Utilizar maquiagem é uma tarefa cotidiana para a maioria das mulheres, e utensílios como o iluminador fazem parte da rotina diária de beleza. No entanto, nem sempre foi assim, já que a história dos cosméticos já é muito antiga, e evoluiu muito com o passar dos anos.

Atualmente, a maquiagem se transformou em uma forma de arte, e ela é capaz de oferecer uma verdadeira transformação aos rosto. Nesse sentido, o iluminador é fundamental para que isso aconteça, e, se você deseja se informar melhor sobre ele, preste atenção no artigo a seguir.

O mais importante

  • O iluminador tem como finalidade oferecer brilho ao rosto.
  • Diferentemente do corretivo, o iluminador não disfarça os traços do rosto, mas, ao invés disso, realça-os. Com isso, você pode transformar o seu rosto, e deixá-lo exatamente da maneira que deseja.
  • Existem diversos tipos de iluminadores que variam de acordo com a textura e o acabamento.

Ranking: Os melhores iluminadores do mercado

Nesta seção separamos os 5 melhores iluminadores disponíveis no mercado. Além disso, você também encontrará as principais características de cada um, para que, deste modo, você possa comparar mais facilmente as vantagens e desvantagens deles. Assim, será mais fácil decidir qual iluminador é o ideal para você.

1º – Iluminador Photoready Gold Light – Revlon

Esse iluminador é muito fácil de usar mesmo para quem não seja muito experiente em maquiagem, já que ele é em bastão e pode ser espalhado muito facilmente pelo rosto. Além disso, ele ainda protege a pele, já que tem filtro solar 20 FPS.

O seu tom perolado é excelente para quem deseja obter um look mais natural, mas isso não tira a versatilidade dele, que pode ser utilizado também para complementar a maquiagem de festas e eventos.

2º – Iluminador Bt Glow Gold – Bruna Tavares

Esse é um iluminador líquido resistente à água, e que possui 6 tons diferentes, o que garante que seja utilizado tanto em peles claras, quanto em peles negras.

Além disso, a sua fixação também é ótima, e garante que você não precise ficar retocando o iluminador durante o dia. Ele também pode ser adicionado à sua base, primer ou hidratante.

3º – Paleta de Iluminador Bright from the Heart – Ruby Rose

Essa paleta de iluminador é ideal para quem deseja deixar a maquiagem ainda mais sofisticada, e o seu mix de cores permite que ela seja utilizada tanto durante o dia, quanto a noite.

Ao todo são 8 cores diferentes, que vão proporcionar versatilidade e combinar com qualquer look que você queira usar.  A elegância da embalagem é outro ponto alto do produto.

4º – Iluminador Pearl – Vult

Esse iluminador possui uma fórmula cremosa, e pode ser espalhado de forma muito fácil na pele, além de possuir uma excelente durabilidade. O seu acabamento suave e radiante torna o produto ideal para ser usado em qualquer momento do dia.

Ele é enriquecido com extrato de pérola, o que ajuda a proporcionar luminosidade na medida certa. Além disso, ele pode ser aplicado sozinho ou em conjunto com um hidratante ou base líquida.

5º – Dailus Faces Da Lua Iluminador

Esse iluminador possui uma alta concentração de pigmentos perolados, o que proporciona um toque todo especial à pele, e o brilho que ele oferece cria um lindo efeito. Além de ter um custo benefício excelente.

A sua textura em pó é ótima para peles oleosas, e sua durabilidade é muito acima da média, o que garante que você não precise retocar o produto na pele ao longo do dia.

Guia de Compras: Tudo o que você precisa saber sobre o iluminador

É fundamental que, antes de adquirir um iluminador, você conheça alguns aspectos destes produtos. A seguir, incluímos algumas informações relevantes sobre eles, para que você disponha de tudo o que é necessário para fazer a melhor escolha. Além disso, vamos dar respostas para as perguntas mais frequentes dos usuários.

Imagem mostra uma mulher diante do espelho se maquiando

Os iluminadores dão um acabamento especial ao seu look. (Fonte: Drobot: 49340133/ 123rf.com)

O que é um iluminador?

Provavelmente você já ouviu falar do iluminador, também conhecido como highlighter, e que este cosmético tem sido um sucesso de vendas ultimamente. Mas, a questão que fica é – será que sabemos realmente o que é um iluminador?

Assim como o nome indica, o iluminador traz luz e brilho ao rosto, já que contém partículas que possuem a capacidade de refletir a luz.

Normalmente, ele é aplicado na pele para realçar certas áreas e definir os traços de algumas partes da face como maçã do rosto, nariz e queixo. Isso não quer dizer, no entanto, que não possa ser usado também em outras partes do corpo.

foco

É possível utilizar o iluminador em conjunto com outros produtos de maquiagem, para que assim eles se complementem e deixem o seu look ainda melhor.

Para que serve o iluminador?

O iluminador proporciona brilho para as áreas do rosto que mais necessitam disso. Essa função dele permite que os traços faciais dos usuários sejam realçados, para que assim obtenham os resultados estéticos desejados.

Poderia-se assim dizer que o iluminador é uma espécie de “varinha mágica” da maquiagem, já que ele oferece um brilho especial para a pele com um simples toque.

O iluminador consegue criar ilusões de ótica que dão outra aparência aos traços faciais, como, por exemplo, modificar os ângulos e dimensões do nariz, maçã do rosto e queixo. O resultado é um look sofisticado e natural.

Esse cosmético é ideal para ser o complemento de uma boa maquiagem e proporcionar o melhor acabamento possível.

Imagem mostra alguns pinceis de maquiagem ao lado de um iluminador

Para utilizar iluminadores em pó recomenda-se utilizar um pincel. (Fonte: Johnson: 34323453/ 123rf.com)

Quando devo usar iluminador?

O uso do iluminador pode ser feito de maneira bastante versátil, o que significa que você poderá utilizá-lo da maneira que achar mais conveniente. Um exemplo é sua utilização como complemento da maquiagem do dia a dia.

Bastam alguns toques de iluminador para conferir vitalidade e forma ao rosto, o que oferece uma melhora significativa ao seu aspecto.

Por outro lado, ele também pode ser muito útil para a maquiagem utilizada pela noite. O iluminador pode ser utilizado de forma mais natural, ou mais chamativa, conforme você ache melhor. Em eventos noturnos ou celebrações, um iluminador que ofereça mais destaque ao seu rosto favorece mais os seus traços faciais.

foco

Lembre-se que é possível utilizar o iluminador para melhorar a sua maquiagem sempre que seja necessário.

Quais são os componentes de um iluminador?

Já sabemos que o iluminador é capaz de fornecer brilho ao nosso rosto, mas como ele faz isso? O segredo do iluminador está baseado na sua composição. Sua formulação inclui componentes que refletem a luz, como as micropartículas minerais. Desta forma, a pele adquire um brilho extra nas áreas onde o produto é aplicado.

Além disso, o iluminador pode conter componentes adicionais que potencializam sua ação na pele, como, por exemplo, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea, sendo que esta é a responsável pelo tom da nossa pele.

Também podem conter substâncias exfoliantes ou despigmentantes. Assim, a pele adquire um aspecto suave e radiante.

Imagem mostra uma mulher utilizando iluminador

Os iluminadores oferecem brilho, luz e vitalidade ao rosto.(Fonte: Gekman: 43468969/ 123rf.com)

Qual é a diferença entre um iluminador e um corretivo?

Uma dúvida frequente entre os usuários é sobre a diferença entre um iluminador e um corretivo. Ambos são similares, já que servem como complemento da maquiagem para melhorar determinados aspectos. No entanto, não são a mesma coisa, já que são utilizados para conseguir efeitos distintos, conforme veremos a seguir.

A principal diferença está na finalidade deles, pois, enquanto um corretivo serve para disfarçar imperfeições como manchas e olheiras, o papel do iluminador é o oposto, já que ele é adequado para realçar os traços faciais, dando destaque para eles.

Imagem mostra alguém aplicando iluminador sobre a pele de uma mulher

Existem certas áreas que são chave para a aplicação do iluminador. (Fonte: Prykhodko: 83667967/ 123rf.com)

Utilizar um ou outro vai depender dos resultados que você deseja obter. Em determinadas zonas do rosto, eles podem ser complementares, como para fazer o contorno dos olhos, por exemplo, já que o corretivo atuará para eliminar os sinais de cansaço, enquanto o iluminador dará mais volume e profundidade para a região dos olhos.

Quais tipos de iluminadores existem?

Atualmente é possível encontrar uma grande quantidade de iluminadores para todos os gostos, e eles podem ser classificados em função da sua textura e do acabamento que proporcionam. Assim, cada iluminador é indicado para um tipo de pele, para que seja possível obter resultados específicos.

Com relação a sua textura, existem iluminadores em pó, líquidos e em creme. Já no acabamento, eles podem conferir mais ou menos brilho, e é possível fazer a distinção entre iluminadores com brilho, perolados e sem brilho. A seguir, vamos resumir o mais importante de cada tipo.

Tipos de iluminadores Características Recomendações
Em pó Pó compacto que proporciona brilho

Muito fácil de usar e aplicar

Aplicam-se em cima da base ou sem base

Podem ser combinados com outros iluminadores

Especialmente indicados para peles oleosas
Líquidos Grande versatilidade

Textura suave e fácil de aplicar

Efeito hidratante

Podem ser aplicados embaixo, em cima ou misturados com a base

Ideal para peles secas
Em creme Textura cremosa compacta

Geralmente por cima da base

Vários formatos

Todo tipo de peles
Com brilho Efeito intenso e chamativo

Brilho intenso

Eventos noturnos (festas, ocasiões especiais)
Brilho perolado Brilho natural

Resultados elegantes e mais sutis

Intensidade variável

Úteis para o dia a dia ou ocasiões especiais
Sem brilho Acabamento mate

Permitem criar diferentes efeitos no rosto

Indicados para o dia a dia

Onde devo aplicar o  iluminador?

Os experts do mundo da maquiagem têm as suas zonas da face preferidas para passar o iluminador. Tratam-se de regiões que, ao serem realçadas e iluminadas, conferem um aspecto elegante e sofisticado ao rosto. Uma delas é a zona embaixo dos olhos e a outra acima dos lábios.

Nestas áreas criam-se sombras antiestéticas que é possível corrigir com um toque de iluminador. Por outro lado, a maneira mais habitual de utilizá-lo é nas maçãs do rosto, sobrancelhas e olhos. Nestes pontos, o brilho favorece muito os traços faciais. A zona ao redor dos lábios também pode ser realçada com um iluminador.

L`ORÉAL ParisMarca reconhecida de maquiagem

“Com o iluminador suas bochechas ficam mais elevadas; o seu nariz mais estreito e seus lábios mais volumosos.”

Como se aplica o iluminador?

Geralmente o iluminador é aplicado após a base, já que não oferece cobertura como ela, pois sua finalidade é apenas servir de complemente para a maquiagem. Os experts no assunto aconselham a evitar o uso excessivo de iluminador na zona T, já que eles são mais oleosos por natureza.

A forma certa de aplicar o iluminador vai depender da textura dele. Se ele for em pó, é recomendável utilizar um pincel, já se ele for em creme, a maneira mais correta é dar pequenos toques com a ponta dos dedos. Por fim, se ele for líquido, utilize uma esponja ou pincel.

Imagem mostra uma mulher passando iluminador no rosto

Existem diferentes tipos de iluminador de acordo com cada tipo de pele e com o acabamento desejado. (Fonte: Yakobchuk: 48653466/ 123rf.com)

Quais são os efeitos adversos do uso do iluminador?

Como vimos, o iluminador atua para melhorar determinados aspectos da maquiagem, e ele é aplicado em poucas áreas do rosto, em pequenas quantidades e normalmente por cima da base. Por isso, ainda não foram associados efeitos adversos devido ao uso de iluminador.

No entanto, como também ocorre com outros tipos de cosméticos, existe a possibilidade que usuários desenvolvam reações alérgicas (reações de hipersensibilidade), já que o iluminador pode conter produtos nocivos para pessoas que possuam alergias ou doenças de pele.

Eles também podem causar irritação caso entrem em contato com os olhos, por isso é preciso utilizá-los com cuidado.

Quais são as vantagens e desvantagens do iluminador?

O iluminador tornou-se um acessório indispensável para qualquer maquiagem, pois permite iluminar o rosto, destacar traços faciais e melhorar a imagem dos usuários. A seguir, confira uma tabela comparativa com as principais vantagens e desvantagens dele.

Vantagens
  • Proporciona luz e brilho ao rosto
  • Define os traços faciais
  • Combate os sinais de cansaço
  • Fácil de aplicar e grande versatilidade
Desvantagens
  • Possíveis reações alérgicas

Critérios de Compra

No momento em que adquirir um iluminador, é importante que você avalie determinados fatores. A seguir, incluímos alguns aspectos importantes a se considerar antes de comprar este produto, para que assim você possa se assegurar de estar tomando a melhor decisão e escolhendo o cosmético mais adequado de acordo com as suas necessidades.

  • Textura
  • Acabamento
  • Finalidade
  • Tipo de pele
  • Composição

Textura

Anteriormente vimos que existem diferentes tipos de iluminadores dependendo da textura que eles possuam. Esse é um aspecto a se levar em conta no momento de adquirir este produto, pois a escolha vai depender de diversos fatores, como, por exemplo, o resultado que você deseja obter, ou o tipo de pele que você possui.

Os iluminadores em pó são os mais comuns, já que sua aplicação é fácil e os resultados são bons, além de ser excelentes para peles oleosas. Caso você tenha pele seca e estiver buscando por um resultado mais natural, você poda optar por um iluminador líquido. Avaliar estes fatores vai te ajudar a tomar uma decisão.

Acabamento

O iluminador é um produto que se destaca pela sua versatilidade, o que significa que você pode usá-lo para obter os resultados mais variados, tanto para chamar bastante a atenção para alguns aspectos do seu rosto quanto para dar um resultado mais natural.

É importante que você se pergunte qual acabamento deseja obter antes de escolher o seu iluminador.

Como exemplo, os iluminadores podem ter brilho para dar um destaque maior a sua maquiagem. Se você quiser um visual mais neutro e sofisticado, terá que optar por iluminadores sem brilho ou levemente perolados.

São diversas opções para que você encontre o iluminador perfeito, seja qual for o acabamento que você esteja procurando.

Finalidade

Antes de comprar um iluminador, você deve se perguntar qual é o seu objetivo com esse cosmético, pois em função disso você deverá escolher o produto mais adequado para você. Este aspecto está intimamente relacionado à textura e ao acabamento dele, que podem, por exemplo, deixar sua maquiagem mais natural.

Neste caso, é aconselhável iluminar com um brilho perolado ou fosco. Quanto à textura, prefira líquidos ou creme, que são mais discretos. Já para celebrações ou festas noturnas em que você queira se destacar, o enfoque deve ser diferente, e os iluminadores em pó e com brilho serão os seus melhores aliados nestas situações.

Tipo de pele

Cada pessoa tem uma pele única com características próprias, e isso vai determinadas as necessidades dela. Um exemplo é que não é recomendável utilizar os mesmos produtos para peles oleosas e secas, por exemplo. Os iluminadores não são uma exceção, e por isso precisam ser adaptados de acordo com as necessidades de cada um.

Assim, se sua pele é mais oleosa, é preferível que utilize um iluminador em pó, já caso ela seja mais seca, os melhores a serem usados são os líquidos, que oferecem também hidratação para ela.

foco

Os iluminadores em creme são muito versáteis, por isso podem ser usados ​​em todos os tipos de pele.

Composição

A composição de um cosmético deve ser verificada no momento da compra, pois é um dos aspectos fundamentais deles. Isso acontece porque sempre existe a possibilidade de que haja algum produto na fórmula ao qual você possa ter alergia, e o uso de um cosmético inadequado pode vir a ser um problema para você.

Portanto, antes de comprar um iluminador, é importante que você dedique alguns minutos para avaliar a sua composição, e garantir que ele não contém nenhum componente que possa ser nocivo. Caso tenha qualquer dúvida, consulte um especialista para evitar efeitos ou reações não desejadas.

Resumo

Agora é possível entender em que consiste a magia do iluminador e a razão do seu êxito. Os iluminadores trazem brilho, luz e vitalidade ao rosto. Mas não somente isso, já que são capazes de criar verdadeiras ilusões de ótica com os traços faciais dos usuários. Com um simples toque de iluminador, podemos destacar áreas-chave para ter um look incrível.

Como se isso não bastasse, os iluminadores são cosméticos que se adaptam a todos os tipos de pele. Se você tem a pele oleosa ou seca, traços faciais que deseja destacar ou se procura o acabamento perfeito para a sua maquiagem, haverá um iluminador certo para você.

Além disso, você pode escolher entre o formato mais adequado de acordo com as suas preferências.

E você, está pronto para se dar um toque mágico na sua pele com o iluminador perfeito? Se você gostou do nosso artigo sobre iluminadores, compartilhe-o nas redes sociais ou deixe um comentário

 (Fonte da imagem destacada: Yakobchuk: 100117417/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
42 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...