O shampoo sem sulfato já está há algum tempo em todas as conversas que falam sobre cuidados com os cabelos e é muito possível que você já use ou esteja com planos de começar a usá-lo. O que se diz é que o shampoos com sulfato podem causar algum tipo de irritação no couro cabeludo, mas, você sabe o que exatamente é o tão falado sulfato, para que ele serve e se, de verdade, ele realmente é prejudicial para todas as pessoas e seus tipos de cabelo e pele?

Mas não fique em pânico caso não saiba. Vamos explicar agora! Os sulfatos funcionam como limpadores para a pele e o cabelo, pois são capazes de dissolver a oleosidade. Uma infinidade de produtos de higiene pessoal utilizam o sulfato na composição dos seus produtos porque são baratos e produzem muita espuma, o que amplia a sensação de eficiência na limpeza. O sulfato não é de todo mau, mas usar essa substância em demasia pode causar irritações e deixar muito seca a pele do corpo e do couro cabeludo.

O mais importante

  • O shampoo sem sulfato é mais suave com o cabelo e com o couro cabeludo, e pode ajudar a acabar com a descamação e coceira na cabeça.
  • Mesmo não sendo tão barato como os shampoos convencionais, ele se tornou muito popular. E o melhor é que, hoje em dia há shampoo sem sulfato que se adapta a cada tipo de cabelo
  • Na hora de comprar um shampoo sem sulfato, nós recomendamos que você leve em conta o tamanho da embalagem, a presença ou não de outros elementos nocivos em sua composição e a necessidade do seu tipo de cabelo.

Ranking: Os melhores shampoos sem sulfato do mercado

O mercado de shampoo sem sulfato passou recentemente por um boom. Portanto, é normal que você se sinta intimidada diante de tanta de informação e de opções disponíveis. Por isso é que, a seguir, vamos apresentar uma seleção, acompanhada por uma pequena descrição dos produtos que parecem os mais adequados entre as opções disponíveis, seja pela sua composição, pela credibilidade da marca ou pelo custo benefício.

1º – Shampoo sem Sulfato Chi Magnified Volume

O Shampoo sem sulfato Chi Magnified Volume limpa gentilmente os fios. Ele é ideal para cabelos finos, pois age proporcionando corpo e volume, além de um brilho intenso. Livre de parabenos, o shampoo sem sulfato forma uma espuma delicada na aplicação que deixa seu cabelo ainda mais limpo, encorpado e brilhante.

Vale lembrar que este produto é indicado para cabelos finos e o resultado é um visual mais volumoso. Se este não é o seu objetivo, avalie utilizar um redutor de volumes em conjunto com o shampoo ou, de preferência, procurar um produto que esteja alinhado com o efeito final que você espera, há uma infinidade deles.

2º – Shampoo sem Sulfato Magic Wash Unit

O shampoo sem sulfato da linha Soul Power promove a higienização dos cabelos sem agredir os fios e limpa delicadamente, ao mesmo tempo em que hidrata. Ele é 100% free, isso significa que é um shampoo sem sulfato, livre de corantes, sal ou parabenos.

Sua formulação contém d-Pantenol, que confere hidratação e maciez de longa duração, óleo de oliva, que tem propriedades emolientes e auxilia na restauração do equilíbrio lipídico preservando a maciez e óleo de macadâmia, que é rico em ômega 9. Contém ainda o extrato de uva, que contribui para a revitalização e nutrição dos cabelos.

3º – Shampoo Wella Professionals Elements Renewing

O shampoo sem sulfato da linha Wella Professionals Elements é um produto rico em extratos naturais reparadores, que equilibram o couro cabeludo e hidratam os fios, proporcionando vitalidade e nutrição em cada fio, sem agredir as cutículos ou o couro cabeludo.

Reconhecida mundialmente, a marca investe pesado em pesquisas para encontrar os melhores produtos seguindo a tendência de desenvolver cosméticos com menos ativos sintéticos como forma de preservação da saúde e da natureza. É a garantia de qualidade do produto e da beleza aos seus cabelos

4º – Shampoo sem Sulfato Awapuhi Moisturing Lather

O Shampoo sem Sulfato Awapuhi Moisturing Lather da Paul Mitchell é indicado para todos os tipos de cabelos, em especial cabelos tingidos ou quimicamente tratados, pois junta três proteínas da lã de ovelha que ajudam a reconstruir as ligações peptídicas rompidas e reforçar a cutícula, proporcionando a recuperação dos fios.

Além disso, possui extrato de Awapuhi que é altamente hidratante e revitalizante. Conta também com queratina em sua composição, que ajuda a fortalecer a estrutura dos cabelos, por meio da reparação e proteção dos fios.

5º – Orofluido Shampoo Sem Sulfato

Um shampoo que age para suavizar a cutícula capilar, controlando o frizz e aumentando o brilho. Essa é a proposta do Shampoo Orofluido, que nutre intensamente, ajudando a restaurar e fortalecer os fios. Além disso, ele dá brilho aos fios e traz leveza, maleabilidade e controle de volume.

O shampoo sem sulfato Orofluido tem perfume suave e realça a beleza dos cabelos, deixando-os macios, leves e luminosos devido à sua composição rica em óleos naturais, que fortalecem e protegem naturalmente. Ele é um shampoo de beleza, indicado para todos os tipos de cabelos.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o shampoo sem sulfato

Com a difusão recente de meios de vida mais naturais, criou-se uma forte busca por produtos de higiene e beleza que não agridam nem a pele nem a natureza. Com isso, vivemos uma avalanche de informações que nem sempre ajudam, de verdade, a entender o produto.

A internet, e até as redes sociais, estão repletas de notícias diversas e, até mesmo, contraditórias entre si. Por esse motivo, vamos tratar aqui, da forma mais simples possível, as principais dúvidas sobre o shampoo sem sulfato.

Imagem de mulher lavando cabelo.

O shampoo sem sulfato é adequado para quem necessita lavar os cabelos todos os dias. (Fonte: Ponzi: 40657969 / 123rf.com)

O que é o sulfato?

Como dissemos, o sulfato é encontrado na maioria dos produtos de limpeza capilar, mas você sabe o que ele realmente é? Basicamente, eles é um surfactantes que atrai água e óleo. Para entender bem: sulfato é o elemento responsável ​​por criar a espuma em shampoos e sabonetes e por eliminar a sujeira.

Ele é amplamente utilizado pela indústria de produtos de higiene porque funciona como uma espécie de detergente e tem um baixo custo. O ruim é que o nosso couro cabeludo nem sempre consegue gerenciar esses produtos químicos.

De acordo com a Dra. Gloria Garnacho, dermatologista e chefe da unidade de saúde capilar da clínica Ruber em Madri, “os sulfatos são um dos surfactantes mais eficazes, mas também os mais agressivos”, especialmente para crianças e pessoas de pele sensível.

Shampoo e outros produtos de higiene.

É importante escolher o shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo. (Fonte: Kolpakova: 11963030 / 123rf.com)

Como saber se o seu shampoo tem sulfato na composição?

Não fique preocupada com isso, pois detectar a presença de sulfato na lista dos ingredientes que compõe o seu shampoo é uma tarefa simples. Se você encontrar a palavra, em inglês, “sulfate” na etiqueta do shampoo, isso significa que ele está presente no produto.

No entanto, os sulfatos são compostos químicos e cada um deles têm um nome diferente. É aí que detectar o sulfato em seu shampoo pode ficar um pouco mais difícil.

É muito importante que você dedique alguns minutos para ler o rótulo antes de adquirir um novo produto. Entendemos que nem sempre é fácil, mas fazer esse pequeno esforço para compreender a etiqueta do produto é fundamental para não saturar seu cabelo com substâncias químicas desnecessárias.

Se você pretende ficar livre do uso de sulfato, deve evitar produtos que tenham os seguintes ingredientes:

  • Lauril Sulfato de Sódio
  • Lauril Sulfato de Amônia
  • Alquilsulfatos de Sódio
  • Lauriléter sulfato de Sódio
  • Lauril SulfoAcetato de Sódio
  • Lauril Isoetionato de Sódio
  • Lauril Taurine de Sódio
  • Isetionato de Óleo de Coco Sódico
  • Isetionato Lauril de Metil Sódico
  • Lauril Sarcosinato de Sódio
  • Lauriéter Sulfossuccinato Dissódico

Por que você deve comprar um shampoo sem sulfato?

Como já mencionamos, os sulfatos não são prejudiciais em si, mas seu abuso sim, pode ser prejudicial, especialmente para pessoas que tem alta sensibilidade no couro cabeludo ou que sofrem de problemas de pele, como a dermatite seborreica. Com o tempo, essas substâncias também podem enfraquecer o cabelo e a epiderme, mesmo em pessoas sem problemas prévios.

Embora muitas pessoas a utilizem diariamente sem consequências, também há muitos que sofrem de coceira ou descamação sem saber o motivo. Dispensar o uso de shampoo que contenha sulfatos pode ser o primeiro passo para restaurar o equilíbrio do couro cabeludo, balancear a produção de lipídios e, finalmente, aliviar esses tipos de problemas de pele.

Potes com shampoo.

Uma das vantagens do shampoo sem sulfato é que ele pode ser utilizado todos os dias. (Fonte: Kachmar: 70097121 / 123rf.com)

Para quais tipos de cabelo é mais indicado o shampoo sem sulfato?

Hoje em dia, os fabricantes de shampoo sem sulfatos desenvolvem fórmulas que se adaptam a todos os tipos de cabelo: liso, cacheado, delicado, colorido, seco ou oleoso.

É bom destacar que o shampoo sem sulfato é especialmente recomendável para as pessoas que tenham submetido o cabelo a procedimentos mais agressivos, como descoloração, alisamentos ou permanentes. Por ser mais natural, o shampoo consegue manter a cor e suavizar os danos aos fios.

O shampoo sem sulfato também é adequando para quem lava os cabelos todos os dias — por ter os fios muito oleosos ou na saída da academia ou da natação, por exemplo —, já que ele é muito mais suave para o uso contínuo.

As pessoas que tem o cabelo muito seco também percebem, já no primeiro uso, os efeitos positivos do shampoo, que não retira a oleosidade natural do cabelo e preserva a umidade da pele.

Quais vantagens e desvantagens tem o shampoo sem sulfato?

Este tipo de shampoo é ideal para o uso diário por qualquer pessoa, inclusive crianças pequenas e idosos, que normalmente têm a pele e o couro cabeludo extremamente sensível. Mesmo trazendo bons resultados para quase todos os tipos de cabelo, a verdade é que, como em tudo nessa vida, o shampoo sem sulfato também tem prós e contras, que devem ser bem avaliados.

Vantagens
  • Não agride a pele
  • Prolonga o efeito da queratina
  • Garante brilho e força ao cabelo
  • Ajuda a disciplinar os fios
  • Evita o surgimento da caspa
  • Pode ser usado continuamente
  • Não provoca alergias
Desvantagens
  • Não limpa profundamente em caso de cabelos muito oleosos
  • Produz menos espuma
  • Não é capaz de eliminar resíduos
  • É mais caro

Por que os shampoos naturais deixam o cabelo mais seco?

É provável que quanto você decidir começar usar um shampoo natural, vai perceber que seu cabelo ficará mais seco. E você pode ser perguntar como isso pode acontecer se uma das propriedades desse tipo de shampoo é ser menos agressivo com os fios.

O que ocorre é que os shampoos convencionais inibem a produção da oleosidade natural dos fios até o ponto de deixá-los totalmente desequilibrados. Eles dão a sensação de limpeza logo após a lavagem do cabelo, mas seus efeitos duram, geralmente, apenas um dia.

Considerando que os shampoos não naturais provocam tantas alterações no nosso couro cabeludo, e os “remediam” com base em substâncias químicas nocivas, quando paramos de usá-los, nosso cabelo pode parecer mais seco e menos vital. Mas acredite, isso durará apenas alguns dias ou algumas semanas, no máximo.

Mulher passando creme no cabelo.

Os shampoos sem sulfato são amigáveis com o meio ambiente. (Fonte: Goodluz: 15290641 / 123rf.com)

É isso que chamamos como o processo de desintoxicação, sobre o qual falaremos a seguir. Em qualquer caso, se você precisar de uma hidratação extra durante a adaptação ao shampoo sem sulfato, você pode usar máscaras naturais feitas de abacate, gema de ovo, azeite, suco de limão, óleo de mamona e algumas gotas de óleo essencial de alecrim.

O que é o processo Detox e quanto tempo dura?

O processo de desintoxicação é a evolução pela qual o seu cabelo passa quando se liberta de substâncias químicas nocivas, como os sulfatos, para recuperar os seus processos naturais de regulação que mantêm o cabelo e o couro cabeludo hidratados, equilibrados, macios e saudáveis. Muitas pessoas evitam deixar produtos convencionais por medo desse processo.

O Detox do cabelo não ocorre após logo o primeiro uso de um shampoo sem sulfato. Ao contrário, por se tratar de um processo de limpeza e equilíbrio, pode levar vários dias ou mesmo semanas para que o cabelo fique livre de todas as substâncias acumuladas ao longo do tempo.

Você deve ser paciente: no último estágio do processo você nem vai acreditar na melhora do seu cabelo. Todo o esforço terá sua recompensa!

Quais outros ingredientes, além do sulfato, podem ser prejudiciais para o cabelo e o couro cabeludo?

Como estamos mostrando ao longo deste Guia, os sulfatos são apenas um entre tantos ingredientes prejudiciais que um shampoo pode conter. Normalmente, o shampoo sem sulfato não inclui nenhum desses outros ingredientes em sua fórmula.

De qualquer forma, é bom ter em mente quais são eles para saber exatamente o que queremos evitar.

Ingrediente Características
Silicones Os silicones, especialmente a dimeticona, são muito utilizadas tanto em shampoos ― especialmente os que se rotulam como hidratantes ― quanto em condicionadores e máscaras. Depois de usá-los, o cabelo fica macio ao toque, mas eles também selam a camada porosa do cabelo e evitam que nutrientes entrem nele
Parabenos Os parabenos estão no centro das atenções desde que um estudo publicado pela Universidade de Reading, em 2004, os relacionou ao câncer de mama e alterações hormonais no corpo. Os mais comuns são metilparabeno e propilparabeno
Lanolina A lanolina é um tipo de cera que possui propriedades repelentes à água, por isso é usada em produtos recomendados para cabelos secos. O problema é que também contém álcoois que podem desencadear alergias
Cloreto de sódio Os shampoos contêm sal — sim, aquele mesmo que usamos na cozinha — que confere a consistência mais cremosa ao produto. O problema é que o sal tem a capacidade de desidratar tanto o cabelo quanto o couro cabeludo, o que pode causar descamação e coceira
Corantes sintéticos Encontramos normalmente este tipo de ingredientes nos shampoos desenvolvidos para cabelos coloridos. Podem causar hipersensibilidade e irritações no couro cabeludo

Shampoo sem sulfato é o mesmo que shampoo sem sal?

Desde que o shampoo sem sulfato começou a se tornar popular, tem havido uma confusão significativa entre estes e os shampoos sem sal. Essa confusão é comum, ainda mais considerando que que a internet está forrada de informações de todas as formas e fontes, com divergências.

Em uma pesquisa rápida na web, provavelmente acabaremos ainda mais confusos do que antes de começarmos a nos informar. A verdade é que há muita desinformação.

Toda essa bagunça tem um motivo: em termos químicos, sal e sulfatos são o mesmo composto, isto é, sais. O que muda é que a fórmula química de um e de outro é totalmente diferente — o sal é o cloreto de sódio, enquanto os sulfatos provêm do ácido sulfúrico — assim como também são diferentes a função e os efeitos que eles têm no cabelo e no couro cabeludo.

foco

Você sabia que o shampoo foi criado em 1759, produto indispensável para a higiene e o cuidado dos cabelos. A origem do nome é hindu e seu significado é “massagear”.

O sal que é adicionado aos shampoos e outros produtos de higiene pessoal só tem a função de fornecer viscosidade ao produto, proporcionando uma textura parecida com a de um gel.

Já os sulfatos são usados ​​para limpar e remover a sujeira e a oleosidade acumulada no couro cabeludo e nos fios usando a espuma que essas substâncias produzem.

Critérios de Compra

Caso você tenha chegado a esta seção e ainda não tenha conseguido entender completamente o que deve levar em conta na hora de comprar um shampoo sem sulfato, apresentamos e explicamos alguns dos critérios que, em nossa opinião, não podem ser negligenciados.

Todos eles são importantes, mas, analisando cada um deles, você certamente saberá qual item deve ser priorizado de acordo com a sua rotina:

  • Tamanho da embalagem
  • Local e modo de produção
  • Adaptação ao tipo de cabelo
  • Presença de outros ingredientes nocivos
  • Fórmula do produto

Tamanho da embalagem

Pode parecer óbvio, mas neste tipo de produto, que normalmente não são tão baratos, o tamanho da embalagem tem muita importância. Quando você for comprar um shampoo sem sulfato online, é importante prestar atenção a descrição da capacidade da embalagem e não se limite a escolher pela foto da embalagem, já que, por serem ilustrativas e publicitárias, as imagens no site podem fazer parecer que o produto é maior do que realmente é.

O que ocorre com frequência é que, conscientes desta questão, os fabricantes deste tipo de shampoo costumam colocar à venda embalagens com os formatos chamados “econômicos”. Não é raro encontrar shampoo sem sulfato em garrafas com 1 litro de capacidade, o que contribui, em muito, na redução de consumo de plástico e trazer ainda mais benefícios ao meio ambiente.

Mulher lavando o cabelo em salão de beleza.

Há muitas marcas de shampoo sem sulfato, por isso é importante escolher a que mais se aproxime de seus gostos e necessidades. (Fonte: Racorn: 21235159 / 123rf.com)

Mulher lavando o cabelo em salão de beleza.

Há muitas marcas de shampoo sem sulfato, por isso é importante escolher a que mais se aproxime de seus gostos e necessidades. (Fonte: Racorn: 21235159 / 123rf.com)

Local e modo de produção

Neste artigo nós lhe mostramos várias opções de shampoo sem sulfato, que podem ser adquiridos facilmente online. Entre os produtos da nossa lista, há shampoos produzidos em diversas localidades.

Lembramos que, sempre que possível, é importante valorizar a produção do próprio país. No entanto, é preciso levar em conta de que forma cada produto é desenvolvido, se faz teste em animais ou tem políticas de sustentabilidade econômica e consciência ecológica. Tudo isso pode influenciar na sua decisão de compra.

Um dos conflitos enfrentados pelas pessoas que se preocupam com essas questões é que muitas vezes não é fácil adquirir produtos “éticos” e que, ao mesmo tempo sejam locais. Mas o transporte de mercadorias vinda do outro lado do mundo, por exemplo, também é muito poluente. Portanto, nosso conselho é sempre avaliar todas as variáveis antes de comprar seu shampoo.

Adaptação ao tipo de cabelo

Quando o shampoo sem sulfato começou a aparecer no mercado, não foi fácil encontrar produtos adaptados a cada tipo de cabelo. Havia simplesmente um ou outro tipo. Muitas pessoas começaram a usar e desistiram porque as fórmulas dos produtos disponíveis não se ajustavam ao seu tipo de cabelo. Hoje isso mudou.

Tipo de cabelo Tipo de shampoo sem sulfato recomendado
Cabelos loiros naturais Shampoo à base de camomila, que realça os reflexos naturais do cabelo
Cabelos coloridos Produtos especialmente suaves ou que incluam em suas fórmulas intensificadores naturais de cor para que o tom dure mais
Cabelos com mechas Shampoos hidratantes que reparem os fios descoloridos
Queda de cabelo Produtos fortalecedores
Cabelos cacheados Shampoos hidratantes que evitem o frizz e definam os cachos
Cabelos secos Produtos que tenham em sua fórmula alguns ingredientes nutritivos, como azeite de oliva, abacate, semente de uva ou amêndoas
Cabelos oleosos Shampoo que regule a produção da oleosidade natural do couro cabeludo
Cabelos lisos e sem volume Shampoos que garantam volume e uso de condicionadores e outros produtos hidratantes em pequenas quantidades

Presença de outros ingredientes nocivos

Nós já conversamos bastante com você sobre esse assunto, mas é muito importante ter atenção a isso ao comprar um shampoo sem sulfato. É bom ter em mente que não ajudará evitar sulfatos se continuar a comprar produtos com outros ingredientes, como silicones ou parabenos, entre outros.

A boa notícia é que é, normalmente, se um shampoo não inclui sulfatos em sua composição, dificilmente terá incluído outros compostos nocivos.

De qualquer forma, nosso conselho é que você não confie nessa regra, pois pode ser que nem sempre isso ocorra. Reserve um momento para ler atentamente o rótulo em busca de todos os ingredientes que você deseja evitar. É um esforço que nem sempre estamos dispostos a aceitar, mas vale a pena saber o que você vai aplicar na cabeça, não é? Afinal, ela também faz parte do seu corpo.

Fórmula do produto

Além dos silicones, parabenos, lanolinas, sais e corantes sintéticos, na fórmula de um shampoo existe uma infinidade de outros ingredientes. Muitos deles são essenciais, enquanto outros não são assim tão importantes. Mais uma vez, recomendamos que você desenvolva o hábito de ler os rótulos dos artigos de higiene que você usa todos os dias para se tornar um consumidor responsável.

Por exemplo, não é necessário que um shampoo produza muita espuma — lembre-se que normalmente, os responsáveis ​​por ela são os sulfatos em si — e também não é importante que o shampoo tenha uma cor agradável aos olhos — pois ele estará carregado de corantes artificiais.

Os aromas marcantes da maioria dos produtos não são naturais, são obtidos sinteticamente. Portanto, vale optar por fragrâncias mais suaves e naturais.

Resumo

O shampoo sem sulfato é, sem dúvida, uma moda. Mas nosso desejo é que todas as modas fossem tão saudáveis ​​quanto esta! Como você pôde ler ao longo deste artigo, esses tipos de produtos respeitam o cabelo e o couro cabeludo. Hoje, existem muitas opções no mercado que se adaptam a cada tipo de cabelo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender um pouco melhor o que os sulfatos são e decidir se você está ou não disposto a passar pelo processo de desintoxicação do seu cabelo. Não é fácil, mas podemos garantir que vale a pena ter um pouco de paciência, com certeza seu cabelo vai agradecer!

Já experimentou usar um shampoo sem sulfato? Você se adaptou bem? Conte sobre suas experiências nos comentários, estamos ansiosos para saber! Caso tenha gostado do nosso artigo, que tal compartilhar nosso site em suas redes sociais?

(Fonte da imagem destacada: Torwai Suebsri: 81560069 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
23 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...