são capazes de perfumá-las com o aroma que você escolher. Tudo depende, é claro, das suas necessidades.

Os vaporizadores de roupas portáteis são muito mais simples e incluem, no máximo, dois bocais diferentes. Caso o que você busca seja uma estação vertical para passar roupas de forma frequente e cotidiana, nosso conselho é que escolha um modelo que inclua acessórios e funções adicionais que se ajustem às suas necessidades.

Resumo

Como você pôde ler ao longo deste Guia, há muito a saber a respeito do vaporizador de roupas. Existem vários modelos e cada um deles oferece características diferentes: desde modelos verticais quase profissionais para uso exclusivamente doméstico até vaporizadores muito leves que você pode levar em viagens sempre que precisar.

Esperamos que este artigo possa ajudá-lo a tomar uma decisão a respeito de comprar um destes eletrodomésticos ou não. Na nossa opinião, trata-se de um item muito importante e ideal tanto para as pessoas que detestam passar roupa quanto para aqueles que precisam transmitir uma boa impressão mesmo quando estão viajando a trabalho ou de férias.

Você faz parte do grupo de pessoas que detesta passar roupa? Conte-nos o que achou deste Guia nos comentários e não hesite em compartilhá-lo caso este conteúdo tenha sido interessante para você.

(Fonte da imagem destacada: Marharyta Kovtun: 90270128 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...