
Como escolhemos
A amamentação do bebê promove um vínculo entre mãe e filho que é praticamente impossível descrever com palavras. No entanto, principalmente no início, amamentar não é uma tarefa fácil. Por isso, e para que você e seu pequeno possam desfrutar desse momento, é importante reservar um ambiente apropriado e contar com uma boa poltrona de amamentação.
Esse tipo de poltrona é desenhado para criar um clima de conforto e comodidade tanto para a mãe quanto para o bebê. Suas inúmeras vantagens tornam esse item um dos mais utilizados atualmente pelas mulheres que acabam de ter filhos. Se você ainda não conhece a poltrona de amamentação, hoje vai sabe tudo sobre ela!
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de beleza
- 2 O mais importante
- 3 As melhores poltronas de amamentação do mercado: nossas favoritas
- 4 Guia de compras: O que você precisa saber sobre a poltrona de amamentação
- 4.1 O que é uma poltrona de amamentação e quais suas vantagens?
- 4.2 Quais os tipos de poltrona de amamentação?
- 4.3 Como deve ser a poltrona de amamentação ideal?
- 4.4 Onde colocar a poltrona de amamentação?
- 4.5 Qual a melhor postura para amamentar o bebê na poltrona de amamentação?
- 4.6 Como posso complementar o uso da poltrona?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- As decidir amamentar seu filho, você já deve saber sobre a dificuldade desse processo em algumas situações. Para aproveitar ao máximo esse momento especial com o bebê, a poltrona de amamentação é o espaço ideal.
- A poltrona de amamentação é cômoda e favorece tanto o seu bem-estar quanto o conforto do seu pequeno durante a alimentação. Além disso, há outros benefícios em seu uso, como veremos logo mais.
- Na hora de escolher a poltrona de amamentação mais adequada às suas necessidades, é importante considerar fatores como conforto, tamanho e o material de que ela é fabricada. Essa é a melhor forma de acertar na escolha!
As melhores poltronas de amamentação do mercado: nossas favoritas
Ter muitas opções de produtos que auxiliam a amamentação é uma conquista para as mulheres da atualidade. Porém, a grande oferta também pode confundir o momento da escolha. Para facilitar essa tarefa, selecionamos as três poltronas de amamentação com mais destaque no mercado.
- Uma ótima escolha para ambientes clean
- Uma opção aconchegante e resistente
- Uma poltrona confortável e sofisticada
Uma ótima escolha para ambientes clean
Decorar o quarto de bebê é um momento muito aguardado da gravidez. Unir beleza e conforto para uma amamentação tranquila é muito importante. Essa é a proposta dessa poltrona com balanço, com movimento leve para ajudar a embalar o sono do bebê. A peça tem design clean, que se adapta bem à decoração e vem acompanhada por um puff para apoio dos pés, que garante mais relaxamento para a mamãe.
Uma opção aconchegante e resistente
Confortável e resistente, ela possui assento em espuma firme com tratamento anti-mofo, para maior conforto e durabilidade ao produto. Essa poltrona foi desenvolvida com encosto alto e braços na dimensão apropriada para apoiar bem os braços da mamãe durante a amamentação. O estilo clássico vai bem tanto em um ambiente despojado quanto em decorações sofisticadas. A poltrona passa por tratamento especial para evitar a infestação de cupim e outros micro-organismos.
Uma poltrona confortável e sofisticada
Essa poltrona de amamentação vai deixar esse momento ainda mais especial. Seu revestimento em veludo garante um toque suave e muito conforto, deixando o quarto do bebê muito mais acolhedor. Produzida em madeira de pinus e eucalipto, ela possui tratamento contra mofo e cupim, que confere mais tranquilidade com relação à saúde da mamãe e do bebê. O leve balanço torna mais fácil e relaxante a hora do sono.
Guia de compras: O que você precisa saber sobre a poltrona de amamentação
Uma poltrona de amamentação é um móvel desenvolvido por especialistas em puericultura para acolher mães e bebês desde os primeiros momentos de vida. No entanto, algumas pessoas ainda não conhecem os benefícios do seu uso e acreditam se tratar de uma poltrona comum, mas não é bem assim. Por isso, vamos responder às dúvidas mais frequentes sobre esse tipo de poltrona.
A estrutura da poltrona permite que a mãe mantenha as costas retas enquanto amamenta o bebê. (Fonte: Famveldman: 53287939 / 123rf.com)
O que é uma poltrona de amamentação e quais suas vantagens?
Veja as principais vantagens do seu uso:
- A estrutura da poltrona permite que a mãe mantenha as costas retas enquanto amamenta o bebê, o que reduz o surgimento de dores.
- Diminui a sensação de braços cansados e favorece a circulação, principalmente se tiver apoio para os pés.
- Esse tipo de poltrona ajuda a aliviar o estresse e garante comodidade.
- O movimento de balanço favorece a produção do leite materno.
- O balanço ainda acalma os sintomas das cólicas, tão comum nos primeiros meses de vida do bebê.
- O relaxamento e o sono do pequeno também são estimulados com o balanço da poltrona.
Como é possível observar, são muitos benefícios que o uso de uma poltrona de amamentação pode trazer e isso torna evidente o motivo pelo qual esse móvel se tornou um dos preferidos entre as novas mamães.
E o melhor é que existem muitos modelos diferentes, e você pode escolher o que mais combine com o quarto do seu bebê e as suas necessidades.
Quais os tipos de poltrona de amamentação?
- Poltrona de amamentação tradicional: semelhante à "boa e velha" cadeira de balanço. São acolhedoras, encantadores e contam com um movimento muito relaxante que cria o ambiente ideal para a amamentação do bebê no peito.
- Poltrona de amamentação de design: atualmente é possível encontrar poltronas que seguem as tendências sofisticadas de decoração, com design, formas e texturas muito diferentes, para compor a decoração do quarto com estilo. Elas contam com as mesmas vantagens da poltrona tradicional.
- Poltrona dupla de amamentação: uma novidade no segmento. Este tipo de poltrona tem espaço para duas pessoas e permite compartilhar esse momento especial com outras pessoas e melhor assim o vínculo do bebê com a família.
Vale lembrar que cada uma dessas variações pode ser encontrada em diversos designs e acabamentos variados, o que permite que você possa escolher o que seja do seu gosto. é importante avaliar o modelo da poltrona de acordo com o espaço que você terá disponível para acomodá-la.
Este tipo de poltrona ajuda a aliviar o estresse e garante conforto. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 114878925 / 123rf.com)
Como deve ser a poltrona de amamentação ideal?
- Deve ser confortável, já que você passará bastante tempo sentada ali.
- Deve ser fácil de movimentar. A vida de mãe é muito corrida. Melhor não precisar de grande esforço para afastar a poltrona na hora da limpeza, por exemplo.
- Deve ter altura ideal. Isso é muito importante. A altura da poltrona deve permitir que você se levante sem dificuldade, inclusive quando estiver com o bebê no colo. O mesmo vale para a profundidade do assento.
- Deve ter apoio para os braços, além de melhorar a postura para acomodar o bebê, diminui o peso nos ombros e reduz a tensão muscular, dores e cansaço.
- É recomendável ter apoio para os pés para melhorar a circulação e reduzir a pressão nas costas.
- Deve ser fácil de limpar. Esse é um ponto importante, pois é muito provável que se suje a poltrona durante a alimentação.
Onde colocar a poltrona de amamentação?
O mais comum — e mais recomendável — é colocar a poltrona de amamentação no quarto do bebê. Isso ajuda que ele comece a se orientar no seu próprio espaço, o que favorece não apenas seu desenvolvimento, mas o descanso também. Vale lembrar que o mais importante é contar com o modelo em tamanho ideal, que esteja em harmonia com o ambiente.
Qual a melhor postura para amamentar o bebê na poltrona de amamentação?
Postura | Quando? | Como? |
---|---|---|
Cruzado | Nos primeiros dias | Sente-se e coloque o bebê sobre você, de forma que fiquem de frente um para o outro |
No colo | Depois dos primeiros meses | Apoie o bebê no braço em que estiver dando o peito |
Lateral | Ideal para amamentar durante a noite, geralmente na cama | Estenda o braço e apoie o bebê, sustentando seu corpo com o braço e, com a mão, apoie a cabeça |
Estas são algumas das posturas mais comuns e que, normalmente, são consideradas as mais confortáveis para amamentar, tanto para a mãe quanto para o bebê. Você pode experimentar cada uma delas e encontrar a que se apresentar como mais cômoda. Tudo vai depender de fatores particulares, como o temperamento do bebê, o seu estado de saúde e o vínculo entre vocês.
Como posso complementar o uso da poltrona?
- Bolsa organizadora: parecida com aquele organizador usado na sala para guardar os controles remotos dos equipamentos eletrônicos, essa bolsa ajuda a ter ao alcance das mãos tudo o que pode ser necessário enquanto você estiver amamentando.
- Almofada para amamentar: é uma almofada desenhada especificamente para essa finalidade. Ela se encaixa no corpo e cria a configuração adequada para sustentar tanto o corpo quanto a cabeça do bebê na posição correta durante a amamentação.
Critérios de compra
Considerando que a poltrona de amamentação vai ser usada por muito tempo, é importante avaliar certos aspectos fundamentais antes de escolher o modelo para o quarto do seu bebê. Por isso, gostaríamos de expor os principais critérios que precisam ser observados na compra da dua poltrona.
- Tamanho
- Material
- Conforto
- Design e cor
Tamanho
Este deve ser o primeiro critério a se levar em conta por dois motivos principais. O primeiro é que se não estiver de acordo com o espaço disponível, o ambiente se tornará apertado e desconfortável, exatamente o contrário do que você pretende para o seu bebê.
O segundo diz respeito à profundidade do assento e altura da poltrona. Se essas medidas não forem adequadas, a sua poltrona não será prática nem confortável, além de poder gerar dores nas costas, por exemplo. Sobre a altura da poltrona, lembre-se que é preciso conseguir levantar-se sem esforço ou a necessidade de apoiar as mãos.
Material
Certamente você sabe que o material de fabricação da poltrona de amamentação também faz diferença no momento de escolher o melhor modelo. Os materiais de base mais utilizados são a madeira e o metal. Se por um lado a madeira é mais durável e garante um design bonito às peças, por outro, o metal permite poltronas mais leves e ergonômicas.
A escolha entre um ou outro depende da sua escolha pessoal, dos seus gostos e estilo. Vale avaliar também por quanto tempo você pretende utilizar a poltrona. Lembre-se que o acabamento, o tipo de tecido do revestimento e o tratamento dado a cada material também precisam ser considerados para uma compra bem sucedida.
Conforto
Esse item está relacionado com o que citamos acima. O conforto da poltrona de amamentação depende não apenas da estrutura mas também da densidade do seu estofamento e da textura do revestimento. Como já dissemos outras vezes, a prioridade é sempre garantir um clima aconchegante para que você e seu bebê possam compartilhar esse momento especial com tranquilidade.
Por tudo isso, vale a pena recorrer a uma poltrona em que você se sinta o mais confortável possível, que seja bem revestida e macia, mas, ainda assim garanta firmeza para uma postura correta. Assim, você não se sentirá incomodada após os primeiros minutos da amamentação. Ressaltamos a importância de escolher um modelo com braços e sempre utilizar um apoio para os pés.
Design e cor
Por último mas não menos importante, é necessário considerar a forma e a cor da poltrona que pretende comprar. Além de compor a decoração do quarto, as cores podem influenciar no estado de ânimo do bebê — e no seu também! — deixando-os mais agitados durante a amamentação, o que é positivo.
Ainda que possam se sujar com mais facilidade, o ideal é optar por cores claras, como o branco ou os tons pastel, para um clima mais leve. Sobre o design, por mais que existam no mercado modelos sofisticados e até inusitados, é importante levar em conta que essa poltrona vai acompanhá-los por muito tempo. Portanto, um modelo clássico, com linhas suaves, talvez seja o mais adequado.
Resumo
Um poltrona de amamentação é um item que auxilia muito as mães durante o processo de alimentar o bebê. Nestes momentos, se cria um vínculo muito forte entre mãe e filho e, portanto, é ideal que os dois tenham uma experiência positiva. É por isso que esse móvel se torna tão útil e importante durante a amamentação.
Além de tornar mais suave e agradável esse momento especial, a poltrona de amamentação dá suporte à saúde da mãe, que consegue manter a postura correta, fica mais relaxada, tem a produção de leite estimulada e não sofre com dores nas costas. Sabemos que você já está querendo a sua poltrona. Então, não espere mais e ganhe em qualidade de vida.
Se você gostou desse guia sobre poltrona de amamentação, compartilhe com suas amigas e nos deixe aqui um comentário.
(Fonte da imagem destacada: Katarzyna Białasiewicz: 111120148 / 123rf)