O colágeno é um grande aliado quando se trata de beleza da pele, uma das preocupações das pessoas desde que o mundo é mundo. Nos dias de hoje, todos somos conscientes de que os padrões de beleza condicionam nossa sociedade em grande medida. Estes, no entanto, foram mudando ao longo do tempo, até que chegamos aos dias atuais onde é considerado “bonito e desejável” ter uma pele jovem e saudável.

Infelizmente, com o passar do tempo, começam a aparecer na pele sinais de envelhecimento, como rugas ou marcas de expressão. Para combater esses efeitos da idade, o mercado de cosméticos oferece uma ampla variedade de produtos, cujo ingrediente chave é o colágeno. Se você quer saber quais são as propriedades do colágeno, continue lendo e fique atento.

O mais importante

  • O colágeno é uma proteína muito abundante no nosso corpo, que atua como um suporte entre vários tecidos e órgãos.
  • A produção de colágeno diminui com a idade, o que traz consequências tanto ao organismo quanto no que diz respeito à estética. Além disso, existem outros fatores relacionados ao nosso estilo de vida que podem diminuir a produção de colágeno.
  • O colágeno é usado, principalmente, para combater os sinais do envelhecimento. E é por isso que está cada vez mais presente nos produtos cosméticos. Os efeitos colaterais derivados da aplicação de colágeno na pele são mínimos: o colágeno é considerado um composto seguro com múltiplas propriedades benéficas.

Ranking: Os melhores produtos com colágeno no mercado

Nesta seção, você encontrará uma seleção dos melhores produtos cosméticos à base de colágeno disponíveis no mercado. Isso será útil para decidir qual deles é o mais adequado para você.

1º – Bel Col Fluido Colágeno Facial

O fluído de colágeno anti-idade da Bel Col é ideal para todos os tipos de pele, especialmente se você tem uma pele mais desidratada e flácida. Com ele é possível combater o envelhecimento precoce e sua pele ficará mais elástica e hidratada.

É indicado para o envelhecimento cutâneo que ganha um aspecto diferente e uma pele muito mais jovem. O frasco contém  30 ml e o produto é dermatologicamente testado.

2º – Bel Col Fluido Colágeno Facial

Se você deseja hidratara pele, combater os sinais do envelhecimento e promover firmeza e elasticidade, esse hidratante anti-idade de colágeno é para você. Indicado para peles mistas e oleosas, o frasco contém 20 ml.

Contém Phycojuvenine – que promove renovação e regeneração celular – e Phytosan – com propriedades anti-inflamatórias -, além de Vitamina E, com ação antioxidante. Aplique de 5 a 10 gotas sobre o rosto, espalhe com a ponta dos dedos e deixar absorver naturalmente. É recomendado usar duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

3º – Manteiga Corporal com Colágeno e Elastina

Essa manteiga corporal é formulada com ativos 100% vegetais, incluindo colágeno e elastina, que são essenciais para proporcionar firmeza da pele. Ele hidrata sem deixar sensação de oleosidade e é indicado para todo tipo de pele.

Possui vitamina E, é antioxidante e regenerador. O frasco contém 100 gramas, oferecendo um ótimo custo-benefício.

4º – Peel Line Gel de Colágeno

Esse gel facial revitaliza e hidrata a pele. Com colágeno, ele auxilia no tratamento de flacidez tissular do rosto e corpo, para peles mistas e oleosas. Alguns dos seus ativos são: aloe vera, acerola, colágeno marinho, ginkgo biloba e cavalinha.

O produto não contém parabenos. Para aplicar, limpe bem a pele e faça movimentos de dentro para fora e de baixo para cima, massageando até penetrar.

5º – Mascara Facial Colágeno

Essa máscara facial de cristal hidrata, clareia e suaviza a pele. Ela age fazendo uma renovação celular. Ela é altamente eficaz e pode promover e produção natural de colágeno. Ela age liberando os nutrientes que penetram rapidamente na pele.

Sua espessura é de 2 mm a 1 mm, com uma taxa de absorção superior a 98%. Para aplicar, lave e seque bem o rosto. Aplique sem deixar ar entre a máscara e a pele do rosto. Deixe agir entre 15 e 20 minutos.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre colágeno

Antes de adquirir qualquer cosmético com colágeno, é importante conhecer os os principais aspectos desta proteína. A seguir, selecionamos as informações mais relevantes sobre o colágeno, bem como as perguntas mais frequentes entre os usuários.

Mulher jovem com espelho

O colágeno tem múltiplas propriedades relacionadas à beleza.
(Fonte: Tom: 44191752/ 123rf.com)

O que é exatamente o colágeno?

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no nosso corpo, já que é a principal proteína estrutural do corpo humano. Isso significa que o colágeno atua como um suporte entre diferentes tecidos, como tendões, dentes ou pele, permitindo que eles mantenham sua forma e estabilidade, e funcionem adequadamente.

Com o tempo, as fibras de colágeno se danificam e perdem sua função. Isso, além de outras coisas, traz problemas estéticos. A degradação do colágeno faz com que a pele perca sua firmeza, fique mais flácida e as rugas apareçam. Para evitar que isso aconteça, muitos cosméticos incluem o colágeno em sua composição.

Qual é o papel do colágeno no nosso corpo?

Ao contrário do que possa parecer, não existe um único tipo de colágeno. É possível encontrar até 20 tipos diferentes dessa proteína no nosso corpo. Sendo que 99% do colágeno presente no nosso corpo corresponde aos tipos de I a V. A tabela a seguir mostra a distribuição de cada uma dessas categorias de colágeno no corpo.

Tipo de colágeno Localização no organismo
Tipo I Ossos, tendões, ligamentos, pele
Tipo II Cartilagens, estruturas oculares
Tipo III Fígado, pulmões, vasos sanguíneos
Tipo IV Rins, órgãos internos
Tipo V Superfície das células, cabelo, placenta

O colágeno, como proteína estrutural, faz parte do tecido conjuntivo do corpo. Ou seja, do tecido responsável por manter a organização estrutural, o apoio e coesão entre as partes do nosso corpo. Além disso, o colágeno fornece aos tecidos e órgãos hidratação, força, elasticidade e flexibilidade.

De uma maneira bem simples, poderíamos dizer que o colágeno é como “a cola” que mantém nosso corpo unido e inteiro.

Resumindo, o colágeno tem uma função essencial. Além disso, está presente na maioria dos tecidos do nosso corpo. Isso faz com que o colágeno seja um componente fundamental para o corpo humano.

Quais são as propriedades de beleza que o colágeno tem?

Como já citamos antes, o colágeno está presente em vários tecidos e órgãos do nosso corpo. É por isso que suas propriedades de beleza não estão limitadas apenas a um nível, mas são muito amplas. A seguir, vamos citar os principais benefícios que o colágeno traz em termos de cosméticos.

Na pele, o colágeno é amplamente utilizado por suas propriedades antienvelhecimento. Favorece a regeneração e a substituição da pele, permitindo preencher pequenas rugas e suavizar as linhas de expressão. Além disso, proporciona maior elasticidade e suavidade à nossa pele. Portanto, uma pele rica em colágeno parecerá jovem e saudável.

Além de combater os sinais de envelhecimento, o colágeno oferece outras vantagens para a pele, por exemplo, ajuda a reduzir os processos inflamatórios, como acne, eczema ou psoríase. Também ajuda a prevenir o aparecimento de celulite e estrias e a melhorar o processo de cicatrização.

imagem que mostra a ação do colágeno na pele jovem, adulta e velha

O colágeno melhora a aparência da nossa pele, dos nossos cabelos e das nossas unhas.
(Fonte (traduzido de): Karalak: 60484932/ 123rf.com)

Por último, o colágeno também atua nos anexos da pele, como cabelos e unhas. Seu papel é promover que o cabelo cresça forte e saudável, melhorando sua aparência. As unhas também terão uma aparência de mais saudáveis, sendo menos frágeis e mais resistentes.

Que outros benefícios o colágeno traz para o meu corpo?

As propriedades do colágeno vão além da beleza e da estética. Para começar, conta com um poder antioxidante que também ajuda a controlar a pressão sanguínea e a reduzir os níveis de gorduras no corpo. Além disso, possui propriedades restauradoras dos tecidos, como pele, cartilagem e tendões.

Níveis elevados de colágeno contribuem para diminuir as dores musculares e osteoarticulares. Os tecidos de suporte, como ossos, cartilagens e tendões, permanecerão fortes e saudáveis se contarem com colágeno suficiente. Esta proteína também promove a recuperação muscular após o exercício.

A tabela a seguir resume os benefícios do colágeno no nível estético e de saúde:

Beleza Saúde
Diminuir rugas e linhas de expressão Antioxidante
Menos acne e inflamação Regula a pressão arterial
Previne a celulite e estrias Controla a gordura corporal
Melhora a cicatrização Reparação de tecidos
Pele lisa, jovem e brilhante Ossos, tendões e cartilagens fortes
Cabelo forte e brilhante Melhor recuperação muscular
Unhas fortes e saudáveis Menos dores articulares, ósseas e musculares

De onde vem o colágeno usado nos cosméticos?

Nos cosméticos, o colágeno vem de dois tipos de fontes: natural e sintética. As fontes naturais podem ser animais ou vegetais. A maioria do colágeno é obtida do gado. O colágeno animal, apesar de ser barato e de fácil obtenção, pode causar reações alérgicas e sensibilidade, além de transmitir doenças.

Para evitar essas desvantagens, foram desenvolvidas fontes sintéticas de colágeno. Trata-se de modificar as moléculas de colágeno para que sejam mais compatíveis com o uso humano e não prejudiquem nossa saúde. Como desvantagem, esse tipo de colágeno é mais caro e menos eficaz que o natural.

Atualmente, o uso de colágeno de animais marinhos está crescendo. Trata-se de uma fonte natural de colágeno, portanto, mais eficaz. Por sua vez, não há risco de transmitir doenças ou produzir reações adversas. Portanto, embora o colágeno bovino ainda seja o mais utilizado, o marinho poderá substituí-lo em um futuro próximo.

A tabela a seguir resume as vantagens e desvantagens das fontes de colágeno:

Fonte natural: bovinos e suínos Fonte natural: marinha Fonte sintética
Efeito +++ +++ ++
Preço + + +++
Reações adversas ++ +/- +/-

Quando é recomendável começar a usar cosméticos com colágeno?

Como mencionado anteriormente, as fibras de colágeno perdem suas propriedades com a idade. Com o passar dos anos, se degeneram, e acabam se degradando, e com isso a pele perde sua aparência jovem.

Na verdade, os cientistas afirmam que depois dos 25 anos, perdemos 1,5% de colágeno por ano. É por esta razão que se aconselha começar a utilizar produtos ricos em colágeno a partir dessa idade.

Além do mais, é importante incorporar na nossa alimentação produtos que estimulem a produção de colágeno. Desta maneira, intensificamos as propriedades desta proteína, não só a nível estético, mas também no que diz respeito à saúde.

Quais fatores nos levam a produzir menos colágeno?

Além da idade, existem vários fatores diretamente envolvidos na produção de colágeno. Isso é importante porque a maioria deles estão relacionados aos hábitos e nosso estilo de vida. Portanto, eles podem ser modificados e corrigidos. A lista a seguir mostra os principais fatores responsáveis por atrapalhar a produção de colágeno:

  • Tabagismo
  • Níveis elevados de açúcar no sangue
  • Ingestão insuficiente de vitamina C
  • Exposição a poluentes ambientais
  • Exposição solar

Todos esses aspectos podem prejudicar, de uma forma ou de outra, a nossa pele, além de reduzir a produção de colágeno no nosso organismo. Portanto, é essencial levar um estilo de vida saudável e evitar a exposição a eles. Assim, podemos parecer saudáveis tanto por dentro quanto por fora.

O colágeno tem algum efeito prejudicial para a saúde?

Nos cosméticos, o colágeno é aplicado externamente através de cremes, loções, géis, entre outros. Desta forma, pode causar pouquíssimos efeitos colaterais.

Entre eles, destacam-se reações alérgicas ou de hipersensibilidade. Isso ocorre porque algumas pessoas podem ser alérgicas ou sensíveis a alguns componentes do colágeno, dependendo da origem do mesmo.

foco

O colágeno pode ser extraído de fontes bovinas, marinhas e sintéticas.

Portanto, devemos ter cuidado e garantir que o produto que usamos não contenha substâncias que possam nos prejudicar. Assim, garantimos que o uso de colágeno não seja nocivo a nossa saúde.

Quais são as vantagens e desvantagens do colágeno?

A seguir resumimos em uma tabela as vantagens e desvantagens associadas ao uso de cosméticos ricos em colágeno. É importante ter em mente que esses aspectos fazem referência ao uso externo de colágeno.

Vantagens
  • Efeito antienvelhecimento
  • Pele rejuvenescida e firme
  • Diminuição de espinhas e inflamação
  • Ativo contra celulite/estrias
  • Melhora da cicatrização e reparação dos tecidos
  • Cabelo/unhas mais fortes e saudáveis
Desvantagens
  • Reações de hipersensibilidade
  • Alergia

Critérios de compra

Ao comprar um cosmético rico em colágeno, é importante que você leve em consideração uma série de aspectos para fazer uma boa escolha. A seguir, você encontrará os fatores mais relevantes a serem considerados na hora de comprar seu produto cosmético:

  • Composição
  • Objetivo
  • Qualidade
  • Preço

Composição

A composição do produto se refere, principalmente, à fonte de colágeno. Para evitar reações alérgicas ou sensibilidade da pele, é importante que você revise os componentes do produto. Ou seja, é necessário se certificar de que o cosmético está livre de compostos que possam ser prejudiciais a você.

Esse tipo de reação, como vimos nas seções anteriores, é especialmente frequente no colágeno de origem animal. Por ser o mais utilizado em produtos cosméticos, é preciso levar em conta a composição do produto.

Caso você tenha uma pele sensível, recomendamos optar por colágeno marinho ou sintético.

Objetivo

Antes de comprar um cosmético com colágeno, é preciso se perguntar o que você está procurando. O colágeno não é apenas um produto com propriedades de antienvelhecimento.

Além disso, fornece muitos outros benefícios para nossa pele e nosso corpo. Portanto, é importante se perguntar qual a função do colágeno mais adequada para você.

Colágeno produto

Os efeitos colaterais derivados da aplicação de colágeno na pele são mínimos.
(Fonte: Rido: 4126331/ 123rf.com)

Qualidade

Como acontece com todos os produtos cosméticos, no mercado existe uma ampla gama de qualidade. Por isso é possível analisar o conteúdo total de colágeno de cada produto. Além do mais, alguns cosméticos contam com ingredientes que podem danificar sua pele. Portanto, é preciso analisar a formulação do produto em geral.

Tenha cuidado, seja crítico e não se deixe enganar. Existem produtos que são vendidos como se fossem uma solução milagrosa, mas na verdade contêm uma pequena porção de colágeno.

Portanto, é importante avaliar se o produto que você está disposto a comprar é de boa qualidade ou não. Não confie nas primeiras impressões, vá além.

Preço

Este é um aspecto que deve ser levado em consideração antes de fazer qualquer compra. Como sempre, lembre-se que o preço nem sempre é sinônimo de qualidade.

Portanto, é importante que você faça um balanço entre a qualidade do produto e o preço. É preciso escolher o que melhor atende às suas necessidades e ao seu orçamento.

Resumo

Para resumir, o colágeno é uma proteína essencial no nosso corpo. Além de seus múltiplos benefícios para o organismo e saúde, provou ter propriedades de beleza excepcionais. Tudo isso transformou os cosméticos ricos em colágeno em um elemento indispensável ou imprescindível para qualquer rotina de beleza.

Além disso, a indústria cosmética está investigando formas para obter novas fontes de colágeno que sejam mais eficazes e não tenham efeitos nocivos para a nossa saúde. É cada vez maior o número de pessoas que incorporaram o colágeno em suas vidas diárias. Entre elas estão especialistas em cosméticos e dermatologia. E você, já decidiu experimentar?

Se você gostou do nosso Guia sobre colágeno, compartilhe o artigo nas redes sociais ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem principal: Guillem: 50532393/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
39 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...