Todo mundo sabe que é preciso hidratar a pele todos os dias, mas ao longo dos anos, a textura do rosto muda e a hidratação normal já não é mais suficiente. Essa é a hora de lançar mão de um creme antirrugas para retardar o surgimento dos sinais de envelhecimento e manter o rosto jovem por mais tempo.

É normal tentar adiar ao máximo o uso desse tipo de creme. Afinal, ninguém quer reconhecer que está envelhecendo! No entanto, de acordo com especialistas, nunca é cedo demais para começar a prevenir o envelhecimento. Quer saber tudo que é preciso na hora de comprar um creme antirrugas? Nós vamos contar tudinho!

O mais importante

  • Cada idade tem suas próprias necessidades, assim como cada tipo de pele: aos trinta anos, o rosto não apresenta os mesmos problemas dos cinquenta; e a pele seca não exige o mesmo cuidado da pele mista, por exemplo. Portanto, é importante usar um creme antirrugas que seja indicado para a sua pele e a sua idade.
  • É essencial ter em mente quais são os princípios ativos mais comuns e eficazes no creme antirrugas, para poder procurá-los na lista de ingredientes antes decidir qual comprar. Lembre que a ordem na qual os ingredientes aparecem na lista se dá de acordo com a sua concentração no produto.
  • O creme antirrugas, embora não seja milagroso, traz bons resultados se for utilizado com frequência. Para ver os resultados, é preciso usar o produto todos os dias. Além disso, embora seja possível ver efeitos positivos imediatos após a aplicação, os maiores efeitos são percebidos a longo prazo. Não perca a paciência nem deixe de usar todos os dias.

Ranking: Os melhores tipos de creme antirrugas do mercado

Sabemos que encontrar um creme que atenda às suas necessidades não é uma tarefa fácil. Por isso, nesta seção, apresentamos vários produtos que, em nossa opinião, estão entre os melhores do mercado. Além disso, incluímos uma breve descrição de cada um para que você possa compará-los e tomar uma decisão bem informada.

1º – Creme antirrugas Redermic Hyalu C, La Roche-Posay

O Redermic Hyalu C, da La Roche-Posay, é um creme antirrugas que possui uma fórmula antienvelhecimento completa. Ele é indicado para rugas profundas, pois estimula a produção de colágeno e melhorar a firmeza da pele, graças ao efeito densificador da estrutura dérmica.

Seus princípios ativos são Vitamina C altamente concentrada, para estimular a produção de colágeno; manose, que apresenta um efeito uniformizador óptico na pele; ácido hialurônico fragmentado, que preenche a pele de dentro para fora; água termal de La Roche-Posay, reconhecida pelas suas propriedades antirradicais livres e suavizantes e FPS 25.

2º – Creme antirrugas Physiolift Noite, Avène

O creme antirrugas Physiolift de uso noturno da Avène foi especialmente formulado para se adaptar aos biorritmos da pele. Entre seus benefícios incluem-se o aumento da firmeza da pele, redução das rugas mais acentuadas, regeneração da pele e suavização dos sinais de cansaço para uma pele luminosa na manhã seguinte.

Com fragrância delicada, é indicado para todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis. Seu princípios ativos são AscofilineTM, ácido hialurônico e retinaldeído, que se complementam para restaurar a pele e preenchê-la com colágeno; Hesperidina Methil Chalcone, um flavonoide que possui efeito desintoxicante na pele; e água termal d’Avène, que é suavizante e anti-irritante.

3º – Creme antirrugas Hyaluron Filler Noite, Eucerin

O Hyaluron-Filler Noite é um creme antirrugas de uso que é indicado para todos os tipos de pele. Sua fórmula avançada contém dois tipos diferentes de ácido hialurônico – um de cadeia curta e outro de baixo peso molecular – para preencher até as rugas mais profundas.

Sua formulação conta com os seguintes princípios ativos: ácido hialurônico, que preenche as rugas de dentro para fora; saponina de soja, um bioativo que comprovadamente é uma das substâncias mais eficazes para estimular a produção natural de ácido hialurônico através dos fibroblastos; e dexpantenol, um derivado do ácido pantotênico (vitamina B5), que melhora a hidratação da pele, ajudando a deter a perda de água transepidérmica.

4º – Creme antirrugas Revitalift Diurno, L’Oréal Paris

O creme antirrugas Revitalift promove a renovação celular e suaviza as rugas, deixando a pele macia, mais firme e com os contornos mais definidos. Com textura extremamente leve, é muito fácil de espalhar. Por ser de uso diurno, ainda conta com fator de proteção solar UVA/UVB 18.

Esse produto é indicado para todos os tipos de pele, entre 40 e 50 anos. Sendo uma excelente opção para quem tem orçamento mais restrito. Sua formulação é resultado de 5 anos de pesquisa e contém Pró-retinol A + Fibre-Elastyl para uma pele mais firme, com menos rugas e fibras de elastina mais fortes.

5º – Creme antirrugas com Vitamina C, Nupill

O creme de Vitamina C da Nupill traz em sua formulação 10% de vitamina C nano-encapsulada e estabilizada, que além de clareer e uniformizar o tom da pele, tem efeito antioxidante e ainda previne os surgimentos das rugas em seus estágios iniciais.

Com alto poder de hidratação, estimula a produção de colágeno natural e protege contra os radicais livres. Atua na redução das rugas e melhora a firmeza e elasticidade da pele. É indicado para todos os tipos de pele para uso diário.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o creme antirrugas

Antes de comprar seu creme antirrugas e começar a usá-lo, você deve conhecer as principais características desse produto: para quem é indicado, como aplicar ou quais são seus ingredientes mais comuns. Nesta seção, respondemos às perguntas mais frequentes das pessoas que já fazem uso ou desejam começar a usar um creme antirrugas.

Imagem de mulher mais velha passando creme antirrugas.

Você precisa conhecer o seu tipo de pele, pois isso fará toda a diferença na hora de escolher seu tipo de creme antirrugas. (Fonte: Milan Ilic: 97845232 / 123rf.com)

O que é um creme antirrugas?

O creme antirrugas é um produto de uso cosmético, formulado para atenuar ou retardar os efeitos da passagem do tempo na pele do rosto e pescoço, especialmente as chamadas linhas finas e as rugas mais profundas. Ele pode vir em diferentes formatos (embalagem pump ou pote) e alguns chegam a ser indicados contra diferentes tipos de manchas na pele.

É comum confundir o creme antirrugas com cremes antienvelhecimento. Embora possam ter efeitos semelhantes, não é tudo a mesma coisa. Os cremes antienvelhecimento focam mais na hidratação da pele, protegendo a pele e melhorando sua elasticidade, enquanto o creme antirrugas têm como objetivo principal a correção e prevenção deste tipo de marca na pele.

Por que a pele envelhece precocemente?

Existem muitos fatores que causam o envelhecimento precoce da pele, e muitos deles estão relacionados ao estilo de vida. Não se pode isolar do mundo, mas é possível tentar minimizar a exposição diária a esses fatores. Entre as causas mais comuns do envelhecimento da pele estão:

  • Uma dieta nada saudável
  • Consumo excessivo de álcool
  • Tabagismo
  • Estresse
  • Raios UV

Esses fatores estimulam a formação de radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Basta adotar algumas mudanças em seu modo de vida para prevenir o surgimento das rugas. Por exemplo, você sempre deve usar um protetor solar quando sair de casa durante o dia, especialmente na primavera e no verão.

Também é essencial evitar o estresse, pois o corpo libera certos hormônios, como o cortisol, quando está sob estresse. Segundo Ana Rocamora, presidente da Sociedade Espanhola de Químicos Cosméticos, “o estresse é um fator que afeta a estrutura dérmica. Hoje sabemos que a pele está diretamente relacionada com os estados de ansiedade e estresse”.

O creme antirrugas funciona mesmo?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o creme antirrugas funciona, mas não faz milagres. Esse dermocosmético pode retardar o aparecimento de linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento, nutrindo a pele e melhorando sua elasticidade. Além disso, podem atenuar as rugas já formadas e, no caso das linhas finas, até eliminar algumas totalmente.

No entanto, o efeito do creme antirrugas depende de diferentes fatores, como a qualidade do produto ― nem todos são iguais ―, o tipo de pele, os fatores externos de que falamos anteriormente e a frequência com que se aplica o tratamento.

Mulher de meia idade na frente do espelho segurando pote de creme.

Na lista de ingredientes do creme antirrugas você pode encontrar dezenas de ingredientes dentro os quais, muitas vezes, apenas alguns são princípios ativos. (Fonte: Belchonock: 97883586 / 123rf.com)

Quais são os ingredientes mais comuns no creme antirrugas?

Nem todo creme antirrugas tem a mesma forma de atuação, e sua eficácia tem muito a ver com os ingredientes que foram usados em sua formulação. Entre os princípios ativos mais comuns estão:

  • Retinol, que é um antioxidante derivado da vitamina A.
  • Vitaminas C e E, também são poderosos antioxidantes que protegem contra os danos causados pelos raios UV.
  • Niacinamida, que está relacionada com a vitamina B3 e melhora a elasticidade da pele.
  • Extrato de semente de uva, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • Extrato de diferentes tipos de chá, que, como o extrato de semente de uva, também possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • Hidroxiácidos, que funcionam como esfoliantes e removem as camadas de células mortas.
  • Ácido hialurônico, que ajuda a hidratar e regenerar as camadas da pele.
  • Coenzima Q10, que protege do sol e corrige pequenas linhas de expressão.
  • Peptídeos, que são usados para melhorar a cicatrização de feridas e reduzir as estrias.

Como e quando aplicar um creme antirrugas?

Outra coisa que também é importante saber é que o efeito do creme antirrugas depende da forma como você o aplica. É essencial espalhar o produto no rosto realizando movimentos opostos aos efeitos da gravidade. Um truque é aplicar um pouco de creme em vários pontos do rosto, como bochechas, testa, nariz e queixo, sem esquecer o pescoço e o colo.

Em seguida, você começa a espalhar com movimentos ascendentes; nunca puxando a pele para baixo. Capriche, mas com delicadeza, nas regiões em que já se formaram sulcos. Além disso, como dissemos, é muito importante que você continue com o tratamento diariamente, pois, do contrário, não dará resultados.

Imagem de mulher jovem passando protetor solar no rosto.

O protetor solar é muito importante para prevenir o envelhecimento precoce. (Fonte: Wavebreak Media Ltd: 78412662 / 123rf.com)

Existem cremes antirrugas para uso diurno e noturno. As principais diferenças entre eles é que o creme antirrugas de uso noturno é mais pesado, tem maior concentração de princípios ativos e não contém FPS. Recomendamos que você leia atentamente o folheto informativo do creme para evitar possíveis efeitos adversos.

Quais são as vantagens do creme antirrugas?

Tudo nesta vida tem suas vantagens e desvantagens. O uso do creme antirrugas não seria a exceção, é claro. A verdade é que, se você encontrar o produto certo para suas necessidades ― mais adiante explicaremos o que levar em conta na hora da compra ― as vantagens claramente superam as desvantagens. Mas quais seriam elas?

Vantagens
  • Retarda o envelhecimento e os sinais de idade
  • Confere hidratação e luminosidade à pele
  • Estimula a produção de colágeno, que diminui à medida que a idade avança
  • Sua aplicação é feita em casa e pode se tornar um ritual relaxante de beleza
Desvantagens
  • Não acaba com as rugas mais profundas
  • Alguns cremes contêm substâncias sintéticas que podem prejudicar a saúde da pele
  • Alguns cremes podem causar irritações

Com que idade é recomendado começar a usar um creme antirrugas?

Leandro Martínez, membro da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia e Diretor de Dermatologia do Hospital Carlos Haya, em Málaga, indica uma idade média ideal de 30 anos. Ele também recomenda começar a usar hidratantes ou séruns com antioxidantes ― como a vitamina C ― a partir dos 25 anos, embora dependa da velocidade do envelhecimento de cada pele.

Idade Cuidados da pele segundo a idade
Infância Apenas FPS e hidratante em peles secas e sensíveis
Adolescentes Cremes hidratantes que regulam a produção sebácea. FPS

Caso seja necessário, produtos antiacne

Jovens adultos Cremes hidratantes e FPS

Nas peles secas, é possível dar início aos tratamentos preventivos

Adultos maduros Cremes antirrugas, FPS e hidratante
Terceira idade Cremes especialmente indicados para peles afetadas pela menopausa ou envelhecimento em geral

Não deixe de usar FPS

Como já dissemos antes, existem fatores externos que podem acelerar o processo de envelhecimento da pele e antecipar o momento em que um creme desses se faz necessário. Portanto, o protetor solar é o melhor creme antirrugas independentemente da idade.

Faz mal usar um creme antirrugas quando ainda não é necessário?

De acordo com muitos especialistas, sim. Nas palavras de Martínez, “as necessidades da pele ao longo das diferentes décadas de vida vão mudando de acordo com o que, na dermatologia, se chama envelhecimento cronológico. Aos 15 anos, a pele tem todo volume; aos 20, a pele muda… E quando passamos a fronteira do 55, começa a flacidez”.

O creme antirrugas geralmente têm uma concentração de gordura adequada para a pele madura, mas que pode obstruir os poros da pele mais jovem, deixá-la brilhosa ou estimular o gasto de recursos celulares em idades em que isso ainda não é necessário. Além disso, o creme antirrugas pode conter ingredientes irritantes para as peles muito jovem.

Imagem de pote de creme com flores ao fundo.

Nem todo creme antirrugas funciona da mesma maneira, e sua eficácia tem muito a ver com os ingredientes que foram usados em sua formulação. (Fonte: Francesco Dibartolo: 41178899 / 123rf.com)

Quando é possível notar os primeiros resultados de um creme antirrugas?

Isso depende de muitos fatores, como frequência de uso, tipo de pele, idade e estado anterior do rosto. A hidratação oferecida por todo creme antirrugas proporciona uma sensação imediata de bem-estar e suavidade na pele. Além disso, o aspecto geral do rosto pode apresentar uma melhora momentânea, mas as mudanças reais vêm com o tempo.

Depois de uma semana de uso constante, você normalmente começa a notar resultados. Após um mês de uso, a pele apresenta maior elasticidade e firmeza; no segundo mês, as linhas de expressão devem estar atenuadas, especialmente nas áreas onde a pele é mais fina ― como o contorno dos olhos, por exemplo.

Creme antirrugas ou tratamento estético?

Essa é uma pergunta que não quer calar, mas cuja resposta depende exclusivamente de você. No entanto, não é necessário escolher uma opção ou outra, você pode lançar mão de ambas. Os especialistas acreditam que, embora um creme antirrugas jamais venha a ter um efeito comparável ao de um tratamento estético, eles são perfeitamente compatíveis entre si.

O tratamento estético é realizado por um profissional num centro especializado, através de técnicas impossíveis de serem reproduzidas em casas. No entanto, o creme antirrugas ajuda a tornar os resultados mais duradouros, prevenindo o aparecimento de novos sinais de idade e melhorando o estado geral da pele do rosto.

Critérios de Compra

É muito comum não saber por onde começar quando chegar a hora de comprar um creme antirrugas. Existem muitas opções no mercado e, se prestarmos atenção às propagandas, todos são ótimos! Aqui explicamos quais são os aspectos que você deve levar em conta para encontrar o creme antirrugas perfeito para você:

  • Composição
  • Tipo de pele
  • Idade
  • Alérgenos
  • Objetivo

Composição

A essa altura, você já sabe o suficiente sobre o assunto e entende do que estamos falando. Leia atentamente a lista de ingredientes do produto e procure os princípios ativos que aparecem no topo da lista ― quanto maior sua concentração, mais no início eles estarão. “Menos é mais” nem sempre é verdade!

Existe um princípio ativo para cada problema, mas não existe um creme que contenha todos eles. Normalmente é preciso combinar vários ou adicionar um sérum à sua rotina. Opte por produtos hipoalergênicos, não comedogênicos ― isto, é que não causam acne ― e com alta proteção solar, se possível.

Tipo de pele

Seu tipo de pele faz toda a diferença para o tipo de creme antirrugas que você deve escolher. Por não nos estendermos muito, vamos nos concentrar na pele oleosa, seca e sensível.

Tipo de pele Tratamento indicado
Peles oleosas É muito importante remover as impurezas. Esse tipo de pele são menos propensas ao envelhecimento, por isso, é melhor optar por um produto mais leve
Peles secas Essa pele é mais delicada, então é melhor optar por tratamentos mais encorpados e FPS elevado. A hidratação é fundamental
Peles sensíveis É essencial verificar cuidadosamente a lista de ingredientes em busca de fragrâncias ou outros compostos químicos que possam ser agressivos à pele sensível

Idade

Como já mencionamos, a idade é um dos fatores mais importantes que você deve considerar na hora de comprar um creme antirrugas. A pele jovem não tem as mesmas necessidades e não precisa dos mesmos cosméticos que a pele madura. Você deve escolher seu creme antirrugas de acordo com a idade e a condição do seu rosto.

Caso você seja jovem demais para usar um creme antirrugas, lembre que a melhor prevenção é um bom protetor solar.

foco

Opte por no mínimo FPS 30. Você também pode usar um hidratante para minimizar as pequenas linhas que aparecerem.

Alérgenos

Na lista de ingredientes do creme antirrugas, você pode encontrar dezenas de ingredientes dos quais, às vezes, apenas alguns são princípios ativos. O restante corresponde a fragrâncias, elementos que proporcionam textura ao produto e, principalmente, conservantes para maximizar sua duração uma vez aberto.

Os cremes passam por várias avaliações antes de entrarem no mercado, e esses ingredientes costumam ser totalmente inofensivos. No entanto, quem tem a pele sensível ou casos de alergia é preciso tomar um cuidado especial. Se esse for o seu caso, recomendamos que você entre em contato diretamente com a marca para informá-la sobre possíveis alérgenos nas formulações.

Objetivo

Recomendamos que você mantenha expectativas realistas. O creme antirrugas não traz nenhuma solução mágica, nem vai deixar você 10 anos mais jovem ou acabar com as suas rugas da noite para o dia. Além disso, para obter resultados perceptíveis, é preciso usar o produto todo dia e ser paciente.

Você também deve se perguntar o que deseja alcançar com o creme antirrugas, pois existem diferentes tipos de cremes com propriedades diversas. Você quer atenuar as linhas finas, reduzir as rugas ou evitar o surgimento de novas marcas de expressão? O creme escolhido varia de acordo com o que resultado que esperamos.

Resumo

Esperamos ter respondido às duas dúvidas sobre o creme antirrugas. Lembre que existe um produto diferente para cada tipo de pele e que o preço alto nem sempre é garantia de um produto de qualidade. Procure os princípios ativos na lista de ingredientes e evite as substâncias químicas desnecessárias, especialmente se você tiver a pele sensível.

Um produto que se adapte às necessidades da sua pele é capaz de melhorar sua aparência, tanto a curto como a longo prazo. O creme antirrugas não faz maravilhas, mas pode melhorar consideravelmente a textura do seu rosto, atenuando as linhas de expressão e prevenindo novas rugas.

Você acha que já encontrou o creme antirrugas ideal para você? Então nos conte nos comentários! E se você gostou do nosso Guia sobre creme antirrugas, compartilhe nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Luckybusiness: 64540912 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
47 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...