Esbanjar lábios hidratados e carnudos é o desejo de boa parte das mulheres quando o assunto é beleza. Embora muitas vezes você não preste atenção a eles, existe uma diversidade cada vez maior de produtos para cuidados específicos para essa região do rosto. Entre eles, o esfoliante labial, a manteiga de cacau, a vaselina e o bálsamo reparador.

Mudanças de temperatura, uso excessivo de batons ou o tipo de bebida consumida pode fazer com que você precise de uma boa esfoliação nos lábios. Se essa for a primeira vez que você usa esse produto, ou se pelo contrário você já é um fã de carteirinha do esfoliante labial, compartilharemos a seguir todas as dicas fundamentais para deixar os seus lábios saudáveis e macios em qualquer momento do dia.

O mais importante

  • As mulheres da antiga Mesopotâmia já criavam seus próprios batons e esfoliantes usando plantas e minerais amassados os quais aplicavam cuidadosamente na pele delicada de seus lábios.
  • Seus lábios são como pequenas esponjas. Se falta umidade, e também estiverem ressecados, uma camada de células mortas se tornará visível. É importante esfoliá-lo entre uma e duas vezes por semana e, posteriormente, aplicar um bom bálsamo.
  • Beba 2 litros de água por dia, o que é algo em torno de 8 a 10 copos de água. É essencial ter lábios saudáveis. Faça frio ou calor, tente levar um garrafa d’água com você aonde for. Se for verão, fique à vontade para aumentar a quantidade de água consumida.

Os melhores esfoliantes labiais: Os favoritos da redação

Se, ao ler este artigo, você passar a língua pelos lábios e sentir algumas “pelinhas”, sim, elas são células mortas e devem ser removidas. É por isso que mostraremos a seguir quais são os melhores esfoliantes labiais do mercado.

O melhor custo-benefício

Excelente custo-benefício, aromas deliciosos e matérias-primas naturais como açúcar e óleos hidratantes tornam esse esfoliante labial da marca Koloss Cosméticos um item obrigatória na rotina facial de qualquer mulher. Pode ser encontrado nas versões laranja, morango e chocolate branco.

O melhor kit de tratamento

Um dos produtos de destaque da marca Hard Candy é esse sistema de tratamento labial 2 em 1 em formato de bastão. De um lado do stick, você aproveita os benefícios de um creme esfoliante à base de açúcar e leite de coco e do outro, de uma espécie de gloss hidratante produzido a partir do óleo de rosa mosqueta e da manteiga da manga.

O melhor esfoliante labial vegano

Esse kit da marca Labot oferece um verdadeiro tratamento para os lábios. Vegano e livre de crueldade, o kit vem com o LIPX Extra Volume, uma manteiga que promete aumentar o volume dos lábios e o LIPX Polish Noite, feito à base de cera de abelha e beta hidroxiácido, que atua removendo as células mortas, tal como um esfoliante.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o esfoliante labial

É provável que você tenha ouvido falar sobre esfoliante labial, mas não conheça muito bem seus ingredientes, quantas vezes é necessário aplicá-lo, se é preciso removê-lo com água ou não. Sabendo disso, vamos sanar possíveis dúvidas de forma que você possa escolher o esfoliante labial mais adequado ao seu ritmo de vida e tipo de pele.

Mulher passando esfoliante nos lábios.

A esfoliação labial é um hábito que não devemos esquecer durante a nossa rotina facial. (Fonte: Puhhha: 68740494 / 123rf.com)

O que é um esfoliante labial?

Esfoliante labial é um produto cosmético que serve para limpar e liberar impurezas e células mortas dos lábios. Eles podem oferecer benefícios diferentes, como suavidade, limpeza e rejuvenescimento da pele da boca, a medida que seu uso se torna periódico.

Além disso, eles regeneram a pele dando lugar à sua renovação. A pele precisa de uma limpeza contínua e o esfoliante labial desempenha um papel fundamental nesse processo.

Charles ReadeRomancista inglês

“Beleza é poder; sua espada é o sorriso.”

Com que frequência devo usar um esfoliante labial?

O ideal é aplicar o esfoliante labial uma ou duas vezes por semana. Nesse caso, trata-se de incluí-lo em sua rotina facial semanal. Muitos desses esfoliantes possuem aromas deliciosos em forma de bastão para facilitar a sua aplicação. Para realmente aproveitar seus benefícios, é importante que você seja consistente e use o produto a cada sete dias pelo menos.

Esfoliante em bastão Esfoliante em frasco
Transporte Fácil de transportar Ideal para uso doméstico
Uso Individual preferivelmente Pode ser usado por toda a família
Textura Textura sólida Textura cremosa

Quais são os benefícios do esfoliante labial?

  • Elimina as células mortas: Essa é uma das suas principais funções, manter seus lábios suaves e com um aspecto saudável. Além disso, promove a renovação celular, eliminando as tão desagradáveis “pelinhas”.
  • Ativa a circulação sanguínea: As massagens realizadas no momento da aplicação do esfoliante ativam a circulação sanguínea. Tudo isso favorece a eliminação de impurezas.
  • Sensação de bem-estar: Os aromas e ingredientes presentes nesses esfoliantes fazem com você sinta um sensação instantânea de prazer no momento de sua aplicação.
  • Devolve aos lábios sua cor natural: A esfoliação elimina as impurezas decorrentes do uso de batom, proporcionando aos lábios não apenas uma textura mais suave, como também um retorno à sua cor natural.
  • Tonifica a pele seca dos lábios: A massagem realizada durante a aplicação do esfoliante labial e os ingredientes minerais de sua composição faz com que uma hidratação natural ocorra.
Mulher com maquiagem leve.

Opte por esfoliantes labiais produzidos à base de ingredientes naturais. (Fonte: Puhhha: 69164415 / 123rf.com)

Como aplicar o esfoliante labial?

O esfoliante labial pode ser usado a qualquer hora do dia, no entanto, é recomendável não dormir com ele. Para usá-lo, siga as etapas a seguir:

  1. Com água morna, limpe a área onde o produto será aplicado.
  2. Aplique o esfoliante de maneira generosa, fazendo o possível para cobrir toda a região a qual você deseja esfoliar.
  3. Esfregue o produto nos lábios, removendo possíveis resíduos com um lenço (na embalagem de alguns esfoliantes é recomendando que os resíduos sejam eliminados com água morna). Algumas pessoas usam uma escova de dentes para melhorar a circulação sanguínea do região aplicada.
  4. Use bálsamo labial ou manteiga de cacau para maximizar a hidratação alcançada.
  5. Aplique o esfoliante uma ou duas vezes por semana. Algumas marcas de esfoliante recomendam que a aplicação seja realizada durante a sua rotina facial noturna, para que os seus efeitos sejam alcançados à noite, no momento em que a pele sofre menos com mudanças de temperatura.

Quais são seus ingredientes principais?

Pode-se dizer que eles variam de uma marca para outra, mas a maioria tem como base o açúcar e o bálsamo. Alguns podem incluir produtos que oferecem uma hidratação extra, como mel ou óleos (gergelim, coco, amêndoas ou jojoba, por exemplo).

Entre os ingredientes menos comuns estão a argila, a casca da laranja e o hortelã-pimenta. Os ingredientes naturais são mais abundantes que os artificiais.

Imagem de hidratante e esfoliante labial.

Muitos esfoliantes possuem aromas muito agradáveis e vêm em formato de bastão. (Fonte: Pogrebkov: 55009586 / 123rf.com)

Critérios de Compra

Na hora de adquirir um esfoliante labial, é importante que você leve em conta alguns fatores. Isso ajudará você a escolher o produto que melhor se adapta ao seu tipo de pele e ritmo de vida. A seguir, explicamos os mais importantes.

  • Tipo de pele
  • Tamanho das partículas
  • Composição
  • Efeito desejado
  • Qualidade

Tipo de pele

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais personalizados, por isso é fundamental conhecer os seus lábios, para analisar se você se beneficiaria de uma frequência maior ou menor de esfoliação. Os lábios são compostos por uma camada extremamente fina da pele e são os capilares e vasos sanguíneos que lhes conferem uma cor rosada.

Existem peles mais resistentes, que pouco se afetam por mudanças de temperatura ou poluição, e peles mais sensíveis, que acabam apresentando as conhecidas “pelinhas” ou até mesmo herpes.

Para as peles mais sensíveis, recomenda-se o uso de esfoliantes à base de ingredientes naturais, uma vez por semana ou a cada 15 dias. No caso das peles mais resistentes, a esfoliação pode ocorrer até duas vezes por semana.

Tamanho das partículas

Os esfoliantes labiais que você encontra no mercado possuem partículas de tamanhos diferentes. Existem produtos com partículas minúsculas, quase imperceptíveis, adequadas para quem não gosta de encontrar partículas dentro da boca ou preferem uma textura menos áspera.

Por outro lado, existem esfoliantes com partículas maiores e mais ásperas para pessoas que assim os prefiram. Muitos esfoliantes labiais possuem sabor de morango, menta, coco ou chocolate, o que torna a experiência da esfoliação ainda mais gostosa.

Em caso de dúvida, comece com um esfoliante com partículas pequenas e depois passe para outro com partículas maiores.

Composição

É importante ler atentamente a composição dos produtos cosméticos na hora de comprá-los, não apenas no caso de você possuir alergias, como também para conhecer seus ingredientes e entender se é isso que você procura.

Na medida do possível, é sempre melhor optar por ingredientes naturais. Especialmente se os químicos não parecerem familiares. É uma maneira de você usar substâncias conhecidas que já trouxeram bons resultados antes. Muitos desses ingredientes naturais são o açúcar, o óleo de jojoba, a manteiga de karité e o mel.

Regis SodréMaquiador da Lancôme

“Quando for esfoliar a pele, aproveite e faça o mesmo nos lábios. Esse processo ajuda a remover os pequenos pedaços de pele que descamam, e melhora a maciez dos lábios – o resultado será visível na hora de passar um batom: nada de efeito craquelado e ressecado.”

Efeito desejado

Como obter lábios saudáveis, suculentos e macios? A chave é a consistência. No mundo dos cosméticos, independentemente de o produto ser caro ou barato, ou de ser de maior ou menor qualidade, se você não o usá-lo com certa regularidade, será pouco provável que alcance os resultados que tanto anseia.

Também é preciso ressaltar que cada pessoa é diferente e não pode ser comparada. O que funciona perfeitamente para uma pessoa, pode não ter resultados tão expressivos para outra. Por isso, tenha em claro o resultado final que você deseja conseguir.

Efeito desejado Composição principal
Maior hidratação Óleos (jojoba, amêndoas, coco, entre outros), ingredientes naturais como o mel e o leite
Cor rosada Partículas maiores e mais ásperas que promovem melhor circulação
Eliminação da pele morta Vitamina E ou Vitamina C
Sensação de bem-estar Aromas como chocolate, menta ou morango ajudam a estimular odores e sensações que trazem bem-estar

Qualidade

Quanto maior a qualidade do produto, menor o risco de danos e maior a sua eficácia. Aposte sempre na melhor qualidade caso você tenha algum problema epidérmico ou este seja um produto que você pretende usar com frequência.

Um cosmético de qualidade deve melhorar a aparência de sua pele e você deve notar os resultados desejados com o tempo. No caso do esfoliante labial, isso significa uma aparência mais hidratada e saudável, ausência de células mortas e um tom rosada natural.

Resumo

A esfoliação labial é um hábito que não pode ser negligenciado durante sua rotina facial. O processo ajuda você a ter lábios mais saudáveis, hidratados, bonitos e naturais. Com uma aplicação periódica, você poderá notar ótimos resultados.

Esperamos que esse guia tenha sido útil. É importante que, antes de comprar qualquer esfoliante, você tire um momento para pensar qual se adequa melhor às suas necessidades.

Já sabe qual é o esfoliante labial perfeito para você? Conte para a gente! Ficaremos muito felizes de ler seus comentários e recomendações. Se você gostou do nosso guia, compartilhe em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Puhhha: 62200859 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
21 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...