A tinta acrílica, usada em diversas técnicas artísticas, é bastante versátil, pode ser usada em diversos materiais e tem fácil aplicação. A tinta acrílica utiliza exatamente os mesmos pigmentos que a tinta aquarela ou à óleo, mas a diferença é a ela usa como solvente um aglutinante elaborado a partir do ácido acrílico. Esta fórmula pode proporcionar um acabamento matte ou brilhante, solúvel em água e que, ainda assim, oferece uma grande resistência à oxidação, além da vantagem de uma secagem rápida e efetiva.

Esse tipo de tinta — a acrílica —, surgiu com o dinamismo do século XX e suas frenéticas atividades artísticas. Assim como em ocorreu com a modernidade das cidades, a tinta acrílica e sua rapidez na aplicação e secagem, se fundem com os novos tempos e ao imediatismo do “aqui e agora”. Pollock e Warhol foram dois de seus grandes expoentes. Neste Guia, vamos lhe ajudar a desvendar tudo sobre as tintas acrílicas. Pronta? Então, vamos lá!

O mais importante

  • A pintura com tinta acrílica é uma das mais apreciadas pela maioria dos artistas pelo seu caráter polivalente. Seus pigmentos se diluem em uma resina sintética, que tem como resultado uma pintura que resiste à ação do tempo, é solúvel em água e, que, além disso, tem secagem muito rápida.
  • Como se não bastasse, a pintura acrílica é versátil e muito adequada para ser aplicada em diversas superfícies, entre elas tela, madeira, papel, tecido e até metal. Os fabricantes dos produtos costumam indicar quais são os usos mais indicados para cada um de seus produtos.
  • Se você já se decidiu por comprar um kit de tinta acrílica, é necessário que observe os principais critérios de compras para este produto, entre eles estão a consistência dos pigmentos, a gama de cores disponíveis ou a apresentação do produto que você necessita.

Ranking: As melhores tintas acrílicas do mercado

Você pode ser tanto um profissional em pintura com tinta acrílica quanto um principiante ou, simplesmente, está pensando em presentear alguma pessoa querida que goste de desenvolver trabalhos artísticos, um bom estojo de tintas nunca é má escolha.

Nem sempre é simples escolher entre as variedades disponíveis e, por isso, para lhe ajudar, preparamos uma cuidadosa seleção com os melhores produtos que você poderá encontrar no mercado de produtos para artes manuais. Fique atento a esse Ranking.

1º – Tinta Acrílica Pebeo Estojo com 12 cores

Se você quer um trabalho com cores vivas e intensas, então esse estojo de 12 cores de tinta acrílica da Pebeo é para você! Ela é altamente pigmentada, com um acabamento acetinado e fosco.

Com ótima resistência à luz, a tinta acrílica Pebeo mantém uma boa aderência mesmo depois de seca, e se adapta bem na maioria das superfícies. O tempo de secagem ao toque é de, no máximo 1 hora e, dependendo da espessura da aplicação, da secagem total pode demorar cerca de 8 dias.

2º – Kit de Tinta Acrílica Neon Nature Colors Acrilex

A qualidade de anos de tradição das tintas Acrilex se une à modernidade para trazer aos artistas a tendência das tintas fluorescentes. A sua arte contemporânea vai estar bem representada pela tinta acrílica Neon Nature Colors, nesse estojo com 6 cores (rosa, pink, amarelo, laranja, azul e verde).

A tinta acrílica Acrilex é indicada para para pintura sobre madeira, papel, cerâmica, isopor, couro e cortiça. As cores são miscíveis entre si e ela pode ser usada com segurança por crianças, pois não é tóxica. Aproveite para testar o incrível efeito neon sob efeito de luz negra.

3º – Kit Tinta Acrílica Ink Liquitex com 6 Cores Metálicas

A tinta acrílica Liquitex Ink é muito indicada para uso em aerografia por ser uma tinta líquida profissional, de cor intensa, produzida com pigmentos moídos em uma emulsão acrílica de última geração. Trata-se de uma tinta extremamente fluida que seca rapidamente, possui ótima permanência e resistência à água depois de seca.

A embalagem desta tinta acrílica é em vidro com 30 ml de tinta e um conta gotas para facilitar a aplicação. De origem francesa, ela é indicada para caneta recarregável, pintura em tela, pintura de tecido, desenho técnico e gráfico e todas as outras atividades que sua criatividade permitir.

4º – Tinta Acrílica Arts Corfix GR-I 120 ml avulsa

A linha de tinta acrílica Arts da Corfix é de uso profissional, com excelente qualidade como resistência à luz, aderência e elasticidade. Em sua composição são utilizados pigmentos puros, que não perdem sua intensidade, o que permite que as obras mantenham a cor original durante anos.

Possui acabamento fosco e sua consistência suave é própria para aplicação diretamente com a bisnaga ou pincel. A tinta acrílica Arts pode ser utilizada para trabalhos artísticos em telas, murais, cenários e projetos de design.

5 º – Tinta Acrílica Fosca Estojo com 8 Cores, Acrilex

Um estojo com 8 cores miscíveis entre si para colocar todo seu talento em ação. A tinta acrílica fosca da Acrilex tem acabamento semi brilhante, secagem rápida e não é tóxica. Pode ser utilizada para telas e trabalhos artísticos em cartão, papelão ou ainda em tela, madeira e outros materiais pré-preparados.

A tinta acrílica tem tempo de secagem estimada de 20 a 30 minutos ao toque, com secagem total dependente da espessura da aplicação, como é comum a todas as tintas deste tipo. Depois de seca, fica sólida e resistente.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a tinta acrílica

A agilidade na secagem da tinta acrílica deu um novo impulso para os artistas durante o século passado. Já naquela época, era possível ter uma ideia, transferi-la rapidamente para uma peça e testemunhar uma secagem rápida e eficaz, como fez Warhol em suas populares produções.

Na sequência, vamos responder a todas as perguntas mais frequentes dos usuários a respeito desta técnica de pintura popular.

Mulher pintando.

Com a tinta acrílica, você pode contar com uma infinidade de possibilidades em diversas técnicas de pintura. (Fonte: Lakov Filimonov: 28020484 / 123rf.com)

O que é exatamente uma tinta acrílica e quais são suas vantagens?

A tinta acrílica, ao contrário da tinta à óleo, recorre a um diluente que combina uma resina sintética resistente à água com propriedades de alta aderência.

Este aglutinante não expele nenhum cheiro, pode ser diluído em água para deixar a tinta mais fluida, semelhante a uma aquarela, a pintura seca muito rapidamente e, ainda, forma uma película elástica e muito encorpada.

Por ser tão aderente, a tinta acrílica pose ser utilizada em diversos materiais e não apenas em telas. Por exemplo, é possível utilizar como base a madeira, vários tipos de tecidos, o metal e o vidro, entre outras bases.

Além disso, sua aplicação conta com inúmeras vantagens, como poderemos comprovar na lista que segue:

  • Secagem rápida. O que significa que assim podemos economizar o tempo de aplicação porque será possível passar uma nova demão de tinta em pouco tempo.
  • Inodoro. Ela não emite cheiros fortes, por isso pode ser utilizada para pinturas mesmo dentro de casa, sem problemas.
  • Aderente em diversos materiais. Por ter propriedades altamente aderentes, a tinta acrílica pode ter como base muitos tipos de materiais, como o cimento, a alvenaria, e inclusive alguns plásticos. No entanto, pode ser que seja necessário preparar previamente o material para receber a tinta.
  • Resistência. A cor se mantém por muito tempo, assim como ocorre com o brilho que, inclusive, resiste bem aos efeitos da luz solar.
  • Flexibilidade. A pintura com tinta acrílica não corre o risco de criar pequenas rachaduras porque seu material é capaz de se contrair e expandir, se demonstrando muito flexível .
  • Evaporação da umidade. Isso significa que se trata de um material que “transpira”, permitindo que não haja acúmulo de umidade nem formação de mofo, por exemplo.
  • Versátil. A tinta acrílica é utilizada geralmente como base para realizar outras técnicas mistas com outros tipos de materiais. É possível aplicar com espátulas, pinceis e rolos, assim como pode ser submetida à aplicação de vernizes ou outras texturas de tintas, entre outras possibilidades que a sua criatividade permitir.

Qual é a principal vantagem de usar a tinta acrílica?

Às vezes, uma vantagem pode se tornar, ao mesmo tempo, um inconveniente. Estamos falando aqui sobre o tempo de secagem da tinta acrílica, já que isso requer uma manutenção contínua e cuidadosa de todas as ferramentas utilizadas em sua aplicação, como pinceis, espátulas ou rolinhos.

Além disso, a tinta acrílica pode acabar endurecendo se não for aplicada da forma e no tempo adequado, deixando-a secar muito rápido.

Tubo de tinta.

Um dos aspectos que mais se destacam nas tintas acrílicas é que com elas, é possível pintar sobre uma ampla variedade de superfícies. (Fonte: Legor Khimchenko: 58448541 / 123rf.com)

Quais técnicas de pintura podem ser realizadas com a tinta acrílica?

Há uma enorme variedade de técnicas que podem ser desenvolvidas com tinta acrílica, todas elas podem mesclar-se entre si e ainda com outros produtos ou até mesmo com água, deixando um efeito similar ao da aquarela, neste último caso.

A partir de agora, vamos enumerar algumas das técnicas de pintura que você pode experimentar com esse tipo de tinta. Todas elas podem ser facilmente empregadas por qualquer pessoa, mesmo principiante:

  • Esponjado. Consiste, como seu próprio nome indica, em aplicar a tinta acrílica com toques suaves, como pequenas “batidas” na peça a ser pintada, com uma esponja molhada de tinta.
  • Pincel seco. Consiste em aplicar a tinta com o uso de um pincel seco, com as cerdas bem abertas, semelhantes a um pequeno rastelo. Confere movimento e textura.
  • Aguada. Se aplica, como se faz na técnica da aquarela, a tinta diluída em água. Seu efeito é similar a uma peça molhada e o acabamento fica translúcido.
PicassoPintor espanhol

“A pintura é mais forte que eu, sempre consegue que eu faça o que ela quer.”

O que são os “médiums” para tinta acrílica e quais os tipos mais comuns?

Os produtos que encontramos no mercado com o nome de “médiums” nada mais são do que substâncias, diluentes ou solventes que dão origem aos mais diversos acabamentos quando são misturadas com a tinta acrílica.

Se não fosse pelo uso destes produtos, todas as tintas acrílicas utilizadas atualmente dariam como resultado uma pintura semi mate, também chamada de acetinada. Para esclarecer bem as diferenças entre eles, na tabela a seguir descrevemos os principais “médiums” acrílicos e quais são seus efeitos.

Tipo Tipo de efeito
Gel Você mesma pode fazer, mas é mais fácil comprá-lo. Ele dá volume estável à pintura, similar ao que ocorre com a tinta à óleo, e pode ser mais fluido ou mais denso, como você preferir
Pasta densa É um produto que apresenta textura mais espessa que o gel e geralmente vem com grãos de areia ou outros materiais em sua composição para conferir uma textura mais rústica ao acabamento
Gel para transparência Cria uma cobertura flexível e semi transparente após a secagem. É adequado para dar transparência e brilho às superfícies
Retardador de secagem Como seu próprio nome indica, retarda o processo de secagem da tinta acrílica, para que possa ser trabalhada com mais tempo ou em detalhes antes de sua secagem total. Esse recurso é utilizado quando se pretende aplicar técnicas em que duas ou mais cores de tinta devem interagir entre si
Fluidificador Também conhecido como diluente, ele substitui a água de maneira que a tinta acrílica concentre seus pigmentos originais com mais estabilidade

Quais são as melhores superfícies para aplicar a tinta acrílica?

Um dos aspectos de mais destaque da tinta acrílica é que com ela é possível pintar sobre uma ampla variedade de superfícies. Geralmente, algumas bases podem necessitar de uma preparação leve, mas nem sempre isso é requisito para a pintura.

Veja na tabela que segue quais são as bases mais adequadas para receber a tinta acrílica e exigem um preparo prévio, que neste caso, deve ser um primer específico para uso sob tinta acrílica:

Tipo de base Necessita de preparo?
Tábuas preparadas, papelão e papel Aceitam a tinta acrílica com ou sem preparo prévio, mas caso decida aplicar o primer, é conveniente pré-tensionar a base por conta do ganho de peso do material
Telas Requer aplicação de preparo prévio
Murais Se você não utilizar o primer, terá um acabamento mate na peça. Enquanto os que receberem a preparação terão como resultado final o acabamento brilhante
Metal Especialmente, são adequados o zinco e o cobre. É necessário que a superfície seja lixada antes da aplicação da tinta
Tábuas de madeira Não exigem preparação prévia, salvo quando a madeira esteja porosa ou com farpas. Neste caso, é importante lixar e utilizar uma base de preparo acrílica

Como devo limpar um quadro pintado com tinta acrílica?

Um quadro feito com tinta acrílica requer alguns cuidados para garantir que seja conservado corretamente. É normal que se acumulem pó e outras sujeiras com o passar do tempo, devido a suavidade da textura das telas.

Por este motivo, nossa recomendação é que fique atenta aos passos que seguem para realizar a manutenção para que a obra artística se conserve por muito tempo como se apresenta no seu primeiro dia. Confira:

  1. Verifique se pintura está totalmente seca. Este é  primeiro passo a seguir. A tinta acrílica, como já dissemos, seca muito rapidamente, assim não haverá grande problemas nesse sentido, mas é sempre bom se certificar se já está de todo seca e, de qualquer forma, não tocar na pintura até que tenha se passado pelo menos 24 horas da última aplicação de tinta.
  2. Use um pincel para tirar o pó. E, para ser melhor ainda, faça isso com um pincel de cerdas suaves. Você também pode utilizar um espanador para tirar o pó da sua peça. faça isso de cima para baixo, com delicadeza.
  3. Também é possível utilizar água e sabão. Essa é uma possibilidade, mas você deve fazer isso com muito cuidado e, principalmente, se tiver dúvidas a respeito do material utilizado na pintura, o melhor a fazer é consultar um restaurador. Mas, caso opte por lavar a tela, você deve preparar uma solução de água com apenas algumas gotas de detergente neutro. Lembre-se: quanto menos detergente, melhor.
  4. Pano úmido com água e sabão. Neste caso, umedeça um pano delicado na solução preparada no passo anterior e vá passando lentamente sobre a peça, para eliminar toda a sujeira com suavidade, para não correr o risco de causar qualquer espécie de dano à pintura. O ideal é que o pano esteja quase seco. Algumas tintas acrílicas podem se diluir na água, por isso, todo cuidado é pouco.

Critérios de Compra

Mesmo que você seja apaixonada por pintura, se esta é a primeira vez que vai utilizar a tinta acrílica para suas obras artísticas, é muito importante que você siga alguns critérios básicos para não errar na compra.

É primordial, também, que você conte com bons pincéis, uma paleta para fazer as misturas das tintas e um retardador de secagem para ajudar no início, quando naturalmente você deverá demorar um pouco mais na aplicação da técnica. Enfim, eis os itens que você deve levar em consideração:

  • Embalagem
  • Cores
  • Superfícies ou bases adequadas
  • Consistência
  • Qualidade
  • Opiniões e avaliações de outros usuários

Embalagem

Parece irrelevante, mas este é um aspecto a qual você precisa se atentar e ter em mente que a escolha sempre vai depender do seu nível de experiência. Se você é profissional, provavelmente vai preferir as tintas acrílicas em tubos específicos.

Se você é uma fã das tintas e gosta de coleções, por exemplo, talvez fique interessada em um estojo. De qualquer forma, recomendamos que não compre apenas por comprar, porque você apenas irá desperdiçar seu dinheiro.

Quadro pintado com paisagem.

A tinta acrílica não tem que necessariamente ser utilizadas apenas sobre telas. (Fonte: Maksim Gorbunov: 34332437 / 123rf.com)

Cores

As cores azul celeste, magenta e o amarelo são cores básicas e, a partir delas, você poderá preparar quase todas as outras cores e tons que desejar, desde que conte também com o preto e o branco. Mesmo assim, algumas cores são mais difíceis de se alcançar, como o vermelho. Por isso, essa é uma cor que você deve ter para compor sua paleta de opções.

Em todo caso, e como mostramos em nosso Ranking, é possível adquirir estojos e kits com uma ampla variedade de cores e tons diferentes, além de opções metalizada e fluorescentes, entre outras.

Como a pintura é uma atividade criativa, fica difícil saber quais as cores você irá necessitar em sua próxima criação. Pensando nisso, antes de clicar e finalizar sua compra online, tenha em mente que, para não ter que voltar a comprar tintas novamente a cada trabalho, optar por um estojo com 6, 8 ou 12 tubos de tinta acrílica vai facilitar o seu trabalho.

Andy WarholArtista estadounidense

“Toda pintura é um feito: as pinturas estão carregadas com sua própria presença.”

Superfícies ou bases adequadas

A tinta acrílica não tem que ir, necessariamente, sobre uma tela. Você também pode utilizar madeira, metal, outros plásticos e até mesmo o vidro. Considere sobre qual superfície você vai pintar e escolha a tinta acrílica que seja mais adequada para essa base específica.

Consistência

A consistência da tinta acrílica é outro aspecto para o qual é importante ter atenção. Geralmente, uma boa tinta acrílica é tão consistente quanto uma tinta á óleo quando sai da embalagem. Quanto mais consistente ela for, significa que mais pigmentos ela terá em sua composição.

Se você prefere uma tinta menos densa, sempre é possível diluir em água para conseguir um efeito de aquarela. Os fabricantes costumam adicionar às embalagens esse tipo de informação para o consumidor.

Qualidade

A qualidade da tinta acrílica é um fator determinante para o sucesso de sua obra, sobretudo se você já tem experiência. Em nossa seleção de produtos, todos os artigos apontados são de altíssima qualidade, tintas acrílicas que vão permanecer por toda a vida nos seus quadros.

Nossa recomendação é que sempre faça a opção por produtos de qualidade, sem considerar o preço como primeiro fator. Afinal, como já sabemos, aquele ditado: “o barato sai caro” quase sempre se cumpre.

Opiniões e avaliações de outros usuários

Fique sempre atenta a todas as opiniões de outros usuários e compradores do produto que você está pensando em comprar. Essas avaliações sempre vão fornecer dados “extras” sobre a tinta que você tem em mente.

Geralmente, os comentários dos usuários também trazem pontos de vista mais profissionais sobre o produto, o que não é nada mal, pois poderá ajudar muito no aperfeiçoamento da sua técnica. Às vezes isso acaba destacando aspectos técnicos que você ainda não tinha percebido.

Frida KahloArtista mexicana

“A pintura completa minha vida.”

Resumo

A tinta acrílica conta com tantas vantagens que chega a ser difícil não usá-la em suas técnicas, seja você uma artista profissional, uma apaixonada pela pintura ou alguém que ainda não começou a pintar. Ela seca rápido, pode realizar uma infinidade de efeitos artísticos e não possui cheiros fortes. Se você ainda não experimentou fazer um trabalho com tinta acrílica, este é o seu momento!

Em nossa lista com as melhores tintas acrílicas do mercado em 2019, você poderá escolher as mais adequadas de acordo com a sua experiência como artista. Fizemos uma seleção prévia, mas lembramos que antes de comprar online, é importante que você leve em conta aspectos como a consistência dos pigmentos ou a gama de cores disponíveis, e escolha com o máximo de certeza possível.

Esperamos que você tenha gostado do nosso Guia sobre tinta acrílica. Seja qual for a sua opinião, esperamos que nos conte nos comentários. Ficaremos ainda mais contentes se você compartilhar nosso conteúdo com seus amigos, para que outros artistas aproveitem esse conteúdo. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Dolgachov: 100899032 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
34 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...