Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

76Comentários coletados

O rosto do homem sofre devido a muitas causas: o sol, a contaminação e as mudanças de temperatura. Tudo isso prejudica a pele. Além disso, é preciso somar o barbear a esses fatores externos. Ao passar a lâmina, sua pele facial sofre muita pressão. Mas, graças ao creme pós-barba, é possível acalmar, refrescar e proteger a pele masculina.

Aplicar este tipo de loção reduz a irritação produzida pelas navalhas. Também, previne-se o aparecimento de vermelhidões e espinhas. A seguir, você vai conferir um guia completo com os melhores cremes pós-barba do mercado para que faça a melhor escolha na hora de comprar o seu.

O mais importante

  • Alguns pós-barba contêm álcool, não costumam ser hidratantes e têm um cheiro mais penetrante. Não compre uma loção com álcool se você tem a pele sensível, pois pode arder.
  • Existe uma grande variedade de cremes pós-barba. Escolha com cuidado. Há os líquidos e as loções hidratantes ou bálsamos que têm uma textura mais cremosa. Escolha um de acordo com suas necessidades e gostos. Se não gosta das texturas mais gordurosas, compre uma loção tradicional.
  • Algumas marcas de pós-barba fabricam seus modelos usando somente produtos naturais. Essas loções costumam ser mais suaves e com uma textura mais cremosa. Esse tipo de pós-barba é ideal para pessoas que não querem usar produtos químicos em seu corpo.

Os melhores produtos pós-barba: Nossas sugestões

O creme ou bálsamo pós-barba é um desses produtos tradicionais do universo masculino. O barbear resseca e irrita a pele facial, por isso é necessário esse cuidado. As loções proporcionam hidratação e alívio à pele. Como existem muitos tipos de pós-barba, foram escolhidos aqui os melhores do mercado, para facilitar a decisão de sua compra.

O pós-barba com melhor avaliação

O hidratante pós-barba Fresh Go é um verdadeiro tratamento facial masculino. Dermatologicamente testado, sua fórmula leve e refrescante é composta de 95% de ingredientes naturais ou vegetais incluindo oligoelementos de água termal e óleos essenciais de alecrim, bergamota e capim limão. Livre de álcool etílico e fragrâncias sintéticas, reequilibra a pele deixando-a saudável e com toque macio.

O pós-barba com melhor custo-benefício

Este econômico balm pós-barba suaviza, hidrata e refresca a pele que acabou de ser submetido à navalha, ameniza a irritação causadas pelo barbear. Este produto não contém colorantes. Ele dá uma sensação de frescor e tem um bom aroma, com perfume suave.

O pós-barba mais sofisticado

O balm pós-barba Dicolore Barber Shop tem uma fórmula hidratante capaz de dar uma agradável sensação de alívio e refrescância à pele recém-barbeada, recuperando a umidade e o equilíbrio natural. Ele é ideal para homens que costumam se barbear mais de três vezes por semana, evitando que a pele fique irritada.

Guia de Compra: O que você deve saber sobre o pós-barba

Antes de comprar qualquer pós-barba ou bálsamo é importante que conheça todos os aspectos do produto. Existem muitas loções, com efeitos diferentes. Por isso, logo mais neste guia você vai ver explicações sobre esses aspectos mais relevantes. Siga lendo para conhecer as respostas às perguntas mais frequentes.

Homem em frente ao espelho passando pós-barba no rosto com toalha azul ao redor do pescoço.

O segredo do barbear perfeito é nada mais e nada menos que o pós-barba. (Fonte: Luckybusinees: 22631667 / 123rf.com)

O que é um pós-barba?

O pós-barba é um líquido, gel ou bálsamo que homens utilizam depois de se barbear. Ele pode conter agentes antissépticos, como o álcool, para prevenir infecções e aliviar a ardência e irritação. Também podem atuar como cremes hidratantes e perfumar a pele, evitando que ela fique seca e a protegendo.

As fórmulas mais modernas, à base de ingredientes naturais, hidratam, refrescam e aliviam a pele depois do barbear. Muitas delas contêm elementos protetores da pele.

foco

Você sabia? Substâncias parecidas ao pós-barba eram usadas no Egito antigo em rituais funerários. Com o tempo essas loções evoluíram.

Por que é recomendável usar um pós-barba?

A pele dos homens é diferente da pele das mulheres, por ser mais grossa e espessa. Geralmente, ela tem maior firmeza e a secreção de gordura é diferente. A pele do homem é mais resistente e não sofre tanto os efeitos da idade. A zona do rosto e pescoço, submetida às lâminas, tem a tendência de ficar seca e áspera.

O pós-barba é essencial para o cuidado da pele, pois evita que e pele fique seca e tensa. As loções têm propriedades que devolvem a flexibilidade e suavidade à superfície (epiderme). Usando bálsamos pós-barba, a pele permanecerá suave e hidratada. Além disso, irritações e vermelhidões são prevenidos e protegidos.

Homem passando produto no rosto.

O pós-barba não pode faltar em seus produtos de cuidado pessoal. (Fonte: Robert Przybysz: 34814284 / 123rf.com)

Quais são os benefícios do pós-barba?

Com o tempo, as áreas das bochechas, pescoço e queixo sofrem muito por causa do barbear. Essas zonas costumam ficar muito secas e repuxadas. Além disso, após o barbear a pele fica avermelhada, irritada e pode receber espinhas. Também, é muito importante não se esquecer dos poros infectados e dos pequenos cortes.

O pós-barba é pensado para aliviar todos esses problemas. Algumas loções, além disso, contam com funções de hidratação extra, o que previne um repuxamento excessivo. O pós-barba refresca e alivia a pele depois do corte com a lâmina. Ele devolve a elasticidade à região e a mantém umedecida e fresca. Alguém também contêm perfume.

Quais são os efeitos do pós-barba?

O pós-barba costuma ter efeitos calmantes e refrescantes. Ele cria uma capa de hidratação que devolve a elasticidade e alivia a irritação. Também, mantém a área hidratada e previne o aparecimento de espinhas e infecções. Para se ter uma ideia, confira o resumo a seguir com os benefícios desses cremes masculinos:

  • Hidratação profunda
  • Alívio
  • Refresca a pele
  • Devolve a elasticidade
  • Previne o aparecimento de espinhas e de peles infectadas
  • Perfuma a pele
  • Acalma e alivia a irritação do barbear
  • Previne a infeção dos pequenos cortes
foco

Conselho: Além dos fatores hidratantes e de cuidado da pele, é aconselhável que busque cremes com fator de proteção solar.

Como um pós-barba atua?

Essas loções têm propriedades benéficas que cuidam e acalma a pele. É preciso aplicar o pós-barba, como o próprio nome diz, após o barbear. Uma vez que estiver com a cara limpa, passe o creme de forma uniforme por toda a região. Os efeitos serão sentidos rapidamente. Em um instante, terá a pele mais fresca e saudável.

Os ingredientes do pós-barba criam uma capa protetora sobre a pele. Esta capa proporciona frescor e evita que ela fique seca e irritada após a lâmina ser passada. Eles proporcionam uma hidratação extra e contam com elementos antissépticos que previnem o aparecimento de espinhas. Também, acalmam a pele e devolvem seu equilíbrio.

Imagem de homem observando produtos beleza.

O pós-barba evitará a saída de espinhas após o barbear. (Fonte: Aminkishiyev: 106780343 / 123rf.com)

O que um pós-barba deve conter?

É muito importante conferir os elementos e ingredientes que compõem o pós-barba. Por exemplo, costumam ser muito recomendados os bálsamos formulados com extratos de camomila ou aloe vera. Esses ingredientes hidratam e aliviam a pele de forma eficaz. Eles previnem o aparecimentos de manchas e vermelhidões e atuam sobre as cicatrizes.

A seguir, veja uma tabela com os ingredientes principais dos cremes faciais masculinos e suas funções:

Ingrediente Função
Extrato de camomila Acalma a pele, alivia a irritação, purifica e desintoxica
Aloe Vera Acalma a coceira, alivia a irritação e elimina as cicatrizes do barbear
Extrato de tomilho Proporciona sensação de frescor e alivia a coceira e a irritação
Mentol Proporciona sensação de frescor, acalma a irritação e perfuma a pele
Álcool Desinfecta,
proporciona sensação de alívio e frescor, cura os pequenos cortes e previne o aparecimento de acne
Vitamina E Nutre a pele depois do barbear e proporciona uma proteção de larga duração
Extrato de seiva de bétula Efeito calmante, antisséptico e cicatrizante
Eucalipto Favorece a hidratação, tem propriedades antibacterianas e alivia a irritação da pele

Que tipos de pós-barba existem?

Existem pós-barba tradicionais, esses com base de álcool e os bálsamos. Eles costumam ter um perfume mais forte e proporcionam alívio instantâneo, além de uma agradável sensação refrescante. O problema é que podem causar reações em peles sensíveis. Sempre é recomendável escolher loções livres de álcool e naturais.

Existem pós-barba multifunção, que servem para mais de um propósito.

Por outro lado, é precisar levar em conta o tipo de pele antes de ir às compras. Existem pós-barba multifunção, isto é, que servem para mais de um propósito. Esses, além de protegerem a pele e evitar a irritação, podem eliminar a secura ou o excesso de gordura. Alguns pós-barba podem ser usados quase como creme faciais masculinos.

Como o pós-barba deve ser aplicado?

Certamente você tem na memória a cena de Macaulay Culkin no famoso filme Esqueceram de Mim, aplicando o pós-barba com as mãos e gritando. Barbeiros costumavam aplicar as loções dando pequenos tapas para que a pele absorvesse melhor e o álcool fechasse os poros. Essa é uma forma de fazer isso, mas, claro, não é a única.

O mais adequado fazer a aplicação do produto depois de se barbear. Quando terminar de passar a navalha, lave o rosto com água quente para abrir os poros. É importante que a pele esteja limpa e livre de restos de espuma. Uma vez feito isso já é possível aplicar o pós-barba. Basta colocar um pouco em sua mão e passar pelo rosto, massageando a área barbeada.

Homem lavando rosto.

Lembre-se que o cuidado da pele é primordial para sua saúde. (Fonte: Stock Media: 25465499 / 123rf.com)

O pós-barba tem efeitos adversos?

O pós-barba não costuma ter efeitos adversos. Essas loções são feitas para serem usadas sobre a pele irritada e avermelhada depois do barbear. Seus ingredientes e propriedades são ideais para o cuidado de todo tipo de peles. No entanto, é possível que tenha reações adversas, ainda que seja algo bastante raro.

Dito isso, se sua pele é sensível, atópica ou sofre com alergias, é bom optar por loções sem álcool. As que levam álcool podem irritar a pele ou produzir vermelhidões e, no pior dos casos, feridas. Se sua pele é sensível, escolha sempre pós-barba hipoalergênicos e orgânicos, livres de produtos químicos e parabenos.

A seguir veja uma lista de vantagens e desvantagens do uso de cremes pós-barba.

Vantagens
  • Hidratação
  • Sensação de frescor
  • Alívio da irritação
  • Pele mais cuidada
Desvantagens
  • Reações alérgicas

Critérios de Compra

Na hora de escolher um pós-barba, é indispensável que avalie alguns aspectos do produto. Veja abaixo um guia com os critérios de compra mais importantes. Não se precipite, existem muitos pós-barba e muitas marcas no mercado. Se quiser escolher uma loção de qualidade, siga esses critérios:

  • Textura
  • Tipo de pele
  • Ingredientes
  • Uso
  • Tipo
  • Fórmula

Textura

A loção pós-barba é um produto cosmético usado tradicionalmente por homens. Ela se trata de um líquido que previne a irritação, ao mesmo tempo que acalma e alivia a pele depois do barbear. As loções são similares à colônia, portanto podem conter álcool. O álcool fecha os poros e evita a infecção.

Os bálsamos são menos agressivos com a pele. Não contêm álcool ou, se contêm, a quantidade é bem pequeno. Costumam ter texturas mais grossas, como gel ou creme, e são muito parecidos com soros faciais. Os bálsamos hidratam de forma mais profunda e dão à pele nutrientes para reforçar a juventude e a luminosidade.

Tipo de pele

O mais recomendável é que escolha sempre um pós-barba sem álcool. No entanto, é possível que prefira uma loção tradicional que também contenha esse recurso. Nesses casos, é preciso priorizar seu tipo de pele e focar no que é necessário para cuidar e manter a pele limpa. Se sua pele é sensível, não compre uma loção, ainda que goste muito de seu aroma.

Existem alguns pós-barba que são ideais para peles sensíveis e atópicas. Também há aqueles para peles mais oleosas ou secas. Hoje em dia, há modelos de pós-barba multifunção. Esses possuem todos os benefícios de um pós-barba e também de um creme facial masculino. Você pode usá-lo diariamente e garantir uma proteção extra.

Ingredientes

Os ingredientes são essenciais na hora de escolher o melhor pós-barba para você. As loções tradicionais costumam ter extratos de mentol e de eucalipto. Essas loções têm um perfume muito especial. No entanto, elas podem conter álcool, substância que pode irritar e machucar peles mais sensíveis.

Os bálsamos e cremes mais modernos contêm elementos naturais. Muitos incluem entre seus ingredientes o aloe vera, a camomila e o tomilho. Esses elementos botânicos naturais aliviam a pele depois do barbear e previnem vermelhidões. Também proporcionam maior hidratação e cuidado.

Uso

O pós-barba, como qualquer produto, tem uma data de validade. Por isso, se barbear diariamente não é o mais que fazer isso semanalmente ou só uma vez por mês. Escolha o pós-barba de acordo com suas necessidades.

Se não for usar muito, escolha frascos pequenos, que possam ser usados antes que expirem a data de validade. Não pague caro demais.

Se você não faz a barba diariamente, sua pele será mais sensível à navalha, portanto precisará de um bálsamo que hidrate e proteja. Mas, se você faz a barba diariamente e não tem problemas com pele seca, o melhor é uma loção com uma boa quantidade e perfume. Se você tem a pele muito sensível, escolha bálsamos naturais, sem química ou álcool.

Tipo

Existem muitos tipos de pós-barba. Como já explicado, cada um é ideal para um tipo de pele. Entre os quais podem ser encontrados no mercado estão os tonificantes e adstringentes. Eles são projetados especialmente para limpar e tonificar a pele. Não são recomendados para peles sensíveis ou secas.

Os do tipo hidrolato são os que contêm óleos essenciais e destilados de ervas. Eles costumam ser perfumados e ácidos. Também, poderá encontrar os hidratantes, que mantêm a flexibilidade e a suavidade da pele. Por último, há os umectantes, que possuem ingredientes para aumentar o efeito na pele.

Fórmula

A formula vai te ajudar a entender que princípios e benefícios cada um dos pós-barba possui. Também vai te permitir saber se contém algum tipo de elemento químico. Isso é especialmente importante se sua pele for atópica ou possuir alergias. Entre as diferentes fórmulas, há as que são especiais para peles sensíveis e hipoalergênicas.

Da fórmula dependerá também a consistência do produto. Alguns produtos, como as loções, são totalmente líquidos, muito parecidos com a colônia. Enquanto os bálsamos, graças às suas propriedades calmantes, costumam ser mais grossos.

foco

O recomendado é que utilize fórmulas com seiva de bétula por ela ser calmante, antisséptica e cicatrizante.

Resumo

Barbear faz com que a pele facial passe por um grande estresse. Com o tempo, a pele sente o desgaste e por isso é preciso um bom cuidado. O pós-barba é um produto cosmético tradicional e necessário. Essas loções protegem, aliviam a coceira e desinfectam a pele. Também, proporcionam hidratação e um cuidado extra, rejuvenescendo a pele.

Usar esse produto após o barbear previne a formação de gordura e o aparecimento de espinhas e vermelhidões. Neste artigo, você viu informações sobre tudo o que precisa saber para comprar o melhor pós-barba do marcado: explicações completas sobre fórmulas, tipos e texturas. E agora? Qual pós-barba levará para casa?

Se você gostou deste artigo, colabore com seu comentário ou compartilhe com seus amigos e familiares para que comprem o melhor pós-barba do mercado.

(Fonte da imagem destacada: Luckybusiness: 22631666 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Eva Leal Redatora
Formada em jornalismo e apaixonada por maquiagem. Gosta de estar sempre por dentro das novidades do universo da beleza.