Loiro, castanho, preto, ruivo, avermelhado e até verde, azul ou rosa. Atualmente, as opções para tingir o cabelo são praticamente ilimitadas. A tinta de cabelo já ocupa um lugar entre os produtos cosméticos mais usados. E tingir os fios se tornou algo normal e até rotineiro na nossa sociedade. Mas por que tingimos os cabelos?

A tinta de cabelo não é apenas usada para cobrir os cabelos grisalhos. Dar um toque de cor pode contribuir muito mais do que se imagina, aumentando a autoestima, realizando uma mudança radical de imagem e/ou moldando nossas características.

Além disso, ao contrário do que se acredita, nem todas as tintas prejudicam nossos cabelos. Neste artigo resolveremos suas dúvidas.

O mais importante

  • A tinta de cabelo é um produto feito para colorir o cabelo. Atualmente, existem diferentes tipos de tintas que variam de acordo com a duração, cor e composição.
  • A tinta não serve apenas para cobrir cabelos grisalhos. Proporciona múltiplos benefícios a nível cosmético e psicológico.
  • Embora certas tinturas possam danificar o cabelo, nem todas são prejudiciais. De fato, algumas até são benéficas para a saúde do cabelo.

Ranking: As melhores tintas de cabelo do mercado

Nesta seção você encontrará uma seleção das 5 melhores tintas de cabelo disponíveis no mercado. Também resumimos as principais características de cada uma delas para facilitar a comparação. Será útil na hora de decidir qual é a tinta mais adequada para você.

1º – Hard Colors Keraton

O Keraton Hard Colors é o primeiro tonalizante fashion do Brasil sem amônia e sem oxidantes. O produto está disponível em 14 tonalidades únicas no mercado. Além de prático, é um produto pronto para ser usado. Colore e trata os cabelos ao mesmo tempo, e o melhor de tudo é que não contém amônia, etanolaminas, oxidantes e emulsões.

Para conseguir um melhor resultado e uma cor mais intensa, recomenda-se aplicar sobre as mechas descoloridas (tons entre 10 e 11). Garante um brilho incomparável por conter ingredientes como Cistina, a parte mais rica da queratina.

Além do mais, pode ser utilizado quantas vezes for necessário após qualquer tratamento químico e por qualquer pessoa. As cores também podem ser misturadas para a criação de tons únicos.

2º – Cadiveu Master Blonde

O Cadiveu Professional Master Blonde é um pós descolorante que pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Pode clarear até 8 tons enquanto protege a fibra capilar durante o processo de descoloração e ainda permite a liberação gradual dos ativos para garantir a uniformidade da cor e integridade da fibra.

Essa tinta de cabelo conta com ação anti-yellow que evita o amarelamento excessivo dos fios. É indicado misturar o pó Oxidante Cadiveu na proporção 1:1,5 até 1:2,5 na volumagem adequada ao resultado que se quer chegar (6, 20, 30 ou 40 volumes).

Recomenda-se aplicar com um pincel nos cabelos secos, de acordo com a técnica desejada. Em apenas 40 minutos é possível ver os resultados.

3º – Coloração Casting Creme Gloss da L’Oréal Paris

A Coloração Casting Creme Gloss da L’Oréal Paris é perfeita para quem vai colorir os cabelos pela primeira vez, procura dar brilhos e reflexos, esconder os fios brancos ou simplesmente quer uma mudança drástica de look experimentando uma cor mais ousada. É uma tinta que se adapta ao seu estilo.

Trata-se da primeira coloração light, que permite aclarar ou escurecer apenas um tom para que o resultado seja o mais natural possível. Além de dar um aspecto brilhante e saudável aos fios. Essa tinta de cabelo não contém amônia, o que ajuda a não ressecar os fios, e pode ser usado até em cabelos com química, garantindo resultados que duram até 28 lavagens.

A sua fórmula reforça a fibra capilar, deixando os cabelos mais macios e com um toque aveludado. Antes do uso do produto é recomendado realizar um teste de sensibilidade aplicando um pouco do produto atrás da orelha, na nuca ou na parte interna do antebraço. Conta com tonalidades de loiros, marrons e chocolates, pretos e castanhos, e vermelhos.

4º – Banho de Brilho da Keraton

O banho de brilho da Keraton é um tonalizante que deixa o cabelo com um brilho incrível realçando e iluminando a cor dos cabelos opacos, desbotados e sem vida. Por não conter oxidantes e amônia pode ser utilizado em fios que passaram por processos de alisamento, relaxamento ou permanente, já que também realça a cor dos fios sem agredir as fibras.

Não clareia o cabelo, porém permite acrescentar tons sobre a cor original, além da possibilidade de criar novas tonalidades misturando duas ou mais cores. Conta com 27 tons  e resiste de 6 a 8 lavagens. O resultado é de cores naturais, vibrantes e intensas com reflexos luminosos.

É prático, pronto para o uso e pode ser feito em casa por qualquer pessoa em menos de 30 minutos. Pode ser utilizado e reutilizado quantas vezes for necessário.

5º – Coloração Permanente Hidra Gloss da Acquaflora

A coloração permanente Hidra Gloss da Acquaflora é ideal para quem deseja clarear os fios naturais em até dois tons, escurecer ou colorir os cabelos com praticidade sem comprometer a integridades da fibra capilar. Trata-se de um sistema triplo que trata os cabelos antes, durante e após a coloração.

Essa tinta de cabelo conta com um complexo protetor pré-coloração que atua como um filme protetor dos fios, protegendo-os de danos externos. É enriquecido por óleos que repara os cabelos contribuindo para uma melhora considerável de maciez e diminuindo a porosidade.

Antes de tingir é recomendado aplicar o complexo protetor pré-coloração nas pontas dos cabelos secos e não lavados. O seguinte passo é misturar a Emulsão Reveladora com a bisnaga do Hidra Gloss Coloração Creme e aplicar de forma homogênea em todo o cabelo. Depois de agir por 35 minutos, enxágue o cabelo e aplique o Tratamento Condicionante Pós Coloração.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a tinta de cabelo

É importante que, antes de comprar uma tinta de cabelo, você conheça os principais aspectos deste produto. A seguir, incluímos as informações sobre tinta de cabelo para que você possa se informar sobre as condições. Além disso, responderemos às perguntas mais frequentes entre os usuários.

Mulher com cabelereiro

Não existe um limite de tempo estabelecido para começar a tingir, nem mesmo um intervalo de tempo para aplicar.
(Fonte: Bialasiewicz: 46637611/ 123rf.com)

O que é exatamente uma tinta de cabelo?

A tinta de cabelo é um produto destinado a proporcionar cor ao cabelo. Atualmente, podemos encontrar uma grande variedade de tintas quanto a sua composição e características. Antigamente, as tintas eram formuladas a partir de substâncias naturais. Hoje, a maioria conta com compostos químicos para melhorar sua duração.

A coloração do cabelo pode ser feita em centros especializados, como salões de beleza, ou até mesmo em casa. O mercado oferece uma ampla variedade de produtos que facilitam o uso doméstico de tinta de cabelo. Embora sua duração possa variar, nenhuma oferece resultados permanentes. Por esta razão, o processo de coloração deve ser repetido periodicamente.

foco

Você sabia que não existe um único tipo de tinta para o cabelo? Dependendo da duração dos seus resultados, podemos diferenciar entre tintas permanentes e semipermanentes.

Por que é recomendado o uso de tinta de cabelo?

A principal razão pela qual as pessoas decidem pintar os cabelos é para cobrir os fios brancos. A tinta de cabelo permite esconder o fios brancos e manter o aspecto jovem e bonito do nosso cabelo. Porém, esta não é a única utilidade que tem a tinta de cabelo.

Atualmente, a coloração do cabelo tem muitas outras aplicações. Entre elas a de fornecer mais brilho, já que com uma boa tinta é possível obter reflexos que trarão luminosidade aos nossos cabelos. Muitas pessoas tingem seus cabelos para mudar sua aparência e, assim, melhorar sua autoestima.

Além disso, certas tintas incluem compostos nutritivos e benéficos para um cabelo saudável.

Tons de tinta

As tinturas capilares podem ser usadas em salões especializados ou em casa.
(Fonte: Parilovv: 84572407/ 123rf.com)

Que tipos de tintas existem?

Podemos distinguir entre tintas permanentes e semipermanentes. Por outro lado, também existem tinturas vegetais. Estas três grandes classes de tinta de cabelo diferem em:

  • Permanência
  • Formulação
  • Objetivo

As tintas permanentes contêm água oxigenada e amônia. Elas permitem realizar grandes mudanças de tom no cabelo, pois eliminam uma grande parte da pigmentação natural.

Já as semipermanentes incluem água e pigmentos oxigenados, mas não contém amônia, e por isso são menos agressivas, modificando a cor natural do seu cabelo sem alterar sua estrutura.

Por último, as tintas vegetais estão compostas de pigmentos de origem natural obtidos a partir de óleos ou extratos vegetais. Além de estarem livres de compostos químicos, nutrem o cabelo e dão brilho. Por outro lado, dada a sua ação cumulativa, é necessário o uso constante para uma maior fixação.

Tipo de tinta Vantagens Desvantagens
Permanentes Mudanças radicais, grande variedade de cores e resultados de grande durabilidade Requer retoques constantes (raíz), maior dano ao cabelo e reações alérgicas
Semipermanentes São menos agressivas com o nosso cabelo, causam menos reações alérgicas e realçam a cor natural Não permitem grandes mudanças de coloração e os resultados são menos duradouros
Vegetais ou temporais Ingredientes naturais, menos prejudiciais para os fios e nutrem e iluminam o cabelo. Causam menos reações alérgicas Resultados a curto prazo e cabelos secos após múltiplas aplicações

De que é feita a tinta de cabelo?

Como mencionado anteriormente, a composição da tinta de cabelo varia dependendo do tipo de produto em questão. Portanto, os ingredientes de uma tinta permanente, semipermanente e vegetal não serão os mesmos. Por exemplo, tintas permanentes têm como base sua ação na amônia, coisa que as semipermanentes e as vegetais não possuem.

Apesar dessas diferenças, existem oito componentes básicos dos produtos de coloração. Estes são o creme de base, os precursores de cor, corantes, agentes alcalinos, agentes de tratamento, antioxidantes, agentes complexantes e perfumes.

Sua combinação resulta em uma substância cremosa com um aroma agradável capaz de colorir nossos cabelos. A tabela a seguir resume os oito principais componentes das tintas, bem como sua função e alguns exemplos.

Componente Função Exemplos de ingredientes
Creme de base Proporcionar volume a tinta. Combina um componente aquoso com um oleoso Alcoóis graxos, agentes emulsificantes e tensoativos
Precursores de cor Penetram no cabelo para formar grandes moléculas coloridas Para-sulfato de diaminotolueno, resorcinol e meta-aminofenol
Corantes Fornecer cores e reflexos Vegetais, metálicos, compostos, sintéticos
Agentes alcalinos Facilitar a penetração dos corantes no cabelo Amoníaco
Agentes de tratamento Protege a integridade do cabelo o mantendo saudável Poliméricos, derivados de silicone, compostos naturais
Antioxidantes Incentiva a preservação da tinta Sulfito de sódio, ditionato de sódio, ácido ascórbico ou vitamina C
Agentes complexantes Evita reações indesejadas entre compostos metálicos e peróxido de hidrogênio Vários
Perfume Fornece um odor agradável a tinta Vários

Quando deveria começar a tingir meu cabelo?

Não há um limite de idade estabelecido sobre quando você deve começar a usar tinta de cabelo. Portanto, os critérios de quando tingir o cabelo são flexíveis e dependem de vários fatores. Neste contexto, especialistas em coloração de cabelo recomendam três pontos-chave a considerar para começar a tingir.

  1. O primeiro é tingir quando começar a se sentir a necessidade de fazer. O fato de ter cabelos grisalhos não requer o uso de tintura de cabelo. Há pessoas que se sentem confortáveis com os cabelos brancos, enquanto outras se sentem bastante incomodadas.
  2. Em segundo lugar, para definir um limite externo, é aconselhável tingir quando você tiver mais de 50% de cabelos grisalhos.
  3. O último critério seria de tingir quando você estiver pronto para cuidar da coloração do cabelo. Tingir o cabelo não é um processo pontual e permanente. Geralmente, exige manutenção constante, com retoques recorrentes. Desta forma, você tem que estar disposto a dedicar tempo e recursos para a coloração do cabelo.
Materiais para tingir o cabelo

Tingir em casa exige determinada técnica, porque não é um processo fácil.
(Fonte: Serenzniy: 34946803/ 123rf.com)

Com que frequência devo tingir o cabelo?

A frequência da coloração capilar depende de vários fatores. Por exemplo, quanto tempo demora para crescer, quão danificado é seu cabelo ou a cor. Os especialistas confiam em todos esses aspectos para recomendar com que frequência deveria ser repetida a coloração.

Em média, é aconselhável repetir a cada três ou quatro semanas. Mesmo assim, não é uma ciência exata e dependerá dos fatores discutidos. Então, se o cabelo crescer rapidamente, será necessário tingir com mais frequência.

Da mesma forma, se a cor da tinta for diferente da cor natural do cabelo, será necessário um retoque mais frequente. Por outro lado, se temos cabelos muito danificados, deveríamos espaçar mais as colorações capilares.

Como é usada a tinta de cabelo?

A tinta de cabelo pode ser usada em salões de beleza ou em casa. Atualmente, um grande número de produtos de coloração domésticos é comercializado. Eles incluem várias ferramentas para facilitar o processo de coloração fora dos centros especializados. No entanto, o tingimento de cabelo não é fácil e requer uma certa técnica.

Se você decidir tingir em casa, é preciso levar em conta vários aspectos. Para começar, é preciso escolher a cor adequada de acordo com os resultados que deseja obter. Antes de tingir, é importante que o cabelo esteja bem limpo e escovado. Além disso, a tinta é um produto que mancha facilmente. É aconselhável usar roupas e luvas velhas.

Mulher com cabelo colorido

O principal efeito adverso a levar em consideração na coloração capilar são as reações alérgicas.
(Fonte: Gekman: 93199099/ 123rf.com)

Antes de usar a tinta, aplique uma pequena quantidade no pulso para descartar possíveis reações. Se isso não acontecer em 48 horas, você poderá prosseguir com a aplicação. Passe vaselina na testa, próximo a raiz do cabelo para evitar manchas na pele.

Misture os produtos da tinta e, com a ajuda de um pincel, estenda o produto mecha por mecha, da raiz às pontas. Uma vez que todo o cabelo esteja tingido, massageie a cabeça para distribuir o produto. Em seguida, você poderá utilizar uma touca de banho para cobrir seu cabelo.

Aguarde o tempo indicado pelo fabricante do produto. Uma vez finalizado o tempo, enxágue bem o cabelo com bastante água. Não se preocupe caso saia bastante tinta com a água da ducha: é normal.

Quais são os efeitos indesejáveis de uma tinta de cabelo?

Apesar dos benefícios que podem trazer, o fato de tingir o cabelo não quer dizer que você está livre de inconvenientes. Para começar, tingir o cabelo não é algo que se faz apenas uma vez, mas requer sim alguma manutenção. São necessários toques mais ou menos frequentes de coloração. O que por sua vez supõe um gasto significativo.

Por outro lado, as tinturas capilares contêm produtos que podem ser agressivos com a natureza do cabelo. Como resultado, seu uso frequente pode levar a cabelos danificados, secos e sem vida. Além disso, as tintas, especialmente as permanentes, contêm substâncias químicas que podem causar reações alérgicas.

Quais são as vantagens e desvantagens da tinta de cabelo?

A seguir, confira uma tabela comparativa com as principais vantagens e desvantagens da tinta de cabelo.

Vantagens
  • Cobrir fios brancos
  • Efeito rejuvenescedor
  • Melhorar a autoestima
  • Nutrição do cabelo
  • Mudança de imagem
Desvantagens
  • Retoques constantes
  • Despesa
  • Cabelo danificado
  • Possíveis reações alérgicas

Critérios de compra

Quando se trata de adquirir uma tinta de cabelo, é importante avaliar alguns aspectos. Incluímos os fatores mais relevantes que você deve considerar antes de comprar este produto. Assim, será possível tomar a decisão apropriada, escolhendo a  tinta que melhor atenda às suas necessidades. Esses aspectos são:

  • Cor
  • Duração
  • Qualidade
  • Alergias
  • Tipo de cabelo
  • Embalagem

Cor

Antes de decidir pintar o cabelo, a primeira coisa a escolher é cor. Atualmente, o mercado oferece uma ampla e variada gama de cores. Existem várias tonalidades diferentes, desde as mais clássicas às mais diferentes. Portanto, é importante que você decida qual vai ser a cor do seu cabelo a partir de agora.

A escolha de uma cor ou outra será baseada fundamentalmente nos resultados que queremos obter com a coloração. Por exemplo, se a razão para tingir é a de cobrir o cabelo grisalho, são escolhidos tonalidades normalmente similares ao original. Se em vez disso você quer uma mudança radical de aparência, poderá optar por uma cor totalmente diferente.

Tingir o cabelo

O processo de coloração pode durar de uma a quatro horas, dependendo do comprimento do cabelo.
(Fonte: Shupilo: 17365814/ 123rf.com)

Duração

Como você já deve saber, podemos distinguir entre diferentes tipos de tintas de cabelo, dependendo da duração de seus resultados. Este é outro aspecto a ser levado em consideração na hora de comprar o produto. É preciso se perguntar o que você deseja conseguir com a coloração e, portanto, qual a preferência da durabilidade do produto em questão.

Por exemplo, se é a primeira vez que você tinge, é possível que te interesse mais as tintas semipermanentes.

Porém, se você já tinge o cabelo há algum tempo com a intenção de cobrir fios brancos, seria mais benéfico escolher uma cor permanente. Resumindo, é preciso ter claro quais são os seus objetivos e escolher a tinta mais adequada às suas necessidades.

Qualidade

Como todo produto cosmético, é essencial garantir que seja de ótima qualidade. Uma tinta com uma qualidade boa oferece múltiplas vantagens sobre uma de qualidade inferior. Por exemplo, a tinta parecerá mais natural e brilhante. Além disso, será menos agressiva com o cabelo, minimizando seus danos.

Por outro lado, foram descritos alguns casos de reações alérgicas ou de sensibilidade derivados do uso de tintas. Isso é mais provável de ocorrer quando são usados produtos de baixa qualidade. Portanto, é essencial avaliar a qualidade do produto antes de comprá-lo. Isso te proporcionará tanto benefícios estéticos quanto para sua saúde.

Alergias

Um dos principais efeitos indesejáveis do uso de tinta de cabelo são as alergias ou reações de hipersensibilidade. Embora sejam pouco frequentes, esse tipo de reação é especialmente irritante, desagradável e até perigoso para a saúde. Por isso que é importante levar esses fatores em consideração na hora de comprar a sua tinta.

Antes de comprar qualquer produto, é preciso rever sua composição. Assim você poderá descartar que a tinta de cabelo em questão não conta com ingredientes que possam ser prejudiciais à sua saúde. Caso você sofra de algum problema dermatológico, seria aconselhável consultar o seu médico antes de aplicar qualquer cor.

Tipo de cabelo

Como você pode imaginar, nem todos os cabelos são iguais e, portanto, não têm as mesmas necessidades. Então, é preciso considerar quais são as características do seu cabelo na hora de comprar uma tinta ou outra. A decisão dependerá de vários aspectos. Por exemplo, se o seu cabelo é muito danificado ou se é fino e delicado.

Se o seu cabelo tiver a aparência de opaco ou sem volume, escolha tintas que proporcionem brilho e volume. Cabelos finos e delicados podem ser danificados mais facilmente pela coloração. Portanto, é preferível evitar tintas com amônia e optar por colorações naturais e hidratantes. Escolha o que melhor se adapte ao seu cabelo.

Embalagem

A embalagem da tinta é de suma importância, embora possa não parecer. Como explicamos, tingir os cabelos em casa não é uma tarefa fácil. Requer técnica, agilidade e destreza. Este processo pode ser significativamente facilitado se a tinta contar com as ferramentas apropriadas. Leve isso em consideração antes de comprar uma tinta de cabelo.

Existem tintas que incluem múltiplos acessórios para a coloração. Por exemplo, espátulas, instrumentos para misturar a tinta ou aplicadores. Todos esses utensílios simplificam o processo da coloração, otimizando seus resultados. Portanto, é aconselhável escolher uma tinta que tenha tais complementos.

Resumo

Concluindo, a tinta de cabelo é um produto que possui mais propriedades do que se poderia imaginar. Por esse motivo, já faz parte da lista dos cosméticos básicos. Você se preocupa com os primeiros fios brancos? Pois saiba que uma boa tinta é uma solução rápida e acessível ao decorrer do tempo, sendo eficaz para cobrir estes fios que tanto te incomodam.

Está cansada de se olhar no espelho e sempre ver a mesma coisa? Você sente que algo está faltando? A tinta é um antídoto ideal para o tédio e a monotonia, permitindo uma mudança radical de aparência em alguns momentos. Você acha que seu cabelo está sem brilho? Dê a vitalidade que seu cabelo merece com uma coloração exclusiva.

Além disso, ao contrário da crença popular, a tinta de cabelo não necessariamente danifica o cabelo. De fato, muitas pessoas usam para melhorar a aparência e a textura do cabelo. Resumindo, é um produto versátil, com múltiplas propriedades e disponível para todos. E você se atreve a dar um toque de cor à sua imagem?

Se você gostou do nosso Guia sobre tinta de cabelo, compartilhe este artigo nas redes sociais ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem principal: Subbotina: 48485184/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,94 de 5
Loading...