O primer chegou para revolucionar o mundo da maquiagem. E a mudança foi para melhor, pois graças ao seu uso, conseguimos deixar a pele toda uniforme em poucos minutos, lisinha como se fosse de porcelana. E como se não bastasse, ele ainda melhora o resultado da maquiagem.

Por isso e muito mais, os primers se tornaram um item indispensável em nossa rotina de maquiagem. O problema é que, muitas vezes, não sabemos como usar o produto ou como escolher aquele que melhor se adapta à nossa pele. Mas com um Guia tão completo, indecisão não será o problema.

O mais importante

  • O primer é um produto criado para preparar a pele antes de aplicar a maquiagem. Entre seus benefícios, o primer reduz a visibilidade dos poros e rugas, suaviza a pele e esconde toda e qualquer imperfeição.
  • O primer também é essencial para aumentar a duração da maquiagem, pois ajuda na fixar melhor os produtos que são aplicados depois. Existem primers para todos os gostos. Eles estão disponíveis em gel, líquido, mousse ou creme.
  • O uso deste produto é muito comum entre os maquiadores profissionais, pois oferece um acabamento perfeito para a maquiagem. Para escolher o primer ideal para você, é preciso considerar seu tipo de pele, suas necessidades e a qualidade do produto.

Ranking: Os melhores tipos de primer do mercado

Os primers estão se tornando uma obrigação quando o assunto é maquiagem. Com isso, várias marcas se dispuseram a criar primers para todos os tipos de pele e gostos. Há muitas opções para escolher. É por isso que preparamos para você uma seleção com os melhores primers do mercado.

1º – Primer BB Boomer, Misha

O primer facial BB Boomer da Misha confere um aspecto luminoso à pele, graças ao pó de pérola rosa em sua composição. Ele é ideal para ser usado antes da maquiagem. É antioxidante e hidratante, sendo indicado para todos os tipos de pele.

Sua formulação contém adenosina, que possui efeito anti-idade, e arbutina, que tem efeito antimanchas. O primer facial BB Boomer minimiza os poros dilatados e as linhas de expressão e deixa a maquiagem com aspecto natural, além de aumentar sua durabilidade. Esse produto não obstrui os poros.

2º – Beyoung Studio Primer Pro-Aging

O Studio Primer Pro-Aging da BEYOUNG é um primer anti-idade indicado para todos os tipos de pele. Ele cria um desfoque para disfarçar as imperfeições enquanto restaura a firmeza e elasticidade da pele. Ainda matifica o rosto e é hipoalergênico.

Ele aumenta a durabilidade da maquiagem por até 24 horas. Com seu efeito B-Flash, proporciona um efeito lifting que diminui a aparência de rugas e linhas. Sua ação pró-aging se dá por um peptídeo de cobre que trata a pele e tem efeito acumulativo.

3º – Primer Studio Perfect, Ruby Rose

A Ruby Rose é uma marca que se consolidou no mercado por trazer produtos de alta qualidade a preços extremamente acessíveis. Horando a marca, o primer Studio Perfect traz uma fórmula simples, sem efeito anti-idade ou luminosidade, mas com ótimo custo-benefício.

Sua formulação em gel tem como base a combinação de três silicones diferentes. Ele proporciona o disfarce ópticos das imperfeições e promete diminuir a oleosidade da pele enquanto a deixa macia. Essa é uma boa opção para quem é iniciante e não quer gastar muito com primer mais caro.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o primer

Quem não gostaria de uma maquiagem sempre perfeita? Mas, para isso, não basta apenas ter os melhores produtos. Também é preciso saber usar. Para saber como usar seu primer veja uma série de respostas às perguntas mais frequentes sobre o assunto.

Imagem de mulher maquiando outra.

Os primers se diferenciam por um ingrediente principal: água, óleo ou silicone. (Fonte: Andor Bujdoso: 96007617 / 123rf.com)

O que seria um primer e quais os seus benefícios?

O primer é um produto que tem a função de preparar a pele para receber a maquiagem. Há vários tipos de primer que se adaptam a todas as peles. Eles são muito fáceis de usar e oferecem grandes benefícios, tanto para a pele quanto para o resultado dos produtos que são aplicados depois.

Não é à toa que o primer causou uma revolução na forma como nos maquiamos. Entre as principais vantagens do uso diário do primer, podemos citar a preparação da pele, o disfarce de manchas, o aumento da duração da maquiagem e melhores resultados.

Quais são os tipos de primer?

Com a popularidade do primer como um item essencial de qualquer maquiagem, as marcas estão criando produtos cada vez mais específicos. Hoje se pode encontrar muitos tipos de primer. O lado bom de tanta variedade? Ficou muito mais fácil encontrar um primer que se adapte à sua pele e às suas necessidades. Estes são os principais tipos:

  • Matificante: Ideal para a pele oleosa. Este primer controla a produção de sebo e mantém a pele sem brilho excessivo.
  • De longa duração: Perfeito quando você precisa que a sua maquiagem dure mais tempo sem borrar nem escorrer com o passar das horas.
  • Com correção da cor: Atuam sobre as pequenas manchas que temos no rosto. Esse tipo de primer as esconde em instantes.
  • Iluminador: A melhor opção para peles secas ou sem viço. Além disso, esse primer pode ser usado sozinho, sem aplicar base por cima.
  • Para minimizar os poros: Preenchem os poros visíveis para que, ao aplicar a maquiagem, a pele fique uniforme.
  • Hidratante: Outro primer essencial para a pele seca, pois, além de uniformizar e preparar a pele, oferece hidratação extra.

Há muitos para escolher. Só que você não precisa escolher apenas um. Você pode usar vários e misturá-los até criar a combinação perfeita para você. Não se preocupe, é só uma questão de experimentar até descobrir o que funciona melhor para você. Quando isso acontecer, basta tirar proveito dos resultados.

Como saber qual primer é o mais indicado para a minha pele?

Para encontrar o primer ideal, assim como quando vamos escolher um cosmético, é necessário levar em conta o seu tipo de pele. Por um lado, é necessário saber se você tem a pele seca, oleosa, sensível ou madura, a fim de escolher um primer que também ofereça à sua pele os cuidados que ela merece.

Mas não é apenas o tipo de pele que importa. Também é importante prestar atenção às suas necessidades. Ou seja, o que você quer “disfarçar” com o uso do primer. Pode ser, por exemplo, cicatrizes, poros, rugas ou sinais de expressão. É fundamental saber disso.

Tipo de pele Primer ideal
Pele seca Primer com propriedades hidratantes
Pele mista a oleosa Primer matificante
Pele sensível Primer com fator de proteção solar
Pele madura Primer com ativos antissinais
Pele com cicatrizes ou poros muito dilatados Primer líquido

Qual é a melhor maneira de aplicar o primer?

Aplicar o primer é muito simples. Mas, para alcançar resultados perfeitos, é essencial que você siga todos os passos atentamente. Comece pela limpeza. Para que o primer se fixe bem na pele, é preciso limpá-la primeiro. Ao terminar de lavar e enxugar o rosto, você também pode aplicar um hidratante.

Depois de preparar a pele, é hora de aplicar o primer. Normalmente, uma pequena quantidade de produto é suficiente. Não use demais, senão o efeito pode ser contrário ao que você deseja, ficando muito artificial. Você pode usar uma esponja de maquiagem, mas é mais fácil aplicar com as próprias mãos.

Mulher escolhendo maquiagens em loja.

Lembre que o mais importante é que a composição do seu primer deve se compatível com a base da sua base de maquiagem. (Fonte: Luca Bertolli: 42252386 / 123rf.com)

Aplique o primer por todo o rosto como se fosse um creme hidratante. É importante aplicar de cima para baixo e sempre em direção ao cabelo. Continue espalhando até alcançar um efeito uniforme da pele.

Você pode aplicar maior quantidade do produto em regiões de maior necessidade, como os poros do nariz ou em cima de uma manchinha, se tiver usando um primer com correção de cor. Pronto! Foi mais fácil do que imaginava, não é?

Quais são os mitos e verdades sobre o primer?

Apesar de os primers estarem fazendo muito sucesso na maquiagem, não se deve sair acreditando em tudo o que se diz sobre o produto. Embora seja verdade que os primers trazem muitos benefícios tanto para a pele quanto para o resultado da maquiagem, hoje queremos revelar alguns mitos.

Verdades Mitos
Aumenta a duração da maquiagem É imprescindível antes da maquiagem
Matifica a pele e elimina o brilho Torna a maquiagem à prova d’água
Existem opções diferentes para diversos tons de pele Todos têm propriedades anti-idade
Atua como uma segunda pele Não deixa a pele respirar

É importante conhecer os mitos e verdades dos produtos que usamos para saber quais resultados esperar deles. Além disso, não se deve esquecer que estamos falando de dados objetivos e que o primer pode agir de forma diferente em cada pele. Cada pele é única e se deve cuidar dela como ela merece.

É aconselhável usar o primer todos os dias?

Muitas pessoas acham que é melhor não usar primer todos os dias, com medo de acabarem sobrecarregando a pele, sem deixar que ela respire naturalmente. No entanto, o primer foi criado justamente para uso diário, sem que venha causar nenhum problema na pele. O importante é usar o primer certo.

E, além de escolher um primer adequado para sua pele, outro fator importante ao usar o produto diariamente é a limpeza da própria pele. Se você der à sua rotina de limpeza facial a mesma atenção que dá para a maquiagem, sua pele vai se regenerar durante a noite e estará pronta para o dia seguinte.

Os mandamentos do primer

Tem horas que vemos tanta informação sobre um produto que queremos usar que acabamos ficando confusos. Para evitar esse problema, preparamos para você uma lista dos “mandamentos” com os fatos mais importantes sobre o primer. Atenção às dicas!

  1. Observe sua pele e veja qual é seu tipo e quais são suas maiores necessidades.
  2. Quando souber seu tipo de pele, escolha um primer adequado, seguindo as devidas indicações.
  3. Lembre que você pode escolher mais de um para criar a combinação ideal.
  4. O primer prepara a pele para a base, com o objetivo de deixar a pele lisinha.
  5. As outras funções do primer são: matificar, igualar o tom de pele e deixar os poros menos visíveis.
  6. O primer deve sempre ser aplicado de cima para baixo.
  7. É importante aplicar o primer sempre na direção do cabelo.
  8. Use o primer para aumentar a duração da maquiagem.
  9. Utilize também como um tratamento para a pele.
  10. Por fim, depois de experimentar, você não vai conseguir largar seu primer.

Existe algum truque para usar o primer?

Nós já dissemos neste Guia que o melhor truque é misturar primers diferentes. Pelo menos, é isso que os maquiadores profissionais costumam fazer. Com isso, queremos dizer misturar alguns primers entre si ou usar primers diferentes em regiões diversas do rosto. Por exemplo, no caso de uma pele mista: um primer matificante na zona T (testa, nariz e queixo) e outro primer hidratante nas demais regiões.

Por fim, um truque que pode parecer muito bobo, mas que é muito importante, é deixar esperar a pele secar. Mais do que um truque é um conselho. Para melhores resultados, é essencial deixar a pele absorver o hidratante ou sérum antes de aplicar o primer. Caso contrário, ele não vai se fixar bem na pele.

Maria José PerezRedatora de moda da Vogue

“Chego a usar até três tipos diferentes de primer, cada um em diferentes regiões do rosto.”

Critérios de Compra

Parece que você já decidiu incluir o primer na sua rotina de maquiagem. Mas agora surge outro problema: Qual deles você vai comprar? Veja a seguir os 5 principais critérios que você deve observar na hora de comprar um primer. Todos são importantes.

  • Tipo de pele
  • Necessidade
  • Composição
  • Tonalidade da pele
  • Qualidade

Tipo de pele

Dissemos e repetimos: conhecer o seu tipo de pele é essencial para o uso correto de qualquer cosmético. Ainda mais um primer. Esse produto é aplicado diretamente na pele, e nós sabemos que esta pode ser muito delicada. Portanto, sempre escolha um produto de acordo com a sua pele.

Ter este critério de compra em mente só traz benefícios, pois é uma forma de cuidar da pele. Escolher um primer adequado para o seu tipo de pele e suas necessidades também é garantia de que terá os melhores resultados. Você não vai correr o risco de fazer diferente, não é?

Produtos básicos de maquiagem.

Quanto melhor a qualidade do primer, menores as chances de causar reações alérgicas. (Fonte: belchonock: 34765385 / 123rf.com)

Necessidade

A questão da necessidade é mais do que óbvia. É evidente que, se você não souber do que a sua pele precisa, dificilmente alcançará os resultados desejados. Nós mencionamos vários tipos diferentes de primer. Veja atentamente a especificação de cada um para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

Lembre que não é problema usar mais de um tipo de primer. O mais importante é identificar suas necessidades e adquirir um primer capaz de atender a cada uma delas. Há também necessidades específicas, tais como a redução ou a prevenção das rugas. Nesse caso, compre um primer anti-idade.

Composição

O primer é um produto que é plicado diretamente na pele. Portanto, seus ingredientes são muito importantes. Então, sempre devemos ver a composição do primer que vamos usar. Idealmente, se recomenda uma composição compatível com a base que será usada por cima. Assim, os dois produtos se assentarão com perfeição na pele.

Geralmente, os primers se distinguem pelo ingrediente principal: água, óleo ou silicone. O primer à base de óleo pode ser mais agressivo à pele e não é recomendado para peles sensíveis ou oleosas, os primers à base de água e silicone são ideais para todos os tipos de pele.

Enfim, lembre que o mais importante é que a composição do primer seja compatível com a sua base. Muitas vezes, quando esses dois produtos não são compatíveis, é possível ver pequenas rugas ao aplicar maquiagem, já que o primer e a base não se mesclaram como deveriam.

Tonalidade da pele

Como o principal objetivo do primer é agir como uma segunda pele, é essencial escolher a tonalidade certa. Isso quando o primer não for incolor. Hoje em dia, com a grande variedade de primers, não será difícil encontrar um que se adapte ao tom da sua pele. Se escolher o tom certo, o resultado será ainda mais natural.

Normalmente, na maioria das bases, os tons são definidos por números. Se é a primeira vez que você vai comprar um primer, um bom truque é observar o tom da sua base. É bem possível que haja o mesmo tom de primer disponível para compra.

Qualidade

Por último, mas não menos importante, a qualidade. A qualidade é um fator fundamental na escolha dos produtos que se aplicam na pele, especialmente no rosto. Quanto melhor a qualidade do primer, menor a chance de causar reações alérgicas ou danos à sua pele.

Você pode estar se perguntando: Como saber se um produto é de melhor ou pior qualidade? Na maioria das vezes, você verá que é mais fácil se orientar pela opinião dos especialistas no assunto. Além disso, é preferível escolher um primer de marcas conhecidas e cujos produtos de maquiagem você já usou.

Resumo

O primer é um produto que tem a função de preparar a pele receber a maquiagem. Com ele, é possível matificar a pele, igualar seu tom, diminuir a aparência dos poros e criar uma segunda pele sobre a qual a maquiagem será fixada, fazendo com que esta dure mais tempo.

Esse produto está revolucionando o mundo da maquiagem com seus múltiplos benefícios e seus resultados espetaculares. O primer é muito fácil de aplicar e servem muito bem a qualquer pessoa. Siga as dicas dos especialistas que não tem erro. Depois de experimentar o primer, você nunca mais vai deixar de usar. Ele vai se tornar um item essencial na sua necessaire de maquiagem.

Se você gostou do nosso Guia sobre primer, compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Belchonock: 10273771 / 123rf.co

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
27 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...