Pernas, axilas ou virilha. Seja onde for, os pelos acabam incomodando e sendo antiestéticos na visão de muitas pessoas. Por esse motivo, ao longo do tempo foram desenvolvidas distintas técnicas e estratégias para eliminá-los. Trata-se da famosa depilação, uma atividade habitual e profundamente presente na sociedade em que vivemos. Uma das mais fáceis atualmente é usando um creme depilatório.

Nem todos os métodos depilatórios são iguais. A cera é um sistema clássico e eficiente, mas, é trabalhoso, efêmero e doloroso. O laser, mais recente, oferece resultados permanentes sem dor, mas custa mais caro. Diante desses inconvenientes, há sempre a opção do creme depilatório, que é mais fácil, rápido e econômico.

O mais importante

  • O creme depilatório é um método rápido, simples, prático e muito econômico.
  • Seu mecanismo de ação se baseia em dissolver o pelo a nível superficial graças aos agentes ativos que possui.
  • O efeito depilatório costuma durar uns 7 dias aproximadamente.
  • Existem vários tipos de cremes depilatórios adequados ao formato, tipo de pele, características do pelo e zona a ser depilada.

Ranking: Os melhores tipos de creme depilatório do mercado

Nesta parte você encontrará os 5 melhores cremes depilatórios disponíveis no mercado. Resumimos as características principais de cada um para facilitar a comparação entre eles. Além disso, incluímos produtos de tipos diferentes. A lista vai ajudar você a decidir que creme depilatório é o mais adequado as suas necessidades.

1º – Creme depilatório Veet

A Veet é provavelmente a primeira marca que vem a sua cabeça quando você pensa em creme depilatório, não é mesmo? Ela é conhecida por ser muito eficiente e oferecer uma boa gama de produtos (para todos os tipos de peles e diferentes zonas do corpo tanto pra mulheres quanto para homens). Como todo bom produto, pode ter o preço um pouco mais salgados do que dos concorrentes.

O creme é o formato de mais sucesso da Veet, mas a marca também oferece folhas de depilação com cera. Os cremes da Veet costumam vir com componentes hidratantes, como o aloe vera para peles sensíveis e óleo de flores para peles normais, e com agradáveis perfumes, como de papaia ou camélia.

2º – Creme depilatório DepiRoll

A DepiRoll também tem forte presença no mercado e consegue trabalhar com preços mais acessíveis para seus produtos de depilação. Além de oferecer produtos para uso em casa nos formatos creme, loção e folhas de cera, a marca tem uma linha profissional focada na depilação com cera e produtos que ajudam com esse procedimento.

Quanto ao creme depilatório da DepiRoll, a linha disponível conta com um produto específico para o buço e outro para o corpo em geral, além da versão corporal com enxágue. Entre os ingredientes usados para hidratação, a marca usa o óleo de argan e leite de coco.

3º – Creme depilatório Depilart

A Depilart conta com produtos para todo o tipo de depilação: desde o creme, passando por espumas e ceras. Conta também com uma linha premium para atender profissionais.

No que concerne aos cremes, há o corporal, com enxágue e o facial. A Depilart possui também  uma linha masculina de cremes depilatórios. O produto age em 5 minutos e tem, em sua composição, óleo de semente de algodão como fator hidratante.

4º – Creme depilatório Depimiel

A Depimiel também oferece métodos variados de depilação: da cera ao creme depilatório. Os cremes são divididos em corpo e rosto e em peles normais e peles sensíveis, e há também a versão com enxágue. Além disso, a marca possui uma linha masculina.

O componente hidratante usado pela marca é o aloe vera e o produto deve agir no pelo de 7 a 10 minutos. Os resultados da depilação duram até 4 dias.

5º – Creme depilatório Depil Bella

A Depil Bella também vem conquistando seu espaço ao oferecer linhas feminina, masculina e profissional com vários tipos de produtos para depilação.

Os cremes depilatórios da Depil Bella agem rapidamente (em 5 minutos) e contam com a manteiga de karité como produto hidrante ou com o aloe vera. A marca oferece cremes indicados para peles normais e secas.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o creme depilatório

É muito importante conhecer os aspectos mais relevantes do creme depilatório antes de realizar a compra desse produto. A seguir, comentamos as principais características do creme depilatório para que você possa conhecer informações que valem a pena antes da compra. Além disso, responderemos as perguntas mais comuns entre os usuários desse produto.

Imagem de mulher depilando pernas.

Faça questão de conhecer todas as características de cada tipo de produto depilatório. (Fonte: Aleksej Zhagunov: 23965849 / 123rf.com)

O que é exatamente um creme depilatório?

O creme depilatório é um método de depilação rápido, indolor e econômico. Esse creme é feito a partir de uma mistura de compostos químicos que atuam decompondo o pelo a nível superficial na pele. Sua consistência é cremosa, daí seu nome, apesar de também existirem variações de  formato (em gel, em espuma etc).

A comodidade do creme depilatório faz com que esse produto seja muito popular entre os usuários. É usado, especialmente, quando é necessária uma depilação de surpresa. Basta aplicar o produto na superfície desejada, deixar atuar e retirar. Com isso, elimina-se completamente o pelo em questão de minutos, como num passe de mágica.

foco

Se o pelo tem mais do que 1 cm de comprimento, e dependendo do tipo de depilação escolhida, primeiro você terá que cortá-lo.

Por que é recomendável usar creme depilatório?

Os cremes depilatórios possuem vários benefícios a nível cosmético, prático, econômico e de saúde. Para começar, é um tipo de depilação indolor. O creme tem uma consistência cremosa que hidrata e suaviza a pele, além de deixá-la totalmente livre de pelos.

Outra vantagem é sua versatilidade, dado que pode ser usado em qualquer parte do corpo, até em zonas de alcance mais difícil. Também pode ser usado independentemente do tamanho do pelo, funcionando bem até para a retirada de pelos mais curtos.

A depilação permanece por, aproximadamente, 1 semana, um tempo maior do que o da depilação com lâmina e sem riscos de lesões cutâneas.

Imagem de mulher com o braço levantado, olhando para a axila.

A comodidade do creme depilatório faz com que esse produto seja muito popular entre os usuários. (Fonte: Belchonock: 97751867 / 123rf.com)

Uma das principais vantagens do creme depilatório é a rapidez dos resultados, eliminando o pelo em questão de minutos. Além disso, existem distintos tipos e formatos de cremes depilatórios. Desse modo, adaptam-se às características e necessidades de cada tipo de pele. Finalmente, é uma alternativa mais econômica e ao alcance de todos.

O que um creme depilatório contém?

O mecanismo de ação dos cremes depilatórios se deve a sua composição. Trata-se de uma combinação de agentes químicos que quebram a queratina do pelo e, com isso, ele enfraquece até se dissolver. Apesar de a composição poder variar de produto para produto, todos eles incorporam certos ingredientes comuns.

Esses componentes se classificam em 5 categorias distintas. Por um lado, encontramos os agentes ativos, responsáveis pela eliminação do pelo. Por outro, estão os emolientes, solventes, compostos adicionais e conservantes. A tabela abaixo resume os principais ingredientes dos cremes depilatórios e suas funções.

Categoria Função Exemplos
Agentes ativos Suavizam o pelo Tioglicolato cálcico, hidróxido cálcico, sulfuro
Emolientes Suavizam e hidratam a pele Óleos, éteres, silicones
Solventes Permitem a mistura de todos os componentes Água
Compostos adicionais Fomentam a conservação otimizada do produto Antioxidantes, conservantes

Que tipos de cremes depilatórios existem?

Atualmente, podemos classificar os cremes depilatórios atendendo a distintos critérios. Por um lado, existem cremes depilatórios com formatos distintos: em creme ou tubo, em spray ou espuma e com enxágue (para uso no banho). Cada um possui suas vantagens e suas desvantagens. Além disso, existem cremes depilatórios formulados especificamente para cada tipo de pele.

  • Creme ou tubo: É necessário aplicar uma capa grossa para conseguir os resultados. Para retirar o produto, deve ser usada uma espátula. A duração do efeito da depilação é prolongada.
  • Spray ou espuma: Aplicação muito cômoda e simples. Não deixa manchas e é fácil de eliminar. A duração do efeito da depilação é menor.
  • Com enxágue (para uso no banho): Podem ser usados na pele úmida e basta enxaguar para retirar o produto. Ainda assim, são muito práticos e higiênicos.

Também existem cremes depilatórios para cada parte do corpo. As características da nossa pele variam de acordo com a zona, por isso, convém usar o produto adequado em cada caso. Finalmente, há cremes indicados para cada tipo de pelo (normal, fino ou grosso). A descrição a seguir resume os vários tipos de cremes depilatórios:

Tipo de pele Descrição
Peles normais Creme depilatório convencional
Peles sensíveis Menos agentes químicos potencialmente irritantes. Incorpora compostos calmantes
Peles secas Cremes enriquecidos com agentes hidratantes

Os cremes depilatórios podem ser usados em zonas diferentes do corpo. Por exemplo: axilas, pernas, virilha e no rosto. Porém, é importante prestar atenção ao tipo de pelo que você tem em cada zona para poder selecionar o formato do creme.

Tipo de pelo Creme recomendado
Normal Creme depilatório convencional
Fino Potência moderada, menos agressivos
Grosso Maior concentração de agentes ativos, potência máxima para eliminar o pelo mais grosso

Qual o diferencial do creme depilatório?

Hoje em dia, temos ao nosso alcance vários métodos de depilação. Uma das perguntas mais frequentes entre os usuários é qual deles escolher. Para poder responder a essa questão, é importante conhecer as características de cada uma das opções. A seguir, analisaremos as mais importantes.

Os métodos depilatórios mais conhecidos incluem a cera, a lâmina, a máquina elétrica, o laser e o creme depilatório. Eles se diferenciam pelo mecanismo de ação, a duração dos resultados e, principalmente, se causam ou não dor. A tabela que se segue compara as vantagens e desvantagens de cada método de depilação.

Método Vantagens Desvantagens
Cera Grande efetividade. Resultados duradouros. Elimina o pelo pela raiz. Preço moderado. Possibilidade de fazer em casa Irritação da pele, dor, sistema lento. Pode não arrancar pelos curtos
Lâmina Simples, cômodo e prático. Muito barato. Versátil, pode ser feito praticamente em qualquer lugar Resultados de curta duração. Possibilidade de cortes e de irritação da pele
Máquina Elétrica Resultados duradouros, arranca o pelo pela raiz. Preço acessível Processo lento e doloroso. Nem sempre arranca pelos curtos
Laser Resultados definitivos. Indolor. Pele suave Muito caro. Processo lento que requer várias sessões. Fotossensibilidade
Creme depilatório Método rápido, cômodo e simples. Indolor. Efetivo para o pelo mais curto Resultados pouco duradouros

Como usar o creme depilatório?

Mesmo sendo um método simples de depilação, é importante conhecer bem como o creme deve ser aplicado. Desse modo, os resultados desejados serão obtidos.

Para começar, convém que a pele a ser depilada esteja limpa e seca. Depois, se aplica o produto em sentido contrário ao crescimento do pelo, procurando obter uma cobertura completa. Feito isso, espere o tempo recomendado para cada produto (normalmente, entre 5 e 10 minutos).

Após deixar o produto atuar, retire o creme com a ajuda da espátula. Por fim, é recomendável lavar a zona com bastante água e sabão. Para finalizar, é aconselhável aplicar creme hidratante na zona que foi depilada.

foco

A aplicação do creme depilatório é muito fácil. Basta espalhar o produto pela região do corpo a ser depilada, deixar atuar e retirar.

Com que frequência devo usar creme depilatório?

Não existe um período de tempo estritamente estipulado entre uma aplicação e outra do creme depilatório. Com isso, ajustaremos o período de uso a cada caso particular. Por um lado, vai depender do tempo de duração dos resultados. Em média, a depilação se mantém durante 7 dias, mas isso pode variar.

Logicamente, aplique o creme quando o pelo voltar a aparecer. Mas, é preciso verificar o tipo de pele, pois, nas mais sensíveis, talvez seja mais conveniente dar um espaço de tempo maior entre as aplicações do produto para prevenir irritações. Resumindo, o creme pode ser aplicado sempre que se considere necessário.

Imagem de itens para depilação.

É aconselhável passar creme hidratante sobre a zona depilada. (Fonte: Belchonock: 97751745 / 123rf.com)

Quais efeitos colaterais podem acontecer com o uso de creme depilatório?

Até agora, apresentamos o creme depilatório como um método com muitas vantagens. É rápido, simples, econômico… No entanto, também é preciso conhecer suas desvantagens. A principal é a duração dos resultados. O creme depilatório não elimina o pelo pela raiz, ele atua de forma superficial.

Por esse motivo, seu efeito não costuma durar mais do que uma semana. Sua composição inclui uma mistura de agentes químicos que podem ser irritantes. São agressivos para a pele e podem causar danos a nível superficial. Isso é especialmente frequente caso haja alguma patologia cutânea prévia.

Quais são as vantagens e desvantagens do creme depilatório?

O creme depilatório é a alternativa mais rápida e cômoda de depilação. Além disso, é econômico e está ao alcance da maioria dos usuários. Mesmo assim, o creme não está livre de ter desvantagens. Sua duração é limitada e pode irritar a pele, como pontuamos anteriormente. Na tabela abaixo há um resumo das principais vantagens e desvantagens do creme depilatório.

Vantagens
  • Rápido
  • Simples de aplicar
  • Prático
  • Não suja
  • Adapta-se a todo tipo de pele
  • Apto para diferentes zonas do corpo
  • Eficaz até com pelo curto
Desvantagens
  • Duração limitada
  • Possível irritação da pele

Critérios de Compra

Na hora de comprar um creme depilatório, é importante avaliar certos fatores. A seguir comentamos os aspectos mais relevantes que você deve considerar antes de adquirir esse produto. Desse modo, você poderá escolher seu creme depilatório de forma mais apropriada, comprando aquele que mais se ajuste as suas necessidades.

  • Tipo de pele
  • Formato
  • Zona a ser depilada
  • Tipo de pelo
  • Composição

Tipo de pele

É um dos aspectos mais importantes a ser considerado na hora de escolher um creme depilatório. Nem todas as pessoas têm a pele do mesmo jeito; na verdade, as características podem variar muito de pessoa para pessoa e são elas que vão condicionar, por um lado, a escolha do produto, e, por outro, a probabilidade de desenvolver reações adversas.

Por isso, foram desenvolvidos cremes depilatórios adaptados a cada tipo de pele. Por exemplo: as peles sensíveis necessitarão de um creme mais suave e menos agressivo para a pele. As peles secas se beneficiarão de produtos ricos em compostos hidratantes.

foco

Nas peles normais pode ser usado qualquer tipo de creme depilatório.

Formato

Como vimos, os cremes depilatórios estão disponíveis em vários formatos. A eficácia do produto é a mesma em todos os casos. Consequentemente, vamos escolher aquele que mais se ajuste a nossas preferências considerando suas vantagens e desvantagens.

O formato clássico, em creme, costuma oferecer maior hidratação cutânea. Mas, é mais difícil de aplicar e pode manchar a pele. Os cremes depilatórios em espuma são mais rápidos e cômodos de usar, porém, a duração da depilação pode ser menor. Finalmente, o creme depilatório com enxágue é uma alternativa a ser considerada: é muito prático e permite que você saia do banho limpa e sem pelos.

Creme para depilação.

Existem vários tipos e formatos de cremes depilatórios. (Fonte: Viacheslav Lakobchuck: 113332048 / 123rf.com)

Zona a ser depilada

A pele é o maior órgão do nosso corpo, cobrindo-o totalmente. Por isso, as necessidades e características de nossa pele não são uniformes, variam de acordo com a zona do corpo. Com isso, os cremes depilatórios deverão se adaptar às essas diferenças de cada zona corporal.

É muito importante escolher um creme depilatório específico para cada zona. Por exemplo, o creme usado para depilar as pernas não é válido para a virilha ou o rosto. A pele dessas duas últimas zonas é muito mais delicada. Na virilha, ainda por cima, há risco de contato com a mucosa vaginal e isso pode trazer consequências.

Tipo de pelo

Quando temos que escolher um creme depilatório, também temos que avaliar as características de nosso pelo. Já comentamos que o pelo grosso e o fino não são eliminados da mesma forma. Por esse motivo, foram desenvolvidos cremes depilatórios adaptados a cada tipo de pelo. Assim, os resultados esperados são garantidos.

O pelo fino costuma ser mais fraco e, consequentemente, mais fácil de eliminar. Nesse caso, o creme depilatório o dissolverá sem grandes dificuldades. Já o pelo grosso é mais rebelde, por isso será necessário usar um creme mais potente. Por fim, existem também cremes depilatórios para pelos normais: nem grosso e nem fino.

foco

Você sabia que alguns dos inconvenientes do creme depilatório são a breve duração dos resultados e a possível irritação cutânea?

Composição

A composição é um aspecto essencial na hora de comprar qualquer produto cosmético. Os cremes depilatórios contém uma combinação de agentes ativos que podem ser irritantes para a pele. Por isso, convém verificar os ingredientes do produto, especialmente se você tem pele sensível ou com alergias.

Além disso, os cremes depilatórios incorporam outros agentes com diversas funções. É o caso dos compostos hidratantes, como os óleos, que são muito úteis para peles secas. Outro aspecto a ser avaliado é o aroma. Muita gente não gosta de cremes com cheiro forte, então, uma solução é escolher um sem fragrância.

Resumo

Definitivamente, o creme depilatório é um sistema prático, rápido, simples e econômico de depilação. Basta aplicar uma camada de produto na pele e o pelo é eliminado em questão de minutos, como num passe de mágica! Além disso, é um método totalmente indolor e agradável por sua textura suave e a fragrância que alguns contém.

Apareceu algum evento de última hora e você precisa se depilar? Você está cansada de sofrer com a depilação? Use um creme depilatório e acabe com esses problemas. Agora é possível exibir um corpo totalmente livre de pelo em alguns instantes. Sem dor, sem perder tempo e sem grandes gastos econômicos.

Se você gostou deste nosso Guia sobre creme depilatório, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais ou deixar um comentário aqui para a gente?

(Fonte da imagem destacada: David Izquierdo Roger: 48201138 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
42 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...