
Como escolhemos
Você é uma pessoa profundamente conscientizada sobre o dano que os seres humanos causam ao meio ambiente e ao planeta? Você gostaria de fazer alguma coisa sobre isso? Saiba que um gesto simples pode contribuir para a luta contra a poluição do meio ambiente. Além de reciclar o lixo e não usar canudos descartáveis, se você tem um bebê você também pode optar pela fralda ecológica.
Defender o desenvolvimento sustentável é algo realmente grandioso, mas é melhor ainda se você também puder economizar dinheiro enquanto isso. Você sabia que um bebê gasta aproximadamente 4 mil fraldas até completar 2 anos? Imagine o gasto financeiro disso. Por esse motivo, neste guia te ajudaremos a descobrir todos os segredos da fralda ecológica. Você está preparado? Vamos lá!
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de beleza
- 2 O mais importante
- 3 As melhores fraldas ecológicas: Nossas favoritas
- 4 Guia de Compras: O que você deve saber sobre a fralda ecológica
- 4.1 O que é uma fralda ecológica e quais são suas vantagens e desvantagens?
- 4.2 Quais os elementos essenciais de uma fralda ecológica?
- 4.3 Quais os tipos de fralda ecológica existentes no mercado?
- 4.4 Quais os materiais das fraldas ecológicas?
- 4.5 Vale a pena usar fralda ecológica?
- 4.6 Qual manutenção uma fralda ecológica exige?
- 5 Critérios de Compra
- 6 Resumo
O mais importante
- As fraldas ecológicas geralmente são reutilizáveis, e por isso contribuem para preservar o meio ambiente.
- Esse tipo de fralda, geralmente feita de tecido, possui uma parte impermeável, um absorvente e em alguns casos também um forro. É uma opção muito prática.
- Se você já decidiu usar fraldas ecológicas, você deve ter em mente alguns critérios antes de realizar sua compra como, por exemplo, o material usado para a confecção e quantas fraldas o bebê precisa até fazer a transição para o banheiro.
As melhores fraldas ecológicas: Nossas favoritas
Com certeza você já ouviu, em conversas de família, que suas bisavós usavam fraldas de pano antigamente. Foi só em meados do século passado que as fraldas descartáveis surgiram, mas hoje sabemos que elas demoram anos para se decompor. Se você prefere produtos orgânicos, a seguir te apresentamos algumas das melhores fraldas ecológicas do mercado.
A melhor fralda ecológica para dia a dia e praia
Essa fralda ecológica pode ser usada no dia a dia e também na praia ou piscina, possui o forro externo em super microfibra e nylon impermeável, o tecido interno é dry-fit 100% poliéster e o forro em melton (80% algodão e 20% poliéster). É um material muito fresco. De tamanho único, pode ser utilizado por bebês com 4 a 15 kg, aproximadamente, basta ajustar os botões na própria fralda.
A melhor fralda ecológica hipoalergênica
Essa fralda ecológica é hipoalergênica, fresquinha e muito confortável para o seu bebê. No modelo pocket, conta com absorvente de microfibra. É impermeável, fácil de limpar e muito prática. Com o ajuste de botão, pode ser utilizada por bebês de 4 a 16 kg. Possui propriedades antibacterianas.
A fralda ecológica mais estilosa
Essa fralda é feita para bebês de 3,5 a 15 quilos, sendo ajustável e antialérgica. São fraldas altamente resistente à água e muito duráveis. Possui capa externa feita de PUL impermeável e interior em dry-fit, tecido de tela respirável. É um material muito suave, que não causa alergias na pele delicada do bebê.
Guia de Compras: O que você deve saber sobre a fralda ecológica
As fraldas ecológicas ou reutilizáveis geram uma grande economia para pais de bebês, mas além disso não geram toneladas de lixo quase impossível de ser reciclado, como é o caso das típicas fraldas descartáveis. Talvez você não conheça todos esses dados, e por isso preparamos este guia com as perguntas mais frequentemente feitas pelos consumidores.
O que é uma fralda ecológica e quais são suas vantagens e desvantagens?
Ao contrário das fraldas descartáveis, no entanto, é elaborada com materiais biodegradáveis, e por isso contribui para a preservação do meio ambiente.
No que diz respeito aos seus benefícios, não há dúvida que essa opção conta com importantes vantagens, principalmente para os pais que estão conectados às causas ambientais, mas também para aqueles que são mais práticos ou querem economizar.
Veja na tabela a seguir os benefícios que a fralda ecológica oferece, além dos seus quase inexistentes inconvenientes:
Quais os elementos essenciais de uma fralda ecológica?
- Capa de tecido impermeável. A parte exterior geralmente é elaborada com materiais impermeáveis e respiráveis que permitem a circulação do ar, mas impedem o vazamento ou infiltrações de urina. É um elemento ajustável e que pode ser lavado na máquina de lavar para ser usado novamente.
- Absorvente. É a parte interna e tem como objetivo absorver a urina e as fezes. Também é reutilizável, assim como a capa, e também pode ser lavado na máquina de lavar.
- Forro. Não é tão imprescindível quanto o absorvente ou a cobertura impermeável, mas pode ser muito prático. Geralmente, é fabricado em materiais biodegradáveis, como o bambu. É um pedaço retangular de tecido que deve ser colocado sobre o absorvente.
Quais os tipos de fralda ecológica existentes no mercado?
- Uma peça ou sistema de bolso. O absorvente e a capa formam uma peça unica e costumam estar unidos. A parte absorvente é introduzida em uma espécie de bolso e é necessário lavar ambas as peças após o uso. Por isso, demora mais tempo para secar do que quando é possível lavar as peças separadamente.
- Duas peças. A capa e o absorvente podem ser comprados juntos, mas são peças separadas. Elas podem ser unidas por diversos sistemas, como botões ou velcros. Existe a possibilidade de trocar só o absorvente, se a capa não estiver suja. Geralmente as duas peças só são compatíveis se forem da mesma marca.
- Ajustável. Nesse caso há necessidade de comprar a capa separada, mas o absorvente já tem um formato de calcinha. São ideais para a noite porque é mais difícil que haja vazamentos com esse modelo. Não há necessidade de trocar a capa se essa se mantiver limpa e seca.
- Recarregável. Pode ser um subtipo das anteriores, no caso, há uma parte oca para introduzir o absorvente dentro de uma tela interna. Podem ser lavados de forma independente, e por isso seca mais rápido. É possível usar absorventes biodegradáveis ou descartáveis.
- Forro. É a utilizada habitualmente para recém-nascidos. Consiste em colocar um forro de algodão ou bambu e, em seguida, uma capa. É uma opção mais econômica.
Quais os materiais das fraldas ecológicas?
Os diferentes materiais do absorvente trazem diversas vantagens e desvantagens que você pode ver na tabela a seguir:
Material do absorvente | Vantagens | Desvantagens |
---|---|---|
Microfibra (sintética) | Grande capacidade de absorção | Pouca capacidade de retenção
Não é aconselhável para peles atópicas |
Algodão (natural) | Resistente, transpirável e absorvente | É pouco elástico e se encolhe |
Bambu (natural) | Biodegradável e mais absorvente que o algodão | Hipoalergênico, suave e com propriedades antimicrobianas |
Cânhamo (natural) | Mais absorvente que o bambu e o algodão | Resistente e com grande capacidade de absorção
É mais áspero que os anteriores |
Vale a pena usar fralda ecológica?
Isso acontece porque elas notam o peso da urina e das fezes antes das crianças que usam fraldas descartáveis, que podem não ter a mesma facilidade para perceber esse fato.
Qual manutenção uma fralda ecológica exige?
- Lavar antes do primeiro uso. É uma regra que deve ser seguida sempre para que a capacidade de absorção da fralda se mantenha. Veja as instruções do fabricante. Essa norma é de cumprimento obrigatório porque às vezes o tecido precisa de um tratamento específico antes do uso.
- Colocar a fralda suja de molho antes de colocar na máquina de lavar. É recomendável para eliminar manchas e mau cheiro, mas antes de tudo você deve seguir as instruções do fabricante porque essa recomendação não vale para as fraldas de tecido. Muitas marcas não recomendam essa etapa, por isso, leia bem as instruções.
- Usar sabão biodegradável e em pequena quantidade. Utilize um sabão suave e biodegradável, sem aditivos como branqueadores ou suavizantes que podem reduzir a capacidade de absorção da fralda. Por outro lado, alguns especialistas sugerem reduzir pela metade a quantidade de sabão, para evitar que fiquem resquícios do produto nas fraldas.
- Usar alvejante apenas ocasionalmente. Não use alvejante de forma habitual, a não ser que seu bebê tenha passado por uma infecção de pele e isso seja necessário. Você deve fazer um uso apenas pontual para evitar a deterioração da capa da fralda. Nunca use amaciante.
- Lavar separadamente. É melhor lavar as fraldas ecológicas na máquina de lavar separadas das outras roupas da casa. Dessa forma, elas serão conservadas durante muito mais tempo e inclusive poderão ser usadas para seu próximo filho ou para outro bebê.
- Lavar duas vezes. Se as fraldas não ficarem limpas após um ciclo de lavagem mesmo você seguindo as instruções do fabricante, talvez você tenha que lavá-las de novo. Se ainda há sujeira pode haver também uma contaminação por alguma bactéria, e por isso existe a necessidade de um novo ciclo de lavagem na máquina.
Critérios de Compra
Se você já se decidiu pelas fraldas ecológicas, agora você deve conhecer uma série de questões chave para não errar na sua compra online, muito mais eficiente e prática que ir até uma loja com seu bebê e todas as coisas que você precisa levar consigo ao sair de casa com ele.
Nessa seção trazemos os critérios mais relevantes a se ter em mente antes de realizar sua compra.
- Material
- De quantas fraldas eu preciso?
- Tamanho
- Pacotes
- Avaliações e opiniões dos usuários
Material
Se você se decidiu pela fralda ecológica, deve escolher uma que seja altamente absorvente, hipoalergênica e muito suave para a pele delicada do seu bebê.
Como você já deve ter visto na tabela de materiais, o algodão e o bambu são as duas melhores opções se considerarmos os benefícios que possuem. Além disso, esses materiais são suaves ao toque.
De quantas fraldas eu preciso?
Essa pergunta é muito comum quando estamos falando de fraldas ecológicas. Se você lavá-las todos os dias, 12 fraldas são o suficiente. Como geralmente isso não acontece, a quantidade média recomendada é de 24 fraldas.
Se, além disso, você não quiser surpresas de última hora e não quer lavá-las tão frequentemente, compre 36 fraldas, se possível.
Veja uma tabela com algumas estimativas por idade:
Idade do bebê | Quantidade de fraldas |
---|---|
0-4 meses | Entre 20 e 24 fraldas |
5-10 meses | Entre 16 e 20 fraldas |
11 meses até o desfralde | Entre 12 e 16 fraldas |
Esses números são apenas uma orientação, mas se adaptam às necessidades da maioria dos bebê. Por exemplo, se seu filho ainda é muito pequeno, é lógico que ele gastará mais fraldas porque ainda não ingere nada sólido.
Tamanhos
O mais recomendável é escolher um produto de tamanho único que servirá para todas as fases do seu filho até o desfralde. Geralmente, e como você pôde ver nos produtos listados, as fraldas são ajustáveis para todos os tamanhos a partir de, em média, 3 kg.
Pacotes
Alguns produtos vêm em pacotes que incluem a capa, o absorvente e, às vezes, os forros quando são de bambu. Você pode seguramente escolher esse combo porque eles serão mais econômicos que comprar as peças separadas.
Além disso, você evitará o quebra cabeça de encaixar peças de marcas diferentes.
Avaliações e opiniões dos usuários
Quando falamos de produtos infantis, é importante ler as avaliações e opiniões de outros usuários sobre o produto que você está interessada.
Pode haver alguma dica ou característica de interesse escrita na opinião de um cliente. Por isso, não deixe de observar as avaliações dos produtos que você mais gostou.
Resumo
Com elas o seu filho chega ao desfralde mais rapidamente, você consegue economizar um bom dinheiro e ainda cuida do meio ambiente. As fraldas ecológicas são uma novidade do século XXI para as pessoas mais engajadas nas causas ambientais, já que evitam o gasto desnecessário de fraldas plásticas descartáveis.
Antes de efetuar a sua compra, é necessário que você observe alguns critérios muito importantes, como por exemplo quantas fraldas você vai precisar até o momento do desfralde ou de que material a peça foi fabricada. São aspectos importantes para comprar a melhor fralda ecológica de acordo com as suas necessidades.
Se você gostou do artigo, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais com as pessoas que você mais gosta. Se você preferir, deixe um comentário, ficaremos muito feliz em respondê-lo. Muito obrigado!
(Fonte da imagem destacada: Elvira Koneva: 62291296 / 123rf.com)