Interessada em saber tudo sobre a paleta de sombras? Antes, vale relembra que um olhar vale mais do que mil palavras. Com ele conseguimos transmitir muito mais do que imaginamos. Nossos olhos refletem emoções, sentimentos, preocupações e podem até revelar características de nossa personalidade. Eles são uma das principais características que olhamos nas pessoas. Daí a sua importância.

Portanto, devemos dar a nosso olhar o poder que ele merece e cuidar de nossos olhos como se deve. Para fazer isso, os cosméticos atuais nos fornecem uma ferramenta mágica: a paleta de sombras. Ela é uma fonte de cor, luz e brilho que oferece vida e presença aos nossos olhos. Caso queira saber mais, é só continuar lendo.

O mais importante

  • As sombras são cosméticos destinados a serem aplicados na área das pálpebras e abaixo das sobrancelhas. A paleta de sombras reúne algumas opções em um único estojo.
  • Existem múltiplas aplicações para as sombras, desde uma maquiagem natural até caracterizações cinematográficas.
  • As sombras realçam o olhar e potencializam nossos traços. Dependendo da forma de aplicação e do acabamento que ofereça, existem vários tipos de sobras de olho.

Ranking: As melhores paletas de sombras do mercado

Nesta seção você encontrará uma compilação dos 5 melhores modelos de paleta de sombras disponíveis no mercado. Além disso, incluímos uma explicação de cada uma delas para que você possa compará-las e analisá-las bem. Isso será útil para decidir qual é a mais adequada para você ou para outros.

1º – Paleta de Sombras duo 18, Marchetti

Para quem está se iniciando no mundo das sombras não há nada melhor que esse duo da Marchetti. Composto por uma sombra escura e uma clara, esse duo irá oferecer a base para muitos looks diferentes quando combinado com outras cores mais ousadas. Também pode ser usado somente ele no dia a dia.

Suas tonalidades são uma com efeito cintilante e outra com efeito matte. Essa sombra apresenta uma alta transferência de cor para os olhos, criando um look marcante e que não sai com o uso. É um conjunto de qualidade e muito econômico, sendo a escolha perfeita para uma primeira sombra.

2º – Paleta de Sombras Happiness Ruby Rose

Essa paleta de sombras é de uma marca que tem se tornado a queridinha das brasileiras nos últimos tempos por ser de qualidade e ao mesmo tempo acessível para qualquer pessoa. É uma paleta ideal para quem está querendo ousar mais no visual, indicada para festas e eventos noturnos descontraídos.

Além das 22 cores muito coloridas dessa paleta, ela ainda vem com um primer para olhos, que serve para preparar a pele para receber a maquiagem. As sombras têm um efeito aveludado, incorporando uma cor forte com a aplicação.

3º – Paleta de Sombras Kit Faces, Fenzza

O Kit Faces da Fenzza apresenta não só 8 cores de sombra como também 4 cores de pó compacto, ideal para se carregar na bolsa por não ser muito grande e por possuir duas utilidades. Além de usar em si mesma, esse kit também permite que você salve alguma amiga em emergências, já que as cores são bem variadas e podem ser aplicadas em vários tons de pele.

É uma paleta de sombras com cores mais sóbrias, ideal para ambientes de trabalho ou algum evento noturno formal. A paleta já vem com dois pincéis de aplicação e, embora seja sempre recomendado comprar um pincel específico a parte para uma melhor aplicação, esses pincéis já serão de grande ajuda. O custo-benefício desse kit é ótimo.

4º – Paleta de Sombras 1, Max Love

Essa paleta de sombras fabricada no Brasil é uma ótima escolha para aquelas que desejem um look mais natural para usar no dia a dia. Suas cores em tons pastéis permitem realçar seus olhos apenas o suficiente para que eles se destaquem mas não demais, evitando chamar atenção excessiva.

Essa é uma paleta na qual as sombras se espalham bem e cobrem perfeitamente as pálpebras, sendo também muito duradoura. Além do uso para o dia a dia, essas 9 cores também podem servir para fazer iluminações e sombreados em outras maquiagens mais complexas. O preço da paleta também é muito acessível.

5º – Paleta de Sombras Opaque Mate Koloss

A Koloss é uma marca de qualidade que traz nessa paleta de sombras 12 cores distintas que podem ser usadas em qualquer ocasião. São cores básicas que toda pessoa amante de maquiagens deveria ter em casa, pois são essenciais para qualquer look que você quiser fazer. Além disso, as cores podem ser combinadas entre si para criar lindos efeitos.

Os tons variam entre os pastéis e cores mais escuras como o preto e o azul, todos com um efeito matte que está muito na moda ultimamente, então não tem como errar. É uma paleta que, no total, tem 14 g de maquiagem e é um pouco mais cara do que outras paletas em função de sua qualidade.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre uma paleta de sombras

É importante que, antes de adquirir qualquer paleta de sombras, você conheça os principais aspectos deste produto. A seguir, incluímos os aspectos mais relevantes sobre as sombras para que você possa se informar melhor. Além disso, responderemos às perguntas mais frequentes entre os usuários.

Mulher passando um pincel de maquiagem no rosto

As sombras são elementos que complementam seu look e uma paleta de sombras é um must have para qualquer mulher.
(Fonte: Lonescu: 44414866/ 123rf.com)

O que exatamente é uma paleta de sombras?

A sombra de olho é um cosmético projetado para ser aplicado nas pálpebras e sob as sobrancelhas. O uso de sombras remonta ao antigo Egito, no ano 10.000 a.C. Este produto costumava ser usado em ocasiões especiais, como em funerais. Desde então, as sombras foram aperfeiçoadas e seu uso foi generalizado.

Atualmente as sombras são um cosmético básico disponível para todos. Seu uso varia entre uma maquiagem natural para uso diário até caracterizações de eventos cinematográficos. Estes produtos evoluíram notavelmente e, hoje em dia, o mercado oferece múltiplas variedades e diferentes formatos de sombras.

A paleta de sombras é um kit que reúne diferentes cores em um único estojo. Elas podem ser pequenas – de apenas duas cores – ou chegar ao número de mais de 50 tons diferentes.

Diversos pinceis de maquiagem com sombras coloridas espalhadas

Lembre-se que é essencial manter seus pincéis limpos.
(Fonte: Grecaud: 43464096/ 123rf.com)

Por que é recomendado o uso de sombra?

As sombras são usadas principalmente pelas propriedades cosméticas que elas possuem. Geralmente, elas são usadas como parte da maquiagem usual para embelezar o rosto. São produtos que dão profundidade e expressão ao olhar. Eles também podem complementar ou realçar a cor dos nossos olhos.

O uso correto de uma paleta de sombras pode fazer a diferença. Por exemplo, se a sombra é aplicada corretamente, ela será útil para corrigir rugas ou outros sinais de envelhecimento. No entanto, além do uso como uma maquiagem de rotina, sombras podem ser usadas para maquiagem profissional, como em filmes ou teatros.

Pinceis e estojos de maquiagem

A qualidade dos pincéis é muito importante para conseguir uma boa aparência.
(Fonte: Minaeva: 60728779/ 123rf.com)

Nestes tipos de situações, as sombras seriam aplicadas de forma diferente. O objetivo não seria esteticamente embelezar o usuário, mas sim chamar a atenção ou alcançar uma feição específica. Por esta razão, cores mais vivas, brilhantes e marcantes serão usadas. Em suma, os usos de sombras são múltiplos.

Paleta de sombras: Do que são feitos esses cosméticos?

Como já apresentamos anteriormente, a composição das sombras mudou ao longo do tempo. Atualmente, elas são formuladas com base em três componentes principais: uma base gordurosa, pigmentos e compostos químicos. Os últimos servem para fazer produtos mais duráveis e modificar a textura e a consistência dos mesmos.

Embora não haja uma formulação exata e rigorosa para todas as sombras, elas seguem um padrão geral. Normalmente, elas contêm 60% de óleos minerais, 10% de gordura e ceras e 6% de lanolina, um excipiente. O resto é composto de vários pigmentos, conservantes e outros compostos variáveis, dependendo do produto.

A seguir incluímos uma tabela com os principais componentes da sombra de olhos:

Componente Funções
Bases Azeite mineral – Derivado do petróleo que evita a perda de água na pele  e muito seguro e não comedogênico
Azeite de jojoba – Cera líquida, biodegradável e não tóxica, com grande resistência ao calor e à oxidação. Proporciona permanência ao cosmético, hidrata a pele, controla a acne, combate as rugas, proporciona a renovação celular e é antioxidante
Ceras – Cera de abelha, lanolina, ozocerite ou ceresina. Protegem e suavizam a pele
Pigmentos Oxicloreto de bismuto – Pigmento muito seguro para todo tipo de pele. Sua obtenção é muito cara, então só é utilizado em sombras de alta qualidade
Violeta de manganês – Colorante de cor púrpura, é tóxico quando inalado, mas é seguro para a aplicação tópica no entorno dos olhos
Hidróxido de cromo – Pigmento de tonalidade verde usado apenas para sombra de olhos. Não é considerado apto para a aplicação labial
Pó de bronze – Colorante de tonalidade metálica, amplamente usado para a coloração de todo tipo, especialmente como blush
Dióxido de titânio – Mineral natural empregado para proporcionar brilho, protege do sol
Outros compostos químicos Talco – Facilita distribuir as sombras de olho pela pele e melhora a aderência
Palmitato – Derivado do azeite de palma, pode provocar reações alérgicas
BHT – Composto com propriedades antioxidantes
Parabenos – Possuem propriedades antibacterianas e antifúngicas. São usadas como conservantes

Que tipos de paleta de sombras existem?

Existem diversas composições de paletas de sombras. Elas podem possuir diferentes quantidades de sombra, ter tons pasteis ou mais diversificados ou ainda possuir diferentes texturas e pigmentações, que mudam o resultado final da maquiagem.

Como acontece com muitos cosméticos, há uma grande variedade de sombras para todos os gostos e aplicações. Podemos classificar as sombras de acordo com dois critérios principais.

Por um lado, encontramos vários tipos de sombras de acordo com sua textura. Por outro lado, podemos classificá-los de acordo com o tipo de pigmentação.

Em relação à textura, há sombras em pó, em creme, lápis ou bastão, líquidas, voláteis e em stickers. De acordo com a pigmentação é possível encontrar sombras com acabamento perolado, cintilante, metalizado, matte, acetinado, velvet, veluxe e veluxe pearl. Cada tipo de sombra terá características adequadas para um uso ou outro.

A tabela a seguir expõe os diferentes tipos de sombras existentes, bem como a propriedade de cada uma delas:

Textura Propriedades
Em pó (pó compactos) A textura é compacta e endurecida, borram pouco e são mais difíceis de esfumar e sua duração é média. É versátil, pois possui múltiplos acabamentos
Em creme A textura é cremosa e sua duração é prolongada. Costumam rachar. São de fácil de aplicar, mas difícil de esfumar
Em lápis ou bastão Alta durabilidade e muito fácil de usar. São difíceis de esfumar e costumam rachar
Líquidas Textura fluída e duração intermediária. Podem rachar e sua aplicação é fácil
Voláteis (pó soltos) Textura em pó não compacto. Fáceis de aplicar e esfumar. Não se degrada com o tempo, mas possui curta duração.
Em stickers (novidade) Muito fáceis de aplicar. Uso único e com estilos muito variados

Por outro lado, podemos classificá-las em função do tipo de pigmentação.

Pigmentação Efeito
Metalizada Tons com efeito frio e metalizado. Possuem pequenas partículas que refletem a luz e produzem um efeito gelado. Fica luminoso e metálico
Perolada Sombras com efeito brilhante, mas sem o efeito acetinado ou metalizado
Acetinada Sombras cremosas com um ligeiro toque de luz. Brilham, mas não muito, são mais saturadas que as peroladas, com cores mais intensas
Mate Sombras sem nenhum tipo de brilho e com pouca pigmentação
Velvet Derivadas das sombras mate, mas diferentemente delas, possuem partículas de purpurina
Veluxe Também derivam das sombras mate, com uma textura aveludada, mais sedosas e secas ao tocar
Veluxe pearl Variedade de sombras mate com a maior metalização que existe. Efeito aveludado e metalizado

Como aplicar uma sombra?

Por trás da aplicação da sombra, há uma série de truques para obter resultados impressionantes. As pálpebras são uma área com características especiais. A pele nessa região é muito delicada, elas estão em contato próximo com os olhos e dobras ocorrem naturalmente. Tudo isso determina a maneira como as sombras são usadas.

Para começar, é aconselhável aplicar um produto anterior à sombra, como uma pré-base para preparar a pálpebra. Com isso, a duração das sombras será maior e seus resultados mais visíveis. Em seguida, escolheremos a sombra a ser aplicada. Para resultados mais profissionais é aconselhável usar 3 tons da mesma gama de cores.

Sombra roxa

Há uma infinidade de cores de sombras.
(Fonte: Andreahast: 45717377/ 123rf.com)

Primeiro, aplicamos a sombra mais leve na órbita ocular, espalhando-a bem com um pincel. Em seguida, com um pincel chato, aplicamos a sombra principal por toda a pálpebra móvel e a esfumaçamos. Para adicionar profundidade ao visual, toque na parte externa do olho com a sombra escura. Com isso, obteremos um olhar de filme.

Que efeitos adversos as sombras podem causar?

Sombras para os olhos são cosméticos especificamente formulados para aplicação em torno dos olhos. Isso significa que são produtos muito seguros, dermatologicamente testados e, portanto, com baixa taxa de efeitos adversos. No entanto, embora seja pouco frequente, certas reações indesejáveis podem ocorrer em algumas ocasiões.

O efeito adverso mais comum é a irritação e coceira dos olhos. Geralmente ocorre devido à penetração da sombra na cavidade ocular. Portanto, é mais comum em sombras voláteis. Em casos mais extremos, pode levar a infecções oculares (conjuntivite, blefarite). Isso tende a acontecer devido ao uso incorreto do produto.

Olhos maquiados em cor neutra

As cores quentes são ideias para pessoas que desejam um look sério e elegante.
(Fonte: Morganka: 40231480/ 123rf.com)

Tais reações adversas podem ser prevenidas de várias maneiras. Por um lado, é importante certificar-se de que o produto é de boa qualidade. Em caso de dúvida, há sempre a opção de consultar especialistas na área. Por fim, também é aconselhável revisar a composição do produto e sua data de validade.

Quais as vantagens e desvantagens das sombras?

A lista a seguir detalha as vantagens e desvantagens do uso das sombras.

Vantagens
  • Proporcionam profundidade ao olhar
  • Iluminam e dão vida ao rosto
  • Realçam a cor de nossos olhos
  • Acessíveis
Desvantagens
  • Há possibilidade de irritação ocular
  • Podem borrar
  • Resultados de duração variável
  • Podem rachar

Critérios de Compra

Quando se trata de adquirir uma paleta de sombras, é importante que você avalie alguns aspectos. Incluímos a seguir os fatores mais relevantes que você deve considerar antes de comprar este cosmético.

Assim, você pode tomar uma decisão apropriada, escolhendo o produto mais adequado às suas necessidades. Esses aspectos são:

  • Características dos olhos
  • Tipo de pele
  • Ocasião
  • Cor e efeito
  • Textura ou formato
  • Qualidade

Características dos olhos

Antes de adquirir uma paleta de sombras, você deve se perguntar como seus olhos são e quais resultados você está procurando. Embora pareça um tanto banal, isso determinará em grande parte a escolha e aplicação da sombra.

Por exemplo, olhos grandes geralmente são expressivos naturalmente. Portanto, não será necessário fornecer-lhes maior amplitude ou profundidade.

Consequentemente, escolheremos sombras discretas, que complementam o visual sem serem excessivamente impressionantes. Por outro lado, no caso dos olhos pequenos, as sombras podem ser usadas para dar-lhes maior destaque no rosto. Então, será melhor optar por cores que se destacam, melhorando nosso visual.

Olhos com maquiagem colorida

As sombras coloridas são ideais para dar originalidade a seu olhar.
(Fonte: Morganka: 40224695/ 123rf.com)

Tipo de pele

Como na maioria dos cosméticos, cada tipo de pele tem características que a tornam única. Portanto, as necessidades da pele irão variar dependendo de suas características.

Nesse sentido, a pele oleosa é geralmente caracterizada por um excesso de gordura. A gordura pode se acumular nas pálpebras, alterando as sombras.

Por esta razão, o uso de sombras líquidas e cremosas na pele oleosa é desencorajado. Em contraste, sombras compactas ou voláteis seriam uma boa escolha.

Por outro lado, as sombras líquidas são uma alternativa ideal para a pele seca, bem como sombras cremosas. Em suma, escolha a sombra que melhor se adapte à sua pele.

Ocasião

Como vimos, as aplicações para sombras são múltiplas. Por esse motivo, ao comprar uma paleta de sombras você deve se perguntar para que precisa dela. Você escolherá uma sombra ou outra de acordo com a ocasião. Por exemplo, para uma aparência natural, é preferível escolher tons acastanhados, discretos e com acabamento mate.

No entanto, para eventos marcantes, como o carnaval ou uma festa especial, você vai querer o oposto. Você deve optar por tons brilhantes, marcantes e deslumbrantes. Então, o ideal é ir jogando com as diferentes opções oferecidas pelo mercado.

foco

Lembre-se de que há várias combinações, escolha a mais adequada a cada ocasião.

Cor e efeito

Existe um amplo repertório de cores e você pode encontrar várias delas em uma única paleta de sombras. Como se isso não bastasse, a mesma cor estará disponível em vários efeitos diferentes. Tons brilhantes, mate, acetinados, metálicos e muito mais.

Por esta razão, é importante que você considere a cor que você está procurando e qual acabamento deseja obter com sua sombra.

Este aspecto é muito condicionado pela ocasião em que você vai usar a sombra. Os tons mais semelhantes à pele, como laranja ou marrom, são os mais adequados para o uso diário. Por outro lado, acabamentos metálicos e brilhantes, além das cores chamativas, serão mais bem adaptados a eventos noturnos ou comemorações.

Textura ou formato

As sombras estão disponíveis em vários formatos, com diferentes texturas e consistências. Este é outro aspecto que você deve valorizar ao adquirir uma paleta de sombras.

Para decidir, você terá que considerar vários fatores. Por exemplo, o tipo de pele, os resultados que você deseja obter e a ocasião em que você usará o referido cosmético.

Cada tipo de sombra tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, as sombras voláteis são muito fáceis de aplicar, mas sua duração é curta e elas se borram facilmente.

Por outro lado, sombras cremosas são bem fixadas e duram bastante. No entanto, elas podem facilmente craquelar. Meça bem os prós e contras e escolha aquela que mais atenderá suas necessidades.

Qualidade

Finalmente, é essencial avaliar a qualidade da sombra. Este aspecto é importante em todos os cosméticos, mas o é especialmente para as sombras. É tão importante por causa da área de aplicação. O contorno dos olhos é uma região particularmente sensível, tanto pela sua pele delicada como pelo órgão a que envolve.

Uma sombra de olho de má qualidade apresenta vários riscos totalmente evitáveis. Por exemplo, pode causar irritação nos olhos e lacrimejamento. Além disso, pode desenvolver infecções nos olhos ou nas pálpebras, potencialmente perigosas. Em conclusão, é essencial garantir a boa qualidade do produto antes de comprá-lo.

foco

Os produtos naturais são ideais para pessoas com pele sensível.

Resumo

Sombras são um elemento-chave que não pode faltar em seu kit de maquiagem, logo uma boa paleta de sombras é indispensável. Elas proporcionam vida e luz ao rosto, sendo um detalhe que faz a diferença.

Sua aplicação é bem simples e, graças ao seu formato conveniente, você sempre pode carregá-la com você. Além disso, elas são muito fáceis de remover e são cosméticos realmente práticos.

Uma característica fundamental das sombras é a sua versatilidade. Diga adeus a esse sentimento de sempre usar maquiagem da mesma maneira.

Com uma boa combinação de sombras, você superará a monotonia e sua aparência sempre será nova e inovadora. Você encontrará a sombra perfeita para todas as ocasiões e que deixará todos sem palavras.

Se você ainda não fez isso, tente incorporar um pouco de sombra em sua maquiagem. Você ficará surpreso como algo tão simples pode levar a tamanhos resultados.

E você, você sabe que paleta de sombras vai escolher? Se você gostou do nosso Guia sobre sombras, compartilhe-o nas redes sociais ou comente aqui.

(Fonte da imagem destacada: Artemfurman: 38703202/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
45 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...
UNIVERSODELAS

Postado por UNIVERSODELAS