Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

74Comentários coletados

A atração pela velocidade e pela aventura é geralmente um sentimento que surge logo quando criança. Por isso, não é de se estranhar que seu filho ou parente esteja pedindo aos gritos por uma moto infantil. Uma moto infantil fornece o sentimento de experimentar a velocidade.

Esses brinquedos sobre rodas conseguem se adaptar às necessidades de cada etapa da infância. Mas, não se preocupe, pois, as fabricantes sabem que a segurança está em primeiro lugar. Se você está planejando comprar uma moto infantil, fique bem atento a esse artigo e seu guia de compra. Aqui você encontrará algumas recomendações, conselhos de como usar e dados interessantes.

O mais importante

  • Existem dois tipos de moto infantil: as mecânica e as elétricas. Nas primeiras, são as pernas das crianças as responsáveis por gerar o movimento com os pedais. No segundo tipo, uma bateria é usada.
  • De acordo com cada modelo, os pequeninos podem começar a utilizá-las até mesmo com apenas 9 meses de idade.
  • Para escolher a moto infantil ideal é preciso prestar bem atenção no formato e conforto do produto.

As melhores motos infantis: Nossas sugestões

Chegado o momento de escolher a moto infantil ideal, sempre surgem algumas questões. Mas, não se preocupe, esses são brinquedos para serem escolhidos sem pressa e pesquisando bem. Afinal, a moto infantil acompanhará os primeiros passos e as primeiras aventuras da criança. A seguir será disponibilizada uma lista com os melhores modelos de moto infantil do mercado.

A moto infantil personalizada

Esse modelo todo personalizado com o personagem Hulk é ideal para as crianças que são fãs do herói e que querem se sentir como se estivessem lutando ao seu lado. Elétrica e alimentada por uma bateria de 6 V, esse produto pode chegar até 3,5 KM/h e possui um câmbio com duas marchas: frente e ré.

A moto infantil dos aventureiros

Baseada nas motos de motocross, esse modelo da Xplast é ideal para os pequenos que já possuem espírito aventureiro. Alimentada por uma bateria recarregável de 6 V e toda feita em PVC e aço, esse produto é muito resistente. Além disso, suporta até 20 kg, proporcionando seu uso por crianças um pouco maiores.

A moto infantil para os fãs de Transformers

Esse modelo da Bandeirante é ótimo para aquelas crianças que são fãs dos Transformers. Sua estrutura em camada dupla dá mais resistência e durabilidade ao brinquedo. O câmbio conta com duas marchas, frente e ré, para aguçar a capacidade de coordenação do pequenos. É bivolt e acompanha uma máscara removível.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a moto infantil

Os primeiros passos de uma criança são muito emocionantes, mas, o que pensar do momento de vê-lo subindo em uma moto infantil? O tempo passa rápido e é preciso aproveitar bem os momentos. Então, a seguir serão respondidas algumas das questões mais frequentes sobre a moto infantil.

Menino andando com moto.

Aposte em uma moto infantil que possua rodas suficientemente grandes e largas para garantir uma maior estabilidade. (Fonte: Vladislav Lazutin: 123886986 / 123rf.com)

Quais os tipos de motos infantis que existem?

De uma forma geral é possível dizer que existem dois grandes tipos de moto infantil: mecânicas e moto elétricas. No primeiro modelo, a própria criança gera o movimento com suas pernas. Portanto, não existem nem descansos para os pés e nem pedais. São ideais para quando estão aprendendo a andar.

Já as motos elétricas são muito mais avançadas. Dentro dela estão inseridas baterias que, geralmente, são de 6 ou 12 V. Além disso, também possuem um carregador para garantir que o brinquedo apresente uma certa autonomia. Essas motos andam sozinhas e tudo o que a criança deve fazer é ligá-la e guiá-la.

Existe alguma norma que regulamenta a venda da moto infantil?

Especialmente no caso da moto infantil elétrica, é muito importante se certificar que o produto cumpre com a legislação vigente sobre brinquedos para crianças. Se assegure que o item que deseja está regulamentado e certificado pelo Inmetro. Esse é o órgão capaz e responsável por emitir esses tipos de certificações.

Menina com capacete branco.

A moto infantil também proporciona uma maior independência e liberdade para as crianças. (Fonte: Pakorn Kitpaiboolwat: 106627477 / 123rf.com)

Quais os benefícios de uma moto infantil?

O principal e mais óbvio benefício proporcionado por uma moto infantil é o da diversão.

A moto infantil mecânica é ideal para desenvolver as habilidades motoras..

A velocidade é sempre um fator que desperta muita curiosidade nas crianças e que por isso proporciona muito entusiasmo quando percebem que podem ir mais rápido do que conseguem com suas pernas. Vale destacar que a moto infantil mecânica é ideal para desenvolver as habilidades motoras.

Com esses produtos, as perninhas da criança estarão sempre em movimento. Além disso, ela exercitará os reflexos, coordenação e sentido de orientação. A moto infantil também proporciona independência e liberdade e, por consequência, aumenta a confiança e autoestima da criança. Por último, o equilíbrio é mais um dos aspectos potencializados pelo uso desses brinquedos. Veja quatro benefícios de uma moto infantil:

  • Melhora a capacidade motora;
  • Proporciona a possibilidade de se divertir ao ar livre;
  • Aumenta a compreensão da criança pelo seu entorno;
  • Desenvolve o equilíbrio e coordenação.

É necessário o uso de capacete para andar na moto infantil?

No caso da compra de uma moto infantil elétrica, sim, é recomendável o uso de capacete, pois, esses brinquedos podem atingir um certo nível de velocidade. Obviamente, é apenas um brinquedo, mas são motorizados. Portanto, como diz o ditado popular: é melhor prevenir do que remediar. Além disso, se você preferir pode aumentar os cuidados com a segurança de sua criança com o uso de cotoveleiras e/ou joelheiras.

O tamanho do capacete deve ser apropriado para a cabeça da criança, pois, de nada adianta um que fique grande ou pequeno demais. Por outro lado, se você possui uma moto infantil mecânica, não é necessário o uso de capacete. Porém, se você ou até mesmo a própria criança deseja fazer uso de equipamentos de segurança, obviamente poderá fazê-lo sem problemas!

Menino com cachorro em moto infantil.

Muitos modelos de moto infantil são inspirados em desenhos e filmes infantis. (Fonte: Milan Bruchter: 31503054 / 123rf.com)

Qual a posição correta da criança para andar em uma moto infantil?

Mais do que ficar em uma posição correta em cima de uma moto infantil, é preciso garantir que a criança esteja confortável sobre ela. Para isso, você deve se certificar que o modelo de interesse dispõe de um assento confortável e, principalmente, garante estabilidade para o pequeno condutor. É importante que a criança consiga se sentar corretamente e que suas mãos alcancem o guidão. Além disso, é muito importante que o guidão possua um sistema antideslizante.

Obviamente, o guidão deve estar adequado e de acordo com a altura da criança. Dessa forma, o pequeno não precisará fazer um grande esforço para segurá-lo. De qualquer maneira, ele precisará se acostumar com o uso do brinquedo e será seu corpo que irá dizer, de forma intuitiva e com o passar do tempo, como deve se ajustar confortavelmente ao produto.

Geralmente, a moto infantil é fabricada para rodar até mesmo no asfalto, mas sempre em lugares controlados e não em zonas de tráfego de carros.

Critérios de Compra

A moto infantil é um brinquedo que, pelos mais diversos motivos, empolga muito as crianças. Ela fornece uma grande liberdade de movimentação e permite que a criança explore todo o ambiente de seu entorno. Então, se você pensa em adquirir uma, é importante que analise os seguintes critérios de compra. Dessa forma, você aumentará consideravelmente as chances de que sua escolha seja a mais acertada.

  • Idade indicada
  • Modelo
  • Conforto
  • Elementos de segurança
  • Extras

Idade indicada

A idade indicada de uso deve ser o primeiro fator a ser considerado na escolha de uma moto infantil. Os modelos de moto infantil mecânicos, por exemplo, podem ser usados a partir dos 9 meses. Certamente, eles são os ideais para quando as crianças estão começando a tentar os primeiros passos. Nesse novo estágio, é ótimo para as crianças fortalecerem as pernas e acelerar o aprendizado.

Também existem modelos de moto infantil elétricas indicadas para as crianças a partir do primeiro ano de vida. Nesse caso, você deve reparar na voltagem da bateria. A moto infantil alimentada por uma bateria de 6 V possui uma potência limitada. Geralmente, a velocidade desse modelo não supera os 2,5 km/h. Por outro lado, os modelos de 12 V são confeccionados para as crianças de até 6 anos e a velocidade alcançada pode ser de até 3 ou 4 km/h.

Moto elétrica de 6 V Moto elétrica de 12 V
Idade A partir de 1 ano de idade A partir de 2 ou 3 anos de idade
Velocidade Velocidade limitada (2,5 km/h) Maior velocidade (até 4 km/h)
Ideal para Superfícies lisas: dentro ou fora de casa Jardim, parque e inclusive para pequenas inclinações

Modelo

Não há dúvidas de que o modelo é a primeira coisa que chama atenção da criança. Dessa forma, leve em consideração quais são seus gostos pessoais. Por exemplo, sua cor favorita ou aquele personagem de desenho animado que tanto gosta. Em relação ao tamanho da moto infantil, esse aspecto está diretamente relacionado com a idade da criança, portanto, não se deixe impressionar pelos modelos maiores.

Muitos modelos de moto infantil são inspirados em desenhos e filmes infantis. Então, conhecer os gostos de sua criança é um ótimo ponto de partida. Pode ser interessante você considerar a inclusão de acessórios, como os espelhos retrovisores, encosto e farol dianteiro. Em suma, tudo aquilo que pode deixar a experiência ainda mais real para o pequeno ou a pequena.

View this post on Instagram

#motokids #motoinfantil #motorizada #motoboy

A post shared by INFLUENCER KIDS JOAQUIM (@jorlainedasilva) on

Conforto

É muito importante que a moto infantil seja confortável para a criança. Dessa forma, um aspecto fundamental do produto é a qualidade do seu selim. Ele deve ser bastante macio, mas, ao mesmo tempo, antideslizante para que a criança não fique escorregando durante o passeio. Além disso, o guidão deve ser ergonômico e permitir uma ótima aderência.

Se a moto infantil for elétrica, se certifique que os descansos de pés sejam suficientemente espaçosos para que a criança consiga repousar os pés durante a atividade. Assim, ela não apenas ficará mais confortável, mas também sua estabilidade será maior.

Por último, existem modelos que possuem assento com encosto para que a criança consiga apoiar as costas e não precise ficar todo o momento tensionando o tronco.

foco

Lembre-se que o passeio de moto infantil deve ser única e exclusivamente sob a supervisão de um adulto.

Elementos de segurança

Um outro fator que deve ser considerado seriamente é a segurança no uso desse brinquedo. Preste bastante atenção nos materiais e no aspecto da moto infantil. Esses devem ser consistentes e garantir a máxima estabilidade. Outro detalhe importante a ser certificado são as rodas. O ideal é que elas sejam largas e que possuam uma boa tração. Dependendo de sua qualidade, será possível brincar nas mais diferentes superfícies.

É essencial para as crianças menores que a moto infantil também disponha de rodinhas adicionais de cada um dos lados, proporcionando uma maior estabilidade. Dessa forma, eles próprios se sentirão muito mais seguros e o risco de queda será bastante minimizado.

Por fim, alguns modelos de moto infantil também proporcionam um protetor de mãos, um elemento capaz de proteger as mãos dos pequenos em caso de queda ou batida.

Extras

Você pode procurar se o modelo que deseja também possui alguns extras que proporcionam uma experiência ainda mais interessante para seu pequeno. Alguns modelos incluem efeitos de som e luz, tornando o produto ainda mais atraente e interativo para o brincar. Outro extra bastante popular são as buzinas, item que as crianças adoram!

Além disso, no mercado você irá encontrar modelos que já saem de fábrica acompanhados por um capacete e mais outros elementos de segurança. Certamente, as crianças adoram o fato de conseguirem se vestir igualzinho ao papai e mamãe quando esses resolvem sair de moto ou bicicleta. Nos modelos de moto infantil elétrica cuja bateria é de 12 V, é comum oferecerem duas velocidades para que a criança possa brincar de alterar a potência de sua moto.

Resumo

As crianças, assim como os adultos, também são viciadas em adrenalina e aventuras. Dessa forma, a moto infantil é um tipo de brinquedo que certamente qualquer criança gostaria de ter. Não existe um modelo único e ideal no mercado, pois, o melhor depende das necessidades e gostos pessoais de cada um.

Existem diferentes opções presentes no mercado. Portanto, é preciso saber claramente quais são as necessidades e modelos que estão sendo considerados. O mais importante é saber que são também brinquedos que podem atingir certas velocidades, portanto, é necessário usufruir de uma moto infantil sob a supervisão de um adulto. Assim, a segurança e a diversão devem sempre caminhar de mãos dadas.

O que você achou desse guia de compras? Se gostou, compartilhe em suas mídias sociais ou deixe seu comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Chakrapong Worathat: 81186064 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Mariana Hoyos Jornalista
Mãe de dois filhos lindos. Escritora de contos, poesias, artigos acadêmicos e científicos. Estuda e escreve sobre educação, casais e família. Formada em jornalismo e doutora em Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável.