Bem-vindo ao novo artigo do nosso Guia. No post de hoje vamos desvendar os segredos do retinol, que já é utilizado há muito tempo para melhorar a aparência da pele. Com nossos conselhos, você conseguirá tirar o melhor proveito deste incrível cosmético, e poderá evitar qualquer efeito secundário.

O retinol estimula a formação de novas células epiteliais, o que contribui para diminuir as manchas e linhas de expressão. Os produtos que possuem uma concentração alta de vitamina A são utilizados exclusivamente com prescrição médica, mas os que são vendidos livremente podem ser tão eficientes quanto, somente é necessário ter paciência para obter os resultados desejados.

O mais importante

  • O retinol é derivado da vitamina A e é capaz de renovar a camada mais superficial da pele.
  • Ele é um excelente produto para tratar da acne, das manchas e das linhas de expressão.
  • Os efeitos secundários do retinol podem ser inflamações, vermelhidão e descamação da pele. Esses sintomas desagradáveis aparecem, principalmente, em peles mais sensíveis ou ao utilizar uma quantidade excessiva dele.

Ranking: Os melhores cosméticos com retinol do mercado

A seguir, vamos mostrar os melhores produtos com retinol que você poderá encontrar à venda. Nesta seção, você irá descobrir qual é o mais adequado para você e os benefícios que eles oferecem para a pele.

1º – Redermic R, La Roche-Posay

Esse produto anti-idade da La Roche foi formulado para o uso diário e o retinol puro é associado a um retinóide que aumenta ainda mais a eficiência do produto sobre a pele.

Ele também é uma excelente escolha para quem quer reduzir os poros dilatados, que é um fator de incômodo para muitas pessoas em relação a própria aparência.

2º – Liftactiv Retinol HA Advanced Vichy

A Vichy é uma marca muito conhecida do mercado e os cosméticos fabricados por ela são sempre muito requisitados. Esse é um produto para uso fácil e que corrige diversos tipos de rugas, inclusive as mais resistentes.

Sua fórmula possui alta resistência e pode ser utilizada até nas peles mais sensíveis. Os resultados são comprovados, já que melhoram significativamente a textura da pele e diminuem consideravelmente as marcas de expressão.

3º – Under Skin Retinol Antiox Defense

Esse produto tem efeito rejuvenescedor na pele e, por isso, foi formulado especialmente para peles maduras. O seu alto poder de penetração na pele proporciona excelentes resultados aos usuários.

A aplicação dele deve ser feita na face e no pescoço, massageando suavemente com movimentos circulares a região, e o efeito que ele vai proporcionar para a sua pele é surpreendente.

4º – Adcos Derma Complex Retinol Facial

Esse sérum promove a hidratação, incrementa a firmeza e elasticidade e devolve a jovialidade para a pele através de sua ação anti-idade. Ele também promove a renovação celular, o que melhora o relevo e a textura da pele.

Ao utilizá-lo com regularidade, você irá verificar que a pele ficará mais uniforme, já que a produção de colágeno tende a aumentar.

5º – Creme Antissinais Noturno Retinol + Vitamina C Nupill

Esse creme noturno antirrugas é uma excelente escolha para tratar das marcas de expressão, além de proporcionar uniformidade no tom da pele, o que auxilia no clareamento das manchas.

Além disso, ele possui um dos melhores custos benefícios do mercado, já que agrega dois fatores fundamentais – qualidade e bom preço.

Guia de Compras: Tudo o que você deve saber sobre o retinol

O retinol é um derivado da vitamina A, que é utilizado como cosmético desde 1984. Ele é capaz de estimular o DNA das células para que entrem em contato e acelerem o metabolismo. Se utilizado constantemente, ele é capaz de estimular a produção de novas células e o espessamento da epiderme.

Imagem mostra uma mulher aplicando sérum no rosto

O retinol melhora a aparência tanto de homens, quanto de mulheres. (Fonte: Mandrikova: 51170131/ 123rf.com)

O que é exatamente o retinol?

O retinol é um derivado da vitamina A. Pertence ao grupo dos retinoides tópicos, como também é o caso da tretinoína e a isotretinoína. Esses dois produtos, muito utilizados na área de dermatologia, são eficazes, mas podem gerar vermelhidão e inflamação.

O retinol foi desenvolvido como uma alternativa mais suave (mas igualmente eficaz) para cuidar da pele. A partir dos 30 anos, a produção de colágeno e a criação de novas células da pele diminuem. A vitamina A é capaz de penetrar nas células e estimular seu metabolismo, fazendo com que elas voltem a se comportar como células jovens.

Adicionar um cosmético que contenha retinol à sua rotina de cuidados com a pele pode ajudar a aliviar os sinais de envelhecimento. A pele irá se renovar,  e ficará hidratada e saudável. Ao utilizar o retinol constantemente, você verá uma melhoria no estado dela após, aproximadamente, três meses.

Qual é a diferença entre o retinol e os outros derivados da vitamina A?

Para muitas pessoas, o retinol é o “único antirrugas que funciona”. Na verdade, existem outros derivados da vitamina A que também são capazes de alterar a aparência da pele.

É importante que você conheça as principais diferenças para que possa comprar um produto que contenha este componente na fórmula com a confiança de estar fazendo a melhor escolha para a sua pele.

  • Palmitato de retinol: É um retinoide fraco, mais barato que os outros derivados da vitamina A. Por conter ácido palmítico, a sua ação é hidratante. Seu efeito sobre as rugas, manchas e acne são um pouco limitados. Como é muito raro que provoque irritação, ele é recomendável para peles sensíveis.
  • Retinol: Ele age de forma moderada na pele. Ele é seguro e vendido livremente em farmácias e afins. Seu preço depende da marca fabricante. Os efeitos secundários mais comuns são vermelhidão e descamação. As mudanças microscópicas provocadas por ele na estrutura da pele oferecem uma melhora estética.
  • Tretinoína: Esse produto contém um componente ácido que faz com que seja especialmente adequado para o tratamento da acne. Também tem una excelente ação anti-idade. É preciso que você tenha uma recomendação médica para comprá-lo, já que ele pode causar vermelhidão, irritação e inflamação na pele.
  • Isotretinoína: Assim como a tretinoína, esse composto é utilizado para o tratamento dos casos mais severos de acne. Seus efeitos secundários podem ser incômodos e por isso é importante pedir a orientação de um médico antes de utilizar o produto.
  • Tazaroteno: É o retinoide mais potente, sendo muito utilizado para o tratamento da Psoríase. Ele é também muito eficiente para o tratamento anti-idade. Não está disponível para venda no Brasil.

Veja abaixo uma tabela com as principais diferenças entre o retinol e os outros derivados:

Derivado Potência Efeitos secundários Preço
Palmitato de retinol  Fraco  Muito leves  Baixo
Retinol  Média  Médios  Variável
Tretinoína Alta Graves Médio
Isotretinoína Alta Graves Médio
Tazaroteno Muito alta Graves Alto

Quem deve utilizar produtos com retinol?

Normalmente é recomendável adicionar um cosmético que contenha retinol à sua rotina de beleza a partir dos 30 anos de idade, já que, neste momento, a síntese do colágeno se reduz e a criação de novas células diminui.

Por isso, a vitamina A é capaz de manter a nossa pele jovem durante mais tempo. O retinol pode ser útil para tratar:

  • Rugas e linhas de expressão;
  • Manchas causadas pelo sol;
  • Marcas e cicatrizes que tenham sido causadas pela acne;
  • Acne e cravos;
  • Textura irregular da pele.

Para quem os cosméticos com retinol não são recomendáveis?

As pessoas jovens (com menos de 25 anos) não devem utilizá-los. Se a pele é estimulada nesta fase da vida, vários problemas podem aparecer como acne, pele oleosa e descamação. Nesta idade, recomenda-se a utilização de um composto com ácido salicílico.

Além disso, pessoas que possuem a pele sensível devem ter cuidado ao utilizar o retinol. Neste caso, recomenda-se que comecem com a concentração mais baixa, e, se após algum tempo de uso não aparecerem efeitos secundários, podem aumentar a quantidade usada gradualmente.

foco

Recomenda-se adicionar o retinol na sua rotina de beleza a partir dos 30 anos de idade.

Como é possível se beneficiar do retinol?

Graças ao poder do retinol de promover a criação de novas células, haverá uma renovação da camada mais superficial da pele e manchas solares, cicatrizes e marcas de acne serão atenuadas. Essa molécula também penetra nos poros, reduzindo a formação de cravos.

O envelhecimento reduz progressivamente a espessura da pele, e o retinol ajuda a combater isso, retomando a elasticidade, hidratação e frescor da pele. Ele é benéfico tanto para a pele de homens quanto de mulheres.

Imagem mostra um sérum

É preciso evitar que o produto entre em contato com o ar para que ele não estrague.(Fonte: Kappatou: 67315405/ 123rf.com)

Qual é o preço dos cosméticos com retinol?

O preço deles é variável, e costuma estar diretamente relacionado com a marca. A faixa de preço que você pode encontrar com relação aos cremes que utilizam retinol na sua fórmula varia de R$ 50 a R$ 400. Mas lembre-se que um preço alto não corresponde, necessariamente, a uma maior eficácia.

Preste atenção aos ingredientes do produto que deseja adquirir e certifique-se de que o retinol é o principal componente. Muitos fabricantes usam hidratantes e outros itens que o tornam mais caro. É importante também que escolha uma marca em que confie. Você perceberá que é possível sim encontrar cosméticos fantásticos sem gastar muito dinheiro.

Como se aplicam os produtos que contém retinol?

O retinol deve ser aplicado pela noite, pois a luz do sol deteriora esse componente, e com a pele limpa e seca, já que você poderá ter uma irritação caso ela esteja úmida.

Aplique uma pequena quantidade de retinol no rosto, pescoço e decote. Se ele tiver a textura de gel ou creme, uma quantidade do tamanho de uma ervilha será suficiente. Se estiver utilizando óleo, não use mais do que 4 gotas.

Se usar mais do que a quantidade recomendada, você corre o risco de ter irritação, descamação e vermelhidão.

É preciso utilizar proteção solar ao utilizar o retinol?

Sim, você deve usar um fator de alta proteção solar ao usar produtos com retinol (mínimo FPS 30). Lembre-se, também, que a exposição solar é o principal agente responsável pelo envelhecimento da pele. Você deve usar protetor solar diariamente e não apenas quando for para a praia ou a montanha.

Não se sabe bem ao certo porque a pele fica mais sensível à exposição solar após a aplicação de retinol, se é por conta deste componente ou das novas células que se formam e não tem tolerância ao sol. Seja como for, é importante se proteger.

Dr. Adam FriedmanMédico especialista en Dermatología (USA)

“Não é necessário que você evite a exposição solar, basta que utilize medidas de proteção, como protetor solar diariamente nas áreas afetadas [pelo uso de retinol].”

Quais são os efeitos secundários que podem aparecer devido ao uso de retinol?

Quando você começa a utilizar o retinol diariamente podem aparecer irritações, vermelhidão e descamação da pele. Isso pode ser bastante incômodo, mas tende a melhorar conforme o tempo de uso.

O que deve causar preocupação é se o uso do cosmético causar dor, feridas e inchaço. Se isso acontecer, busque um médico imediatamente.

Recomendamos que você comece com uma concentração baixa de retinol, uma noite por semana, durante um mês. Vá aumentando aos poucos a frequência de uso na pele. Se a sua pele é muito sensível, você pode aplicar um creme hidratante dez minutos antes de aplicar o produto com retinol.

A seguir, veja a tabela que resume os principais efeitos secundários devido ao uso do retinol:

Efeito secundário Solução
Pele avermelhada Proteção solar. Hidratação antes de aplicar o retinol
Irritação Proteção solar. Hidratar antes de aplicar o retinol. Dar mais tempo entre as aplicações do produto
Descamação Proteção solar. Utilizar produtos para limpeza de pele e cremes para pele sensível. Hidratação extra
Pele seca Proteção solar. Hidratação (máscaras faciais, séruns)
Dor, reações alérgicas, irritação grave Pare de usar o produto. Consultar um médico imediatamente

Posso utilizar um cosmético com retinol caso esteja grávida?

Os derivados da vitamina A são lipossolúveis, o que quer dizer que são capazes de penetrar na membrana das células e se acumular no organismo. Por isso, mesmo que a aplicação do retinol pareça superficial, ele tem a capacidade de penetrar no corpo e causar efeitos no feto.

É recomendável que as mulheres não utilizem o retinol durante a gravidez e a amamentação.

Como alternativas seguras durante a gestação, você pode utilizar séruns com vitamina C, ácido glicólico ou ácido láctico.

Dr. Hanna BrowneMédico Ginecologista

“Atualmente é recomendável parar de utilizar retinoides um mês antes de tentar engravidar.”

Critérios de Compra

Abaixo, apresentamos os fatores de compra mais importantes ao escolher um cosmético que contenha retinol. Antes de comprar este produto, preste atenção aos seguintes aspectos:

  • Efeito desejado
  • Tipo de pele
  • Fórmula
  • Tipo de embalagem
  • Custo benefício

Efeito desejado

Qual problema você deseja combater? Para melhorar a aparência da sua pele, será suficiente utilizar uma concentração baixa de retinol. Se você está preocupado com as manchas e rugas, terá que buscar cosméticos mais potentes.

Infelizmente, nem todos os fabricantes colocam a quantidade exata de retinol do produto no rótulo. Alguns deles descrevem uma alta concentração de retinol no rótulo, mas, na verdade, utilizam pouca quantidade da molécula, diluída em óleos e hidratantes.

Escolha uma marca de qualidade, que utilize uma formulação em que o principal ingrediente seja o retinol. Lembre-se sempre de ler a composição de um produto antes de realizar a sua compra.

Tipo de pele

Se sua pele é sensível, alérgica, propensa a eczema ou rosácea, tente usar produtos com retinol em baixas concentrações. É uma boa ideia fazer um pequeno teste em uma área discreta (por exemplo, atrás da orelha) para verificar a reação dele após 24 horas.

Por outro lado, praticamente todos os tipos de pele (seca, oleosa, mista) se beneficiarão dos efeitos do retinol. Se sua pele for oleosa ou mista, escolha um cosmético com consistência leve. Se sua pele for seca, você pode optar por um óleo. Lembre-se que é essencial usar protetor solar diário ao usar retinoides.

Imagem mostra um frasco

Um frasco com dosador evitará que o produto entre em contato com o ar. (Fonte: Starikov: 37935466/ 123rf.com)

Formulação

Existem produtos com retinol que não utilizam parabenos, nem silicone e que são mais sustentáveis, também pelo fato de que cada vez mais marcas optam por não  fazer testes em animais. Normalmente é fácil encontrar estas informações na embalagem quando o cosmético tem essas características.

Tipo de embalagem

O retinol estraga caso fique em contato com o ar e com a luz, por isso é importante que você escolha um produto que tenha um frasco que não permita que ele fique em contato com a luz, e que você guarde o cosmético em um local que não fique exposto a claridade.

Embalagens que tenham um dosador são a melhor escolha, já que assim somente a quantidade que você utilize vai entrar em contato com o ar.

Custo benefício

Geralmente, os produtos com retinol têm um bom custo benefício. Já foi comprovado que uma pequena quantidade de retinol ajuda a melhorar a aparência da pele, se utilizado constantemente.

Se você deseja economizar, escolha um cosmético com poucos componentes além do retinol, para que assim você sinta melhor o efeito dele na sua pele.

Resumo

O retinol é capaz de acelerar o metabolismo das células na pele, e desta forma oferece um efeito rejuvenescedor, além de atenuar manchas e rugas. Entre os efeitos secundários dele estão a vermelhidão e a descamação, que são problemas que podem ser prevenidos e que, na maioria das vezes, desaparecem com o tempo.

Esperamos que este Guia tenha te ajudado a escolher o cosmético com retinol mais adequado para a sua pele. Leia cuidadosamente as informações de cada produto antes de realizar a sua compra, e tente não confundir as porcentagens e concentrações.

Lembre-se de ter paciência e em questão de alguns meses terá a pele mais jovem e bonita. Se gostou do nosso Guia sobre retinol, deixe um comentário ou compartilhe este artigo.

(Fonte da imagem destacada: Mandrikova: 51170131/ 123rf.com)

 

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 4,30 de 5
Loading...