Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Lidar com os fios rebeldes e manter os cabelos arrumados e com movimento natural é um dos maiores desafios de todas as mulheres. A chapinha de cabelo é, certamente, uma das melhores soluções já inventadas para controlar as madeixas, principalmente para quem cuida dos cabelos em casa.

Nos últimos anos, a chapinha evolui e se tornou um dos produtos indispensáveis na rotina de cuidado com os cabelos, tão vulneráveis às condições do clima, como a chuva ou a umidade, que deixam mais complicada a definição dos fios. É por isso que a chapinha está entre as melhores e mais práticas alternativas para manter o cabelo perfeito, com volume controlado e brilho intenso.

O mais importante

  • A chapinha de cabelo permite arrumar os fios em poucos minutos, sem exigir muito tempo ou esforço. Elimina os cachos ou as ondulações e combate o mau tempo e a umidade.
  • Pode ser usada no salão de beleza ou em casa. A chapinha é fácil de manusear e, por isso, é usada no dia a dia por muitas pessoas, dispensando as visitas constantes ao salão.
  • Há chapinhas de diversos materiais e funções: titânio, cerâmica, a vapor, para cachear... Basta saber qual o penteado que mais agrada para encontrar o modelo de chapinha mais adequado.

As melhores chapinhas: Nossas preferidas

Nessa lista apresentamos alguns dos melhores modelos de chapinha de cabelo atualmente no mercado, com destaque para suas principais características. Assim, você saberá quais os produtos disponíveis e de que forma cada um deles pode se ajustar às suas expectativas.

A melhor escolha para tratar e modelar os fios

A chapinha Argan Shine cuida do seu cabelo enquanto modela. A chapa de cerâmica com tratamento em argan proporciona a liberação de agentes condicionantes aos fios, que mantém o movimento e brilho, mesmo submetidos ao calor. Por ser compacta e leve, é ideal para viagens, assim você estará com os cabelos lindos nas fotos das férias. Conta com desligamento automático e luz indicadora de funcionamento.

A melhor opção para alisar e cachear

Essa chapinha permite alisar, fazer cachos ou ondas nos cabelos ao mesmo tempo em que garante balanço e volume com mais rapidez e eficiência. Desenvolvida com a tecnologia Sol-Gel, produz nanopartículas de titânio, que reduzem a fricção entre a prancha e os fios, proporcionando um deslizamento mais preciso porém gentil das placas nos cabelos. Para quem ama um cacho bem desenhado, as laterais curvadas com placas aquecidas criam cachos perfeitos.

A chapinha com melhor controle de temperatura

Mais que um penteado perfeito, essa chapinha promove cuidado com os fios, através de sua exclusiva tecnologia de controle de temperatura, que evita a oscilação do aquecimento. Além de proteger os fios, esse controle garante um penteado mais uniforme, já que todas as mechas de cabelo são submetidas à mesma temperatura. As placas em revestimento cerâmico reduzem o atrito com os fios, proporcionando ao penteado um resultado rápido e duradouro.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a chapinha

Antes de adquirir uma chapinha para o cabelo, pergunte-se para qual finalidade deseja utilizá-la ou qual o material considera mais eficiente para o seu caso. Nesta seção, desvendamos as principais dúvidas sobre o uso da chapinha e explicamos os diferentes tipos disponíveis.

Imagem de mulher fazendo chapinha em salão de beleza.

Existem muitos tipos de chapinha e em diversas categorias e preços. Mas é um investimento que você recupera rapidamente se costuma usá-la com frequência. (Fonte: Lakobchuk: 37043920 / 123rf.com)

O que exatamente é uma chapinha?

A chapinha de cabelo é um aparelho que serve para alisar ou modelar os fios por meio de duas placas em forma de pinça que atingem altas temperaturas. Inicialmente utilizada apenas nos salões de beleza, a chapinha se popularizou e atualmente é muito usada em casa também.

As primeiras chapinhas comercializadas tinham as pranchas feitas em metal e não aqueciam tanto. Com a evolução desse mercado, hoje em dia existem centenas de modelos de muitas marcas diferentes que fabricam o aparelho em diferentes materiais. Os mais comuns são:

  • Cerâmica
  • Titânio
  • Turmalina e cerâmica
  • Tecnologia iônica

O material das placas de uma chapinha é um dos principais fatores que você deve avaliar. É ele que vai garantir o resultado esperado sem danificar os fios. Vale destacar que os materiais mais utilizados são a cerâmica e o titânio — os que apresentam, também, o melhor custo-benefício.

O que é a chapinha com placa de cerâmica?

A cerâmica é um material não metálico e poroso. Sua principal propriedade é a capacidade de difundir o calor de forma uniforme. Esse costuma ser o material mais utilizado nas placas da maioria dos modelos de chapinha, até por sua característico de evitar o efeito frizz causado pelo contato com o metal.

É importante destacar que os modelos com placas de cerâmica se subdividem em dois outros tipos: as placas fabricadas totalmente em cerâmica e as placas fabricadas em metal e revestidas com cerâmica, que são as que têm o custo mais baixo entre todos os tipos de chapinha.

Passando prancha no cabelo.

A chapinha garante aos cabelos o efeito desejado durante horas, já que diminui a umidade dos fios. (Fonte: Markovic: 28234129 / 123rf.com)

Qual a diferença entre a chapinha de cerâmica e a de alumínio?

As chapinhas com placas fabricadas em 100% cerâmica são mais delicadas do que as feitas em alumínio e revestidas em cerâmica. Além de ser mais durável, a chapinha feita em cerâmica emite uma alta carga de íons negativos que as de outros materiais. Com isso, proporciona um resultado muito mais rápido e bonito, ao mesmo tempo em que garante proteção aos fios.

Além disso, as placas que são apenas revestidas em cerâmica podem se desgastar com o passar dos anos, deixando a parte metálica em contato com os fios. Se isso acontecer, tenha cuidado! O desequilíbrio na temperatura da chapinha pode trazer sérios danos aos seus cabelos.

Cerâmica 100% Alumínio revestido com cerâmica
Cuidado Mais delicadas Menos delicadas
Durabilidade Vida útil maior Vida útil menor
Íons Emitem carga de íons negativos superior Emitem carga de íons negativos inferior
Preço Mais cara Mais barata

Quais as principais características da chapinha de titânio?

O titânio é um tipo de material fantástico para pentear e dar forma aos cabelos difíceis de controlar, não importando se os fios são muito cachados ou grossos. Você deve estar se perguntando por que esse material é tão eficiente, não é? Isso se deve pelo fato de o titânio aguentar as altas temperaturas com muita estabilidade, além de ser um exímio condutor de calor.

Ainda que seja muito eficiente com as madeixas mais difíceis de domar, é importante não expor os fios ao calor intenso por muito tempo. Lembre-se de utilizar produtos que protejam os fios do calor, os conhecidos creme termo-protetores. Veja no vídeo a seguir dicas profissionais sobre como proteger os fios das altas temperaturas:

É melhor escolher a chapinha de cerâmica ou de titânio?

Esta é uma decisão que depende do gosto e do valor que se pretende investir na chapinha. Mesmo assim, podemos dizer que o mais aconselhável é adquirir uma chapinha de titânio. Vamos aos motivos: ela aquece mais rapidamente, economizando tempo e energia, emite uma carga maior de íons, que proporciona efeito mais bonito e duradouro.

Outro fator importante é que ela emite calor infravermelho, garantindo tratamento aos fios enquanto modela. Juntas, essas propriedades das placas de titânio ajudam a proteger a cutícula do cabelo. Apesar disso, devemos destacar que a chapinha de cerâmica segue sendo uma excelente opção.

Quais as características das placas de turmalina e cerâmica?

A combinação da cerâmica com a turmalina na fabricação das placas da chapinha promove um efeito muito semelhante ao proporcionado pelas placas de titânio, pois a turmalina também tem a propriedade de gerar uma alta carga de íons negativos enquanto modela os cabelos.

Este processo inibe a formação do frizz, originado a partir da eletricidade estática gerada pelo atrito entre os fios e as placas. Livre dos fios arrepiados, o penteado ganha aspecto ainda mais sedoso e brilhante.

Além disso, como a turmalina também emite ondas infravermelhas, ajuda a manter a hidratação e protege a oleosidade natural dos fios.

Olga G. San BartoloméExpert em beleza e cuidados pessoais

"A escolha de uma chapinha de qualidade é responsável por 50% do sucesso para um cabelo saudável e brilhante. Os outros 50%, dependem de como você vai utilizá-la."

Quais as principais características da chapinha com tecnologia iônica?

Antes de continuar, é preciso esclarecer o que são esses equipamentos. Quando falamos em chapinha com tecnologia iônica estamos nos referindo àquelas que contam, em sua estrutura física, com geradores de íons negativos.

Para ficar claro: Os íons positivos são os elementos que geram a energia estática — aquela que faz com que o cabelo fique eriçado, sem vida e com pouco brilho —. Por outro lado, quando submetidos à altas cargas de íons negativos, os fios ganham brilho e um aspecto mais saudável e sedoso.

A chapinha com tecnologia iônica são aquelas capazes de fabricar, de forma artificial, os íons negativos que serão emitidos aos fios. Assim, o cabelo recupera sua carga neutra e fica mais natural, sem aquele famoso aspecto de "espigado".

Pessoa segurando prancha de cabelo.

A chapinha é um investimento que pode substituir os tratamentos para o cabelo que, apesar de dar bons resultados, costumam ser caros e durar poucos meses. (Fonte: 85989084 / 123rf.com)

Como funciona uma chapinha?

Os fios de cabelo contem uma proteína protetora chamada queratina. Ela é encarregada por selar a fibra capilar para evitar o acúmulo de umidade e outras agressões, evitando a quebra dos fios, entre outros benefícios.

Ao aplicar calor aos fios, a chapinha deixa a queratina mais flexível e consegue modificar temporariamente a estrutura dessas fibras, dando ao cabelo a modelagem desejada.

Como não é uniforme, a queratina nos permite esse tipo de ação sobre a forma dos fios. O principal desafio dos fabricantes de chapinha é encontrar a temperatura ideal para que a chapinha garanta os efeitos desejados sem causas danos aos fios pelo excesso de calor.

foco

Já e comprovado que, a partir dos 75º a 85ºC, o cabelo começa a ganhar maleabilidade pela ação do calor junto à queratina.

Os resultados melhoram de acordo com o aumento da temperatura da chapinha?

Ainda não há uma resposta conclusiva a esse respeito.

Procure seu cabeleireiro para saber qual a temperatura adequada ao seu tipo de cabelo.

Alguns profissionais dizem que, a altas temperaturas, o cabelo é muito mais maleável e o resultado é melhor. Mas também há quem defenda que quanto maior a temperatura, mais danos ela pode causar aos fios.

Diante dessa dualidade, o recomendável é seguir as instruções do fabricante da chapinha que você escolher mesmo antes do primeiro uso. Procure seu cabeleireiro para saber qual a temperatura adequada ao seu tipo de cabelo.

Por que o uso da chapinha é recomendado?

A chapinha é uma das formas mais efetivas para se conquistar um penteado perfeito, em pouco tempo, sem que haja a necessidade de tratamentos químicos para os cabelos. Além disso, todos os tipos de cabelos podem ser arrumados com a chapinha, com resultados incríveis. Você pode passar de um cabelo totalmente encaracolado para madeixas super lisas em questão de minutos.

Outro ponto é que a chapinha está ao alcance de todos. Primeiro por ser facilmente encontrada no mercado em vários modelos de diversas marcas. Segundo porque, dada a grande variedade, também é possível encontrar modelos com custo extremamente acessível. Assim, você poderá comprar a chapinha que mais gostar — ou melhor couber em seu bolso!

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Alisa ou modela o cabelo facilmente
  • Preços competitivos
Desvantagens
  • Podem danificar o cabelo em caso de mau uso

Qual o tamanho ideal para uma chapinha?

Quando for escolher uma chapinha, vai perceber que existem modelos de diversos tamanhos. Cada um deve ser utilizado para um objetivo específico. As chapinhas mais estreitas ajudam a modelas as ondas e cachos e as mais largas são perfeitas para um cabelo totalmente liso com mais rapidez.

Na tabela abaixo explicamos os diferentes tamanhos de chapinha e suas finalidades:

Estreitas Médias Grandes
Função Cachos pequenos Cachos largos e ondulação Ondulação
Quantidade de cabelo Mechas pequenas Mechas medianas Mechas grossas
Eficiência É a mais lenta, pois leva mais tempo para modelar todo o comprimento O tempo para modelar os fios é médio Modela os fios rapidamente
Ideal para Regiões difíceis (costeletas e franjas) ou cabelos curtos Alisar ou modelar cabelos curtos a médios Alisar cabelos longos

Critérios de Compra

Para comprar uma chapinha para os seus cabelos, é preciso ter em mente diversos fatores. Como ocorre com qualquer outro produto, há aspectos mais ou menos importantes, mas que devem ser considerados na hora da decisão.

Qualidade

Verificar a qualidade de um produto antes de adquirir é o item básico para os bons resultados em seu uso. Antes de optar por uma marca ou modelo, vale a pena pesquisar sobre suas características, composição e funções. Certifique-se se é o produto ideal para cumprir os objetivos que você deseja alcançar.

Tipo de cabelo

Antes de comprar uma chapinha, vale a pena consultar um cabeleireiro para indicar qual o melhor produto para o seu tipo de cabelo. Um especialista saberá identificar as temperaturas que o seu fio é capaz de suportar para que fique ainda mais bonito e sem os danos provocados pelo excesso de calor.

Preço

Diante da infinidade de ofertas, o preço não se configura como um fator decisivo nem indicativo de qualidade. No entanto, se algum produto estiver com valor muito divergente da média do mercado, fique atenta! Se estiver muito barato, pode ser que a qualidade dos materiais não seja tão boa, o que pode trazer danos aos seus cabelos.

Uma boa dica é: por serem muitos parecidas e com preços semelhantes, opte por uma marca que já seja conhecida no mercado. Mas lembre-se que há outros fabricantes não tão conhecidos que produzem chapinhas com excelente qualidade.

Material

O material, conforme detalhamos ao longo desse guia, podem ser determinantes para o resultados de seus cabelos depois da utilização da chapinha. As fabricadas em cerâmica, titânio ou turmalina, assim como as com tecnologia iônica, têm diferentes benefícios. Tenha em mente que cada material pode se adaptar melhor a um determinado tipo de cabelo.

Resumo

A chapinha é uma alternativa ao secador de cabelo e aos produtos químicos para alisar os fios, garantindo resultados fantásticos, com madeixas saudáveis e brilhantes. Além de tudo, existe uma série de modelos, com diversos materiais e faixas de preço, à sua escolha. Escolher a melhor pode ser uma tarefa trabalhosa, mas gratificante!

Antes de comprar, tenha sempre em mente as principais características da chapinha para os seus cabelos e aproveite você também dos benefícios a cada dia mais comemorados por milhares de pessoas. Esperamos que nossas explicações tenham sido úteis para que você escolha se adapte às suas expectativas. Já está imaginando seus cabelos lisos e com mais vida? Então, você está pronta para comprar a sua chapinha!

Se você gostou desse Guia sobre a chapinha e suas vantagens, compartilhe com suas amigas e conte-nos sua experiência nos comentários. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Parilovv: 91127588 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?