Os livros de romance tem ocupado desde sempre um lugar de destaque dentre as preferências das leitoras. Como você deve saber, esse é um dos gêneros mais vendidos no mundo, e possui legiões de fãs. Normalmente são histórias baseadas no amor romântico, embora existam também títulos eróticos.

Atualmente, os livros de romance não pretendem mais apenas entreter o público feminino, já que muitos títulos abordam as relações homossexuais, tanto entre homens quanto mulheres. Além disso, se você acha que livros de romance são apenas sobre amor, está muito enganado, já que eles possuem uma infinidade de subgêneros, como fantasia e história.

O mais importante

  • O gênero literário romance é um dos que mais vendem na atualidade. A maioria de seus autores são mulheres, assim como quase 90% de seus leitores. No entanto, cada vez mais títulos tem aparecido para os leitores do sexo masculino e para o público LGTB.
  • Os livros de amor possuem um estilo e estrutura muito conhecidos, diferentemente dos eróticos. Embora alguns críticos deem pouca importância aos livros de romance, muitas obras serviram de inspiração para filmes campeões de bilheteria, como a saga de vampiros “Crepúsculo”.
  • Se você não é uma leitora habitual dos livros de romance, deverá se fazer algumas perguntas antes de começar a se aventurar por essas obras. Uma das questões mais importantes é qual o seu gênero literário favorito, pois não adianta se forçar a gostar de um tipo de texto que não faz o seu estilo.

Ranking: Os livros de romance mais vendidos de 2019

A seguir vamos listar os livros de romance mais vendidos de 2019, com cinco títulos que seguramente vão te interessar. Além disso, eles também pertencem a diversos subgêneros, conforme você poderá verificar. Então, se inspire nesta lista para comprar os seus próximos livros.

1º – O Morro dos Ventos Uivantes

Esse livro de romance trata da história de amor entre Heathcliff e Catherine Earnshaw, e nem o casamento dela com outro homem destrói o forte amor que existe entre eles. Esse livro foi o primeiro romance escrito por Emily Brontë e foi publicado em 1847, quando ela usou o pseudônimo de Ellis Bell.

A história central do livro, além do amor que os personagens sentem um pelo outro, também trata dos efeitos negativos que o sentimento de inveja tem nos seres humanos.

2º – Doutor Jivago

Este livro de romance foi publicado pela primeira vez em 1957 na Itália e sua trama gira em torno da história de vida de um poeta e médico chamado Yuri Jivago, durante a Revolução Russa e a Primeira Guerra Mundial. Ao longo da trama, o amor dele por Lara ganha contornos de resistência, diante das dificuldades que enfrentam.

Em 1958, o autor do livro, Boris Pasternak, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, mas, por conta de ameaças de autoridades soviéticas, foi obrigado a recusar a premiação.

3º – A Culpa é das Estrelas

John Green é um dos mais aclamados autores de livros atualmente, e com “A Culpa é das Estrelas” ele alcançou fama mundial, já que a obra rendeu também um filme que foi aclamado pela crítica. A história tem como personagens principais Hazel, que é uma paciente terminal e Augustus Waters, um jovem que ela conhece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer.

Esse filme vai te fazer rir e chorar, e você não vai querer largar ele do começo ao fim. O enredo bem elaborado e de fácil leitura e compreensão vai te encantar.

4º – Will e Will, Um nome, Um destino

Esse foi o primeiro livro com personagens gays a entrar na lista do New York Times. Ele conta a história de dois personagens chamados Will Grayson, e, além de compartilharem o mesmo nome, eles também dividem a dor do coração partido. No livro, as histórias dos personagens Will se entrelaçam, e cada capítulo aborda a história de um deles.

O interessante deste livro é que os autores John Green e David Levithan escrevem sobre um Will Grayson diferente, então cada capítulo é escrito por um dos autores.

5º – Melancia

Um dos livros de romance mais bem humorados disponíveis no mercado é Melancia, de Marian Keyes, que faz parte da série das Irmãs Walsh. Como ele é o primeiro livro da série, você não precisa de preocupar com a continuidade. Através dele você irá acompanhar a história de Claire Walsh, que depois de dar a luz a sua filha é abandonada pelo seu marido ainda no quarto do hospital.

Assim, ela tem que voltar a viver com a família em uma das fases mais complicadas da sua vida com um bebê recém-nascido, e tem que lidar com a depressão.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre os livros de romance

Os livros de romance, assim como outro gêneros, como a literatura juvenil e a infantil, possuem inúmeros subgêneros. Na verdade, existem livros nos quais a história de amor é apenas uma desculpa para contar outras histórias menos românticas. A seguir, vamos esclarecer diversas dúvidas que os leitores normalmente possuem no momento da aquisição de livros de romance.

Mulher lendo livro em parque.

Os livros de romance são tão antigos quanto a literatura, por isso é difícil selecionar seus títulos mais famosos. (Fonte: epicstockmedia: 48345002 / 123rf.com)

Como são os livros de romance?

Relacionar certas características aos livros de romance pode ser uma tarefa complicada, até porque a variedade de obras disponíveis no mercado é imensa. No entanto, muitos deles compartilham os finais felizes e as inúmeras adversidades pelas quais os protagonistas tem que passar para alcançar a felicidade.

Outra característica dos livros de romance é a luta dos protagonistas por seu amor acima de tudo. São obras em que a perseverança e a gentileza costumam ter sua recompensa, enquanto os vilões normalmente são punidos ao final. Obviamente, existem obras que que não possuem essas características, sem que por isso deixem de ser românticas.

Os romances costumam descrever fielmente os sentimentos e a personalidade de seus protagonistas. Afinal, é muito difícil imaginar um bom livro desse gênero sem que haja profundidade em seus personagens. As situações que ocorrem ao longo da trama também tendem a ser amplamente desenvolvidas, às vezes ao longo de muitas páginas.

Os livros de romances muitas vezes são autobiográficos, já que normalmente são histórias muito focadas no protagonista, onde predomina a descrição de seus sentimentos, pensamentos e sonhos. O trágico também é um componente comum dessas obras, com protagonistas que às vezes preferem morrer do que continuar vivendo sem a sua outra metade.

Quais são os livros de romance mais famosos?

Esse gênero é tão antigo quanto a própria literatura, por isso é difícil selecionar seus títulos mais famosos. Um exemplo é Emily Brontë e sua obra “O Morro dos Ventos Uivantes” (1847), sempre presente em qualquer ranking de livros de romance famosos. “Por quem os sinos dobram”, de Ernest Hemingway, é também um dos clássicos desse gênero.

Outro grande romance é “Doutor Jivago”, de Boris Pasternak, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1958. Neste fascinante romance, o autor conta a intensa história de amor entre Yuri e Lara, com a revolução russa e a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo. Essa obra deu origem a um filme aclamado pela crítica dirigido por David Lean.

“Eu atravessei oceanos de tempo para encontrar você”. Existe uma frase mais romântica do que essa? É o que Conde Drácula diz para a sua amada, Mina Murray, no romance imortal de Bram Stoker. Classificada por muitos como um romance de terror, a obra do escritor irlandês é, de fato, um dos maiores expoentes do amor trágico.

Existem diferenças entre livros de romance e eróticos?

Não existe um critério acadêmico sobre o que diferencia a obra romântica da erótica. De fato, às vezes os gêneros se misturam, e incorporam elementos uns dos outros. No entanto, existem características particulares de cada um deles, como, por exemplo, a exaltação do sentimento romântico de um lado e o amor carnal do outro.

No romance erótico, o autor geralmente brinca com sugerir mais do que mostrar, tentando levar o leitor a imaginar a situação. As descrições detalhadas do contato físico são evitadas, mesmo que os enredos se concentrem nos encontros sexuais dos protagonistas. O romance erótico, portanto, é um passo intermediário entre o romântico e a pornografia.

Mulher lendo livro e segurando xícara de chá.

Não existe um critério acadêmico sobre o que diferencia as obras românticas das eróticas. (Fonte: Yulia Grogoryeva: 39081622 / 123rf.com)

Existem livros de romance para homens?

Os livros de romance não são escritos exclusivamente para mulheres. Tradicionalmente, ele foi pensado para ser um gênero de consumo feminino, no entanto, atualmente, com a variedade de títulos existente é capaz de agradar a leitores de ambos os sexos.

Uma boa recomendação para aqueles homens que desejam começar a ler livros de romance é “O Leitor”, de Bernhard Schlink. Levada ao cinema com Kate Winslet como protagonista, ela conta a história de um adolescente que se apaixona por uma mulher muito mais velha que ele. Ideal para homens que querem descobrir como a admiração sincera pode ser transformada em atração sexual.

Existem livros de romance sobre amores homossexuais?

As obras com histórias de amor entre pessoas LGBTQ+ tem, pouco a pouco, conseguindo se inserir entre as listas dos mais vendidos. Uma das nossas recomendações é “Dias sem fim”, de Sebastian Barry, que conta a história do amor secreto entre dois soldados durante a Guerra da Secessão Americana.

“Will e Will, Um nome, Um destino”, escrito por John Green e David Levithan , é uma comédia romântica que se passa em Chicago, fala sobre dois adolescentes chamados Will Grayson, que acabam se conhecendo, sendo que um deles é heterossexual e o outro homossexual. Cada capítulo conta a história de um deles e é escrito por um dos autores do livro.

Quais livros de romance chegaram ao cinema?

Conforme já mencionamos anteriormente, livros de romance como “Doutor Jivago” e “O leitor” chegaram aos cinemas, mas a lista de obras que ganharam uma adaptação para as “telonas” possui muitos outros títulos. Um exemplo de sucesso é o filme “O Paciente Inglês”, baseado no romance de Michael Ondaatje, que ganhou nada menos do que nove Oscars.

O filme “Não me abandone jamais” (2010) é inspirado na obra com o mesmo título de Kazuo Ishiguro. Situando-se entre o romance  e a ficção científica, a obra do escritor britânico de origem japonesa apresenta uma realidade alternativa cruel, na qual os jovens protagonistas estão completamente indiferentes ao seu terrível destino.

Casal deitado no chão lendo livro.

O seu humor é fundamental no momento de escolher um livro, ainda mais se ele falar de amor. (Fonte: racorn: 21109396 / 123rf.com)

Outro maravilhoso livro de romance que foi levado para as telas do cinema é “O amante”, de Marguerite Duras. Lançado em 1992 e dirigido por Jean-Jacques Annaud, o filme foi alvo de uma polêmica devido às cenas explícitas de amor entre seus protagonistas, uma adolescente francesa e um rico comerciante chinês.

Existem livros de romance com humor?

É comum que os leitores associem os livros de romance com tragédia, no entanto, há autores que fogem deste estereótipo e adicionam às suas histórias grandes doses de humor. É o caso de Sarah MacLean e seu romance “9 regras a ignorar antes de se apaixonar”, um romance de época que proporciona boas risadas.

“Melancia”, de Marian Keyes é um livro que sabe misturar muito bem o humor e o romance. A personagem principal é abandonada pelo marido ainda no hospital, depois de dar a luz ao filho deles e a história de desenrola a partir daí.

Existem livros de romance sobre vampiros?

Embora a saga Crepúsculo seja o exemplo mais conhecido de literatura romântica de vampiros, existem muitos títulos que abordam esse subgênero. Um deles é “O Beijo da Meia-Noite”, de Lara Adrian, o primeiro livro de uma série intitulada “Raça da meia-noite “. Se você gosta de belos vampiros, ação e reviravoltas, este romance é para você.

A saga “A Irmandade da Adaga Negra”, de J.R. Ward, é uma série de livros de vampiros com enredos cheios de romance e erotismo. “Amante Sombrio” é seu primeiro volume, no qual nos deparamos com a existência de uma guerra secreta entre vampiros e seus exterminadores.

Existem livros de romance que mesclam intriga e amor?

Livros de romance com suspense sempre tiveram grande popularidade nos Estados Unidos, e tem chegado aos poucos ao Brasil. “O homem perfeito”, de Linda Howard, é uma trama de amor e suspense capaz de envolver até leitores que não apreciam tanto os livros de romance.

“Inocência Perdida”, da famosa escritora Nora Roberts, é outro título de romance que tem muitas características de suspense. Roberts é uma das autoras mais populares nos Estados Unidos, com mais de 180 romances. Ela conseguiu colocar 42 de seus livros como best-seller número um no ranking do New York Times.

Livro sobre mesa ao lado de óculos e xícara.

Desde fantasia até ficção científica, passando pelo suspense, todos os gêneros estão contidos nos livros de romance. (Fonte: Daniil Peshkov: 46575144 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Livros de romance são frequentemente rotulados como sendo de leitura rápida, mas isso não significa que você não possa encontrar verdadeiras “jóias”. Por isso, abaixo você encontrará uma série de perguntas que deverá fazer a si mesma antes de adquirir um livro como esse. Com as respostas para essas questões, você poderá escolher o livro mais adequado para você.

  • Estado de ânimo
  • Gênero literário favorito
  • Livros feministas
  • Leitura habitual
  • Leitura para qualquer lugar

Estado de ânimo

O humor em que você se encontra é decisivo no momento da escolha de um livro, ainda mais se ele for de romance. Uma decepção amorosa recente, por exemplo, pode ser vista de uma perspectiva mais positiva através de um livro com essa temática. Contrariamente a isso, se você estiver passando por um momento bom em sua vida, você pode estar mais interessado em ler uma comédia romântica.

Emily BrontëParágrafo do livro O Morro dos Ventos Uivantes

” Se tudo desaparecesse e ele ficasse, eu continuaria a existir. E se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, eu ficaria só num mundo estranho, incapaz de ter parte dele.”

Gênero literário favorito

Da fantasia à ficção científica, passando pelo suspense, todos os gêneros estão contidos nos livros de romance. As prateleiras das livrarias e as lojas online estão repletas deles, com uma infinidade de temas. Se você gosta, por exemplo, de distopia pós-apocalíptica, é muito provável que encontre alguma história de amor em um deles.

Livros feministas

Os livros de romance publicados atualmente deixaram para trás muitas opiniões antiquadas sobre a relação entre homens e mulheres. As protagonistas das obras atuais são mulheres fortes, independentes e autoconfiantes, longe do retrato que os antigos livros de romance faziam delas.

Leitura habitual

Se você é uma leitora habitual de livros de romance, já deve saber como se guiar em meio a essas obras. No entanto, se você é apenas um leitor ocasional deste tipo de literatura, aconselhamos que você leia avaliações em sites literários ou comentários em lojas online. Caso contrário, o livro escolhido pode não atender às suas expectativas.

Leitura para qualquer lugar

Os tempos mudaram e os livros de romance também. Até algum tempo atrás as capas dos livros de romance normalmente traziam algum homem sem camisa abraçado a uma mulher, e isso fazia com que algumas pessoas tivessem vergonha de ler esse tipo de livro em locais públicos. Mas isso ficou no passado, e atualmente as capas estão cada vez mais sofisticadas.

Resumo

Com este artigo, buscamos desmistificar os livros de romance, um dos gêneros mais lidos do mundo. De histórias de amor fantásticas ao suspense, todas as temáticas têm lugar nesse tipo de livro.

Por fim, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a descobrir que tipo de leitora de romances você é, e que assim possa selecionar melhor seus livros.

Não se esqueça de compartilhar nosso artigo nas redes sociais, deixando sua opinião sobre isso nos comentários.

(Fonte da imagem destacada: siraphol: 38517186 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
48 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...