Assim como os olhos são o reflexo da alma, a pele reflete nosso estilo de vida. Poucas horas de sono, excesso de trabalho, pressão, responsabilidade, stress… Temos tendência a levar um ritmo de vida frenético, que mal dá espaço para cuidarmos de nós mesmos. Tudo isso, de um modo ou de outro, acaba repercutindo na nossa saúde e na nossa pele. Logo, para as mulheres, uma boa base é item indispensável.

Como consequência, podem acabar aparecendo imperfeições como rugas, manchas, olheiras e bolsas embaixo dos olhos. Tudo isso gera incômodos, insegurança e desconforto. Então, a base de maquiagem surge como solução para isso e permite que você lidar com seu estilo de vida com uma pele mais radiante. Neste artigo vamos incluir tudo o que você precisa saber. Preste atenção.

O mais importante

    • As bases de maquiagem são produtos destinados a corrigir imperfeições do nosso rosto e melhorar o seu aspecto. Existem diversos tipos de maquiagem, tanto pelo seu formato, quanto pela sua composição.
    • A função da base de maquiagem vai muito além de apenas cobrir os defeitos da nossa pele. Cada uma delas tem propriedades específicas de acordo com a sua composição.
    • A base pode ser aplicada diariamente e, além disso, podem se adaptar ao resultado que você queira obter em cada situação. Diferentemente do que muitos pensam, a base não prejudica a pele, muito pelo contrário, ela oferece cuidado integral a ela.

Ranking: As melhores bases do mercado

Nesta seção você encontrará as 5 melhores bases de maquiagem disponíveis no mercado. Além disso, resumimos as características principais de cada uma delas para facilitar a sua comparação. Isso será útil para que você decida qual é a mais adequada para você.

1º – Shiseido Suncare UV Protective Liquid Foundation

A Shiseido é conhecida por ser uma das melhores marcas de cosméticos a nível mundial, e essa base é um exemplo da qualidade dos produtos oferecidos por essa fabricante, pois ela oferece um incrível acabamento para a pele, além de ser resistente à água, óleo e transpiração.

Sua capacidade de oferecer alta proteção para a pele contra os raios UVA e UVB também é um dos motivos pelos quais os consumidores adoram essa base.

2º – Base Líquida Bionutritiva Bioart

Essa base líquida da Bioart é ideal para todos os tipos de peles, pois ao mesmo tempo que hidrata, ela oferece um excelente controle da oleosidade. Além disso, ela é formulada com ingredientes orgânicos e naturais, que além de serem ótimos para a pele, são ecologicamente corretos.

A cobertura dela na pele oferece tons naturais e potencializa a barreira contra os danos solares, e também proporciona luminosidade e equilíbrio.

3º – Revlon Combination/Oily Skin Base Facial 24Horas

Essa base líquida é ideal para peles normais e secas e confere uma excelente cobertura com um acabamento natural, além de uma duração de 24 horas. Sua fórmula livre de óleo é muito suave, mas, ao mesmo tempo tem a capacidade de promover um hidratação profunda e contínua.

Com essa base você terá a sua pele sedosa por um tempo muito maior, e, ainda por cima, protegida, já que ela oferece um Fator de Proteção Solar 15.

4º – Base Líquida Fit Me Cor 210 Maybelline

Esse base da Maybelline é a primeira linha de produtos da marca inteiramente produzida no Brasil e garante efeito 100% natural, controle da oleosidade de até 12 horas  e efeito matificador.

Além disso, a sua textura deixa a pele uniforme, sem brilho e com tom igualado. Ela está disponível em 12 cores diferentes, e 90% dos tons de pele das brasileiras podem ser cobertos por essa base.

5º – BB Cream Dermo Expertise L’Oréal Paris

Essa base foi especialmente desenvolvida para peles mistas e oleosas, já que é livre de óleos, o que ajuda a que pessoas que tem mais propensão a espinhas tenham menos problemas com relação a isso. O BB Cream tem a capacidade de hidratar, uniformizar e suavizar as imperfeições de pele.

Ele possui FPS 20, o que ajuda a proteger a sua pele dos danos causados pelo sol, tem a capacidade de minimizar a aparência dos poros e proporciona uma cobertura natural no rosto.

Guia de Compras: Tudo o que você precisa saber sobre base

É importante que antes de adquirir uma base você conheça os aspectos principais sobre este produto. A seguir, incluímos os aspectos mais importantes sobre as bases de maquiagem para que você possa se informar adequadamente. Além disso, vamos responder às perguntas mais frequentes dos usuários.

mulher enrolada em uma toalha segurando pó e pincel sorrindo para a foto

Cada base oferece propriedades específicas dependendo do produto.
(Fonte: Rido: 65157914 / 123rf.com)

O que é exatamente uma base de maquiagem?

A base de maquiagem é um produto cosmético destinado a corrigir as imperfeições do rosto. Elas são consideradas cosméticos must have, ou seja, que você precisa ter.  Elas podem ser líquidas, em creme ou em pó e funcionam de forma a pigmentar a pele, unificando o tom dela e cobrindo qualquer defeito que ela possua.

Este tipo de cosmético foi desenvolvido para o uso diário, já que proporcionam resultados bastantes naturais. Apesar de a principal função deste produto ser ocultar imperfeições, essa não é a única finalidade dela.

foco

A base realça os traços faciais e aprimora os efeitos da maquiagem que será aplicada posteriormente.

Por que é recomendável utilizar base?

A base oferece muitos benefícios ao nosso rosto, melhorando o aspecto da pele ao atuar em diferentes níveis. Para começar, ela proporciona uma cobertura natural e eficaz que cobre até mesmo as menores imperfeições. Deste modo, permite corrigir manchas, rugas, cicatrizes, acne e muito mais.

Além disso, uma boa base destaca os traços faciais de cada usuário, favorecendo a beleza natural de cada um. Graças à pigmentação delas, o rosto adquire um tom homogêneo, radiante e sem sinais de cansaço. Por isso a base é a aliada ideal para os dias em que sua pele está com aspecto apagado e sem vida.

Imagem mostra bases e pincéis de maquiagem

As bases para maquiagem colaboram para que sua pele fique saudável e radiante. (Fonte: Pogrebkov: 70606811/ 123rf.com)

Por último, certas bases são ainda mais eficazes, e possuem propriedades que ajudam em outros aspectos além da beleza. Por exemplo, podem incluir produtos hidratantes e umectantes, que revitalizam a pele.

Elas também podem possuir em sua composição protetor solar, além de oferecerem também outros tipos de proteção. Sem dúvidas esses produtos embelezam, tratam e protegem a pele.

O que contém uma base?

Os componentes de uma base vão depender de diversos fatores, como, por exemplo, de sua consistência (pó, líquida ou creme). Também possuem ingredientes específicos segundo a função de cada uma. Por fim, a composição pode variar de acordo com cada tipo de pele a que seja destinado o produto.

Bases de maquiagem líquidas

As bases de maquiagem atuam sobre os pontos que nossa pele mais necessita.(Fonte: Domenicogelermo: 26256331/ 123rf.com)

Podemos agrupar os diferentes componentes das bases em três grandes categoriais. Seriam eles: pigmentos, emulsionantes e solventes. Os pigmentos oferecem a coloração do produto. Os emulsionantes favorecem a união dos componentes dela e sua fixação. Os solventes proporcionam a consistência adequada ao produto.

Segundo a proporção dos ingredientes e do componente principal, faremos a diferenciação entre os tipos de bases. Existem bases com componentes específicos, que possuem propriedades bem particulares.

Por exemplo, compostos matificantes para peles oleosas, substâncias hidratantes para peles secas e muitos mais

Que tipos de base para maquiagem existem?

Atualmente o mercado oferece vários tipos de bases para maquiagem. Elas podem ser classificadas segundo o seu formato, composição ou função. A seguir iremos detalhar os tipos de bases de acordo com o seu formato, já que é a classificação mais habitual e útil. Segundo este critério, vamos distingui-las entre bases líquidas, em creme, em pó ou em bastão.

As bases líquidas são as mais usadas. Elas proporcionam uma cobertura variável e existem muitos tipos diferentes para cada pele, porém os resultados costumam ser pouco duradouros.

Já as bases em creme oferecem uma grande hidratação, por isso são mais recomendáveis para peles secas e não aconselháveis para peles oleosas. Elas podem ser cremosas ou do tipo mousse.

Imagem mostra diversos tons de base

As bases de maquiagem proporcionam um cuidado integral para o rosto. (Fonte: Kongsua: 5076116/ 123rf.com)

As bases em pó são ideais para peles oleosas graças a seus resultados matificantes. Elas podem ser combinadas com as bases líquidas.

Por fim, as bases em bastão são pouco habituais. Elas são mais adequadas para uso profissional por sua aplicação ser mais completa. Proporcionam uma cobertura mais densa que pode parecer excessiva caso não seja utilizada corretamente.

Por sua vez, podemos distinguir os tipos de bases segundo a sua formulação. Isso vai estar diretamente relacionado à sua função, e com os resultados de cada uma na sua pele.

A tabela a seguir mostra os diferentes tipos de base de maquiagem segundo a sua formulação. Incluem-se os ingredientes principais e a função de cada uma das bases.

Tipo de base Ingredientes principais Funções
De base oleosa Óleos ou emolientes Proporcionam uma cobertura opaca e densa, disfarçando qualquer imperfeição
De base alcoólica Álcoois desnaturados Consistência extremamente leve que não oclui os poros. Ideal para peles com acne
De base em pó Pó (talco) Conferem una cobertura densa com efeito matificante
De base mineral Minerais (mica, bismuto, titânio, zinco) Cobertura variável e respeitosa com a pele. Indicadas para peles sensíveis ou com patologias
De base aquosa Água e emulsionantes Proporcionam una cobertura intermediaria com um acabamento natural e menos oleoso
De base de silicone Silicones Textura leve e mais fácil de aplicar, resultados de longa duração

Quanto dura o efeito de uma base?

Conforme vimos, a base proporciona ao nosso rosto um aspecto fantástico. Mas quanto tempo dura essa mágica? Essa é uma pergunta muito frequente entre usuários e não há uma resposta única para ela. O efeito da base irá variar em função de fatores como o nível de atividade de cada pessoa, o tipo de pele e a base em questão.

Assim, a duração dela será menor ao realizar certas atividades. Por exemplo, exercícios físicos ou tarefas que exijam contato com o rosto. Além disso, cada tipo de pele é distinto e poderá reter melhor a base ou não. Nesse sentido, as peles oleosas têm uma tendência a eliminá-la mais facilmente e cortar o seu tempo de duração.

Imagem mostra uma modelo com maquiagem

É possível lidar com o estresse do dia-a-dia mantendo uma pele radiante.(Fonte: Dudchenko: 113292293/ 123rf.com)

Por fim, a duração das bases de maquiagem não é igual para todas elas. Certos produtos permanecem na pele por mais tempo que outros. Além disso, existem várias bases de longa duração. Estas podem durar entre 12 e 24 horas, segundo os fatores descritos anteriormente. Portanto, a fixação das bases é variável.

Quando devo utilizar base?

As bases foram desenvolvidas para uso diário. Elas são cosméticos versáteis que podem ser utilizados em qualquer situação, como, por exemplo, para ter um rosto radiante em um dia de trabalho qualquer. Por outro lado, também pode ser as aliadas perfeitas de uma boa maquiagem para sair à noite.

No entanto, as razões para utilizar as bases de maquiagem diariamente não são meramente estéticas. Devemos recordar que muitas delas possuem proteção solar em sua formulação, além de muitas vezes possuírem outros compostos como hidratantes e controladores de oleosidade. Assim você pode ter uma pele saudável e fantástica todos os dias.

Como se aplica base?

A aplicação correta de uma base é uma arte por si só. Não basta apenas distribuir o produto sobre o seu rosto, o mais importante é possuir a técnica correta para fazer isso. A seguir vamos proporcionar tudo o que você precisa saber.

O primeiro passo para aplicar uma base é escolher a mais adequada segundo o seu tom de pele e os efeitos que deseja obter.

Uma vez escolhido o produto, você deve preparar a pele adequadamente. Antes de aplicar a base, a pele deve estar bem limpa e hidratada, isso irá favorecer a sua fixação. A seguir você deverá corrigir o que achar necessário, como, por exemplo, olheiras, acne, ou o contorno do rosto.

Imagem mostra como aplicar a base

É possível aplicar a base com um pincel, com uma esponja ou com as próprias mãos.(Fonte: Takehana: 15994633/ 123rf.com)

O próximo passo é a distribuição da base. Escolha um instrumento para a aplicação (pincel, esponja ou suas próprias mãos). Deposite uma pequena quantidade de base na sua mão não dominante e utilize o instrumento escolhido.

Aplique o produto na zona T do seu rosto (testa, nariz, maçã do rosto e queixo), partindo do centro até a zona mais exterior. É importante que você distribua bem o produto sobre todo o rosto. Trate de não deixar partes sem base.

Procure disfarçar bem os seus limites para que não se evidencie nenhuma mudança brusca de cor entre o seu rosto e seu pescoço. Por fim, poderá realizar os retoques que ache necessários. A sua pele ficará impecável em questão de minutos.

Quais são os efeitos adversos que podem decorrer do uso de base?

É muito comum que exista a crença de que a maquiagem “acaba” com a pele, mas este pensamento não está correto, pois, conforme explicam muitos especialistas no tema, a maioria dos efeitos adversos se deve ao uso incorreto do produto.

Um exemplo é utilizar produtos inapropriados para o seu tipo de pele, ou não retirar a maquiagem quando é preciso.

O que é certo é que a base não danifica nossa pele, muito pelo contrário, ela protege-a dos agentes externos, hidrata e permite tratar certas condições de acordo com sua composição. Por outro lado, algumas reações não desejadas derivadas do uso da base serão descritas a seguir.

Imagem mostra pincéis e bases de maquiagem

Com uma boa base, não haverá nada que afete a sua pele. (Fonte: Pogrebkov: 43932867/ 123rf.com)

Segundo os dermatologistas, certos tipos de base podem piorar o problema da acne. Isso se deve a uma oclusão dos poros nas peles oleosas, que oferecem maior propensão ao problema.

Para evitar isso, recomenda-se o uso de produtos não comedogênicos. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas ou hipersensibilidade.

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de base?

A seguir confira uma tabela que compara os benefícios e os inconvenientes derivados do uso de uma base de maquiagem.

Vantagens
  • Corrige imperfeições
  • Realça os traços
  • Hidrata o rosto
  • Protege da ação de agentes externos
Desvantagens
  • Possível piora da acne
  • Reações alérgicas

Critérios de compra

No momento de adquirir uma base, é importante que você avalie alguns aspectos. A seguir incluímos alguns fatores de maior relevância que você deve considerar antes de comprar este produto.

Assim, você poderá assegurar-se de que está tomando a decisão certa, ao escolher a base mais adequada às suas necessidades. Estes aspectos são:

  • Tom
  • Textura
  • Composição
  • Tipo de pele
  • Resultados desejados e cobertura

Tom

O critério principal no momento de escolher uma base é selecionar a cor. Para obter o resultado mais natural possível, ela deve ser o mais semelhante possível ao seu tom de pele. É muito importante não escolher uma tonalidade muito escura, pois assim fica muito evidente a diferença de cor entre o rosto e o resto do corpo.

Escolher um tom adequado à primeira vista pode parecer uma tarefa bastante complexa, por isso é recomendável que você teste a base antes de comprá-la. Para fazer isso, você deve aplicar uma pequena quantidade do produto no pescoço. Deste modo, você poderá comprovar se a cor da base corresponde ao seu tom de pele.

Textura

Já vimos que existem diversos tipos de base de acordo com cada formato (líquidas, cremosas, em pó e em bastão). O acabamento vai depender da textura do produto em questão, pois ela proporcionará uma cobertura mais ou menos densa.

Por exemplo, se você busca um efeito natural, as bases líquidas são a melhor opção, dada a sua leveza.

No caso de peles oleosas, o aconselhável é utilizar as bases em pó, pois elas dão um efeito matte para a sua pele.

Para a cobertura total, recomenda-se utilizar a base em bastão. A textura é definitivamente um aspecto muito importante na hora de escolher a sua base. Escolha aquela que melhor se adapta a sua pele e aos resultados desejados.

Composição

A composição é essencial no momento de adquirir uma base, pois a formulação vai determinar vários aspectos, tanto cosméticos, como de saúde. Em função dos ingredientes que ela contenha, serão obtidos certos resultados, como, por exemplo, um acabamento natural, matte, mais brilhante, entre outros.

Além disso, certas bases contêm componentes específicos que conferem determinadas propriedades. Neste sentido, vamos encontrar bases hidratantes, antienvelhecimento, controladoras de oleosidade, ou outros tipos.

Por fim, a composição deste cosmético pode contribuir para o desenvolvimento de reações alérgicas ou, até mesmo, potencializar a acne.

Em resumo, é fundamental investir seu tempo pesquisando a composição de uma base de maquiagem antes de comprá-la, pois assim poderá garantir a obtenção dos resultados desejados. Além disso, poderá evitar reações indesejadas como alergias, seborreia ou acne. Por isso, é fundamental levar em consideração este critério.

Tipo de pele

Quando você se dispõe a comprar uma base, é preciso ter em conta quais são as características da sua pele. Nem todas as peles são iguais e, por isso, não possuem as mesmas necessidades.

Você deve avaliar, por exemplo, se sua pele é oleosa, mista, seca ou sensível. Além de analisar também se possui outro tipo de alteração nela, como acne, rosácea ou dermatite.

Uma vez que sejam avaliados estes aspectos, você deve escolher a base que seja mais adequada ao seu tipo de pele. Caso você possua pele seca, as bases em creme proporcionam a hidratação que a sua pele precisa.

Mas se você possui pele oleosa, é aconselhável que utilize base líquida ou em pó. Para prevenir a acne, opte pelos produtos não comedogênicos.

foco

Lembre-se de utilizar uma base com proteção solar sempre que possível.

Resultados desejados e cobertura

Por fim, é importante que você questione o que deseja obter com a base, ou seja, para que vai utilizá-la  e como deseja que seja o aspecto da sua pele depois da sua aplicação. Leve em conta que uma base para uso diário é diferente de uma que você utiliza para um evento especial.

Dependendo de cada ocasião, você poderá desejar resultado diferentes. Por exemplo, uma base para o dia a dia deverá oferecer um acabamento o mais natural possível e possivelmente terá uma cobertura menor. Neste caso, pode ser mais útil optar por uma base líquida, especialmente as que possuem composição aquosa.

Por outro lado, se você deseja comparecer a eventos, é importante buscar resultados mais profissionais e maior cobertura. Neste caso, as bases em bastão são a melhor opção.

Resumo

Definitivamente as bases são cosméticos essenciais em qualquer rotina de beleza. Elas conferem ao rosto um aspecto saudável, luminoso e fresco. Além disso, são capazes de apagar sinais de cansaço, e outros tipos de imperfeições. Como se isso não fosse suficiente, ainda se adaptam às necessidades de cada tipo de pele com resultados excelentes.

Uma das características que tornam esse produto ainda mais atrativo é a sua versatilidade. Você encontrará uma base de maquiagem ideal para cada ocasião, seja este um dia de trabalho, uma saída familiar, ou uma grande celebração. Além disso, contrariamente ao que você possa imaginar, a base não danifica a pele, mas sim cuida dela, por dentro e por fora.

Se você gostou da nossa Guia sobre base, compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Merkulov: 34162633/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
24 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...