Seja para obter cachos definidos ou ondas naturais, o modelador de cachos se tornou um dos melhores aliados. Este dispositivo é projetado especificamente para enrolar o cabelo de uma maneira simples e prática. Quando o modelador é da mais alta tecnologia, ele protege os cabelos e os deixa macios.

Se você está pensando em aderir à revolução dos cachos, certamente há muitas coisas sobre esse modelador que você ainda não conhece. Existem muitos tipos, formatos e tamanhos! É normal que você acabe se perdendo. Graças a este Guia especializado, você saberá tudo o que precisa para comprar seu modelador.

O mais importante

  • O modelador de cachos é uma ferramenta útil para obter um acabamento profissional em casa. Para obter os melhores resultados, é essencial escolher um modelador preparado para seus cabelos e que obtenha o efeito desejado com seu uso.
  • É essencial aprender sobre os tipos, formatos e tamanhos para escolher o modelador de cabelo mais adequado a você. Além disso, o modelador de cachos é mais fácil de usar do que se pensa, é preciso seguir apenas alguns passos simples para exibir um cabelo perfeito.
  • O mais importante é que você tenha um modelador de cachos de qualidade que não danifique o cabelo mais do que o necessário. Para isso, é essencial que ele possua um controle de temperatura. Além disso, também são importantes o material, tipo, formato e tamanho. Junte-se à moda dos cachos e abra espaço no seu banheiro para o modelador de cachos!

Ranking: Os melhores modelos de modelador de cachos do mercado

Existem tantos modeladores de cachos no mercado que às vezes é muito difícil saber qual é o que vai ser melhor e escolher um. Para que você tire suas dúvidas, nós preparamos uma seleção dos cinco melhores modeladores de cachos, dentre os quais incluímos alguns dos diferentes tipos que você pode encontrar.

1º – Modelador de cachos Red Pro Instawave

Este modelador de cachos possui o formato dos modeladores tradicionais, mas não se deixe enganar. É um aparelho de alta tecnologia e ele enrola as mechas automaticamente, emitindo um som quando a mecha estiver pronta. Os cachos podem ser feitos nas duas direções, de acordo com um botão que fica em seu cabo.

O produto atinge até 210° garantindo que vai funcionar até nos cabelos mais espessos e possui também controle de temperatura, para que os mais finos não se queimem e danifiquem. O produto também possui íons que evitarão o frizz. Seu cabo é giratório e, para sua segurança, ele possui a função de desligar automaticamente após 90 minutos, evitando problemas de superaquecimento que poderiam levar a incêndios.

2º – Modelador de cachos Nano Titanium MiraCurl 3

Indicado para iniciantes por sua facilidade na hora de utilizar, o MiraCurl possui uma série de recursos e conveniências. É um modelador automático que pode ser regulado para girar em ambos os sentidos. Além disso, também pode ser regulado para modelar cachos de diferentes espessuras, de finos a grossos, evitando a necessidade de ter que comprar vários modeladores.

É feito de Nano Titanium, misturando partículas de titânio e de cerâmica, para que a transferência de calor seja eficiente e o cabelo não fique com frizz. Possui regulagem para três temperaturas e também é possível regular o tempo para que os cachos se modelem com eficiência e durem por muito tempo.

3º – Modelador de cachos Titanium Rose Gold 32mm

Com um formato inovador e anatômico, o Rose Gold possui um design elegante e ergonômico, tornando-o muito fácil e confortável de se usar. Sua regulagem de temperatura é feita através de um display eletrônico, com sua temperatura máxima podendo chegar a 232°. Apesar da alta potência, também é indicado para pessoas com cabelos mais finos ou que possuam química no cabelo, uma vez que possui uma ótima regulagem e que também atinge temperaturas mais baixas.

O dispositivo possui a ponta fria, evitando os riscos de queimaduras acidentais ao encostar o modelador no couro cabeludo. Além disso, ele também possui um sistema de desligamento automático após 1 hora de uso e cabo giratório 360°. Apesar de ser um produto um pouco mais caro, é um preço que vale a pena pagar pela qualidade e tecnologia.

4º – Modelador de cachos Taiff Curves

Um modelador de cachos em seu formato tradicional, feito também do material mais tradicional desses aparelhos: a cerâmica. Para aquelas pessoas que já estão acostumadas a usarem um modelador de cachos, essa será uma ótima opção que se pode encontrar a um preço mais acessível. Vale lembrar que a marca é referência no mercado de produtos para o cabelo.

A tecnologia da cerâmica ajuda a diminuir o frizz no cabelo e o aparelho possui aquecimento rápido, estando pronto para uso em 30 segundos. O único problema é que não há regulagem de temperatura, que atinge a máxima de 210°. Em termos de segurança, o produto possui ponta fria e cabo giratório 360°de 3 metros de comprimento, facilitando a mobilidade ao usar o modelador.

5º – Modelador de cachos Spirale Gama Italy

Os produtos da Gamma Italy são conhecidos por sua alta qualidade e esta versão do modelador de cachos proporciona um efeito mais natural aos cachos e uma maior facilidade de uso para aqueles que não tenham muita prática com o instrumento. É uma opção de modelador muito acessível para quem não pode fazer um investimento muito grande no curto prazo.

Seu formato em espiral ajuda a guiar o cabelo para que este seja posicionado de maneira a criar cachos mais naturais no cabelo. A proteção também impede que a pessoa se queime, pois reduz as chances de a mão entrar em contato direto com a parte quente do modelador. Possui a tecnologia emissora de íons que diminui o frizz no cabelo e o produto fica pronto para uso entre 3 e 5 minutos. Não possui controle de temperatura.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre um modelador de cachos

Embora seja possível enrolar os cabelos ou obter algumas ondas naturais com as pranchas, sempre será muito mais prático e eficaz fazer isso com um modelador de cachos. É normal ter  dúvidas quando for comprar um. Responderemos às perguntas mais frequentes.

Imagem de mulheres com bobs no cabelo.

Os cachos obtidos com as pranchas não são nada parecidos com os que se pode conseguir com um bom modelador de cachos. (Fonte: undrey: 86555399 / 123rf.com)

Preciso de um modelador de cachos se eu já tenho uma prancha (chapinha)?

O design do modelador de cabelo oferece velocidade, conforto e diferentes possibilidades. Com a prancha é possível fazer cachos, mas se você já tiver usado ambos, já deve saber que os modeladores são mais ergonômicos e práticos. Além disso, com eles, cachos perfeitos são alcançados mais rapidamente que com as pranchas.

Os cachos feitos com as pranchas não têm nada a ver com aqueles que podem ser conquistados com um bom modelador de cachos. Estamos falando dos tipos de ondulação, formatos e intensidade dos cachos. Com um modelador de cabelo você consegue desde cachos estreitos e definidos até ondas mais naturais e soltas.

Quais tipos de modelador de cachos existem?

Felizmente, não existe um tipo único de modelador de cachos e temos uma grande variedade deles. Podemos não conhecer todos os tipos e pode ser mais difícil tomar a melhor decisão. De acordo com os recursos de um modelador de cachos, estes são os diferentes tipos:

  • Sem braçadeira: Composto por um cilindro para enrolar as mechas e um cabo isolante. Existem em diferentes formas (Retos, cônicos ou com bolinhas).
  • Com braçadeira: Muito parecidos com os anteriores. Se diferenciam porque incluem uma braçadeira que aperta a mecha ao aparelho, facilitando a tarefa.
  • Automático: Muito fáceis de usar já que pegam as mechas e as enrolam automaticamente.
  • Rolos térmicos: Uma versão melhorada dos rolos comuns. São feitos de cerâmica e esquentam com a eletricidade para conseguir um efeito mais rapidamente.

Que forma tem um modelador de cachos?

Atualmente, você pode encontrar modeladores de cachos de diferentes formatos. Ao escolher seu design, você deve levar em conta fatores como a praticidade ou o efeito de ondulação que se quer alcançar. Na tabela que apresentamos abaixo aparecem os principais estilos.

Reto Cônico Com bolinhas Duplo ou Triplo
O cilindro possui o mesmo diâmetro em todo o comprimento. Não permite fazer cachos de diferentes formas O diâmetro do cilindro vai se estreitando da base até a ponta. São mais difíceis de usar, mas permitem fazer cachos de tamanhos diferentes Sua forma ondulada ajuda a passar o cabelo e a conseguir diferentes cachos de acordo com a parte da bolinha que você estiver usando Com dois ou três cilindros retos. Ideais para conseguir ondas definidas e naturais

Do que a definição dos cachos depende?

A resposta é simples: a definição ou maciez dos cachos ou ondas depende única e exclusivamente do diâmetro do cilindro do modelador. Dos maiores diâmetros (50 mm) aos menores (9 mm), cada um deles tem uma função específica e o ajudará a obter o acabamento desejado.

Se você deseja obter ondas grandes e naturais, é melhor usar um modelador de cachos de diâmetro mais largo. Por outro lado, se você tem cabelo encaracolado e quer dar mais volume, ou se você tem cabelos lisos, mas quer cachos bem definidos, então os de menor diâmetro é o que você precisa.

Cabeleireira fazendo babyliss em outra mulher.

Para escolher o estilo do nosso modelador de cachos devemos levar em conta fatores como a praticidade e o efeito desejado dos cachos. (Fonte: Mytro-Dudchenko: 88935258 / 123rf.com)

Em qual temperatura devo colocar meu modelador de cachos?

Como já sabemos, o calor pode danificar o cabelo. Portanto, é essencial cuidar da temperatura na qual se usa os dispositivos nos cabelos. No caso do modelador de cachos, o ideal é que a temperatura possa ser regulada. Assim, é possível adaptá-lo ao seu tipo de cabelo e reduzir os danos.

Recomenda-se a utilização de uma temperatura entre 150° e 160° para um cabelo fino ou danificado, enquanto a temperatura pode chegar até 180° para um cabelo espesso e forte. Nunca se deve exceder essa temperatura para não danificar o cabelo. Esses valores são apenas uma sugestão, o melhor é conhecer o seu cabelo ir se adaptando a ele.

Como se usa um modelador de cachos?

Nem todos os tipos de modelador de cachos são usados da mesma maneira. Por isso, ainda que seja importante que você leia as indicações específicas do seu modelador de cachos, já que elas podem variar um pouco, existem algumas etapas básicas que você deve seguir para obter um acabamento perfeito. Pegue papel e lápis, vamos lá!

  • Escove o cabelo para que as mechas deslizem com facilidade pelo modelador de cachos.
  • Aplique um protetor térmico antes de utilizar o modelador para reduzir os danos causados pelo calor.
  • Escolha a temperatura adequada. É recomendável começar com uma temperatura baixa, porque ela vai agredir menos o cabelo.
  • Divida o cabelo e vá por partes, fica mais fácil.
  • Coloque a mecha no modelador a partir da raiz e vá enrolando até a ponta.
  • Para um efeito mais natural, enrole o cabelo na direção oposta ao seu rosto.
  • Espere o cabelo esfriar antes de soltá-lo, dessa forma os cachos durarão mais.

Posso usar o modelador de cachos com o cabelo molhado?

Não é recomendado. O modelador de cachos usa o calor como base de seu funcionamento, por isso não devemos usá-lo com o cabelo molhado. Se fizermos isso, aumentamos o dano que o calor já causa para o próprio cabelo. Portanto, verifique se você está com o cabelo completamente seco antes de usar o modelador.

Algumas pessoas dizem que, ao secar o cabelo com o secador, ele tende a ficar mais liso, de modo que os cachos feitos depois não ficam tão bons. Embora não seja cientificamente comprovado, isso faz sentido. Portanto, recomendamos deixar o cabelo secar naturalmente para que ele fique com seu volume natural.

O que significa um modelador de cachos soltar íons negativos?

Muitas vezes você já ouviu falar de íons negativos em aparelhos como modeladores de cabelo, ferros ou secadores. Eles pretendem evitar frizz e oferecem como resultado um cabelo mais suave e brilhante. Bem, isso é verdade. Trata-se de equilibrar as cargas elétricas que o cabelo contém.

A maioria dos produtos usados para cuidar dos cabelos contém cargas positivas, o que gera a eletricidade estática que você certamente já ouviu falar. Por outro lado, os modeladores liberam íons negativos para equilibrar a carga e evitar o frizz. Dessa forma, o cabelo fica macio e brilhante.

Critérios de Compra

Antes de comprar um modelador de cachos, há certos fatores que devem ser levados em conta. A seguir expomos e explicamos cada um deles para que você saiba o que procurar e sempre escolha um modelador de qualidade que atenda às suas necessidades e com o qual obtenha os melhores resultados.

  • Temperatura
  • Material
  • Tipo e formato
  • Tamanho
  • Praticidade e segurança

Temperatura

Certamente este é o critério mais importante de todos. Para exibir cachos perfeitos é necessário que o cabelo esteja saudável. O calor que emite um modelador de cachos não é exatamente o melhor para a saúde do cabelo. Portanto, o fato de se poder regular a temperatura é fundamental.

Graças à temperatura variável do modelador de cachos, é possível adaptá-lo ao uso que se quer dar ou ao tipo de cabelo que você possui. Se fizer isso, os resultados que alcançará serão muito melhores, tanto esteticamente como ao nível dos cuidados com os cabelos.

Prancha de cabelo e modelador de cachos com outros objetos.

Se você quer conseguir cachos grandes e naturais, o melhor é usar um modelador de cachos com diâmetro maior. (Fonte: dolgachov: 89513063 / 123rf.com)

Material

Outro dos critérios essenciais de compra é o material com o qual o modelador de cachos é fabricado. O material é muito importante porque depende de ele possuir um melhor ou pior atrito com o cabelo e também de transmitir calor para cachear o cabelo em menos tempo.

O material mais comum é a cerâmica, já que possui uma baixa fricção que facilita o deslizamento e aquece de maneira homogênea. Há alguns que também possuem turmalina, um mineral que libera carga negativa e neutraliza os íons positivos que fazem o cabelo ter frizz.

foco

Você sabia que o modelador de cachos de titânio é ideal para cabelos mais espessos por causa da sua eficiente transmissão de calor?

Tipo e formato

Como você viu no Guia de Compras, há uma enorme variedade de tipos e formas no mundo dos modeladores de cachos. Este critério de compra é essencial ao decidir sobre um modelo ou outro. A primeira coisa que você deve fazer é conhecer o seu tipo de cabelo e saber o efeito que deseja alcançar com o modelador.

Quando você tiver isso em mente, é hora de escolher o modelador de cachos do tipo, e com o formato que funciona para você. Se tiver dúvidas, você pode sempre se orientar pelas opiniões dos especialistas no assunto ou perguntar ao seu cabeleireiro de confiança. Além disso, informe-se sobre os acessórios que você pode adicionar.

Tamanho

Além do tipo de modelador de cachos e de seu formato, o tamanho do cilindro será essencial para alcançar os acabamentos desejados. Por tamanho do cilindro nos referimos ao seu diâmetro. O mais comum é que o diâmetro do cilindro seja entre 19 e 38 mm, embora você possa encontrar maiores e menores.

Com os menores diâmetros, se consegue cachos muito pequenos, com cachos definidos e muito mais volume. Com maiores diâmetros, é possível fazer ondas mais suaves e naturais. Tenha em mente que o diâmetro pode aparecer em milímetros e polegadas. Deixamos aqui as equivalências para que você se oriente.

Polegadas Milímetros
⅜ ″ 9 mm
⅝ ″ 16 mm
¾ ″ 19 mm
1 ″ 25 mm
1.25 ″ 32 mm
1.5 ″ 38 mm
1.75 ″ 45 mm
2 ″ 50 mm

Praticidade e segurança

Temos certeza de que você acabará gostando de usar o modelador de cachos. Portanto, também é importante que o modelador seja prático e seguro. Se você gasta uma média de 10 ou 15 minutos todos os dias enrolando o cabelo, melhor ainda é poder fazer isso com segurança e conforto!

Atualmente, a maioria dos modeladores de cabelo inclui um cabo extra longo (mínimo de 1,5 metros) que gira 360° para evitar que agarre durante os movimentos. Além disso, eles geralmente são muito leves e trazem uma alça para pendurá-los e facilitar o armazenamento. Todos estes fatores somarão pontos a favor.

Resumo

O modelador de cachos chegou para ficar e tornar a rotina mais fácil. Com ele, é possível conseguir cachos como se tivesse acabado de sair do cabeleireiro. É muito simples e pode ser feito em casa. Existem modeladores de diferentes tipos, formatos e tamanhos para se adaptarem ao seu cabelo e ao seu gosto.

Encontre o modelador de cachos ideal para você ou compre um kit que inclua partes diferentes para escolher o tipo de ondulação desejado. Com o uso do modelador de cachos tudo é possível. O que você está esperando para conseguir um?

Se você gostou do nosso Guia sobre modelador de cachos, compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Galovtsik Gabor: 24895065 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...