O pó translúcido é um daqueles produtos de maquiagem que nem todas as pessoas costumam usar. Isso acontece basicamente por dois motivos: ou não sabem bem para que serve ou não têm as técnicas corretas para aplicá-lo. O fato é que as pessoas que decidem provar esse tipo de pó facial, não deixam mais de usar o produto. Ele é o must have para todos os maquiadores. E agora você também pode aprender tudo o que o pó translúcido tem de bom e começar a aproveitar os seus efeitos na sua maquiagem.

Apesar de ter como principal função matificar a pele e fixar a maquiagem — e por isso é ideal para pessoas com pele oleosa —, o pó translúcido é um produto muito versátil que não deveria faltar em nenhuma necessaire. Basta alguns toques de um bom pó translúcido para que a sua maquiagem mude completamente o acabamento e a aparência. Quer saber mais? Então, vamos lá!

O mais importante

  • O pó translúcido pode eliminar o brilho da pele, aumentar a duração da maquiagem e oferecer um acabamento visualmente mais polido e bonito.
  • Ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, o pó translúcido não deixa a pele esbranquiçada e não reflete o flash nas fotos. Esses problemas vão depender da qualidade do pó que você estiver usando e como você o aplica.
  • Se você estiver decidida a comprar um pó translúcido, lembre-se de levar em conta a composição do produto, seu tipo de pele e o formato em que o pó se apresenta.

Ranking: Os melhores modelos de pó translúcido do mercado

Como o pó translúcido não é um produto cosmético muito popular, é normal que as pessoas pensem que todas as opções disponíveis no mercado sejam parecidas. É comum imaginar que trata-se apenas de um pó fino e branco que é aplicado na pele com a ajuda de um pincel macio ou esponjinha. Mas a verdade é que há muita variedade de texturas e efeitos. A seguir, apresentamos as opções que mais se destacam no mercado.

1º – Pó Translúcido HD Zanphy

O pó facial HD translúcido da marca Zanphy ajuda a eliminar o brilho da pele e dar um acabamento de alta definição aos contornos do rosto. Ele finaliza a maquiagem sem marcar a pele, escondendo as imperfeições com leveza. Apesar de ser branco, o pó não colore a pele e sua textura garante leveza e longa duração.

Tem como princípios ativos pigmentos micronizados, ou seja, que passaram por uma moagem intensiva e tiveram uma redução significativa no tamanho das partículas, deixando-as ultrafinas. É essa micronização que proporciona ao produto uma ótima aderência, toque sedoso, textura ultrafina e cobertura com efeito uniforme.

2º – Pó Translúcido Facial Retouch My Glam Océane

Ele é perfeito para retoques na maquiagem ao longo do dia e disfarça a aparência das linhas finas e os poros dilatados. O Retouch My Glam é um pó facial com textura ultrafina que controla o brilho da face, deixando-a com acabamento sedoso durante todo o dia.

A tecnologia HD nas maquiagens chegou há alguns anos no mercado e hoje está entre os mais vendidos devido à delicadeza que confere ao acabamento, apresentando leveza e longa duração. Apesar de ser branco, o pó não colore a pele — não possui pigmento de cor, e por isso ele “desaparece” na pele.

3º – Pó Translúcido Maybelline Fit Me! compacto

A textura do pó translúcido Fit Me! promove uma cobertura que vai de natural à média, com efeito 100% mate. Uma das marcas mais desejadas do mercado, a Maybelline acaba de reformular a linha Fit Me! — as cores passaram por uma adequação em relação às tonalidades da base e ganharam subtons para melhor adequação às diferentes tonalidades de pele.

Esse produto foi desenvolvido exclusivamente para a pele brasileira. Com isso, além de promover 12 horas de acabamento natural, com efeito matificante, o pó translúcido da linha ampliou a sua versatilidade. Comprovadamente, se adaptou ao tom de pele de 98% das pessoas que experimentaram o produto.

4º – Pó Translúcido HD Universal Dailus Pro

A textura do Pó Translúcido HD Universal Dailus Pro é um pouco mais grossinho que o convencional enquanto ele está na embalagem, mas quando aplicado na pele, ele se mostra fino e de fácil aplicação: espalha e adere muito bem na pele. Perfeito para finalizar a maquiagem e aplicar sobre o corretivo. Ele não deixa a maquiagem craquelar e ajuda a retirar o brilho da pele.

O pó translúcido HD da Dailus Pro é indicado para todas as tonalidades de pele. O importante é ficar atenta à forma de espalhar para não deixar o produto muito concentrado, correndo o risco de ficar com aspecto acinzentado na finalização da maquiagem, proporcionando toque aveludado.

5º – Pó Facial HD Iluminador Translúcido Vult

Com partícu­las ultra­fi­nas e soltas, o pó translúcido da Vult pro­move dis­farce óptico para min­i­mizar peque­nas imper­feições, pro­por­cio­nando um acaba­mento leve e nat­ural. Prática, a embal­agem conta com batoque para evi­tar desperdícios, já que a textura fina pode se espalhar com muita facilidade.

Um produto que pode acompanhar sua rotina e ajudar nos pequenos retoques ao longo do dia, com versatilidade e garantindo o aspecto mate na pele. Ele é perfeito para finalizar a maquiagem, com a apli­cação em regiões específicas, principalmente para suavizar o aspecto do corretivo na área das olheiras.

Guia de Compra: O que você deve saber sobre pó translúcido

Sabemos que até mesmo as pessoas que usam o pó translúcido diariamente têm sérias dúvidas sobre a função e a forma de aplicação desse cosmético. Na verdade, como já dissemos anteriormente, ele é um produto muito versátil e, por isso, seria uma pena você deixar de aproveitar todos os benefícios que ele oferece por puro desconhecimento de suas qualidades. Para acabar com essas dúvidas, a seguir vamos resolver algumas das principais questões sobre o pó translúcido facial.

Mulher passando pó no rosto.

O pó translúcido confere um acabamento perfeito ao seu look. (Fonte: Drobot: 49340133 / 123rf.com)

O que é o pó translúcido?

Mesmo que para o público em geral o pó translúcido ainda seja um produto desconhecido e até dispensável, esse cosmético não pode faltar na necessaire de nenhum maquiador ou das pessoas que amam maquiagem.

Ele não apenas serve para evitar o brilho na pele, mas também é capaz de selar a maquiagem, prolongar sua duração e, ainda, conferir um aspecto mais uniforme ao rosto.

Sejamos sinceros, de que adianta passarmos meia hora ou mais cuidando de cada detalhe da maquiagem para que depois toda essa “obra de arte” desapareça em pouco tempo, não é mesmo?

O pó translúcido pode ser usado tanto para a make de trabalho, durante o dia, quanto para uma produção noturna, mais elaborada. Aplicando corretamente, ele não deixará a pele marcada ou com aparência artificial. E, se não bastasse, o pó translúcido ainda pode ser usado para:

  • Prolongar a duração do delineador de olhos, aplicando sobre ele pequenos toques com o pó translúcido, usando um pincel de sombra.
  • Clarear o tom da pele ou amenizar a intensidade de um blush que tenha ficado muito carregado.
  • Permitir a fixação mais duradoura do batom ou dar a ele um aspecto mate, aplicando uma pequena quantidade, com o pincel ou uma esponjinha, sobre os lábios já coloridos.

Quais tipos de pó translúcido existem?

É possível diferenciar os pós translúcidos que encontramos no mercado utilizando como critério o acabamento ou a aparência que o produto deixa na pele após a aplicação.

Mesmo que todos eles tenham como função principal matificar a pele, eles não fazem isso com a mesma cobertura e intensidade. Alguns, inclusive, têm como característica iluminar sutilmente a pele além de finalizar a maquiagem. Para facilitar essa classificação, elencamos as diferenças. Vamos a elas:

Tipo Características
Mate Deixam uma acabamento mate na pele. São perfeitos para pessoas que têm pele oleosa, já que evitam o aspecto brilhante por mais tempo. Podem marcar as imperfeições da pele, como espinhas e linhas de expressão
Acetinado Deixam a pele com um aspecto suave, com leve maciez. São os mais adequados para as pessoas de pele seca, pois ajudam a manter a hidratação. Configuram uma boa opção para as peles mais maduras, pois disfarçam bem as imperfeições e as rugas

Além dessas características, é possível distinguir os pós translúcidos por seu formato, dividido entre pós soltos e pós compactos. Não há como dizer qual opção é a melhor, pois isso vai depender muito da forma de uso e de suas necessidades pessoais.

Caso você fique apreensiva sobre acertar na quantidade do produto ou a forma correta de espalhar, por exemplo, nossa recomendação é que comece utilizando o pó compacto. Veja as diferenças entre eles.

Tipo Características
Pó solto A textura do pó é mais fina que a do compacto. Para aplicá-lo, é necessário o uso de um pincel adequado, grande, com pelo macio. Pode esparramar e sair da embalagem com mais facilidade, por isso não é recomendado que seja levado na bolsa, no dia a dia, para eventuais retoques
Pó compacto Mantém o brilho controlado por muito mais tempo do que o pó solto. Seu formato é mais limpo e prático, podendo ser facilmente transportado para o caso de ser necessário reaplicar durante o dia. Promove maior cobertura do que o pó translúcido solto

Por que é conveniente utilizar pó translúcido?

Provavelmente, a essa altura você já tem uma ideia dos benefícios do pó translúcido no ritual da maquiagem. Pode ser que, se sua pele é seca, você nunca tenha se dado conta, mas quem tem a pele oleosa certamente já notou que com a umidade e calor a pele fica ainda mais oleosa e com muito mais brilho, o que faz com que a maquiagem dure muito menos e sua aparência em público não fique tão agradável.

Maquiagens e pincéis sobre mesa.

Este tipo de maquiagem ajuda, inclusive, a conseguir tons mais naturais. (Fonte: Daria Minaeva: 60728835 / 123rf.com)

O brilho na pele é natural e normal no dia a dia, mas em certos momentos preferimos evitar esse aspecto, que transmite a sensação de pele “derretendo”. Sabe como os apresentadores ou artistas de televisão conseguem estar sempre com a aparência de pele limpa e sequinha?

Exatamente. Eles usam o pó translúcido. E mesmo que você não faça uma maquiagem completa todos os dias, pode usar esse produto para melhorar o aspecto da sua pele. Viu só quantas vantagens em um só cosmético?

  • Eliminam o excesso de oleosidade, como já mencionamos.
  • Evitam o brilho indesejado que dão a impressão de que sua maquiagem está mal feita.
  • Homogenizam tanto o tom quanto a textura da pele, seja maquiada ou não.
  • Fazem com que a maquiagem se mantenha intacta no decorrer do dia.
  • Alguns têm fator de proteção, o que garante que sua pele fique livre dos raios nocivos.

Onde deve ser aplicado o pó translúcido?

Este tipo de pó, considerando sua função, deve ser aplicado basicamente na chamada “zona T”, região normalmente mais oleosa do rosto, formada por testa, nariz e queixo e onde, é comum ao longo do dia, o acúmulo de oleosidade, dando a aparência brilhante ao rosto.

Não é aconselhável usar o pó translúcido em todo o rosto, especialmente se a pele for mais seca, pois o pó pode desidratar e ressecá-la ainda mais.

Algumas pessoas costumam usar o pó translúcido em outras regiões do rosto, como nas olheiras ou nas pálpebras para selar o corretivo ou a sombra e proporcionar um efeito mais homogêneo à pele.

Se a sua intenção é deixar seu batom cremoso com um toque mate, pode usar o pó translúcido também sobre os lábios após a aplicação do batom. Com apenas algumas batidinhas de pincel ou esponjinha com o pó já será possível perceber uma grande mudança no aspecto dos seus lábios.

Mulher segurando pote de pó e pincel.

Apesar de serem aparentemente brancos, os pós translúcidos não alteram a cor de sua pele. (Fonte: Rido: 65157914 / 123rf.com)

Em que etapa da maquiagem deve-se usar o pó translúcido?

Os pós translúcidos costumam ser o último passo da maquiagem. Considerando que ele é aplicado cm a intenção de prolongar a duração dos outros produtos, o pó translúcido deve ser aplicado após todos os outros cosméticos.

Se você quiser utilizar a técnica do banking, a única diferença na aplicação é que deverá usar uma maior quantidade de pó sobre toda a maquiagem e deixar “cozinhar” na pele por alguns minutos. Depois disso, basta remover o excesso do produto com um pincel grande e de cerdas macias. Veja esse passo a passo:

  1. Neutralize a cor escura das olheiras com o corretivo adequado.
  2. Aplique a base da maquiagem o seu hidratante tonalizante por todo o rosto.
  3. Sele para garantir o efeito mate à maquiagem com o pó translúcido.
  4. Feito isso, chegou a hora do blush e do pó bronzeador. Este passo também pode ser realizado antes, mas lembre-se que o pó translúcido diminui ligeiramente a intensidade da cor destes produtos na sua pele.
  5. Aplique uma camada extra de pó translúcido na “zona T” algumas vezes ao longo do dia, para remover o brilho que naturalmente vai surgir com o passar do tempo. Um bom truque é levar um estojo de pó compacto em sua bolsa para esses momentos.

Que tipo de pincel deve ser utilizado para aplicar o pó translúcido?

A qualidade do pó translúcido que você vai escolher para finalizar sua maquiagem faz muita diferença para um acabamento polido e perfeito. No entanto, de nada adianta um bom produto se você não tiver o utensílio correto para aplicá-lo na pele. Este é um ponto fundamental: o efeito nunca será o mesmo para tamanhos e espessuras diferentes de pincel. A limpeza incorreta desses instrumentos também pode resultar em uma aplicação imperfeita. Listamos a seguir as melhores opções para a aplicação do pó translúcido. Confira:

  • Esponja: A esponja do tipo Beauty Blender — aquela que geralmente tem o formato de gota — funciona melhor com os pós compactos do que com os soltos. A utilização da esponja, neste caso, funde perfeitamente o produto à pele. Para melhor aproveitamento e conservação, é importante lavar a esponja a cada uso.
  • Pincel tipo brocha: Essa é opção mais utilizada. Os pinceis mais recomendados são os redondos e grandes, com cerdas o mais macias possível. Eles apresentam um bom resultado tanto com o pó compacto quanto com o solto. Um lembrete importante: retire o excesso de pó do pincel, com leves batidinhas no próprio estojo, antes de colocar o pincel na pele.
  • Almofadinha: Sabe aquelas esponjinhas planas que costumam vir nos estojos de pós translúcidos? Elas também são bastante utilizadas na aplicação de pó translúcido. Apesar de não oferecerem um acabamento tão perfeito quanto proporcionam as opções anteriores, elas são muito práticas quando você precisa fazer um retoque fora de casa. Também é recomendado que sejam lavadas com frequência.

Qualquer tipo de pele pode usar pó translúcido?

O pó translúcido funciona particularmente bem nas peles mais oleosas, já que absorvem o excesso de oleosidade da pele. Para as peles mais secas, há duas situações: a textura da pele não exige esse tipo de cobertura ou, ainda mais comum, o acabamento fica com aspecto muito ressecado, ou seja, a pele estaria melhor sem o pó translúcido.

No entanto, atualmente é possível encontrar no mercado alguns tipos de pó translúcido desenvolvido especialmente para a pele seca, que mantém a umidade e a oleosidade natural da pele.

Nosso conselho, independente de qual seja o seu tipo de pele, é que você sempre aplique um creme hidratante como primeiro passo de todo o processo da maquiagem, principalmente se você tem uma pele madura. Lembre-se que, por ser translúcido, o pó também se adapta bem a todos os tons de pele sem deixar esbranquiçada, desde as peles mais claras até as mais escuras.

Mulher maquiada.

Não é somente a qualidade ou perfeição do acabamento que deve ser considerada, mas também a durabilidade dessa cobertura. (Fonte: Seprimoris: 11714192 / 123rf.com)

É verdade que o pó translúcido deixa a pele esbranquiçada?

Não, não é verdade. E essa crença de que o pó translúcido deixa o rosto com aspecto esbranquiçado, ou que só pode ser utilizado para os tons mais claros de pele, faz com que as pessoas nem queiram tentar fazer uso do produto.

Nós vamos propor um teste muito simples: coloque uma pequena quantidade de pó translúcido no dorso da sua mão, espalhe bem e observe o efeito. Já podemos adiantar o resultado desse teste: você nem vai perceber a diferença no tom da sua pele!

É verdade que eles apresentam, na embalagem, a coloração branca. Mas isso é porque na realidade, cada micro grão de pó é incolor. Juntos, compactados no estojo, eles assumem a coloração branca, mas não o são de fato dessa cor e por isso não alteram o tom da pele.

Pode ficar tranquila que você não vai parecer uma gueixa, muito menos uma boneca de porcelana! De qualquer forma, é bom estar atenta à quantidade de pó que você vai aplicar sobre a pele, pois o acúmulo do produto pode sim resultar em um aspecto esbranquiçado, principalmente em fotografias. O ideal é avaliar o efeito enquanto finaliza a maquiagem.

Critérios de Compra

Como já descrevemos ao longo desse guia, o pó translúcido é um produto que evoluiu tanto nos últimos anos e, mesmo assim, continuam a ser um cosmético pouco utilizado entre as pessoas comuns. Com isso, é normal que você se sinta confusa na hora de comprar o seu pó translúcido.

Nem todas as dúvidas podemos responder com precisão, mas vamos destacar certos critérios que você precisa levar em conta na hora da compra:

  • Composição
  • Tipo de pele
  • Formato e apresentação
  • Duração do acabamento
  • Tom

Composição

É muito importante que você sempre tenha conhecimento a fundo sobre tudo o que for aplicar sobre a sua pele. Para tanto, você deve ler atentamente o rótulo da embalagem, onde devem estar descritos todos os ingredientes que compõem o produto para comprovar se ele é adequado ou não para a sua pele. O mais comum é que o pó translúcido tenha sua fórmula baseada em talco, mas também podem ser fabricados à base de fécula de milho ou de alguns minerais.

Caso a sua pele seja sensível, nosso conselho é que evite certos ingredientes que possam causar alguma irritação ou reação adversa, como perfumes ou materiais sintéticos. Se você é adepta ao veganismo, é bom saber que no mercado há opções que não incluem, em sua composição, nenhum ingrediente de origem animal, além de não serem testados em animais.

Tipo de pele

Outra entre as primeiras questões que você deve considerar no momento de comprar seu pó translúcido é o seu tipo de pele, já que isso vai determinar o tipo de pó que você deve escolher para alcançar o resultado desejado.

Há alguns produtos que se adaptam a todos os tipos de pele, mas também há aqueles que são desenvolvidos especialmente para tratar cada tipo, com suas necessidades e reais características.

Para uma pele seca, por exemplo, não se deve utilizar um pó que prometa efeito mate prolongado. Isso significa que ele absorve totalmente a oleosidade da pele ao longo do dia, o que vai deixá-la ainda mais ressecada, podendo até causar descamações.

Também não vai ser boa ideia utilizar um tipo de pó muito acetinado, ou que tenha propriedades hidratantes, se a sua pele for oleosa, pois o produto acabaria por acentuar o aspecto de brilho no rosto, comprometendo o efeito da maquiagem.

Formato e apresentação

O formato e a forma de apresentação do pó translúcido é um quesito que precisa ser bem avaliado antes da compra. Basicamente, você poderá escolher entre o pó solto e o compacto, cada uma com suas próprias características.

O compacto tem mais cobertura e é mais fácil de transportar, enquanto os soltos, apesar de um pouco mais trabalhoso, oferece um efeito mais natural à maquiagem final.

Também é sempre bom lembrar sobre avaliar os acessórios que acompanham o produto que você pensa em adquirir. Alguns estojos de pó translúcido vêm acompanhados por uma pequena almofada de aplicação ou um pincel para viagem, o que facilita muito o dia a dia, na hora de retocar a maquiagem fora de casa, por exemplo.

Assim como no caso do formato, as características e tipos de acessórios adequados vão variar de acordo com a forma e o local onde você vai utilizar o seu pó translúcido.

Duração do acabamento

Tão importante quanto a qualidade e a perfeição do acabamento, também é a durabilidade deste resultado. O pó translúcido é um produto que, apesar de poder ser usado diariamente, é particularmente útil em ocasiões em que seja necessário estar com a maquiagem perfeita, por muito mais tempo. Seja em celebrações, eventos, reuniões importantes de trabalho, ou simplesmente quando queremos que a maquiagem resista intacta ao final de um longo e quente da de verão!

Se, por exemplo, você vai fazer a maquiagem para uma festa de casamento e precisa estar impecável o dia todo, o recomendado é que procure um produto que ofereça efeito de máxima duração. Caso sua pele seja seca, fique atenta para não ficar com aspecto muito ressecado — para que isso não aconteça, nosso conselho é que você use um produto com efeito acetinado e opte por aplicar o pó translúcido unicamente na “zona T”.

Tom

Todos os produtos mostrados aqui são incolores, mas existem algumas opções no mercado que têm um toque de cor. Quando for comprar o seu pó translúcido, se o quiser com cor, é fundamental que você considere o subtom da sua pele — amarelado, rosado ou neutro —.

Caso não se atente para este fator, há um grande risco de o produto não se adaptar bem à temperatura de cor da sua pele e, com isso, deixar a maquiagem com um efeito pouco natural.

Resumo

O pó translúcido é um produto que, até pouco tempo, era utilizado apenas por maquiadores profissionais e pelas beauty addicts. Hoje em dia, seu uso já está mais generalizado, mas mesmo assim, muitas mulheres evitam o produto pensando que ele ficará marcado, chamando atenção nas fotos ou, ainda, que não próprios para o seu tipo de pele.

Como você pode comprovar ao longo desse guia, esta não é uma verdade absoluta. O pó translúcido é um produto indispensável, que deveria estar na rotina de maquiagem de todas as pessoas, já que melhoram consideravelmente tanto o aspecto quanto a duração do acabamento da sua maquiagem. Além disso, ele se adapta a todos os tons de pele, incluindo os mais escuros e é versátil diante da pluralidade da pele brasileira!

E você? Já costuma usar o pó translúcido na sua make cotidiana? Conte nos comentários e, se gostou do que acabou de ler, aproveite para compartilhar esse artigo nas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Puhhha: 78447256 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
38 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...