Quando pensamos em áreas no corpo com a pele delicada, geralmente nos lembramos do rosto ou da área ao redor dos olhos. As mãos, apesar de fundamentais em nosso dia a dia e estarem muito expostas a agentes externos – como a água, o sol ou o frio, por exemplo –, costumam ser completamente esquecidas. E quase ninguém se lembra de usar um creme para as mãos.

A pele das mãos é a mais indefesa diante desses elementos: as mãos estão praticamente sempre descobertas, poucas pessoas usam protetor solar para protegê-las do sol e representam o primeiro contato direto com o mundo ao nosso redor. Melhorar os sintomas da desidratação é fácil de se fazer com um creme para as mãos e neste artigo vamos ajudá-lo a encontrar o seu.

O mais importante

  • As mãos são a parte do corpo mais exposta a fatores externos e, ao mesmo tempo, é uma das partes mais negligenciadas em termos de cuidado e proteção.
  • Todas as peles se beneficiam com o uso diário de um creme para as mãos, mas, dependendo das suas necessidades específicas, você deve escolher um tipo de produto ou outro.
  • Nem todos os cremes para as mãos deixam uma sensação de resíduo na pele. Hoje em dia existem loções muito leves que são absorvidas rapidamente, deixando a pele hidratada.

Ranking: Os melhores tipos de creme para as mãos do mercado

Sabemos que comprar um produto para o qual existem tantas opções disponíveis no mercado nem sempre é uma tarefa simples. Existem cremes “de toda a vida”, cujas fórmulas podem não ser adequadas para todos os tipos de pele, e há outras novas marcas que prometem resultados que parecem quase impossíveis. Apresentamos várias possibilidades que, em nossa opinião, cumprem o prometido.

1º – Nivea Q10 Anti-Idade Unit

Marca reconhecida no mercado de cosméticos, a Nivea acertou em cheio com sua linha de cremes anti-idade. Suas propriedades reduzem visivelmente os sinais de envelhecimento das mãos a partir da coenzima Q10, que estimula a renovação celular. Além disso, o creme também possui fator de proteção solar, que ajuda a proteger a mão de manchas.

O creme oferece hidratação para todo o dia. É um produto de rápida absorção e dermatologicamente testado. Além disso, não possui corantes, álcool etílico ou ingredientes de origem animal, sendo apto para o uso de veganos. Tudo isso a um dos menores preços do mercado.

2º – Granado Calêndula

Enriquecido com óleos naturais de açaí, arroz e maracujá, o creme da Granado possui propriedades antioxidantes, protetora e nutritiva da pele, retardando o envelhecimento da mesma. O extrato natural de Calêndula possui ações calmante e purificante da pele. A textura desse creme é bem líquida, sendo de rápida absorção e não deixando oleosidade nas mãos após a aplicação.

O produto é de base vegetal, sem ingredientes de origem animal. Também não possui corantes nem parabenos. Sua embalagem é prática para levar na necessaire, sendo que o tubo contém 50 ml. A Granado é uma empresa tradicional da indústria brasileira de cosméticos e seu creme para as mãos pode ser obtido a um preço muito barato.

3º – Cetaphil

Este é um creme para as mãos indicado a quem já está com a pele das mãos em estágios avançados de ressecamento. Seu preço mais alto é compensado por sua eficiência em hidratar e sua consistência faz com que ele renda bastante. É um creme enriquecido com glicerina, dimeticona e vitamina B3. Apesar da espessura mais grossa, pastosa, é um creme de rápida absorção e não deixa resíduos, tudo para evitar a sensação de oleosidade nas mãos.

É um produto hipoalergênico, também indicado para peles sensíveis, e não possui fragrância. Algumas usuárias afirmaram inclusive passá-lo após remover os esmaltes, pois ele hidrata também as unhas e cutículas, combatendo os efeitos da acetona. Se você precisa de um hidratante potente, essa sem dúvida é uma ótima escolha.

4º – Ligia Kogos Dermocosméticos

A proposta desse creme para as mãos do Ligia Kogos é que ele, além de hidratar, também refine, amacie, acalme e regenere a pele. Sua composição é feita sob medida para atingir esses efeitos e contém óleo de avelã, ureia, ácido glicólico e blend de silicones. Sua fórmula também promove a renovação celular, para uma pele mais saudável que vai além da mera hidratação.

Em se tratando de manutenção da pele e proteção de danos ambientais, o produto possui fator de proteção solar 15, além de criar uma fina camada ao redor das mãos para evitar danos de outros agentes externos. Tudo isso colabora para a redução de manchas causadas pela radiação solar. Sua qualidade e variadas funções fazem com que o preço do creme seja um pouco mais alto, mas ainda possui um ótimo custo-benefício.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o creme para as mãos

O creme para as mãos é um daqueles produtos que você pode ter usado desde a mais tenra infância. No entanto, atualmente existem muitas marcas e fórmulas diferentes, por isso nem todos devemos nos conformar com o mesmo produto de sempre. O melhor é fazer uma compra consciente, e para isso existem certas questões que você deve levar em conta.

Mãos femininas passando creme com flores ao fundo.

A idade é nossa maior inimiga, use produtos que protejam a sua pele para que ela fique como é atualmente. (Fonte: Sergejs Rahunoks: 25931259 / 123rf.com)

Por que é importante usar creme para as mãos?

As mãos, como você sabe, são uma parte fundamental do corpo que nos permite realizar muitas atividades diárias, tanto em casa quanto no trabalho. Pode se dizer que elas são o primeiro contato direto com o mundo, enfrentando todos os dias uma infinidade de fatores externos que podem danificá-las, e quase sempre nos esquecemos de quão importante é o cuidado com elas!

Hidratar aos primeiros sintomas de que a pele está secando é a melhor opção para manter a pele das mãos saudável, já que se não agir a tempo é possível não só levar a uma aparência rachada, mas a pele pode de fato rachar seriamente e apresentar ferimentos. A boa notícia é que usar creme para as mãos é rápido, simples e barato.

Como funciona um creme para as mãos?

O funcionamento de um creme para as mãos é, como dizem, mais simples do que somar 1 e 1. Em qualquer caso, para poder escolher com fundamentos, é importante saber como esses tipos de loções atuam. Os cremes para as mãos são formulados principalmente para criar uma camado protetora na pele.

Essa camada quase imperceptível não é hidratante por si só, já que é impossível introduzir água dentro da pele para além das camadas superficiais. E então, qual é a sua função? Ela previne a transpiração e minimiza a perda de água. Claro, um hidratante para as mãos pode ter mais funções, mas esta é fundamental.

foco

Você sabia que a pele masculina é 20% mais grossa que a feminina?

Quais ingredientes deve ter um creme para as mãos?

A formulação de um creme é um dos aspectos mais importantes que devem ser considerados ao comprá-lo (e falaremos sobre isso mais para frente). Nem todos os cremes têm a mesma qualidade em termos de ingredientes, por isso é essencial que você saiba o que deve procurar ao verificar as pequenas letras de um produto deste tipo.

Um bom creme para as mãos deve conter ingredientes ativos que realmente nutram a pele. Mas, se você tem um tipo de pele particularmente sensível ou sofre com outros problemas de pele, é importante que você saiba ler as listas de ingredientes em busca de perfumes, parabenos ou ftalatos.

A seguir apresentamos um quadro sobre quais ingredientes devem estar presentes em um creme para as mãos:

Ingredientes Efeito
Água Normalmente a água é o componente principal desse tipo de creme. São emulsionados óleos e água nas fórmulas, sendo que a água evapora quando aplicada na pele
Substâncias oclusivas As substâncias oclusivas são muito controversas, uma vez que são derivadas do petróleo. Sua função é criar a película mencionada anteriormente para evitar que a pele perca umidade
Substâncias umectantes Ajudam a reter a umidade do ar na pele. A mais comum é a glicerina, mas o uso de mel ou ureia também é frequente
Substâncias emolientes Fazem com que a pele fique suave ao toque quando o creme é aplicado, além disso trazem uma hidratação extra que é ideal para peles mais maduras ou muito secas
Vitaminas As vitaminas mais comuns nos cremes para as mãos são A, C e E. Além de hidratar, elas suavizam cicatrizes e estimulam a produção de colágeno
Ácidos Normalmente é usado o ácido hialurônico ou o ácido lático. Sua função é evitar a perda de hidratação da pele e manter a flexibilidade

Como e com que frequência devo aplicar o creme para as mãos?

Não há realmente nenhuma maneira certa ou errada de aplicar um creme para as mãos. Em termos gerais, para aplicar qualquer tipo de creme é aconselhável pegar uma pequena quantidade para começar e espalhá-lo suavemente massageando com as mãos.

Você pode aplicar a loção nas costas da mão e esfregar suavemente. Embora você também possa aplicar o creme na palma de suas mãos, essa área é mais espessa e resistente.

A pele nas costas da mão é mais delicada e tem menos glândulas sebáceas, facilitando a secagem. É importante focar na parte de cima da mão, especialmente quando aplicamos um creme com fator de proteção solar.

Pote de creme com camomila ao redor.

As embalagens em que os cremes vêm variam, mas o que importa é que o conteúdo possua o que você precisa. (Fonte: Maria Kovalets: 29268290 / 123rf.com)

Quanto à frequência, não há uma regra clara, mas pelo menos você deve aplicar o creme para as mãos uma vez por dia. É aconselhável usá-lo sempre que sentir as mãos secas ou desidratadas. Haverá aqueles que sentem a necessidade de usar várias vezes ao dia. O melhor momento para colocar creme na mão é logo antes de ir dormir.

O que provoca o ressecamento da pele ou a descamação nas mãos?

Podemos dizer que existem dois tipos de fatores que prejudicam nossa pele. Por um lado, há fatores internos, como problemas de pele que podemos sofrer, nos quais não entraremos, já que são questões médicas. Por outro lado, há os fatores externos que já mencionamos brevemente nas seções anteriores.

Deixamos alguns dos fatores externos que podem causar a pele seca:

Elementos externos Efeito
Tipo de água Na verdade, o tipo de água é um fator chave na perda de hidratação. As águas “duras”, muito ricas em minerais como o cal, tendem a ressecar a pele. Isso acontece porque os minerais que a água contém absorvem a umidade das mãos e de outras partes do corpo
Lavar as mãos Quanto mais lavamos as manos, mais elas se ressecam. Por um lado, ao lavar as mãos retiramos a película sebácea natural da epiderme, que serve para protegê-la. Por outro lado, os minerais presentas na água – especialmente se ela for “dura” – e os compostos químicos do sabão desidratam e agridem a pele
Dieta Uma dieta saudável, rica em alimentos que contenham óleos benéficos – como o salmão, as frutas secas ou os abacates – colabora para que a nossa pele fique elástica e hidratada. Além disso, e preciso beber bastante água
Clima Já falamos dos fatores climáticos anteriormente. O frio, o vento e o sol extraem a umidade natural da pele, sendo fundamental repararmos os danos que estes nos provocam nas mãos com um creme hidratante adequado

Como evitar que as mãos se rachem, cortem ou fiquem secas?

Existem certos fatores, como o clima, contra os quais não podemos fazer muito mais do que aliviar seus efeitos. Além disso, não podemos escapar de um trabalho que requeira seja manual e árduo. No entanto, existem medidas que podemos tomar para minimizar o ressecamento das mãos, além de aplicar o creme.

Por exemplo, o ideal é beber cerca de oito copos de água por dia. Isso depende de cada pessoa, mas dois litros é a quantidade média de água recomendada. Além disso, você deve usar luvas sempre que realizar uma atividade abrasiva, como lavar louça ou fazer limpezas com produtos químicos agressivos. No caso de você ter uma dieta restritiva, você também pode tomar suplementos vitamínicos.

Como escolher um creme para mãos maduras?

Com a idade, a pele muda e na maturidade as mãos têm necessidades que não nos são colocadas na juventude. A perda de hidratação é acentuada ao longo dos anos e é necessário recorrer a extras que nos ajudam a compensar isso. Uma boa dica para atrasar este processo ao máximo é usar protetor solar em suas mãos todos os dias.

Em qualquer caso, não podemos lutar contra a passagem do tempo. A pele madura geralmente requer cremes para as mãos que contenham vitaminas A, C e, que atenuam as manchas e favorecem a produção de colágeno. Ácidos, como ácido hialurônico ou ácido lático, também são recomendados, o que evita a perda de hidratação e favorece a elasticidade da pele.

Mãos hidratadas sobre piscina.

Muitos cremes para as mãos incluem proteção solar. (Fonte: Ninamalyna: 56915010 / 123rf.com)

O que posso fazer já que não gosto da sensação de oleosidade nas mãos?

Há muitas pessoas que não usam creme para as mãos porque não suportam a sensação de resíduos deixados em sua pele. Além disso, há aqueles que preferem sentir as mãos secas ao invés de oleosas. Se esse é o seu caso, você deve saber que esse sentimento pode ser evitado escolhendo cremes mais leves, menos cremosos ou mesmo com acabamento em mate, eles existem!

Além disso, você pode optar por aplicar o creme para as mãos nas horas do dia em que não vai usá-las. É normal que você não ache agradável manipular papéis com mãos pegajosas, mas você pode aplicar a loção para ir dormir, quando você não usará suas mãos, e assim você não terá que sofrer com aquela sensação de resíduo.

Critérios de Compra

Você já pode ter mais ou menos claro que tipo de creme para as mãos que você está procurando, mas, você sabe quais os critérios que você deve avaliar para saber se esse creme é ideal para você ou não? Como já te adiantamos antes, existem muitos cremes para as mãos no mercado e nem todos são adequados para todas as pessoas. Ao comprar um creme para as mãos você deve levar em conta:

  • O formato e a maneira de aplicar
  • Seu tipo de pele
  • Os ingredientes
  • O fator de proteção solar (FPS)
  • A textura

O formato e a maneira de aplicar

De fato, existem tantos formatos e maneiras de aplicação quanto existem fabricantes de cremes para as mãos. Neste artigo, apresentamos quatro produtos que vêm em tubo, que é a maneira mais comum.

Normalmente, as pessoas que usam creme para as mãos diariamente optam pelo formato de tubo, o que é muito conveniente para aplicar a loção em qualquer lugar. Por outro lado, se você é uma daquelas pessoas que só usa o creme quando vai para a cama, provavelmente não vai se importar se ele estiver em um pote de vidro ou de plástico.

foco

Nunca é tarde demais para cuidar da sua pele.

Seu tipo de pele

Nem todos têm o mesmo tipo de pele e nem todas as peles têm as mesmas necessidades. É claro que nem todas as peles reagem da mesma maneira aos agentes externos de que falamos antes. Você sabe que tipo de creme você deve usar de acordo com as necessidades da pele de suas mãos? Te contaremos a seguir:

Tipo de pele Creme recomendado
Pele seca ou áspera As mãos que possuem uma pele seca ou desidratada requerem um tipo de creme menos denso. O objetivo é reparar os danos pouco profundos e manter a pele em um estado saudável
Pele rachada ou com linhas marcadas As mãos rachadas precisam de um creme que hidrate e, além disso, ajude a reparar as rachaduras. O ideal são cremes que incluam em suas fórmulas óleos de origem natural, tal como a manteiga de karité
Pele machucada ou danificada Esse é o pior estado em que a pele de nossas mãos pode estar, mas não é irreversível. Uma pele machucada precisa de um creme com princípios regenerantes e cicatrizantes
Pele madura A pele madura também demanda cuidados especiais. O FPS é fundamental, assim como as vitaminas e os ingredientes nutritivos que devolvam a elasticidade à pele envelhecida

Ingredientes

Outro fator a considerar ao comprar um creme para as mãos é a sua fórmula. Como você pode supor, dependendo das necessidades da sua pele, suas mãos precisarão de um creme com uma ou outra fórmula. Em qualquer caso, é importante que você fuja de ingredientes “vazios” e que procure ingredientes ativos como os mencionados nas seções anteriores.

As peles mais secas devem usar cremes que tenham ingredientes que impeçam a perda de umidade, como glicerina, a ureia, a cera alba, a glicina ou o cloreto de sódio, entre outros. As peles sensíveis, por outro lado, devem fugir de perfumes, produtos químicos e parabenos e optar por ingredientes naturais calmantes, como aveia, aloe vera ou calêndula.

Fator de proteção solar (FPS)

Não podemos esquecer que nossas mãos, mais especificamente as costas das mãos, estão continuamente expostas à radiação solar. Os raios UV são as principais causas do envelhecimento da pele, o que leva à perda de elasticidade, linhas de idade e manchas escuras. Lembre-se que as mãos nunca mentem sua idade.

Para evitar o aparecimento destes sinais, opte por um creme para as mãos que possua o fator de proteção solar entre seus ingredientes. Nem todos têm, já que muitos deles são projetados para serem aplicados na hora de dormir, mas não será difícil encontrar um, dado que cada vez mais marcas que incluem FPS em suas fórmulas. De qualquer forma, se você for passar a noite, não precisa considerar esse critério.

Imagem de mulher com pote de creme na mão.

Manter a sua pele hidratada é fundamental para a sua saúde. (Fonte: Antonio Guillem: 81992366 / 123rf.com)

Textura

A escolha de um creme que tenha uma textura adequada para você é essencial, já que do contrário, você simplesmente não o usaria. Hoje existem cremes no mercado com todos os tipos de texturas: mais espessas, mousse, mais líquidas ou mesmo em óleo. Pense em quanto a sensação oleosa em suas mãos o incomoda e escolha de acordo com isso.

Não se esqueça que normalmente os cremes mais espessos ou cremosos são mais hidratantes. No caso de você ter um sério problema de mãos secas, talvez você deva optar por uma textura mais rica e nutritiva, que demore mais para ser absorvida e que provavelmente deixará sua mão mais oleosa. Isso para recuperar mãos macias e hidratadas!

Resumo

Até poucos anos atrás, o creme para as mãos era um produto que era usado apenas por razões práticas e não havia muita variedade. Havia apenas algumas marcas, que as pessoas usavam por toda a vida, e todo mundo usava as mesmas. Hoje em dia existem muitas opções no mercado e cada uma delas é adaptada às necessidades específicas de um tipo de pele.

Esperamos que o nosso Guia tenha auxiliado nas dúvidas sobre o creme para as mãos, e que agora, você tenha claro em mente o que deve valorizar e levar em conta ao comprar um produto desse tipo. Existem tantas possibilidades, e muitas delas têm uma qualidade muito boa, não sendo necessário que você se conforme com a primeira que encontrar.

Você já encontrou o creme para as mãos perfeito para você? Por que você não nos diz nos comentários? Queremos saber! Além disso, se o nosso Guia tiver sido útil, compartilhe o artigo em suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Serezniy: 16620111 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...