Diz o ditado popular que o sorriso é a curva mais bonita de uma mulher. O poder de um sorriso é incrível: inspira alegria, transmite bom humor e nos torna mais atraentes. Ao longo da história, o ser humano desenvolveu diferentes ferramentas para melhorar seu sorriso. Este é o caso do tão conhecido batom. Já existem diferentes tipos desse cosmético e hoje nós vamos falar do batom matte.

O uso do batom vem de tempos muitos antigos. Estes cosméticos evoluíram de extratos minerais avermelhados na antiga Mesopotâmia até os dias atuais. Atualmente, há uma oferta muito grande de batons de todos os tipos. No entanto, e sem dúvida, o rei é indiscutivelmente o batom matte.

O mais importante

  • O batom matte proporciona um acabamento intenso e altamente pigmentado com um ar sofisticado e elegante.
  • O batom matte possui uma longa duração e não deixa manchas. Existem diferentes tipos de batons matte de acordo com sua fórmula e efeito.
  • A principal desvantagem do batom matte é o ressecamento que eles geram.

Ranking: Os melhores batom matte no mercado

Nesta seção você encontrará uma compilação dos 4 melhores batons matte disponíveis no mercado. Além disso, resumimos as principais características de cada um deles para facilitar a comparação. Será útil decidir qual batom é melhor para você.

1º – Batom Matte Revlon

Essa batom matte da Revlon é de muita qualidade. Na cor rosa é ideal para looks românticos, mas também combina com outros estilos para o dia a dia, tornando-se um batom muito versátil e útil de se ter em seu acervo, além de que ele vai trazer uma sofisticação extra para seu estilo.

O batom é líquido e vem com 5,9 ml em sua embalagem. Possui ótimas cobertura e durabilidade. Mais de 300 pessoas aprovam esse batom matte no site da Amazon.

2º – Batom Matte Maybelline

Em uma cor super versátil e que pode ser usada para várias ocasiões diferentes como passeios durante o dia ou reuniões com amigos à noite, esse é um batom que não pode faltar em sua coleção.

Além da cor, outra praticidade do batom é o formato de lápis que ele tem, facilitando a aplicação para quem não está muito acostumado a passar batom e proporcionando uma maior precisão.

De uma marca muito conhecida pelos brasileiros, esse batom matte da Maybelline faz jus à fama da marca e possui uma grande duração, em função de sua pigmentação em resina de açúcar. Seu preenchimento é preciso e o acabamento muito bom. Além dessa cor, a linha possui outras 13 cores para diferentes situações e o preço é muito bom.

3º – Batom Matte Vult

A Vult é uma marca que ganhou espaço nos últimos anos e se destacou por conta da sua qualidade e preços acessíveis. Seu batom matte líquido é um dos favoritos das mulheres, por conta da textura e longa duração.

Esse batom é de alta cobertura e oferece muito conforto para os lábios. Seu formato de gloss facilita a aplicação. Uma dica é remover o excesso colocando um lenço de papel entre os lábios e pressionando levemente. Com 6 gramas, essa cor deve fazer parte da coleção de toda mulher.

4º – Batom Matte Contém1g

O batom matte em bastão da Contém1g possui um diferencial na sua fórmula. Seus batons possuem vitamina-E, que promove hidratação aos lábios. Por ter efeito matte promete uma longa duração e uma secagem rápida, elementos importantes para pessoas que querem estar bonitas de maneira prática.

A aplicação do produto também é fácil. A marca sugere começar aplicando o produto do meio dos lábios para as laterais. A cor framboesa é elegante e atraente ao mesmo tempo, puxando para um tom de vermelho mais fechado.

É um batom de muito boa qualidade e que pode ser usado para diferentes ocasiões. Além disso, o preço também é um ótimo custo benefício.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o batom matte

É importante que antes de adquirir um batom matte, você conheça os principais aspectos deste produto. Incluímos a seguir os aspectos mais relevantes sobre esse tipo de batom para que você possa se informar apropriadamente. Além disso, responderemos às perguntas mais frequentes entre os usuários.

Rosto de mulher de batom vermelho passando a língua nos dentes

Existem vários truques para aplicar um batom matte e obter os melhores resultados.
(Fonte: Samborskyi: 106122900/ 123rf.com)

O que é exatamente um batom matte?

Para entender o que é um batom matte, você precisa ter claro em sua mente o que é o batom. Batom é um produto cosmético destinado a dar cor aos lábios. Podemos encontrar vários tipos de batom, sendo o matte, o mais popular hoje em dia.

O batom matte atualmente é uma tendência, mas o que exatamente significa matte? Este termo refere-se ao acabamento oferecido por esse tipo de batom. Eles são caracterizados por proporcionar uma cor intensa, opaca e sem brilho, ou seja, fosco, e criam um efeito acetinado que é cativante.

Quais as vantagens de usar um batom matte?

Você pode se perguntar por que escolher um batom matte com tantos tipos diferentes de batom. A resposta está nas propriedades cosméticas oferecidas por este produto. Para começar, os batons foscos contêm uma alta densidade de pigmentação. Portanto, uma única passada é suficiente para obter cobertura total.

Ao contrário de outros batons, eles são muito opacos, o que dá uma cor forte e intensa aos nossos lábios. O batom matte tem uma textura particular que desliza com dificuldade através da pele. Esse recurso aumenta a duração da cor, dificulta com que se espalhe, perca a intensidade ou borre.

Batom matte em cima de uma mesa de escritório branca

Um batom matte vai te salvar em qualquer situação formal.
(Fonte: Minaeva: 62091246/ 123rf.com)

Esteticamente, o batom matte é especialmente atraente para os lábios finos. A coloração fosca dá aos lábios uma aparência cheia e volumosa, fazendo com que se pareçam mais grossos. Por outro lado, dão ao rosto um toque elegante e sofisticado, muito lisonjeiro. Eles são úteis para todos os tipos de ocasiões.

O que tem em um batom matte?

A composição do batom varia dependendo de cada produto. No entanto, todos eles são compostos por três ingredientes principais: ceras, óleos e pigmentos. Cada componente traz características específicas para o batom. Será a proporção de cada um deles que distinguirá um batom do outro.

As ceras conferem consistência e podem ser de origem animal ou vegetal. As mais usadas são de abelha, de lanolina e de palmeira. Os óleos proporcionam maciez e brilho ao batom. Os mais frequentes são óleo de jojoba e mamona. Por fim, os pigmentos fornecem coloração para o cosmético. Sua origem pode ser muito variada.

Dois batons sobre um fundo colorido

Você poderá escolher entre uma gama muito variada de cores.
(Fonte: Pumila: 113823075/ 123rf.com)

Em um batom matte, a proporção de cera, óleo e pigmentos dá a ele seu acabamento característico. Esses batons, em comparação com outros tipos de batons, contêm uma quantidade maior de cera e pigmento. Além disso, eles são formulados com menos óleo. O resultado é um produto opaco, altamente pigmentado, durável e mais seco.

Qual a diferença entre um batom matte e um batom comum?

Hoje em dia, a variedade de batons no mercado é muito grande. Existe todo o tipo de batom, seja pelo formato ou pelo efeito. A principal característica que diferencia o batom matte do resto é o efeito que oferecem, mas não é a única. A tabela a seguir resume e compara as propriedades de cada tipo de batom.

Batom Duração Características Desvantagens
Matte Média –longa Muita pigmentação, opacos. Resultado elegante e sério Ressecam os lábios
Semi-matte Média –longa Resultados parecidos ao matte porém com maior hidratação
Cremoso Média – curta Lábios suaves, hidratados e macios, com um toque de brilho Requerem retoques constantes
Brilhante Curta Sensação de maior volume e luminosidade. Efeito fresco e sensual. Pode ser combinado com outros batons Curta duração, textura pegajosa
Permanentes e semipermanentes Muito longa Grande variedade de cores. Resultados de longa duração Muito secos

Que tipos de batom matte existem?

A diversidade do batom vai além das categorias gerais de batons. Dentro de cada uma, existem diferentes subtipos de batom. E o batom matte não é exceção. Podemos encontrar vários tipos de batom matte de acordo com seu formato e o efeito que eles fornecem. A seguir, comentamos cada um deles.

De acordo com o formato, os batons foscos podem ser encontrados em bastão, líquido ou lápis. O batom bastão é aplicado deslizando o bastão pelos lábios. Eles são confortáveis, fáceis de usar e práticos.

Batons líquidos incorporam uma espécie de pincel para aplicar o produto. Sua intensidade é maior, mas também produz maior ressecamento.

Mulher de perfil com joias e batom vermelho

Os batons matte têm um efeito de volume.
(Fonte: Gekman: 52216318/ 123rf.com)

Nós também podemos encontrar batom matte de lápis. Eles têm o formato de um perfilador de lábios, mas a textura de um bastão de batom. Sua principal vantagem é a precisão que eles oferecem. Por fim, de acordo com o seu efeito, encontramos batons matte clássicos e semi-mattes, estes últimos com maior hidratação, mas menor duração.

Formato Características
Bastão Fácil aplicação. Menor secura
Líquidos Intensidade máxima. Maior secura
Lápis Grande Precisão. Parecido com o batom bastão

Incluímos a seguir uma tabela com os diferentes tipos de efeitos do batom matte.

Efeito Características
Clássicos (mattes) Alta opacidade, resultados duradouros. Ressecam os lábios
Semi-mattes Menos opacos e menor duração, porém com maior hidratação

Como aplicar um batom matte?

Não existe uma técnica universal para aplicar um batom matte. No entanto, Elsa Durrens, maquiadora da Chanel, oferece algumas dicas básicas para obter os melhores resultados.

  1. Para começar, é importante esfoliar e hidratar os lábios corretamente. Isso evita a secura que o batom fosco pode produzir.
  2. Depois, devemos escolher o batom matte com o formato e efeito que mais gostamos.
  3. Assim que tivermos o produto, sua aplicação será diferente dependendo do tom escolhido. Tons claros são preferíveis para aplicar com os dedos para obter resultados mais naturais. Outra opção é tocá-los com os dedos uma vez que estejam nos lábios. No caso de tons escuros, é aconselhável delinear os lábios de antemão. Com isso, vamos melhorar a cor e obter uma boca perfeitamente definida.
  4. Para terminar, é conveniente remover o excesso de batom com um toque de um lenço ou um guardanapo. Este truque irá aumentar ainda mais a duração do nosso batom.
Rosto de mulher usando batom matte e com mão próxima à boca

O efeito do batom matte é elegante e sofisticado.
(Fonte: Subbotina: 58674645/ 123rf.com)

Quais as desvantagens de um batom matte?

A principal desvantagem dos batons matte é o ressecamento que eles causam. Como comentamos, eles contêm uma proporção menor de óleos, que é o que confere hidratação aos lábios. Consequentemente, o batom matte não possui poder hidratante e, ao longo do dia, os lábios podem rachar. E isso é desconfortável e pouco estético.

Para evitar isso, os especialistas em maquiagem recomendam esfoliar os lábios e hidratá-los antes de aplicar o batom matte. Além disso, as linhas de cosméticos desenvolveram novos batons com esse efeito com fórmulas melhoradas. Com isso, os resultados de um batom matte são alcançados, mas com maior hidratação.

Como você pode ver, tudo tem solução. A lista a seguir resume as principais vantagens e desvantagens do batom matte.

Vantagens
  • Pigmentação intensa
  • Coloração sólida e opaca
  • Cobertura total
  • Longa duração
Desvantagens
  • Lábios ressecados

Critérios de compra

Quando se trata de adquirir um batom matte, é importante que você avalie alguns aspectos. Incluímos a seguir os fatores mais relevantes que você deve considerar antes de comprar este produto.

Assim, você pode tomar a decisão apropriada, escolhendo o batom que melhor se adapte às suas necessidades. Esses aspectos são:

  • Formato
  • Tipo de batom
  • Tom
  • Traços
  • Ocasião

Formato

Ao comprar um batom fosco, é importante levar em conta seu formato. Eles estão disponíveis em bastão, em líquido ou em lápis. É importante escolher um ou outro de acordo com o interesse. Por exemplo, batons em bastão são muito práticos e fáceis de aplicar. Além disso, ressecam menos os lábios do que outros formatos.

Por outro lado, os batons líquidos oferecem uma coloração mais intensa, mas, por sua vez, produzem um maior ressecamento. Portanto, eles não são recomendados no caso de se ter lábios muito secos.

Por último, os batons de lápis são o aliado ideal para ficar com lábios perfeitamente definidos, dada a sua precisão. Útil em caso de necessitar resultados impecáveis.

Tipo de batom

Além do formato, os batons foscos são diferenciados em sua formulação. Por um lado, há batons matte clássicos. Eles fornecem coloração intensa e cobertura completa e duradoura.

No entanto, eles secam mais os lábios. Eles são úteis no caso de você estar procurando uma coloração duradoura e implacável. Mas eles não são a melhor escolha para os lábios secos.

Por outro lado, temos batons semi-matte, um novo tipo de popularidade crescente. Eles oferecem um acabamento fosco que é igualmente atraente, mas eles fornecem maior hidratação em detrimento de uma duração mais curta.

foco

Semi-matte é uma alternativa a considerar para lábios secos e quando a duração do produto não é uma prioridade.

Tom

Para comprar um batom, é essencial escolher a cor certa. Atualmente, os batons matte oferecem uma gama muito ampla de tons. Das cores naturais e clássicas, como rosa e vermelho, às mais extravagantes, como lilases e pretos.

Escolha um ou outro de acordo com suas preferências, a ocasião e características. Por exemplo, para eventos ou comemorações de destaque, tons avermelhados e marrons são usados com frequência. São cores sofisticadas, marcantes e que nos favorecem.

Por outro lado, para o uso diário ou ocasiões informais, tons naturais são mais aconselháveis. Os rosados trarão elegância ao seu look sem atrair muita atenção.

Traços

Para usar qualquer batom, devemos ter em mente quais são os traços e quais resultados se quer obter. Ou seja, dependendo das características do rosto, é interessante ressaltar alguns traços ou outros. Pessoas com lábios muito finos se beneficiarão de tons marcantes, como avermelhado ou até mesmo fúcsia.

Essas cores dão destaque aos lábios e trazem uma sensação de maior volume. Por outro lado, lábios grossos e carnudos são favorecidos por tons naturais e suaves. Dessa maneira, os lábios parecerão bem cuidados e atraentes sem ser o centro das atenções. Trata-se de jogar de acordo com o que nos interessa promover mais.

Ocasião

Por fim, nossa decisão dependerá em grande parte da ocasião para a qual procuramos o batom. Ela irá condicionar a cor e o formato do batom. Neste sentido, para celebrações noturnas estaremos interessados em um produto duradouro e marcante. Portanto, batons líquidos serão uma boa opção.

Se procurarmos um look casual para o dia a dia, o batom em tons neutros será um bom aliado. Também podemos ter que participar de um evento de alta classe. Para tais situações, o mais aconselhável é o lápis de batom matte.

Resumo

Neste ponto, você já deve ter entendido porque os batons matte estão no topo do mundo dos batons. Basta apenas uma aplicação para obter lábios sedosos, aveludados, volumosos e sofisticados. Você pode escolher entre uma gama mais variada de cores, para todos os tipos de ocasiões e para todos os gostos.

Com o batom matte você não terá que se preocupar com os lábios perdendo a cor. Sua longa duração irá surpreendê-lo. Além disso, esqueça as manchas: com batons matte não existe esse problema! Em suma, eles fornecem resultados realmente incríveis. E você, já encontrou o batom matte para causar hoje?

Se você gostou do nosso Guia sobre batom fosco, compartilhe-o nas redes sociais ou deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Samborskyi: 106120581/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
23 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...