A percepção de um aroma vai muito além do olfato, podendo transmitir várias sensações: limpeza, bem-estar, atração, atiçar o apetite ou mesmo causar o oposto de todas essas coisas. Logo, percebemos que o perfume feminino é um item indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher.

Os odores têm o poder de nos fazer viajar no tempo. Certamente, você já sentiu um cheiro que o transportou instantaneamente para uma lembrança do passado. Essas propriedades fizeram com que o ser humano utilizasse substâncias para melhorar seu odor corporal desde tempos imemoriais.

Os perfumes, como os conhecemos hoje, nos fazem sentir melhor, mais limpos e ainda mais atraentes. Um cheiro agradável pode produzir mais efeitos positivos do que você imagina. Está curioso para saber mais?

O mais importante

  • Os perfumes são substâncias criadas para exalar odores agradáveis. Eles têm sido usados pelos seres humanos por toda a sua história.
  • Usar um perfume não se limita a uma fragrância agradável. Eles aumentam a nossa autoestima e nos fazem sentir mais confiantes e atraentes. Além disso, podem trazer à tona memórias do passado.
  • Há vários tipos de perfume feminino, classificados em função da concentração da fragrância. Isto explica porque alguns são mais duradouros do que outros. Os perfumes são classificados em famílias olfativas, de acordo com os aromas que exalam. Existem diversas fragrâncias para escolher.

Ranking: Os melhores perfumes femininos no mercado

Nesta seção, você encontrará uma compilação dos 5 melhores perfumes femininos disponíveis no mercado. Além disso, resumimos as principais características de cada um deles para facilitar a comparação. Isto pode ser muito útil na hora de decidir qual perfume é o ideal para você.

1º – Flowerbomb, by Viktor & Rolph

Classificado como um Floral Oriental, ele é um floral leve com um toque misterioso e inusitado, com notas de Rosa centifolia, Orquídeas, Jasmim, Osmanthus Indiano (o toque oriental), e corpo levemente doce, contendo patchouli e musk.

Este perfume certamente faz jus ao nome, sendo uma deliciosa explosão de flores, marcante e feminino, mas sem ser enjoativo ou exagerado. Ideal para climas amenos ou frios, de preferência no período noturno.

2º – Black Opium Eau de Toilette, by Yves Saint Laurent

Sensual, intenso e encantador, este perfume “gourmand” possui diversas notas doces e levemente frutadas, com cassis, pêra e bergamotas, que logo dão lugar ao café e evoluem para notas amadeiradas e calorosas, com caramelo, sândalo e baunilha.

Mulheres que gostam de perfumes poderosos, imponentes e com personalidade certamente vão se apaixonar. A fixação e projeção deste perfume são excelentes e ele vem em um frasco tão glamouroso e elegante quanto o próprio perfume. Ideal para noites fria e programas românticos.

3º – Coco Mademoiselle

Altamente versátil, este perfume arrancará elogios em qualquer horário, para qualquer ocasião e em qualquer estação. Sua pirâmide olfativa possui um topo bastante cítrico, com flor de laranjeira, tangerina e bergamotas, que abre alas para notas centrais florais, contendo Rosas Turcas, Jasmim e Ylang-Ylang, e uma base levemente doce e amadeirada de Baunilha, Mirra, Cumaru, almíscar e patchouli e resinas.

Uma obra prima inimitável, versátil, aconchegante e delicada, porém marcante e sofisticada, típica de uma princesa. Sua evolução é complexa, passando rapidamente de um início cítrico e bastante seco para notas mais doces e intrigantes.

4º – My Burberry Blush

Este perfume é floral e frutado, ideal para ser usado nos dias de verão e primavera. Com um aroma fresco e alegre, ele vai arrancar mais do que elogios, sorrisos por onde quer que você passe. A fixação é boa, especialmente considerando que este é um perfume leve e delicado, e sua projeção é moderada.

Assim de borrifá-lo, você sentirá suas notas de romã e limão, que casam perfeitamente com o jasmim presente na base. As notas do seu núcleo contêm rosas, maçã verde e gerânio. A combinação da romã com a maçã verde fazem dele um perfume frutado com muito poucas notas cítricas, o que não é comum.

5º – Hypnotic Poison, by Dior

Os perfumes “gourmand”, que são aqueles cheios de notas doces, saborosas e comestíveis, entrou na moda entre os perfumistas das grandes grifes globais nos últimos anos. Porém, o Hypnotic Poison já trazia esta característica em 1998.

Com damasco e ameixas em suas notas de topo, que aos poucos dão lugar ao coco, cacau e uma base de amêndoas e baunilha, doce e cremosa, vai ser difícil resistir à tentação. Ideal para noites amenas, porém também pode ser utilizado em dias mais frescos.

Guia de compras: O que você deve saber sobre os perfumes femininos

É importante que, antes de adquirir qualquer perfume feminino, você conheça as principais características do produto. A seguir, mostramos alguns dos detalhes mais importantes a se considerar sobre os perfumes, para que você possa tomar uma decisão informada. Além disso, responderemos a algumas perguntas frequentes entre os usuários.

Mulher cheirando um perfume

Avalie o custo-benefício e escolha um produto que caiba no seu orçamento.
(Fonte: Iconogenic: 38331136/ 123rf.com)

O que, exatamente, é um perfume?

Tecnicamente, um perfume é uma substância, geralmente líquida, usada para exalar um odor agradável. A palavra “perfume” vem do latim per (por) e fumare (fumaça). Refere-se ao aroma que saiu da fumaça no processo de defumação. É um processo no qual uma fumaça aromática foi utilizada para purificar ou aromatizar algo.

Ao longo da história, as substâncias usadas para perfumar variaram bastante. Atualmente, os perfumes são misturas líquidas de substâncias aromáticas, e incluem essências naturais ou sintéticas, misturadas com um solvente e um fixador. Esta combinação permite proporcionar um aroma agradável e duradouro ao corpo.

Que tipos de perfumes existem?

Como você já sabe, nem todos os perfumes são iguais. Há alguns cuja fragrância é mais intensa ou duradoura do que outras. Desta forma, é possível classificar os perfumes em diferentes tipos, dependendo de sua intensidade aromática.

Podemos encontrar, de maior para menor concentração aromática, perfumes, eau de perfume, eau de toilette, eau de cologne e body splash.

O perfume é a forma mais concentrada, com 15-40% de essência aromática. O eau de perfume tem uma concentração em torno de 15%. No caso do eau de toilette, ela passa a estar perto de 10%.

As eau de colognea tem 3-6% de concentração, geralmente com predominância dos aromas cítricos. Finalmente, os perfumes body splash contêm cerca de 1% de essência aromática.

Frasco de perfume com pétalas de rosa

As notas florais são muito femininas e transmitem doçura.
(Fonte: Jung: 17906371/ 123rf.com)

Que aromas podemos encontrar em um perfume feminino?

Cada mulher é diferente, e nem todas gostam dos mesmos odores. Portanto, há uma grande diversidade de aromas para todos os gostos. Assim, os perfumes podem ser classificados ou agrupados por famílias olfativas (ou seja, perfumes com características aromáticas em comum). Em seguida, revisaremos algumas das principais categorias.

Em geral, podemos encontrar seis grandes grupos. Há os cítricos, que são efêmeros e frescos. Outro grupo bastante conhecido são os perfumes florais, um grupo bastante variado.

Outras menos famosos são as fragrâncias fougere e as de Chipre. Há também perfumes amadeirados, orientais e o grupo do couro.

A tabela a seguir mostra as diferentes famílias aromáticas, juntamente com alguns dos seus principais componentes e características.

Familia Componentes Características
Cítricos Laranjas, bergamotas, limões, tanjerinas e grapefruit Frescos, efémeros, otimistas, estimulantes
Florais Rosas, jasmim, violetas, narcisos, lírio Doces, duradouros, geralmente femininos, intensos
Fougère Lavanda, madeiras, cominho, bergamota, musgo de carvalho Aromáticos, profundos, proporcionam energía e confiança
Chipre Musgo de carvalho, xara-ládano, pachouli e bergamota Cálidos, secos e profundos
Amadeirados Sandalo, pachouli, cedro, lavanda, pinho Elegantes, profundos, persistentes. Transmiten calor, confiança e tranquilidade
Orientais Baunilha, xara-ládano, âmbar e almiscar (musk) Intensos, duradouros, sedutores, voluptuosos. Geralmente são perfumes noturnos
Couros Madeira queimada, tabaco e cuero Cálidos, sensuais, intensos

De que são feitos os perfumes?

Os perfumes têm uma composição características que confere um aroma agradável e persistente ao local onde ele é aplicado. Sua formulação, de forma geral, inclui substâncias aromáticas, um solvente e um fixador.

Mesmo assim, a composição química dos perfumes é muito variada. Dela dependerão, por exemplo, o aroma final e sua persistência.

As essências aromáticas são geralmente substâncias voláteis, líquidas e orgânicas. Elas são leves e de composição muito variada. Os solventes permitem diluir as essências.

O mais usado é o álcool. Os fixadores são compostos não voláteis que impedem a evaporação total da essência, prolongando a duração. Podem ser de origem animal, vegetal ou sintéticos.

Frasco de perfume de fundo amadeirado

Os perfumes amadeirados são elegantes, profundos e intensos.
(Fonte: Garloon: 56781754/ 123rf.com)

Como se fabrica um perfume feminino?

Obter essências aromáticas para a produção de um perfume não é fácil. Dependendo do tipo de essência e sua origem, diferentes processos poderão ser realizados. As essências devem ser extraídas dos vegetais que as contêm, ou que contêm os ingredientes para produzi-las. Este processo pode ser realizado de várias maneiras.

Uma dessas maneiras é a maceração, que consiste em submergir os ingredientes em água quente para que eles liberem as suas substâncias aromáticas. Na expressão, os ingredientes são prensados para extrair os óleos essenciais.

O método mais utilizado é a destilação, que evapora as essências para extraí-las. Já a enfleurage utiliza um substrato gorduroso para absorver as essências.

Por que usar um perfume feminino?

Os seres humanos vêm utilizando substâncias aromáticas para melhorar o seu odor desde o começo da sua história. Com o tempo, esse costume se enraizou em nossa sociedade até os dias atuais. Atualmente, os perfumes são um dos principais produtos cosméticos e fazem, parte do dia a dia de muitas pessoas.

Existem várias razões para usar um perfume feminino. A principal e mais óbvia é porque eles nos deixam com um cheiro agradável, o que nos faz sentir bem e confortáveis.

Além disso, o uso dos perfumes melhora a auto-estima e a autoconfiança. Eles fazem as mulheres se sentirem mais atraentes, ajudam a relaxar e podem evocar memórias do passado.

Desenho de um frasco de perfume em aquarela

Um frasco bonito e elegante sempre será um plus na hora da compra.
(Fuente: Maralingstad: 41854266/ 123rf.com)

Como aplicar um perfume feminino?

Como todo cosmético, é importante aplicar o perfume de maneira correta. Para começar, recomenda-se usar o perfume com a pele completamente limpa. Depois de um banho, por exemplo.

Um truque para aumentar sua duração é aplicá-lo depois de um hidratante. Evite cremes com aromas muito intensos.

Recomenda-se aplicar o perfume a uma distância de cerca de 10 cm da nossa pele. As principais áreas para perfumar são atrás das orelhas, pescoço, pulsos, decote e face interna dos cotovelos. Nestes pontos, a fragrância evapora mais lentamente devido à menor circulação. Então, deixe o perfume secar sem esfregar.

foco

Você sabia que os perfumes naturais são menos agressivos para o nosso organismo? Tratam-se de produtos com ingredientes de origem 100% natural.

Como devo conservar meu perfume feminino?

Os perfumes são produtos delicados, que podem estragar facilmente se não forem devidamente preservados. Portanto, é importante saber o que evitar para garantir uma boa vida útil a eles.

Para começar, evite expor as garrafas ao sol ou outras fontes de calor. Uma temperatura muito alta facilitaria a evaporação do produto.

O lugar ideal para armazenar um perfume deve fresco e protegido da luz, como um armário. É importante manter o frasco fechado para retardar a evaporação do produto.

A validade média de um perfume é de dois anos, diminuindo uma vez que ele é aberto. Também é preferível comprar frascos menores se ele não for ser usado com frequência.

Quais efeitos colaterais o uso de um perfume pode provocar?

A composição de um perfume é baseada em uma ampla combinação de diversos ingredientes. Essências aromáticas, álcool, estabilizadores e outros elementos.

Embora alguns deles sejam de origem natural, alguns são produtos químicos. Estas substâncias podem produzir reações adversas indesejadas quando aplicadas na pele.

A reação mais frequente derivada do uso de perfume feminino é a dermatite de contato. Trata-se de uma irritação da pele onde o produto foi aplicado.

Outros efeitos menos frequentes são ataques de asma, enxaqueca ou náusea. Certos componentes podem interagir com sistemas hormonais, neurais e imunológicos.

foco

Lembre-se de observar os componentes de um perfume antes de comprá-lo, especialmente caso você sofra de alguma patologia dermatológica ou alérgica.

Quais as vantagens e desvantagens dos perfumes?

A seguinte lista resume os benefícios do uso de perfumes, e suas possíveis desvantagens

Vantagens
  • Aroma agradável
  • Melhora a autoestima
  • Efeito relaxante
  • Evocam memórias
  • Aumentam a autoconfiança
Desvantagens
  • Enxaquecas
  • Possíveis reacções alérgicas
  • Interação com sistema endócrino e imunológico

Critérios de compra

Ao comprar um perfume, é importante avaliar certos aspectos. A seguir, incluímos os fatores mais importantes a se considerar antes de comprar este produto. Assim, você poderá tomar uma decisão apropriada, escolhendo o perfume que melhor se adapte às suas necessidades. Esses aspectos são:

  • Composição
  • Tipo de perfume
  • Tipo de fragrância
  • Problemas de saúde
  • Frasco

Tipo de perfume

Como já dissemos, existem vários tipos de perfumes com propriedades diferentes. Portanto, antes de escolher um, é importante avaliar qual é o tipo do perfume feminino mais se encaixa com seus gostos.

Dependendo do tipo, a duração da fragrância será diferente. Além disso, a intensidade também varia, pois esta depende da concentração aromática.

Por exemplo, se você procurar por uma fragrância intensa e duradoura, escolherá um perfume. Se preferir um aroma leve e fresco, optará por uma eau fraiche. As faixas intermediárias seriam a eau de parfum, eau de toilette e eau de cologne. Portanto, é conveniente considerar quais características que você procura em um perfume feminino antes de escolher.

Tipo de fragrância

Os perfumes não se distinguem apenas pela concentração de sua essência aromática, podendo também ser classificados por seus aromas ou fragrâncias. Existem várias famílias de perfumes que, por sua vez, são divididos em subfamílias e muito mais. Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de aromas, de forma que a escolha nem sempre é fácil.

Cada tipo de fragrância será mais adequado para uma ocasião, época do ano ou estado de espírito. Por exemplo, os perfumes cítricos são típicos do verão devido ao seu frescor e leveza. Por outro lado, os florais se adaptam melhor aos dias frios, por serem mais doces e densos. Estude as suas opções antes de escolher.

Composição

Como em qualquer cosmético, a composição é um aspecto fundamental na escolha de um produto. No caso de perfumes, você deverá levar em conta múltiplos aspectos, pois não só os ingredientes do perfume determinarão seu aroma, mas também a intensidade da fragrância e sua durabilidade.

Os ingredientes dos perfumes também estão relacionados aos efeitos colaterais mencionados anteriormente.

Existem perfumes com mais produtos químicos, ou mais agressivos, do que outros. Em suma, é importante dedicar parte do seu tempo para avaliar do que seu perfume é feito. Assim, você pode tomar uma decisão informada sobre o que você procurando.

Problemas de saúde

Apesar de incomum, há casos de efeitos colaterais devido ao uso de perfumes. A maioria deles são alterações na pele. Esses efeitos indesejados são mais prevalentes em pessoas com patologias dermatológicas, alergias, distúrbios hormonais ou outras condições de saúde. É um aspecto importante a se ter em mente.

Caso você sofra de algum problema de saúde, é aconselhável consultar um profissional que poderá aconselhá-lo sobre quais produtos podem ser prejudiciais para você. Outra opção é optar por perfumes naturais. Sua composição é baseada em ingredientes de origem natural, com menos substâncias químicas potencialmente nocivas.

Frasco

Ao comprar um perfume, o tipo de frasco no qual ele está contido também é importante. Para garantir uma melhor conservação do produto, recomenda-se escolher recipientes pequenos, se ele não for utilizado em grandes quantidades. Perfumes com aplicador também são muito úteis, pois otimizam a distribuição da fragrância na pele.

Resumo

Em suma, o poder dos perfumes vai muito além de proporcionar um cheiro agradável. Um perfume feminino pode transmitir várias sensações, podendo fazer com que as mulheres se sintam bem, mais atraentes, conferir paz, tranquilidade ou elegância. Embora não percebamos, nosso dia a dia é, em grande parte, condicionado pelos cheiros que percebemos.

Felizmente, hoje temos um extenso repertório de fragrâncias para escolher. Existe muita variedade, seja por sua fixação ou por causa do aroma que elas exalam, se adaptando a diversas pessoas e ocasiões. Assim, cada um pode facilmente encontrar o aroma que procura. E você, já descobriu o seu?

Se você gostou do nosso Guia sobre perfume feminino, compartilhe-o em suas redes sociais e nos deixe um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Belchonock: 96320111/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...