Seja por modismo ou como filosofia de vida, o veganismo chegou para ficar no cotidiano. E não se trata apenas de uma questão de alimentação, essa nova tendência também se infiltrou nos produtos cosméticos que usamos diariamente, como é o caso da maquiagem. Mas o que seria uma maquiagem vegana?

A maquiagem vegana se caracteriza pelo respeito com os animais e a natureza. Na produção deste tipo de produto, cada vez mais ingredientes de origem vegetal e mineral substituem os de origem animal. Além disso, esses produtos não são testados em animais e seguem os valores veganos em sua fabricação.

O mais importante

  • A União Europeia aprovou, em 2013, uma proposta para acabar com os testes em animais na fabricação de produtos de uso cosméticos. Mas ainda existem milhares de animais que passam por esse sofrimento.
  • A maquiagem vegana defende produtos que respeitam essa proposta e é fabricada com ingredientes que trazem muitos benefícios à pele.
  • Graças a suas fórmulas à base de ingredientes naturais, a maquiagem vegana é ideal para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis.
  • Na fabricação da maquiagem vegana, são eliminados ingredientes como extrato de crustáceos e peixe, glicerina animal, óleos de origem animal (de baleias ou tartarugas) e gelatina de porco.

Ranking: Os melhores tipos de maquiagem vegana no mercado

Devido à crescente demanda por esse tipo de produto, mais e mais marcas incluem uma linha vegana em sua coleção. Então, qual escolher? Aqui está uma seleção com os 5 melhores tipos de maquiagem vegana do mercado para você conhecer e eleger a sua.

1º – Pó Compacto Facial Vegano 3 em 1, Anna Pegova

Esse pó compacto facial vegano de Anna Pegova é um produto 3 em 1. Ele atua como BB cream, para cobrir e disfarçar imperfeições, reduzindo a oleosidade; CC cream, com pigmentos extrafinos que refletem a luz e proporcional um efeito antirrugas óptico; e DD cream, que protege a pele contra o envelhecimento precoce, graças ao poderoso antioxidante extraído das sementes de figo da Índia e uma alta proteção UVA/UVB com FPS 54.

Esse produto é indicado para todos os tipos de pele, mesmo as oleosas ou as mais sensíveis. É hipoalergênico, não comedogênico, sem parabenos, livre de ingredientes de origem animal e não é testado em animais. Sua fórmula é mineral e livre de óleo, conferindo um toque seco e aveludado à pele.

2º – Base Facial Hidratante Natural, Vegana e Orgânica, Biozenthi

Essa base da Biozenthi pertence à linha Italian Make, sendo inspirada na região da Toscana, Itália. Oferece uma excelente cobertura e foi criada especialmente para cobrir as imperfeições da pele, deixando-a aveludada, sem causar muito brilho. Essa base não craquela e tem longa duração sem transferir.

Sua formulação contém diferentes tipos de silicone, glicerina, óleo de semente de uva e pigmentos orgânicos de elevado grau de pureza. Pode ser usado como primer, base e hidratante com cor. Com efeito matte e secagem bem rápida, é ainda livre de glúten e parabenos. Esse produto foi formulado de modo a evitar alergias e não é testado em animais.

3º – Lápis Kajal Vegano e Orgânico, Benecos

O Lápis Kajal Vegano e Natural da Benecos pode ser usado como delineador, lápis de olho para marcar a linha d’água e sombra (basta efumar), graças à sua textura macia que não borra. É indicado para todos os tipos de pele, incluindo usuários de lentes de contato. Tem propriedade antioxidante, e sua formulação é livre de perfumes e talco.

Seus princípios ativos são: óleo de jojoba, que controla a oleosidade da pele; óleo de semente de Limnanthes Alba, que tem propriedades emolientes e hidrata a pele; óleo de semente de algodão, que é rico em vitamina E e ômega-3; óleo de semente de manga, que protege os cílios; e óleo de macadâmia, que tem função emoliente, hidratante e anti-idade. Em vez de cera de abelha, utiliza cera de candelila e carnaúba.

4º – Paleta de Sombras Vegana – RAGING SUN, Arielle Morimoto

Esse quarteto de sombras de cores quentes e alta pigmentação foi inspirado nas cores de estrelas de diferentes temperaturas. Podendo ser usadas também como delineador, promete longa duração e alta fixação. Sua formulação é livre de parabenos, ftalatos, óleo mineral, sulfatos e ingredientes de origem animal.

Seus princípios ativos incluem: esqualano, um óleo derivado do azeite que é estabilizado e não oxidante; farelo de arroz, que tem estrutura química semelhante à ceramida, naturalmente presente na pele humana; óleo de jojoba, manteiga de karité e óleo de girassol, que conferem alta durabilidade e fixação à sombra; extrato de folhas de alecrim, que oferece ação antioxidante e traz um efeito calmante para a região dos olhos.

5º – Batom Vegano Alta Cobertura, Arielle Morimoto

O batom de alta cobertura vegano de Arielle Morimoto é composto por 96% de ingredientes naturais, sendo livre de parabenos, ftalatos, óleo mineral, triclosan, sulfatos e derivados de animais. Formulado com cera de candelila e cera de carnaúba, dispensa o uso de cera de abelhas em sua composição.

Seus princípios ativos incluem: óleo de rícino, que tem excelentes propriedades cicatrizantes e ação antienvelhecimento; manteiga de cacau, há muito utilizada na proteção dos lábios, especialmente no inverno; óleo de açaí, que rico em flavonoides e tem forte ação antioxidante e antienvelhecimento; óleo de girassol, vitamina C, vitamina E.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a maquiagem vegana

Sem dúvida, a melhor forma de escolher um cosmético ou maquiagem é tendo um bom conhecimento do assunto. Portanto, nós vamos a responder a todas as dúvidas que possam surgir ao comprar uma maquiagem vegana.

Mulher maquiada com os olhos fechados.

Entre os benefícios que podemos ver em nossa pele com o uso da maquiagem vegana incluem-se uma maior hidratação e luminosidade. (Fonte: Silviarita: 3141766 / pixabay.com)

O que exatamente é a maquiagem vegana?

A maquiagem vegana é um tipo de maquiagem que segue os valores do veganismo através do respeito pelo meio ambiente e os animais. Para isso, no seu processo de fabricação, não são utilizados ingredientes de origem animal ou nem se realiza experimentos com animais na fase de testes do produto.

É importante não confundir a maquiagem vegana com produtos orgânicos ou Cruelty Free. Os produtos orgânicos não contêm ingredientes de origem animal, mas derivados, como a cera de abelha. Já os produtos cruelty free não são testados em animais, mas podem conter produtos de origem animal. A maquiagem vegana atende às duas condições.

Por que se recomenda o uso da maquiagem vegana?

Ao optarmos pela maquiagem vegana, você está tendo uma atitude responsável para com o meio ambiente e demonstra respeito à vida dos animais que passam por experimentos durante o processo de testes de certos cosméticos. Além disso, o uso de ingredientes naturais na formulação desse tipo de maquiagem apenas favorece a sua pele.

Alguns dos benefícios que se pode perceber na pele com o uso da maquiagem vegana incluem uma maior hidratação e luminosidade, já que a maioria desses produtos contém ingredientes antioxidantes. Esse tipo de maquiagem também é conhecida por sua delicadeza com a pele sensível, já que se trata de um produto hipoalergênico.

Jenna RosensteinDiretora de Beleza da BAZAAR.com

“Os lápis de olho veganos são tão pigmentados quanto os não veganos, os batons têm a mesma duração, e a sombra é igualmente cintilante, sem precisar usar nenhum produto de origem animal.”

Os resultados obtidos com a maquiagem vegana, por sua vez, são excelentes. E possível conseguir uma maquiagem perfeita, com acabamento profissional, ao mesmo tempo em que você cuida da sua pele com produtos que têm fórmulas e texturas criadas especialmente para ela. Ou seja, é uma produto com finalidade 2 em 1. O que poderia ser melhor?

Quais são os mitos e verdades sobre maquiagem vegana?

Como acontece em qualquer área, especialmente no que diz respeito aos cosméticos, existem muitas crenças que precisam ser desmistificadas. Antes de falarmos sobre a importância do conhecimento na escolha de um cosmético, nós criamos para você uma compilação dos principais mitos e verdades sobre a maquiagem vegana.

Mitos Verdades
A maquiagem vegana é 100% natural e orgânica A maquiagem vegana pode conter ingredientes sintéticos e, por isso, não é obrigatoriamente natural
A maquiagem vegana é mais cara que a maquiagem tradicional Quase todas as marcas têm um linha de maquiagens veganas adaptadas a todos os bolsos
A maquiagem vegana tem menor consistência e não é possível conseguir bons resultados com ela A maquiagem vegana, assim como a tradicional, é formulada especificamente para se alcançar excelentes resultados

No entanto, a coisa mais importante a ter em mente é que, por um lado, é essencial saber diferenciar os termos natural, vegano e orgânico, que podem causar confusão. Além disso, a maquiagem vegana é tão eficaz quanto a tradicional, pode ser muito fácil de encontrar e existe de todos os preços.

Maquiagem vegana é a mesma coisa que maquiagem natural ou orgânica?

Você deve estar se perguntando se todos os produtos de maquiagem vegana são naturais e orgânicos. Deixamos claro que a maquiagem vegana é aquela em que nenhum ingrediente de origem animal é usado e não se pratica testes em animais. Mas com a popularidade desse tipo de cosmético, apareceram novos termos.

Os cosméticos naturais são diferentes da maquiagem vegana, pois, em sua composição, evita-se compostos químicos e prioriza-se ingredientes naturais como sementes ou óleos vegetais. Esses produtos podem conter ingredientes de origem animal, como a cera de abelha. Naturalmente, eles são ecologicamente corretos.

Imagem de pessoa misturando produtos organicos.

Na fabricação da maquiagem vegana, ingredientes como extrato de crustáceos e peixes, e a glicerina de origem animal não são utilizados. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz: 101345185 / 123rf.com)

Por outro lado, os cosméticos orgânicos ou maquiagens orgânicas, também conhecidos como biológicos ou ecológicos, são aqueles que fazem uso apenas de produtos tratados de forma ecológica, ou seja, sem agrotóxicos. Também não se faz testes em animais.

Quais ingredientes da maquiagem tradicional são retirados da maquiagem vegana?

Como você sabe, a maquiagem vegana remove de sua composição inúmeros ingredientes que não seguem sua filosofia. A seguir, nós mostramos uma seleção com os principais ingredientes que você encontra na maquiagem tradicional, mas nunca verá na maquiagem vegana:

  • Ovo
  • Glicerina animal
  • Cera de abelha
  • Leite: de vaca, cabra, égua ou jumenta
  • Mel
  • Carne de porco ou vaca
  • Gelatina feita a partir de extrato de porco
  • Carmim, feito com insetos esmagados
  • Óleos de animais como tartaruga ou baleia
  • Própolis: uma substância feita por abelhas
  • Extrato de crustáceos ou peixes

Esses ingredientes são substituídos por outros na maquiagem vegana com o objetivo de alcançar os mesmos resultados. Por exemplo, o batom vermelho pode ser feito com suco de beterraba ou raiz de hena. Além disso, acessórios de maquiagem, como pinceis, não utilizam pelos de animais, estes são substituídos por fibras vegetais ou sintéticas.

Onde encontro maquiagem vegana para comprar?

A resposta é simples: praticamente em qualquer lugar onde você compraria sua maquiagem tradicional. Nós já falamos da mudança do pensamento coletivo. E parece que essa filosofia está crescendo e a consciência coletiva está levando a maioria das marcas a criar produtos veganos para satisfazer seus clientes.

Portanto, você pode comprar maquiagem vegana nas lojas que costuma frequentar. Hoje em dia, já é possível encontrar uma infinidade de produtos que têm essa característica, incluindo uma variedade de catálogo, adaptado a todos os gostos e de preço acessível. Na verdade, algumas das suas maquiagens podem ser veganas e você nem deve ter percebido.

De qualquer forma, se sentir qualquer dificuldade na sua cidade, na internet você acha facilmente.

Mulher maquiada com frutas em volta.

Ao optar pela maquiagem vegana, estamos tendo uma atitude responsável para com o meio ambiente e demonstrando respeito aos animais. (Fonte: Brasoveanu George Bogdan: 55023680 / 123rf.com)

Como reconhecer uma maquiagem vegana?

É muito simples reconhecer uma maquiagem vegana: sempre procure o selo vegano na embalagem. Outra forma é consultando todos os ingredientes do produto através da Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos (INCI) de cada ingrediente na lista. Tenha em mente que os nomes das plantas vêm em latim.

Podemos encontrar diferentes selos de acordo com a classificação do produto: vegano, cruelty free, orgânico etc.

Para usar apenas maquiagem vegana, é muito importante ter essa distinção em mente, já que muitos selos nos alertam somente de que os produtos não foram testados em animais.

Posso confiar no rótulo da maquiagem vegana?

Sempre que surgem novas tendências em produtos cosméticos, é difícil saber no que se pode confiar. Isso é normal, pois muitas vezes nomes que nem conhecemos aparecem na composição. Mas você não precisa mais se preocupar com isso em relação à maquiagem vegana porque a tecnologia torna a vida mais fácil para nós novamente.

Atualmente, existem até aplicativos que ajudam a identificar quais produtos são realmente veganos. Um deles é o “Veg Check”, que conta com a colaboração dos próprios usuários para manter seu banco de dados sobre os produtos veganos sempre atualizado. Vale a pena conferir.

Critérios de Compra

Se você decidiu optar pela maquiagem vegana, é importante se guiar por alguns fatores para fazer uma boa escolha. Aqui estão os cinco critérios de compra mais relevantes para esse tipo de produto. Se os seguir atentamente, você não terá dúvidas de qual maquiagem comprar!

    • Composição
    • Qualidade
    • Confiança
    • Tipo de pele
    • Sustentabilidade

Composição

Nós falamos muito sobre os ingredientes ao longo de todo este Guia. Se os ingredientes nos cosméticos tradicionais já são importantes, imagine na maquiagem vegana! Lembre-se de que estamos buscando produtos que não contenham ingredientes de origem animal.

Isso não é importante apenas por valores éticos, mas também pelos valores do próprio veganismo. Também é necessário dizer que, para o cuidado da pele, quanto mais naturais forem os ingredientes, melhor. Não se esqueça de que estamos falando de produtos que serão usados diariamente. Portanto, sempre verifique a composição da sua maquiagem vegana.

Qualidade

Se usa maquiagem todos os dias, então a qualidade deve ser um dos principais critérios de compra. O rosto é uma das áreas mais sensíveis da pele e, por isso, é importante tratá-la com cuidado. Embora a maquiagem possa prejudicar a pele, se você usar produtos de qualidade, irá reduzir esse risco.

Uma forma de saber a qualidade de um produto que será aplicado na pele é verificando se este foi dermatologicamente testado. Isso reduz o risco de reações alérgicas. Você pode buscar opiniões de especialistas como orientação ou optar por uma marca conhecida. Por fim, deve-se levar em consideração a composição.

Confiança

Uma dos principais motivos que levam a comprar uma maquiagem vegana é precisamente a filosofia vegana. Uma coisa que normalmente preocupa os consumidores desses produtos é se eles podem ou não confiar nos rótulos. Portanto, outro dos critérios de compra é a confiança que se tem em relação a uma marca.

Em termos de cosméticos, todo mundo costuma ter sua marca favorita, da qual sempre compra. Nesse caso, é importante investigar primeiro. Verifique se a marca que você usa segue as exigências necessárias. Em caso afirmativo, vá sem medo!

foco

Recomendamos a ajuda de aplicativos como o que destacamos: “Veg Check”.

Tipo de pele

E se falamos de maquiagem, a pele tem que estar entre os principais critérios de compra. O resultado da maquiagem depende diretamente do tipo de pele. Não basta apenas escolher um produto hipoalergênico que não cause danos à pele. É preciso levar em conta o acabamento estético dos produtos.

Por exemplo, a fixação de uma base na pele seca não é mesma de uma pele oleosa. Devido à sua composição, a maquiagem vegana é especialmente recomendada para peles sensíveis. Mas, você tem que levar em conta seu tipo de pele, já que existem produtos específicos para peles oleosas, secas, normais ou mistas.

Sustentabilidade

O último critério de compra, embora não menos importante, é a sustentabilidade. O veganismo é uma filosofia de vida que, além de cuidar dos animais, também pensa no meio ambiente. Portanto, este é outro fator que pode influenciar suas compras. Agora que você conhece as diferentes nomenclaturas, será mais fácil para você.

Mas além de seus produtos veganos conterem os selos necessários, existem outros fatores. Um dos mais importantes em termos de sustentabilidade é o material de fabricação da embalagem. Por exemplo, as marcas que seguem essa filosofia geralmente evitam o uso excessivo de plástico nas embalagens.

Resumo

A maquiagem vegana é aquela que não possui ingredientes de origem animal em sua composição. Além disso, não utiliza testes em animais. Isso porque esse produto segue as linhas de pensamento do veganismo, uma corrente filosófica muito em voga atualmente. Com esse tipo de produto, você cuida da sua pele e do meio ambiente.

Já se decidiu? Vai mesmo comprar uma maquiagem vegana? Que ótimo! Esse tipo de produto está se tornando cada vez mais difundido e acessível a todos. Sempre procure os selos “Vegano” e “Cruelty Free” na embalagem das maquiagens. Junte-se ao movimento vegano e proteja o planeta ao mesmo tempo em que cuida da sua beleza!

Se você gostou do Guia sobre maquiagem vegana, compartilhe com seus amigos nas redes sociais ou deixe um comentário dizendo qual maquiagem você usa.

(Fonte da imagem destacada: Ferli: 16245014 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...