Dias de inverno, calor infernal, chuvas, umidade, contaminação, tintas, secadores, nosso cabelo está exposto a todos os tipos de condições. Isso pode danificar severamente a estrutura capilar, e por isso, é muito importante que você utilize uma máscara capilar para nutrir os fios.

O setor cosmético tem evoluído ano após ano para colocar fim a esses problemas, e uma das peças chaves para ter o cabelo saudável é investir em uma boa máscara capilar. Assim, você será capaz de manter fios lindos e saudáveis, seja qual for a condição a que ele esteja sujeito.

O mais importante

  • A máscara capilar é um tratamento que proporciona hidratação e nutrição profunda para o seu cabelo. Assim, você terá fios mais saudáveis e protegidos.
  • Elas estão enriquecidas com uma grande diversidade de compostos ativos para proporcionar um cuidado integral para o seu cabelo.
  • Atualmente o mercado oferece diversos tipos de máscaras capilares que se diferenciam com relação às suas propriedades e formatos. É importante conhecer a diferença entre esses itens e os condicionadores, já que ambos são frequentemente confundidos.

Ranking: As melhores máscaras capilares do mercado

Neste seção, você encontrará as 5 melhores máscaras capilares disponíveis no mercado, além  de uma explicação sobre cada uma delas para que você possa comparar cada um dos itens cuidadosamente. Assim, você terá mais informações para fazer a melhor escolha.

1º – Máscara Capilar Chormatique Kerastase

Essa máscara capilar foi especialmente desenvolvida para cabelos grossos, coloridos ou com mechas, e foi formulada para promover um tratamento profundo nos fios, sem que isso ofereça um peso para o seu cabelo. Ele possui uma textura suave e é capaz de deixar os seus cabelos com um brilho radiante.

Se você tem os cabelos coloridos, essa máscara capilar vai proteger a cor e aumentar a durabilidade dele, deixando ele vibrante por mais tempo. Os filtros UV e a vitamina E formam uma mistura poderosa, que possui propriedades antioxidantes e protege a cor contra agressões externas.

2º – Absolut Repair Cortex Lipidium Mascara, 500 G, L’Oreal Professionnel

Essa máscara capilar oferece um tratamento reestruturador para os cabelos, e isso ocorre graças a sua fórmula exclusiva, enriquecida com lipidium. O seu complexo que agrega ácido láctico, fitoqueratina, ceramidas e lípidos tem o poder de trazer uma grande reparação ao seu cabelo.

Além disso, estes componentes formam uma barreira  de proteção frente aos agentes externos. Por isso, este produto é especialmente recomendado para cabelos danificados e frágeis. O uso dessa máscara capilar deixará seus cabelos fortes, brilhantes e com mais vitalidade.

3º – Máscara Capilar, Kerium, Branco

Essa máscara capilar da La Roche-Posay nutre e repara profundamente a fibra capilar, e é excelente para todos os tipos de cabelo. Sua fórmula contém ceramida, que atua reparando profundamente os fios, manteiga de karité, que restaurante a camada lipídica dos cabelos e água termal de La Roche-Posay, que possui uma ação antioxidante.

Outro fator positivo com relação a esse produto, é que ele é livre de parabenos e silicone, o que significa que é um produto mais natural, já que possui menos conservantes. Isso também acaba facilitando a formação de cachos, já que os produtos químicos são prejudiciais para eles.

4º – Revlon Professional Uniq One All In One Supermask

Essa máscara capilar é um dos produtos mais completos disponíveis no mercado atualmente, pois ela proporciona diversos benefícios para os fios, e cuida deles de dentro para fora. Com ele os cabelos são reparados, hidratados e nutridos, além de ficarem protegidos contra os agentes externos.

Sua aplicação também é muito simples e sua absorção é feita em apenas 3 minutos. Ele também se caracteriza por ser um produto de textura leve, e que, por isso, não deixa os cabelos “empapados”. O resultado é que você terá cabelos com volume, corpo e vitalidade.

5º – Máscara Capilar Divine Curls Definição de Cachos Inoar

Se você tem os cabelos cacheados e quer deixá-los bem definidos, essa máscara é a escolha certa para você. Ela é formulada com óleo de pequi, óleo de argan, óleo de macadâmia e aminoácidos, que hidratam profundamente e não pesam nos fios, deixando seus cabelos lindos e brilhantes.

Além disso, o produto é vegano, e recomendado para quem utiliza as técnicas low poo, no poo e co-wash, já que os componentes dela são naturais e, dessa forma, potencializam a formação dos cachos.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a máscara capilar

É importante que antes de adquirir qualquer tipo de máscara capilar você conheça os aspectos principais do produto. A seguir, incluímos algumas características relevantes sobre elas para que você possa se informar, e para que assim faça a melhor escolha possível.

Imagem de mulher passando pente no cabelo com creme.

Para obter os melhores resultados aplique a máscara capilar conforme as instruções. (Fonte: Puhha: 70675773 / 123rf.com)

O que é exatamente uma máscara capilar?

A máscara capilar é um cosmético destinados ao cuidado com os cabelos, e, dentre suas múltiplas funções, destaca-se o poder de hidratação e proteção dos fios. Diferentemente de outros produtos, as máscaras capilares atuam no córtex do cabelo, que é a parte mais interna dele. Com isso, proporcionam cuidado integral.

Por isso elas são enriquecidas com poderosos agentes hidratantes, e permanecem mais tempo nos cabelos que os shampoos e condicionares, chegando até as suas zonas mais profundas. Essas propriedades são ótimas para os fios.

O resultado é um cabelo saudável, nutrido e deslumbrante.

Por que é recomendável usar uma máscara capilar?

O uso de uma máscara capilar oferece inúmeras vantagens, tanto para a saúde dos cabelos como esteticamente. Os fios são expostos diariamente a múltiplos agentes externos potencialmente danosos. As máscaras possuem agentes reparadores, hidratantes e regenerativos que contribuem para corrigir possíveis danos.

Um cabelo bem cuidado e saudável por dentro é facilmente notado. A máscara capilar confere um brilho e força extra para cada mecha, e os fios adquirem corpo e uma textura suave a sedosa. Além de restaurá-lo, elas também protegem os cabelos, por exemplo, contra os efeitos da luz solar.

Imagem de mulher em lavatório lavando cabelo.

As máscaras capilares são produtos altamente seguros, praticamente sem efeitos adversos. (Fonte: Dolgachov: 38880106 / 123rf.com)

As máscaras capilares também oferecem outras vantagens, como é o caso dos aromas agradáveis que possuem. Também se destaca sua consistência cremosa e suave. Por isso, o uso de uma máscara capilar pode acabar se convertendo em um ritual de beleza e relaxamento, um momento para cuidar de si mesma.

Do que é feita a máscara capilar?

Como vimos anteriormente, a máscara capilar hidrata, repara e protege os fios em profundidade, com resultados impressionantes. Mas, a dúvida que muitas pessoas possuem é quais produtos são colocados em uma máscara capilar? Elas contém uma combinação específica de ingredientes que atuam como uma espécie de “poção mágica” para o cabelo.

A composição genérica de uma máscara capilar normalmente inclui água e agentes solidificantes que oferecem a consistência desejada. Elas também possuem, normalmente, compostos hidratantes, proteínas vegetais e outros ingredientes que fortalecem os cabelos.

Imagem de mulher segurando pote de creme capilar.

As máscaras protegem o cabelo frente a agentes externos danosos. (Fonte: Pleshkun: 56876831 / 123rf.com)

Os ingredientes chave são os denominados umectantes (óleos, manteigas, etc), que hidratam o cabelo em profundidade. A seguir, você encontrará uma tabela com 7 componentes das máscaras capilares que são benéficos para os seus fios. Incluímos as características e propriedades mais importantes de cada um deles.

Ingrediente Propriedades
Óleo de Argán Rico em minerais, vitaminas e ácidos graxos benéficos, ele hidrata o cabelo em profundidade, protege e proporciona brilho e suavidade
Mel Ingrediente natural com alto teor de vitaminas, minerais e agentes antioxidantes, ele repara o cabelo mais danificado, possui poder antimicrobiano e oferece proteção
Chá verde Grande poder reparador por conter antioxidantes, minerais e vitaminas, ele contém aminoácidos, ácido fólico e vitamina B que nutrem o cabelo
Óleo de coco Agente hidratante muito potente, ele possui ácidos graxos insaturados e ácido láurico, que aumentam o teor de vitaminas, óleos e minerais do nosso cabelo, penetram até as partes mais internas do cabelo e nutrem com profundidade
Água de coco Ela possui componentes altamente benéficos, dentre eles destacam-se minerais como o magnésio e o potássio, aminoácidos, vitamina C e ômega 3 e possui propriedades antioxidantes, reparadoras e nutritivas
Manteiga de karité Produto hidratante e oleoso, fonte de ácidos graxos benéficos, como, por exemplo, ácido linoleico e oleico, além de vitaminas e minerais essenciais
Óleo de abacate Componente que oferece brilho e força para os cabelos no mesmo instante, e isto se deve a sua composição rica em vitamina E, lecitina, potássio, ácidos graxos insaturados e clorofila

Que tipos de máscara capilar existem?

Hoje em dia você pode encontrar uma grande variedade de máscaras capilares, e cada uma delas possui certas propriedades que fazem com que sejam mais adequadas para um cabelo ou outro. Além disso, elas também possuem texturas diferentes, conforme veremos a seguir.

Com relação às propriedades, diferenciamos elas entre máscaras alisadoras, antiencrespamento, potencializadores de cachos, protetoras da cor, dentre outras.

Tipo de máscara Características
Para cabelo ressecado e danificado Máscaras ricas em agentes nutritivos e reparadores, como óleos, manteigas e antioxidantes, que permitem manter o cabelo hidratado e protegido frente a agentes externos nocivos
Para cabelos tingidos Contém agentes ativos que favorecem a durabilidade da cor, e, além disso, proporcionam  a hidratação que os cabelos tingidos necessitam
Para cabelos finos e frágeis Por um lado, nutrem e hidratam o cabelo em profundidade e por outro, fortalecem os fios e reduzem o encrespamento
Para cabelos grossos Combatem o encrespamento característico destes cabelos, além de proporcionarem uma hidratação que atinge as camadas mais profundas dos fios
Para cabelos cachos Produtos que suavizam e dão forma aos cachos, evitando o encrespamento
Para cabelos oleosos Hidratam o cabelo sem deixá-lo oleoso, já que regulam o excesso de sebo do couro cabeludo
Para cabelos lisos Enriquecidas com compostos alisadores que deixam os fios suaves e sedosos, além de nutridos e hidratados

Com relação à textura, elas podem ser em creme ou esfoliantes, conforme veremos abaixo:

Formato Características
Creme (hidratantes) São as máscaras convencionais e sua aplicação normalmente ocorre depois de shampoo e requer enxágue
Esfoliantes Tratamento que permite eliminar a sujeira acumulada do couro cabeludo e retirar o excesso de oleosidade, além de melhorar a oxigenação e vascularização dele

Qual é a diferença entre uma máscara capilar e um condicionador?

Normalmente as pessoas costumam confundir as propriedades de uma máscara capilar com as de um condicionar, mas eles se diferem em muitos aspectos, como, por exemplo, no modo de aplicação e frequência de uso. O Dr. Berrocal, especialista em tratamentos capilares, orienta o seguinte a esse respeito.

Os condicionares proporcionam brilho e nutrição para os cabelos, o que compensa o ressecamento natural deles. Com isso, você obtém cabelos mais brilhantes e suaves, e eles ficam mais fáceis de desembaraçar. A máscara capilar reconstrói os fios, sendo um tratamento mais intensivo e completo.

Ambos são aplicados depois do shampoo, mas de modo distinto. A máscara capilar requer um certo tempo para atuar, enquanto o condicionar funciona no mesmo instante. Além disso, enquanto o condicionador pode ser aplicado diariamente, a máscara requer um maior espaçamento de tempo entre as aplicações. Na seguinte tabela você pode ver as semelhanças e diferenças entre ambos:

Condicionador Máscara
Ação Hidrata, suaviza e dá brilho para o cabelo Nutre e regenera os cabelos em profundidade
Momento de aplicação Depois do shampoo Depois do shampoo
Tempo de atuação Instantâneo ≥ 3 minutos
Frequência de aplicação Depois de cada lavagem 1 vez por semana

Como uma máscara capilar é aplicada?

As máscaras para os cabelos são um tratamento, por isso é importante aplicá-las corretamente. Deste modo, será possível conseguir um bom resultado sem efeitos indesejados. Normalmente o recomendável é que você lave o cabelo com shampoo, e que, depois disso, utilize uma toalha para retirar a umidade do cabelo.

Em seguida, aplique uma quantidade de máscara capilar nas palmas das mãos. É importante que não utilize muito produto, para não deixar os fios muito oleosos. Divida o cabelo em mechas, e distribua o produto com delicadeza em cada uma delas, da raiz até as pontas.

Imagem de mulher passando máscara no cabelo.

As máscaras capilares proporcionam hidratação e reparação para o cabelo. (Fonte: Puhha: 70675484 / 123rf.com)

Uma vez que todo o cabelo esteja coberto pela máscara capilar, você deverá desembaraçar com um pente, pois isso irá potencializar a penetração do produto nos fios. Deixe atuar durante o período de tempo que consta na embalagem do produto e enxágue com água, buscando eliminar qualquer vestígio dele do seu cabelo.

A cada quanto tempo devo usar uma máscara capilar?

Uma máscara capilar não deve ser utilizada diariamente, diferentemente dos condicionadores. Elas oferecem nutrição e hidratação profunda para os fios, mas seu uso excessivo pode deixar seu cabelo muito oleoso. É importante manter o equilíbrio.

Os especialistas recomendam utilizar um produto como esse uma vez por semana, no entanto, dependendo das características do produto e do cabelo, esse período pode variar.

foco

Nos cabelos mais quebradiços, muitas vezes é possível aplicar a máscara até 3 vezes por semana.

Quais são os efeitos indesejados do uso de uma máscara capilar?

Não ha dúvidas de que as máscaras capilares são benéficas para a saúde dos cabelos, no entanto os resultados nem sempre são como os esperados. O principal efeito indesejado é a oleosidade excessiva dos fios. Isso normalmente ocorre pelo uso excessivo de produto.

Também podem ocorrer reações alérgicas devido a certos produtos presentes na formulação das máscaras capilares.

Imagem de mulher com cabelo brilhoso segurando escova de cabelo.

É importante conhecer as diferenças entre uma máscara e um condicionador, já que são produtos diferentes. (Fonte: Samborskyi: 91279426 / 123rf.com)

Resumindo, os efeitos adversos de uma máscara capilar não são incomuns. Na maioria dos casos isso acontece por conta do uso incorreto do produto. Além disso, é importante que você leve em conta alergias ou doenças de pele que possua com relação a qualquer componente da fórmula, para evitar reações adversas.

Quais são as vantagens e desvantagens da máscara capilar?

A máscara capilar é um produto seguro com múltiplas propriedades benéficas para o cabelo. Ainda assim, nem sempre se alcançam os resultados desejados, além de poderem, eventualmente, causar reações adversas. A seguir, apresentaremos uma tabela que resume as vantagens e desvantagens destes cosméticos.

Vantagens
  • Nutre o cabelo
  • Aplicação agradável
  • Hidratação profunda
  • Proporciona volume, brilho  força para o cabelo
Desvantagens
  • Pode deixar o cabelo oleoso
  • Possíveis reações alérgicas
  • Hipersensibilidade

Critérios de Compra

No momento de adquirir uma máscara para os cabelos, é importante que você avalie determinados aspectos. A seguir, incluímos alguns fatores de maior relevância que devem ser considerados antes da sua compra. Assim, você poderá se assegurar de estar tomando a melhor decisão e escolhendo o produto que mais se adapta às suas necessidades. Eles são os seguintes:

  • Tipo de cabelo
  • Formato
  • Composição
  • Resultados desejados

Tipo de cabelo

Conforme já detalhamos anteriormente, as máscaras são formuladas de acordo com cada tipo de cabelo. Isto se deve às necessidades de cada um deles, que normalmente são diferentes e dependem de muitos fatores. Dentre eles, a quantidade de oleosidade, o tipo de cabelo e a cor dele.

Neste sentido, os cabelos cacheados precisam de produtos que permitam uma melhor definição dos cachos. Já os cabelos tingidos devem utilizar máscaras com proteção solar, antioxidantes e hidratantes. Os cabelos lisos irão se beneficiar de máscaras que proporcionam mais corpo e volume aos fios.

Formato

No mercado, podemos encontrar inúmeros tipos de máscaras em diversos formatos. Para escolher entre uma ou outra é necessário que você saiba qual é o resultado que está buscando. Se você deseja simplesmente um cuidado convencional, uma máscara em creme pode ser uma boa opção.

Para cabelos oleosos e sem vida, você pode utilizar uma máscara esfoliante, que proporciona um efeito revitalizador. Seja qual for o tipo de produto que você utilize, assegure-se de que ele seja adequado para o objetivo que deseja atingir.

Composição

A composição de uma máscara deve ser conhecida por conta de dois aspectos fundamentais. Primeiramente, ela determinará as propriedades e a função do produto. Assim, para uma maior hidratação, por exemplo, você pode escolher um produto rico em óleos e manteigas nutritivas.

Outro aspecto importante é por conta de reações indesejadas, por isso é importante saber se o produto não contém nenhum componente danoso para a saúde. Isso é especialmente importante para pessoas que possuem alergias ou doenças de pele.

Resultados desejados

Normalmente a escolha de uma máscara capilar está condicionada com o objetivo que você deseja atingir com o produto. Se você deseja, por exemplo, um produto para cabelos danificados, escolha uma máscara reparadora rica em antioxidantes.

Se você deseja potencializar a cor de cabelos tingidos, a escolha de uma máscara capilar hidratante com protetor pode ser uma boa alternativa. Resumindo, busque o produto de acordo com o efeito que deseja dar ao seu cabelo.

Resumo

A máscara capilar é um componente imprescindível no cuidados com os fios, e atua de maneira profunda nos cabelos visando proporcionar hidratação e nutrição. Assim, você terá uma cabelo saudável por dentro e por fora, o que se traduzirá em fios radiantes.

Seu cabelo está com um aspecto apagado e sem vida? Seja qual for a situação em que ele se encontre sempre existirá uma máscara capilar para que você cuide dos seus fios exatamente da maneira que eles precisam.

Se você gostou deste Guia de Compras sobre máscara capilar, compartilhe este artigo ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Legoshyn: 68257232 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
28 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...