Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

63Comentários coletados

Seu bebê está prestes a completar o seu primeiro ano de vida. Certamente ele já começou e engatinhar e pode até estar dando seus primeiros passos. Você nota que ele está pronunciando algumas palavras e quer motivá-lo a continuar desenvolvendo a sua inteligência, sua motricidade e sua linguagem. Os brinquedos para crianças de um ano podem ajudá-lo neste objetivo.

É importante estar atento a quais elementos seu filho está usando para brincar. Você pode pensar que não há problema em deixá-lo brincando com o seu celular ou com as chaves de casa, mas estes objetos não são apropriados para eles. Existem brinquedos para crianças de um ano de idade que cumprem com todas as medidas de higiene e segurança ideais para os pequeninos. Para saber mais sobre eles, continue lendo este artigo.

O mais importante

  • Os brinquedos que você dá aos seus filhos devem ser os indicados para a sua faixa etária específica. Além de estar atento às formas, à estética e à possibilidade de diversão dos pequenos, é fundamental que os brinquedos ajudem a desenvolver suas habilidades. Por isso, não deixe de prestar atenção em aspectos como a coordenação e o desenvolvimento psicomotor, entre outros.
  • Os brinquedos para crianças de um ano devem coincidir em sua forma e funcionalidade com as especificações das escalas de desenvolvimento infantil. É importante que eles estimulem áreas específicas que os bebês de 12 meses precisam ir amadurecendo, como a motricidade grossa, a motricidade fina, a audição e a linguagem, além das habilidades pessoais e sociais.
  • Ao escolher um brinquedo para uma criança de um ano, é importante levar em conta critérios como os materiais de fabricação (verifique se os mesmos são sustentáveis e atóxicos), o design e o acabamento (ele deve ser arredondado e preferivelmente suave), as dimensões, a idade recomendada (verifique se o mesmo é efetivamente para bebês de doze meses) e o aspecto lúdico-didático.

Os melhores brinquedos para crianças de um ano: Os nossos favoritos

Sabemos que você quer dar vários brinquedos de presente para o seu filho. No entanto, às vezes os pais saturam as crianças com tantas coisas que eles acabam por não prestar atenção em nenhuma.

Preparamos esta lista com os melhores brinquedos para crianças de um ano disponíveis no mercado. Assim, você vai poder escolher o mais completo e indicado para o seu filho. Lembre-se de que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade!

O melhor brinquedo educativo de encaixar

Este brinquedo indicado para crianças a partir de um ano é uma excelente opção para desenvolver as habilidades dos pequenos. Ele oferece diversas peças para encaixar e portas que podem ser abertas com suas respectivas chaves, tudo com cores vivas e vibrantes e um tamanho ideal para as crianças. Além disso, é feito de plástico resistente e atóxico.

O preferido dos futuros leitores

Esta maravilhosa coleção de contos originais em capa dura, escritos especialmente para crianças a partir de um ano, é uma excelente opção para incentivar o hábito da leitura em seus filhos e compartilhar um momento de qualidade ao ler para eles. Contadas de maneira delicada e bem-humorada, as histórias são belamente ilustradas e cheias de personagens encantadores que as crianças vão adorar.

O melhor para as crianças que adoram carros

Se o seu filho adora carros, vai amar “dirigir” o seu próprio veículo com este brinquedo. Na função passeio, o adulto conduz a criança. Na função andador, o sistema permite o movimento do brinquedo com os pés para qualquer direção, e o volante é fixo para proporcionar apoio e segurança. Possui um cercado de proteção articulável e removível e rodas com anéis antiderrapantes para um deslocamento suave e silencioso.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre os brinquedos para crianças de um ano

As crianças de um ano devem saber dizer “mamãe”, “papai” e dar “tchau” com a mão; na área socioemocional, ter pessoas ou coisas favoritas e repetir alguns sons para chamar a atenção. Para saber mais sobre o desenvolvimento infantil e a função que os brinquedos para crianças de um ano cumprem, leia este guia.

Meninos no chão com brinquedos em volta.

As crianças de um ano devem saber dizer “mamãe”, “papai” e dar “tchau” com a mão. (Fonte: Olesia Bilkei: 23932525 / 123rf.com)

Quais são as características dos brinquedos para crianças de um ano presentes no mercado?

Existem brinquedos destinados a desenvolver a motricidade dos bebês de 12 meses, enquanto outros são pensados para a estimulação sensorial; alguns foram desenhados para incentivar a brincadeira, enquanto outros têm como finalidade promover a maturidade emocional.

Também há os que estimulam a linguagem e a comunicação, e aqueles que favorecem a aprendizagem, o raciocínio e a resolução de problemas. No entanto, grande parte dos brinquedos para crianças de um ano presentes no mercado atual são multipropósito.

Estes brinquedos servem para trabalhar diferentes áreas do desenvolvimento de maneira simultânea ou alternada. Por exemplo, um telefone de brinquedo pode incentivar a linguagem da criança e, ao mesmo tempo, estimular a sua motricidade.

Menino com brinquedo.

Os brinquedos para crianças de um ano devem coincidir em sua forma e funcionalidade com as especificações das escalas de desenvolvimento infantil. (Fonte: Vladimir Mucibabic: 22350948 / 123rf.com)

Em geral, os brinquedos para crianças de um ano são fabricados com materiais e tintas atóxicas, e são resistentes a quedas, arranhões e pancadas. Além disso, oferecem sons, melodias e luzes que acedem ao apertar diferentes botões, e seu design inclui acabamentos arredondados. A maioria deles são versáteis e desmontáveis.

Por que comprar brinquedos específicos para a idade da criança?

Embora cada criança seja diferente e tenha um ritmo particular de desenvolvimento, existem escalas gerais que indicam as habilidades que elas devem possuir em cada etapa da infância.

Estas escalas são conhecidas como “indicadores de desenvolvimento”, e dão pistas fundamentais a respeito do que uma criança deve saber e fazer de acordo com a sua idade.

Os principais fabricantes mundiais de brinquedos costumam levar em conta as escalas de desenvolvimento infantil e, a partir delas, estabelecem as idades de uso recomendadas para os diferentes produtos que oferecem. Por esta razão, é necessário considerar as especificações dos brinquedos para fazer a escolha certa para o seu filho.

É importante escolher brinquedos específicos para cada idade.

No caso de crianças de um ano, é importante escolher brinquedos específicos para cada idade, ou que estejam dentro da sua faixa etária (9-12 meses, 12-18 meses, por exemplo). Não é recomendável comprar brinquedos para crianças mais novas e nem mais velhas.

Desta forma, você poderá se assegurar de que estará estimulando as áreas específicas importantes para aquele momento, sem atrasar nem acelerar em excesso o desenvolvimento.

Menina brincando.

É fundamental que os brinquedos sirvam para que as crianças desenvolvam suas habilidades. (Fonte: Oksana Kuzmina: 31491859 / 123rf.com)

Quais são os benefícios dos brinquedos para crianças de um ano?

A brincadeira, além de divertir, entreter e fazer as crianças felizes, é um elemento que faz parte do seu desenvolvimento integral. Para brincar, as crianças devem fazer uso da sua imaginação, habilidades e aptidões. Por isso, elas costumam utilizar qualquer elemento ou objeto que encontram ao seu redor, já que isso faz parte da exploração que elas fazem do mundo.

No entanto, você deve ensinar o seu filho a brincar e se divertir com brinquedos. Pais e mães conhecem os riscos de brincar com qualquer coisa: há objetos que podem ser cortantes, caixas que estão cheias de peças pequenas e rígidas, e diversos aparelhos que podem transmitir uma corrente elétrica.

Portanto, é muito importante motivar as crianças a brincar com seus próprios brinquedos. A melhor estratégia é que a mamãe e o papai brinquem com elas. Lembre-se de que as crianças imitam tudo que veem os adultos fazendo: elas são como um “espelho” ampliado.

Por isso, separe um tempo do seu dia para brincar com o seu filho. Além de aproximar vocês dois, os benefícios serão quase infinitos:

  • Exploração do entorno e interação com os demais.
  • Melhora da psicomotricidade, linguagem e coordenação.
  • Por meio das brincadeiras, você pode ensinar regras, atitudes e valores aos seus filhos.
  • A brincadeira potencializa a criatividade, o pensamento abstrato e o intelecto.
  • As brincadeiras ao ar livre (e que implicam movimento) permitem que os pequenos se exercitem e melhorem sua saúde física e mental. Uma criança que brinca muito costuma ser uma criança saudável.
  • As brincadeiras em grupo fazem com que as crianças aprendam a tolerar umas às outras cada vez mais e a compartilhar certos brinquedos.
  • É uma maneira de estimular a socialização da criança.
  • Brincar melhora a autoestima dos pequenos.
  • As brincadeiras da infância marcam a vida da maioria das pessoas. De que você brinca com o seu filho?

O que fazer se a criança não quiser brincar com os seus brinquedos?

Às vezes as crianças têm tantos brinquedos em casa que deixam de dar atenção a eles e só se interessam pelos objetos dos adultos. Há diferentes razões pelas quais isso pode acontecer: uma quantidade exagerada de brinquedos (não sabem com o que brincar ou não encontram o que interessa naquele determinado momento), excesso de desenhos, entre outras.

Há algumas estratégias que você pode utilizar para que o seu filho volte a se interessar em brincar com seus próprios brinquedos. A mais importante é que você se sente no chão para brincar com ele e mostre as diferentes formas de brincar com eles. Você também pode esconder metade dos brinquedos por uma semana e oferecê-los novamente (neste momento, esconda a outra metade).

É importante não saturar as crianças com brinquedos demais, pois elas perdem o interesse nos mesmos e optam por explorar tudo aquilo que não é um brinquedo.

É bom que elas tenham alguns brinquedos muito simples e resistentes e outros muito versáteis e desmontáveis. Outra estratégia para que elas queiram brincar com seus brinquedos é trocá-los com amigos por um período de tempo previamente combinado.

Menino deitado no chão sorrindo.

Se o seu filho tem um ano, é importante escolher brinquedos específicos para a sua idade. (Fonte: Anna Grigorjeva: 46496818 / 123rf.com)

Quais as vantagens e desvantagens de investir em brinquedos para crianças de um ano?

Já falamos dos inúmeros benefícios que existem em dar a criança um brinquedo específico para sua idade. Uma das maiores vantagens é a segurança que eles oferecem. Os brinquedos são pensados para que não machuquem os pequenos. Você não precisará se preocupar com pequenas peças que poderiam ser engolidas.

O aspecto educacional e de desenvolvimento também é muito importante, pois a criança estará sendo estimulada na medida certa. Mas existem alguma desvantagem?

Podemos dizer que a principal desvantagem é em relação ao investimento constante. A criança não terá 1 ano para sempre, e por isso, os pais precisam se preocupar em oferecer brinquedos que acompanhem o crescimento e evolução dos seus filhos. Isso quer dizer que precisará doar o brinquedo antigo e comprar novos para a criança constantemente.

Além dos benefícios já citados, veja as vantagens e desvantagens de investir em brinquedos para crianças de um ano:

Vantagens
  • São mais seguros para as crianças
  • Desenvolvidos para estimular a criança na medida certa
  • Existem brinquedos para todos os orçamentos
Desvantagens
  • Precisa de investimento constante para que os brinquedos acompanhem o crescimento da criança

Critérios de Compra

Existem brinquedos para crianças de um ano que permitem que elas os golpeiem sem se machucar, outros com os quais elas aprendem a introduzir figuras em certos moldes, alguns que as ajudam a ficar em pé e, inclusive, a aprender a andar.

Além de pensar na utilidade lúdico-didática do brinquedo, é preciso levar em conta alguns critérios de compra. Falaremos sobre eles a seguir:

  • Materiais de fabricação
  • Design e acabamento
  • Dimensões
  • Idade recomendada

Materiais de fabricação

É fundamental que os brinquedos sejam fabricados com materiais e tintas que não sejam tóxicos e nem inflamáveis. É melhor que sejam de plástico ou de madeira ecológica.

No caso dos brinquedos de plástico, assegure-se de que sejam fáceis de limpar e de que tenham uma alta durabilidade, feitos de materiais como o polipropileno (PP), o poliestireno (PS) de alto impacto e o acrilonitrila butadieno estireno (ABS).

Também há brinquedos feitos de plástico PVC e policloreto de vinila. Por outro lado, é importante que os brinquedos plásticos sejam livres de bisfenol A (BPA) e que possam ser higienizados e desinfetados com facilidade.

Menino brincando com caminhão.

É necessário levar em conta as especificações dos brinquedos para escolher a melhor opção para o seu filho.(Fonte: Oksana Kuzmina: 34449745 / 123rf.com)

Design e acabamento

Recomendamos que você procure brinquedos com designs criativos, mas seguros para as crianças. Verifique os acabamentos para que os mesmos não sejam porosos, e busque bordas grossas, suaves e arredondadas. Além disso, escolha sempre objetos que não contenham peças pequenas.

É interessante adquirir brinquedos com diferentes cores, tamanhos e texturas, para que as crianças possam exercitar a visão e o tato. Assegure-se de que o brinquedo não tenha fios nem pontas cortantes e de que seja resistente a golpes e quedas.

Embora buscar materiais, designs e acabamentos seguros seja importante, também é fundamental escolher brinquedos que, pela sua forma e maneira de utilização, motivem os pequenos a resolver problemas simples. Além disso, também é recomendável que o uso do brinquedo sempre seja orientado e supervisionado por um adulto.

Dimensões

Para as crianças de um ano, os brinquedos grandes são os mais recomendados. Quanto maiores forem as suas dimensões, melhor.

No caso de cubos e outras figuras geométricas, é preferível que os lados meçam mais de 4 cm (comprimento) x 4 cm (altura) x 4 cm (largura). Assim, é possível evitar contratempos quando a criança tenta colocar estes objetos na boca.

Evite todos os brinquedos que contenham peças pequenas que seu filho possa tentar engolir. Ao escolher brinquedos de grandes dimensões, verifique se eles não são pesados demais para que não machuquem a criança se caírem sobre a mesma, por exemplo. Pense também que é interessante ter brinquedos fáceis de guardar ou transportar.

Jerome BrunerEspecialista em educação e psicologia

“Não é preciso dizer que a brincadeira diverte, e diverte muito. Até superar os obstáculos que surgem nas brincadeiras é divertido. Na realidade, estes obstáculos parecem necessários, pois caso contrário a criança ficaria entediada muito rapidamente. Neste sentido, podemos assimilar a resolução de problemas à brincadeira, mas de uma forma mais agradável”.

Idade recomendada

Conforme indicamos ao longo deste guia, é muito importante seguir as recomendações que vêm especificadas em cada brinquedo sobre a idade de uso do mesmo. Este ponto deve ser respeitado devido à existência de indicadores de desenvolvimento infantil, que determinam as habilidades e conhecimentos próprios das crianças em cada etapa de suas vidas.

Portanto, não é benéfico que o seu filho de um ano tenha apenas brinquedos recomendados para bebês de 6 meses, por exemplo. Também não é interessante se adiantar e começar a brincar com itens indicados para crianças de 2 anos.

É importante exercitar determinadas áreas (psicomotora, linguagem, entre outras) e sentidos (tato, visão, ouvido, olfato, paladar) de acordo com a idade.

View this post on Instagram

Vamos levantar voo em 3, 2, 1… #brincacomigo

A post shared by Fisher-Price Brasil (@fisherpricebr) on

Resumo

Os brinquedos para crianças de um ano são criados especificamente para estimular as áreas que um bebê de 12 meses precisa exercitar. Assim, a forma e a funcionalidade destes brinquedos ajudam as crianças de um ano a trabalhar a pega, a coordenação óculo-manual, a motricidade e a linguagem (vocabulário e pronúncia), entre outras áreas importantes para a sua idade.

Na hora de escolher o brinquedo ideal para o seu filho de um ano, você deve considerar os indicadores de desenvolvimento infantil e as suas características particulares.

Assim, além de saber quais são os seus pontos fortes, você poderá analisar como está o seu desenvolvimento e quais aspectos ele precisa melhorar. Lembre-se de não forçar seu filho a pular nenhuma etapa do seu desenvolvimento.

Esperamos que este guia sobre brinquedos para crianças de um ano tenha sido útil para você. Por favor, avalie este artigo ou deixe a sua opinião, e não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem principal: Pongsakorn Tantiyakorn: 46205264 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Nathani de Souza Professora infantil e mãe
Lidar com crianças é o que Nathani sabe e ama fazer. Seja na sala de aula, seja em casa, com seus dois filhos, Gabriel e Enzo. Além da jornada dupla lidando com pequenos, ela ainda investe suas horas extras buscando e compartilhando conhecimento sobre o universo infantil na internet.