
Como escolhemos
Seu bebê está prestes a completar o seu primeiro ano de vida. Certamente ele já começou e engatinhar e pode até estar dando seus primeiros passos. Você nota que ele está pronunciando algumas palavras e quer motivá-lo a continuar desenvolvendo a sua inteligência, sua motricidade e sua linguagem. Os brinquedos para crianças de um ano podem ajudá-lo neste objetivo.
É importante estar atento a quais elementos seu filho está usando para brincar. Você pode pensar que não há problema em deixá-lo brincando com o seu celular ou com as chaves de casa, mas estes objetos não são apropriados para eles. Existem brinquedos para crianças de um ano de idade que cumprem com todas as medidas de higiene e segurança ideais para os pequeninos. Para saber mais sobre eles, continue lendo este artigo.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de beleza
- 2 O mais importante
- 3 Brinquedos para crianças de um ano: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de Compras: O que você precisa saber sobre os brinquedos para crianças de um ano
- 4.1 Quais são as características dos brinquedos para crianças de um ano presentes no mercado?
- 4.2 Por que comprar brinquedos específicos para a idade da criança?
- 4.3 Quais são os benefícios dos brinquedos para crianças de um ano?
- 4.4 O que fazer se a criança não quiser brincar com os seus brinquedos?
- 4.5 Quais as vantagens e desvantagens de investir em brinquedos para crianças de um ano?
- 5 Critérios de Compra
- 6 Resumo
O mais importante
- Os brinquedos que você dá aos seus filhos devem ser os indicados para a sua faixa etária específica. Além de estar atento às formas, à estética e à possibilidade de diversão dos pequenos, é fundamental que os brinquedos ajudem a desenvolver suas habilidades. Por isso, não deixe de prestar atenção em aspectos como a coordenação e o desenvolvimento psicomotor, entre outros.
- Os brinquedos para crianças de um ano devem coincidir em sua forma e funcionalidade com as especificações das escalas de desenvolvimento infantil. É importante que eles estimulem áreas específicas que os bebês de 12 meses precisam ir amadurecendo, como a motricidade grossa, a motricidade fina, a audição e a linguagem, além das habilidades pessoais e sociais.
- Ao escolher um brinquedo para uma criança de um ano, é importante levar em conta critérios como os materiais de fabricação (verifique se os mesmos são sustentáveis e atóxicos), o design e o acabamento (ele deve ser arredondado e preferivelmente suave), as dimensões, a idade recomendada (verifique se o mesmo é efetivamente para bebês de doze meses) e o aspecto lúdico-didático.
Brinquedos para crianças de um ano: nossa recomendação dos melhores produtos
Sabemos que você quer dar vários brinquedos de presente para o seu filho. No entanto, às vezes os pais saturam as crianças com tantas coisas que eles acabam por não prestar atenção em nenhuma.
Preparamos esta lista com os melhores brinquedos para crianças de um ano disponíveis no mercado. Assim, você vai poder escolher o mais completo e indicado para o seu filho. Lembre-se de que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade!
- O melhor brinquedo educativo de encaixar
- O preferido dos futuros leitores
- O melhor para as crianças que adoram carros
O melhor brinquedo educativo de encaixar
Este brinquedo indicado para crianças a partir de um ano é uma excelente opção para desenvolver as habilidades dos pequenos. Ele oferece diversas peças para encaixar e portas que podem ser abertas com suas respectivas chaves, tudo com cores vivas e vibrantes e um tamanho ideal para as crianças. Além disso, é feito de plástico resistente e atóxico.
O preferido dos futuros leitores
Esta maravilhosa coleção de contos originais em capa dura, escritos especialmente para crianças a partir de um ano, é uma excelente opção para incentivar o hábito da leitura em seus filhos e compartilhar um momento de qualidade ao ler para eles. Contadas de maneira delicada e bem-humorada, as histórias são belamente ilustradas e cheias de personagens encantadores que as crianças vão adorar.
O melhor para as crianças que adoram carros
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Se o seu filho adora carros, vai amar “dirigir” o seu próprio veículo com este brinquedo. Na função passeio, o adulto conduz a criança. Na função andador, o sistema permite o movimento do brinquedo com os pés para qualquer direção, e o volante é fixo para proporcionar apoio e segurança. Possui um cercado de proteção articulável e removível e rodas com anéis antiderrapantes para um deslocamento suave e silencioso.
Guia de Compras: O que você precisa saber sobre os brinquedos para crianças de um ano
As crianças de um ano devem saber dizer "mamãe", "papai" e dar "tchau" com a mão; na área socioemocional, ter pessoas ou coisas favoritas e repetir alguns sons para chamar a atenção. Para saber mais sobre o desenvolvimento infantil e a função que os brinquedos para crianças de um ano cumprem, leia este guia.
Quais são as características dos brinquedos para crianças de um ano presentes no mercado?
Também há os que estimulam a linguagem e a comunicação, e aqueles que favorecem a aprendizagem, o raciocínio e a resolução de problemas. No entanto, grande parte dos brinquedos para crianças de um ano presentes no mercado atual são multipropósito.
Estes brinquedos servem para trabalhar diferentes áreas do desenvolvimento de maneira simultânea ou alternada. Por exemplo, um telefone de brinquedo pode incentivar a linguagem da criança e, ao mesmo tempo, estimular a sua motricidade.
Em geral, os brinquedos para crianças de um ano são fabricados com materiais e tintas atóxicas, e são resistentes a quedas, arranhões e pancadas. Além disso, oferecem sons, melodias e luzes que acedem ao apertar diferentes botões, e seu design inclui acabamentos arredondados. A maioria deles são versáteis e desmontáveis.
Por que comprar brinquedos específicos para a idade da criança?
Estas escalas são conhecidas como "indicadores de desenvolvimento", e dão pistas fundamentais a respeito do que uma criança deve saber e fazer de acordo com a sua idade.
Os principais fabricantes mundiais de brinquedos costumam levar em conta as escalas de desenvolvimento infantil e, a partir delas, estabelecem as idades de uso recomendadas para os diferentes produtos que oferecem. Por esta razão, é necessário considerar as especificações dos brinquedos para fazer a escolha certa para o seu filho.
No caso de crianças de um ano, é importante escolher brinquedos específicos para cada idade, ou que estejam dentro da sua faixa etária (9-12 meses, 12-18 meses, por exemplo). Não é recomendável comprar brinquedos para crianças mais novas e nem mais velhas.
Desta forma, você poderá se assegurar de que estará estimulando as áreas específicas importantes para aquele momento, sem atrasar nem acelerar em excesso o desenvolvimento.
Quais são os benefícios dos brinquedos para crianças de um ano?
No entanto, você deve ensinar o seu filho a brincar e se divertir com brinquedos. Pais e mães conhecem os riscos de brincar com qualquer coisa: há objetos que podem ser cortantes, caixas que estão cheias de peças pequenas e rígidas, e diversos aparelhos que podem transmitir uma corrente elétrica.
Portanto, é muito importante motivar as crianças a brincar com seus próprios brinquedos. A melhor estratégia é que a mamãe e o papai brinquem com elas. Lembre-se de que as crianças imitam tudo que veem os adultos fazendo: elas são como um "espelho" ampliado.
Por isso, separe um tempo do seu dia para brincar com o seu filho. Além de aproximar vocês dois, os benefícios serão quase infinitos:
- Exploração do entorno e interação com os demais.
- Melhora da psicomotricidade, linguagem e coordenação.
- Por meio das brincadeiras, você pode ensinar regras, atitudes e valores aos seus filhos.
- A brincadeira potencializa a criatividade, o pensamento abstrato e o intelecto.
- As brincadeiras ao ar livre (e que implicam movimento) permitem que os pequenos se exercitem e melhorem sua saúde física e mental. Uma criança que brinca muito costuma ser uma criança saudável.
- As brincadeiras em grupo fazem com que as crianças aprendam a tolerar umas às outras cada vez mais e a compartilhar certos brinquedos.
- É uma maneira de estimular a socialização da criança.
- Brincar melhora a autoestima dos pequenos.
- As brincadeiras da infância marcam a vida da maioria das pessoas. De que você brinca com o seu filho?
O que fazer se a criança não quiser brincar com os seus brinquedos?
Há algumas estratégias que você pode utilizar para que o seu filho volte a se interessar em brincar com seus próprios brinquedos. A mais importante é que você se sente no chão para brincar com ele e mostre as diferentes formas de brincar com eles. Você também pode esconder metade dos brinquedos por uma semana e oferecê-los novamente (neste momento, esconda a outra metade).
É importante não saturar as crianças com brinquedos demais, pois elas perdem o interesse nos mesmos e optam por explorar tudo aquilo que não é um brinquedo.
É bom que elas tenham alguns brinquedos muito simples e resistentes e outros muito versáteis e desmontáveis. Outra estratégia para que elas queiram brincar com seus brinquedos é trocá-los com amigos por um período de tempo previamente combinado.
Quais as vantagens e desvantagens de investir em brinquedos para crianças de um ano?
O aspecto educacional e de desenvolvimento também é muito importante, pois a criança estará sendo estimulada na medida certa. Mas existem alguma desvantagem?
Podemos dizer que a principal desvantagem é em relação ao investimento constante. A criança não terá 1 ano para sempre, e por isso, os pais precisam se preocupar em oferecer brinquedos que acompanhem o crescimento e evolução dos seus filhos. Isso quer dizer que precisará doar o brinquedo antigo e comprar novos para a criança constantemente.
Além dos benefícios já citados, veja as vantagens e desvantagens de investir em brinquedos para crianças de um ano:
Critérios de Compra
Existem brinquedos para crianças de um ano que permitem que elas os golpeiem sem se machucar, outros com os quais elas aprendem a introduzir figuras em certos moldes, alguns que as ajudam a ficar em pé e, inclusive, a aprender a andar.
Além de pensar na utilidade lúdico-didática do brinquedo, é preciso levar em conta alguns critérios de compra. Falaremos sobre eles a seguir:
- Materiais de fabricação
- Design e acabamento
- Dimensões
- Idade recomendada
Materiais de fabricação
É fundamental que os brinquedos sejam fabricados com materiais e tintas que não sejam tóxicos e nem inflamáveis. É melhor que sejam de plástico ou de madeira ecológica.
No caso dos brinquedos de plástico, assegure-se de que sejam fáceis de limpar e de que tenham uma alta durabilidade, feitos de materiais como o polipropileno (PP), o poliestireno (PS) de alto impacto e o acrilonitrila butadieno estireno (ABS).
Também há brinquedos feitos de plástico PVC e policloreto de vinila. Por outro lado, é importante que os brinquedos plásticos sejam livres de bisfenol A (BPA) e que possam ser higienizados e desinfetados com facilidade.
Design e acabamento
Recomendamos que você procure brinquedos com designs criativos, mas seguros para as crianças. Verifique os acabamentos para que os mesmos não sejam porosos, e busque bordas grossas, suaves e arredondadas. Além disso, escolha sempre objetos que não contenham peças pequenas.
É interessante adquirir brinquedos com diferentes cores, tamanhos e texturas, para que as crianças possam exercitar a visão e o tato. Assegure-se de que o brinquedo não tenha fios nem pontas cortantes e de que seja resistente a golpes e quedas.
Embora buscar materiais, designs e acabamentos seguros seja importante, também é fundamental escolher brinquedos que, pela sua forma e maneira de utilização, motivem os pequenos a resolver problemas simples. Além disso, também é recomendável que o uso do brinquedo sempre seja orientado e supervisionado por um adulto.
Dimensões
Para as crianças de um ano, os brinquedos grandes são os mais recomendados. Quanto maiores forem as suas dimensões, melhor.
No caso de cubos e outras figuras geométricas, é preferível que os lados meçam mais de 4 cm (comprimento) x 4 cm (altura) x 4 cm (largura). Assim, é possível evitar contratempos quando a criança tenta colocar estes objetos na boca.
Evite todos os brinquedos que contenham peças pequenas que seu filho possa tentar engolir. Ao escolher brinquedos de grandes dimensões, verifique se eles não são pesados demais para que não machuquem a criança se caírem sobre a mesma, por exemplo. Pense também que é interessante ter brinquedos fáceis de guardar ou transportar.
Idade recomendada
Conforme indicamos ao longo deste guia, é muito importante seguir as recomendações que vêm especificadas em cada brinquedo sobre a idade de uso do mesmo. Este ponto deve ser respeitado devido à existência de indicadores de desenvolvimento infantil, que determinam as habilidades e conhecimentos próprios das crianças em cada etapa de suas vidas.
Portanto, não é benéfico que o seu filho de um ano tenha apenas brinquedos recomendados para bebês de 6 meses, por exemplo. Também não é interessante se adiantar e começar a brincar com itens indicados para crianças de 2 anos.
É importante exercitar determinadas áreas (psicomotora, linguagem, entre outras) e sentidos (tato, visão, ouvido, olfato, paladar) de acordo com a idade.
Resumo
Os brinquedos para crianças de um ano são criados especificamente para estimular as áreas que um bebê de 12 meses precisa exercitar. Assim, a forma e a funcionalidade destes brinquedos ajudam as crianças de um ano a trabalhar a pega, a coordenação óculo-manual, a motricidade e a linguagem (vocabulário e pronúncia), entre outras áreas importantes para a sua idade.
Na hora de escolher o brinquedo ideal para o seu filho de um ano, você deve considerar os indicadores de desenvolvimento infantil e as suas características particulares.
Assim, além de saber quais são os seus pontos fortes, você poderá analisar como está o seu desenvolvimento e quais aspectos ele precisa melhorar. Lembre-se de não forçar seu filho a pular nenhuma etapa do seu desenvolvimento.
Esperamos que este guia sobre brinquedos para crianças de um ano tenha sido útil para você. Por favor, avalie este artigo ou deixe a sua opinião, e não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais.
(Fonte da imagem principal: Pongsakorn Tantiyakorn: 46205264 / 123rf.com)