Loiro, castanho, ruivo, preto, fino, grosso, liso, cacheado, curto ou comprido… São muitos os tipos de cabelo em função de suas características, e não poderia ser diferente com o shampoo. É claro que cada um tem sua própria preferência e pode gostar mais de um tipo de cabelo do que de outro. No entanto, existe uma coisa que agrada a todo mundo: madeixas saudáveis e bem cuidadas.

Para isso, alguns produtos são indispensáveis, como é o caso do shampoo. Ao contrário do que se pensa, a função do shampoo vai muito além de lavar o cabelo. Hoje em dia, existe uma ampla variedade de shampoos no mercado, com diferentes funções e características. Por isso, fique atento.

O mais importante

  • O shampoo é um produto que serve para lavar e cuidar do cabelo. Ele atua removendo o excesso de sebo do couro cabeludo.
  • Hoje em dia, os shampoos oferecem muito mais benefícios cosméticos, além de limpar os fios.
  • Existem diferentes tipos de shampoos em função das características e do tipo de cabelo a ser tratado. Podemos até encontrar shampoos com propriedades específicas. É a composição do shampoo que determina sua função, os resultados cosméticos e também certos efeitos adversos.

Ranking: Os 5 melhores shampoos do mercado

Nesta seção, você encontra uma lista com os 5 melhores shampoos disponíveis no mercado brasileiro. Nós também resumimos as principais características de cada um deles para facilitar a comparação. Será bem fácil decidir qual é o shampoo mais indicado para você.

1º – Isotonic Shower Gel Dr. Jones

Com 250 ml, o Isotonic Shower Gel da Dr. Jones é um produto multifuncional – trata-se de um shampoo formulado especialmente para homens e que serve tanto para o cabelo, a barba e o corpo. Um produto prático e perfeito para levar para a academia e em viagens.

Segundo os fabricantes, ele conta com a tecnologia Long Lasting Release, que garante refrescância prolongada, e também um ativo isotônico que ajuda a recuperar o equilíbrio mineral, acelerando a reidratação após a prática de atividades físicas. Ele também traz em sua formulação ativos biofuncionais que protegem contra as agressões do dia-a-dia.

2º – Shampoo Hydra Care Vizcaya

O shampoo Hydra Care da Vizcaya limpa o cabelo e abre as cutículas dos fios para que eles possam receber tratamento. Ele foi especialmente formulado com aloe vera, água termal e proteção UV para cabelos extremamente ressecados e ásperos ao toque. Ele é dermatologicamente testado, livre de sal e de parabenos.

Com sua tecnologia Hydra Complex, um complexo que promove a hidratação profunda de cabelos ressecados e sem brilho, ele promete devolver a hidratação e maciez dos fios em apenas 3 minutos. Entre seus benefícios estão o alto poder hidratante sem pesar, redução do frizz e proteção contra os raios nocivos do sol.

3º – Shampoo Silver Touch Vizcaya

Esse shampoo é especialmente formulado para cabelos loiros, brancos ou grisalhos. Com sua fórmula de alto desempenho, livre de sal e parabenos, ele fortalece os fios e realça a cor natural do cabelo, eliminando o amarelado.

Seus ingredientes ativos são: vitamina E, que tem ação antioxidante; manteiga de cupuaçu, uma produto de origem vegetal com alto poder de absorção que ajuda a reter a hidratação nos fios, restaura a elasticidade e confere brilho ao cabelo ressecado e quebradiço; e pantenol, que tem ação condicionante e fortalece os fios enfraquecidos por procedimentos químicos.

4º – Shampoo Bombar Inoar

O shampoo #Bombar faz parte de uma linha que promove o crescimento capilar. Indicado para todos os tipos de cabelo, ele limpa, dá brilho e hidrata o fios, e ainda ajuda a reduzir a queda. Entre os benefícios prometidos pela marca estão: restauração, maciez, hidratação, brilho, fortalecimento e crescimento.

Esse shampoo não contém sulfatos, petrolatos, corantes nem parabenos, podendo ser uma boa alternativa para pessoas alérgicas a esses componentes. Sua formulação não contém ingredientes de origem animal e é liberada para técnicas como Low Poo, No Poo e Co-wash. Seus ingredientes ativos são biotina e D-pantenol.

5º – Miraculously Smooth Aussie

Queridinha de muitas brasileiras, a Aussie é uma marca estrangeira que chegou para ficar no país. Seu shampoo Miraculously Smooth traz uma fórmula leve que contém semente natural de jojoba australiana e jasmim, ingredientes que, em conjunto, são altamente eficazes no combate ao frizz e ao ressecamento dos fios.

Embora possa ser usado por todos os tipos de cabelo, esse shampoo é especialmente indicado para quem deseja acabar com o frizz e fios rebeldes. O produto promove a limpeza dos fios e promete reduzir o frizz, além de oferecer nutrição, hidratação, brilho e maciez, sem deixar a cabelo com aspecto pesado.

Guia de compras: O que você deve saber sobre o shampoo

Antes de escolher qualquer shampoo, é importante saber os principais aspectos desse produto. Veja a seguir os aspectos mais relevantes sobre os shampoos para se manter bem informado. Depois, responderemos às perguntas mais frequentes dos usuários.

Mulher sorridente lavando o cabelo com shampoo

É importante usar o shampoo de forma correta para obter os resultados desejados e evitar os efeitos indesejados.
(Fonte: Ponzi: 40657969/ 123rf.com)

O que exatamente é o shampoo?

O shampoo é um produto cosmético usado principalmente para lavar o cabelo. Todos os dias, nosso cabelo é exposto a diversas fontes de sujeira. A mais importante deles vem do nosso próprio corpo. As glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem sebo, um tipo de gordura que se acumula e suja o cabelo.

Além disso, o couro cabeludo pode descamar, soltando caspas que ficam retidas nos fios. O próprio ambiente tem várias partículas provenientes da poluição, que se depositam nos fios. Por fim, os cabelos também acumulam resíduos de produtos como gel ou spray fixador.

Vários vidros pequenos de shampoo natural

O shampoo é necessário para promover a saúde do couro cabeludo.
(Fonte: Kachmar: 70097121/ 123rf.com)

A combinação de todos os agentes mencionados pode dar a impressão desagradável de que nosso cabelo está sujo. Daí a importância do shampoo. Seu mecanismo de ação ajuda a remover toda a sujeira do cabelo, dando um aspecto limpo e saudável. Além disso, proporciona maciez e brilho aos fios.

Que benefícios o shampoo oferece para o meu cabelo?

Como já dissemos, o principal papel do shampoo é limpar o cabelo. O shampoo remove o excesso de sebo acumulado no couro cabeludo. Além disso, remove caspas, partículas depositadas pelo meio externo e outros produtos que passamos em nosso cabelo. Assim, nosso cabelo adquire um aspecto limpo, saudável e agradável.

No entanto, hoje em dia, a formulação dos shampoos tem se modificado para oferecer muitas outras propriedades.

Por exemplo, certos shampoos aumentam a hidratação dos fios. Outros, por outro lado, promovem uma limpeza mais profunda do sebo. Existem também shampoos cujos componentes deixam os fios mais lisos ou ajudam a dar forma aos cachos.

Em suma, o shampoo é um produto essencial para o cuidado do cabelo. Ele limpa os fios e o couro cabeludo, e oferece todo o cuidado de que seu cabelo necessita. Cada tipo de cabelo requer um cuidado diferente de acordo com suas próprias características. Por exemplo, há shampoos adaptados a todos os tipos de cabelo para satisfaz a todas as necessidades.

foco

Sabia que também existem shampoos sólidos? Eles são ideais para diminuir o consumo de plásticos.

Do que os shampoos são feitos?

A composição do shampoo chega a ser muito variada em função das propriedades do produto. Ou seja, nem todos os shampoos são feitos dos mesmos ingredientes, tudo depende do que cada um deles se propõe a fazer. Os componentes dos shampoos podem ser reunidos em oito grandes categorias que veremos a seguir.

O principal componente de todo shampoo são os agentes tensoativos, também chamados de surfactantes. São os agentes de limpeza por excelência que promovem a formação de espuma. O demais componentes são: condicionadores, espessantes, ácidos, conservantes, agentes perolantes, fragrâncias e óleos essenciais, e ingredientes ativos.

Veja em detalhes na tabela a seguir os oito grupos de ingredientes presentes nos shampoos, juntamente com sua principal função e alguns exemplos.

Categoria Função Exemplos
Tensoativos Ação de limpeza e formação de espuma Lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e lauril éter sulfossucinato de sódio
Condicionadores Previnem o ressecamento causado pelos detergentes, repondo parte da gordura removida Dietanolamina de ácido graxo de coco, lanolina, lecitina
Espessantes Facilitam a aplicação do shampoo Cloreto de sódio
Ácidos Equilibram o pH Ácido cítrico
Conservantes Evitam a proliferação de fungos e bactérias Metilparabeno
Agentes perolantes Efeito perolado para cabelos secos e normais Derivados de ceras
Fragrâncias e óleos essenciais Conferem perfume Extratos vegetais: lavanda, rosa, etc.
Ingredientes ativos Enriquecem o produto Vitaminas A e E, queratina, colágeno, aloe vera, camomila

Apesar da grande variedade de combinações, todas as formulações de shampoo devem atender a determinados objetivos. Devem ser de fácil enxágue e apresentar uma boa finalização depois da lavagem. Eles não devem danificar o cabelo nem ser tóxicos, o objetivo é causar o mínimo possível de irritação na pele e nos olhos. Eles devem ser biodegradáveis e com um pH levemente ácido.

Como o shampoo funciona?

Nós sabemos que o shampoo serve para lavar o cabelo, mas como isso acontece? O shampoo atua removendo o excesso de sebo do couro cabeludo. O sebo é um tipo de gordura produzida pelas glândulas sebáceas. Ele forma uma capa que protege o couro cabeludo dos agentes externos, mas o problema é que acumula sujeira.

São os agentes tensoativos do shampoo que separam o sebo do cabelo, levando consigo toda a sujeira e detritos acumulados. O sabonete funciona dessa mesma forma, mas se mistura muito melhor com o sebo. Consequentemente, remove-se o sebo em excesso, causando ressecamento. É por isso que não devemos lavar o cabelo com sabonete.

Quais tipos de shampoo existem?

Atualmente, o mercado oferece uma ampla variedade de shampoos em função de suas propriedades, composição e características. A formulação dos shampoos evoluiu para se adaptar às necessidades de cada tipo de cabelo. Por isso, hoje em dia, dispomos de shampoos para todos os tipos de cabelo e para todas as idades.

Entre as categorias mais conhecidas, estão os shampoos anticaspa, com ingredientes de propriedades antifúngicas. Há também os shampoos naturais, à base de ingredientes orgânicos, e versões alternativas, livres de substâncias química agressivas. Além disso, existem os shampoos para bebês, para lavagem a seco e até o shampoo sólido.

Veja a seguir uma tabela com os principais tipos de shampoo disponíveis no mercado e suas características mais importantes.

Categoria Função
Anticaspa Contém agentes como piritionato de zinco, sulfeto de selênio, alcatrão, salicilatos e cetoconazol, que reduzem a caspa de origem fúngica
Naturais Shampoos elaborados à base de ingredientes naturais (extratos vegetais) combinados com surfactantes comuns. Sua eficácia é controversa
Alternativos Shampoos com menor quantidade de substâncias químicas potencialmente nocivas, especialmente da família dos sulfatos. Exigem maior frequência de aplicação para se obter resultados iguais aos dos convencionais
Infantis Sua formulação contém uma proporção reduzida de agentes irritantes para os olhos e a pele. Além disso, utilizam surfactantes mais suaves
Shampoo sólido Formato especial sólido, que permite ser esfregado diretamente no cabelo. Sua eficácia é menor do que a do shampoo líquido
Shampoo a seco Shampoo que se aplica em spray sobre os cabelos secos. Permite a remoção do sebo localizado nas áreas mais vulneráveis, como as raízes, sem a necessidade de lavar o cabelo. Uma opção prática para os cabelos oleosos

Que propriedades específicas os shampoos podem ter?

  • Para cabelos oleosos: remove uma quantidade maior de sebo.
  • Antiqueda: fortalece os fios e previne sua queda.
  • Para cabelos secos: têm maior poder de hidratação.
  • Shampoo de proteção da cor: especialmente desenvolvido para manter a cor dos cabelos tingidos.
  • Shampoo equilibrante: restaura o pH normal do cabelo.
  • Shampoo hidratante: ajuda a manter a umidade necessária para manter o cabelo saudável.
  • Shampoo de volume: proporciona volume extra e mais corpo aos fios.
  • Shampoo que alisa: deixa os fios mais lisos, além de proporcionar hidratação e brilho.

Como devo usar o shampoo?

Como acontece com qualquer produto de uso cosmético, para se obter os resultados desejados, é preciso usar o produto de forma correta. Por isso, veja em detalhes como você deve aplicar o shampoo. Embora pareça fácil e óbvio, existem detalhes que você certamente não conhece e que podem ser de grande ajuda.

Para começar, molhe o cabelo no chuveiro com água morna. Não deixe a água muito quente para não ressecar o cabelo. Coloque em sua mão uma quantidade de shampoo do tamanho de uma moeda. Exagerar na quantidade não é sinônimo de melhores resultados. Espalhe o shampoo nas mãos e massageie o couro cabeludo suavemente com as pontas dos dedos.

Mulher tendo o cabelo lavado com shampoo no salão

Não é aconselhável lavar o cabelo todos os dias. A recomendação geral é de 2 a 3 vezes por semana.
(Fonte: Racorn: 21235159/ 123rf.com)

Vá esfregando em todo o cabelo, da raiz às pontas, sem exagerar nessa última. Em seguida, enxágue bem os fios. Reaplique a mesma quantidade de shampoo e lave o cabelo pela segunda vez. Em seguida, lave o cabelo com bastante água morna ou fria. Enrole o cabelo numa toalha e seque-o bem.

Com que frequência tenho que usar shampoo?

Todo mundo gosta de um cabelo bem limpo e cuidado. No entanto, não é lavando o cabelo todos os dias que conseguimos isso. Na verdade, não é recomendável lavar o cabelo com frequência demais. Isso resultaria na remoção excessiva do sebo, um agente protetor natural do nosso couro cabeludo, o que não faria bem.

Não existe uma regra geral para a frequência com que se deve lavar o cabelo. Tudo depende das necessidades de cada tipo de cabelo. Em linhas gerais, os especialistas recomendam a lavagem 2 ou 3 vezes por semana. Essa frequência pode ser ainda menor para quem tem cabelos ressecados. Já para quem tem cabelos oleosos, o intervalo pode ser menor.

Mulher com condicionador na mão

O condicionador é o melhor amigo do shampoo, e o ideal é aplicá-lo após lavar o cabelo.
(Fonte: Goodluz: 15290641/ 123rf.com)

Que efeitos adversos o shampoo pode ter?

Apesar de ser um produto de uso diário e amplamente utilizado, o shampoo não está isento de efeitos adversos. E este se devem especialmente ao uso incorreto do shampoo. Seja pela frequência de uso excessiva ou um produto que não é adequado para o seu tipo de cabelo. Eles também podem causar reações em pessoas com patologias de pele.

Entre os efeitos adversos mais comuns estão a irritação do couro cabeludo e da pele. Isso é mais comum em shampoos que contêm agentes irritantes, como os derivados do álcool. Eles podem causar ressecamento e descamação. Algumas pessoas também apresentam coceira e irritação nos olhos quando estes entram em contato com o shampoo.

Três vidros de shampoo ao lado de toalhas e sais de banho

É importante escolher o shampoo de acordo com seu tipo de cabelo.
(Fonte: Kolpakova: 11963030/ 123rf.com)

Certos componentes dos shampoos podem causar outras alterações. Por exemplo, já houve casos de intoxicação por lauril sulfato de sódio. Por outro lado, o sulfato de sódio tem um efeito negativo na visão. Substâncias como a DEA (dietanolamina) têm efeitos nocivos para sistema digestivo. Por fim, podem ocorrer também reações alérgicas.

Quais são as vantagens e desvantagens dos shampoos?

Veja a seguir uma tabela comparativa entre as principais vantagens e desvantagens do uso de shampoo.

Vantagens
  • Limpeza
  • Hidratação
  • Controle do sebo
  • Cabelo saudável
Desvantagens
  • Reações alérgicas
  • Irritação da pele, couro cabeludo e olhos

Critérios de compra

Na hora de comprar um shampoo, é importante avaliar alguns aspectos. Incluímos, a seguir, os fatores de maior relevância para você observar quando você for comprar esse produto. Assim, você terá certeza de tomou a decisão certa na escolha do shampoo que melhor se adapta às suas necessidades. Esses aspectos são:

  • Composição
  • Tipo de cabelo
  • Resultados desejados
  • Idade
  • Doenças ou alergias

Composição

A formulação é de vital importância na hora de adquiri um shampoo. São os ingredientes que conferem a função ao produto, seus resultados e possíveis efeitos adversos. Portanto, é muito importante que você dedique um tempo para ler os componentes do rótulo de cada shampoo antes de comprar um. Vejamos alguns exemplos.

Você pode querer priorizar alguns aspectos de acordo com os seu tipo de cabelo. Por exemplo, hidratação, controle do sebo ou efeito anti-caspa. Por outro lado, você deve escolher compostos diferentes se quiser valorizar seus cachos ou deixar os fios mais lisos. Por fim, você deve ter cuidado caso sofra de alguma condição dermatológica ou alergia.

Tipo de cabelo

Como explicado nas seções anteriores, existem shampoos criados especificamente para cada tipo de cabelo. De acordo com esse critério, alguns incluem um componente enquanto outros não, o que permite atender às necessidades de cada tipo de cabelo. Então, para poder escolher um shampoo, é preciso saber claramente as características do seu cabelo.

Por exemplo, há shampoos especiais para cabelos cacheador e para cabelos lisos. Você também encontrará produtos exclusivos para cabelos tingidos, que previnem o desbotamento da cor. Por outro lado, se o seu cabelo estiver ressecado, sem vida e danificado, é melhor procurar shampoos reconstrutores para fortalecer os fios. Seja qual for seu tipo de cabelo, você encontrará o shampoo mais indicados para ele.

foco

Se o seu cabelo for fino ou sensível, é melhor escolher produtos naturais, livres de parabenos e sais.

Resultados desejados

Outro aspecto para levar em conta são os resultados que você deseja obter. Como você sabe, a principal função do shampoo é lavar o cabelo, mas não essa não é a única finalidade do produto. Existem shampoos formulados exclusivamente para oferecer resultados específicos. Em outras palavras, além de shampoos para cada tipo de cabelo, também existem shampoos com funções específicas.

Por exemplo, você pode querer um shampoo que ajude a controlar o frizz do cabelo. Outra possibilidade é encontrar um produto que proporcione mais volume e vitalidade aos fios. Se o seu cabelo está sem graça e sem brilho, você pode dar mais vida e luminosidade aos fios com o shampoo certo. Existem várias opções.

Idade

A idade é um fator importante, mas que pode nos passar batido. O cabelo das crianças não tem as mesmas características do cabelo dos adultos. Suas necessidades também são diferentes. Além disso, a pele das crianças é mais delicada. Por isso, o mercado oferece linhas especiais de shampoos formulados exclusivamente para crianças.

Estes produtos respeitam melhor o pH da pele e não causam irritação nos olhos. Além disso, contêm componentes para facilitar o penteado. No entanto, existem shampoos “para toda a família”. Esses produtos não consideram as diferenças expostas, por isso é melhor usar shampoos distintos para crianças e adultos.

Doenças ou alergias

A presença de doenças dermatológicas ou alergias afeta dois aspectos. Por um lado, existem shampoos específicos para determinadas patologias. Por exemplo, no caso de uma infecção fúngica, pode-se usar shampoos antifúngicos. Além disso, existem xampus hipoalergênicos e de pH neutro para caso de alergias.

Por outro lado, as alergias e patologias cutâneas aumentam as chances de sofrer efeitos adversos dos shampoos. Em resumo, é importante manter esses aspectos em mente ao escolher um shampoo. Escolha o shampoo mais adequado à sua condição e verifique se ele não contém componentes prejudiciais para você.

Resumo

Em suma, o shampoo é um produto cosmético de muita utilidade na vida cotidiana. Sua principal função é lavar o cabelo, graças à remoção do excesso de sebo do couro cabeludo. No entanto, o shampoo tem muitas outras propriedades cosméticas, determinadas, em grande parte, por sua composição.

O uso correto do shampoo confere aos cabelos um aspecto limpo, saudável, forte e brilhante. Além disso, com base suas características, os shampoos oferecem aquilo de que seus fios precisam para ficarem radiantes. Atualmente, os shampoos se adaptam a todas as idades e a todos os tipos de cabelo. Adaptam-se, inclusive, às necessidades cosméticas dos usuários.

Seus cachos estão sem definição? A solução pode ser um shampoo próprio para cabelos cacheados. Seus cabelos estão ressecados e danificados? Experimente shampoos reparadores para cabelos danificados. Seus filhos sempre reclamam de que os olhos ardem no banho? Escolha um shampoo especial para crianças e dê fim ao problema.

(Fonte da imagem em destaque: Dolgachov: 38880105/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
36 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...