Ultima atualização: 20 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

24Horas investidas

4Estudos avaliados

66Comentários coletados

De modo geral, os bebês não são muito fãs do banho; nessa hora, é comum eles ficarem nervosos e começarem a chorar. Considerando isso, é essencial que a banheira para bebê cumpra alguns requisitos mínimos de comodidade e segurança. Dessa forma, diminui-se o risco de que o bebê sofra de estresse na hora do banho.

A banheira para bebês é um produto de uso diário, assim como o trocador ou o carrinho. A quantidade de banheiras infantis disponível no mercado é grande, pois a ideia é que elas se adaptem às necessidades de cada família. A seguir, apresentamos um guia de banheiras para bebês com conselhos para escolher a mais apropriada.

O mais importante

  • As banheiras infantis devem se adequar à idade, ao peso e ao tamanho do bebê, além de cumprir as normas nacionais de segurança.
  • Há diversos tipos de banheiras, com as fixas ou as desmontáveis, passando por infláveis ou as que têm um trocador incorporado. Verifique suas necessidades para escolher o melhor modelo.
  • A banheira ideal deve ser fabricada com materiais de qualidade e resistentes, mas que sejam agradáveis e suaves ao tato. Garanta que a banheira não tenha pontas salientes e que as bordas sejam arredondadas.

As melhores banheiras para bebês: Nossas sugestões

Como você já sabe, as banheiras para bebês foram desenhadas especialmente para facilitar o banho dos pequeninos em casa. Pelo seu tamanho, e por serem fabricadas com materiais aptos para o uso infantil, são muito práticas para os pais. Nesta seção, você poderá conhecer as melhores banheiras para bebês. Confira detalhes sobre cada uma delas.

Com hidromassagem e água na temperatura ideal

Seu bebê pode relaxar em casa com a banheira Hidro Spa da Summer. Ela conta com hidromassagem, o que ajuda a entreter a criança, além de ter parede dupla que mantém a temperatura da água. Vem com um suporte acolchoado especial para recém-nascidos. Pode ser apoiada na pia da cozinha, do banheiro ou dentro da banheira de adulto. Conta com um chuveiro removível para facilitar o enxágue.

Vem com chuveirinho e acompanha o crescimento do bebê

Outra banheira da Summer que tem tudo deixar a hora do banho mais fácil. Esta pode ser usada em até 4 estágios: primeiro (para recém-nascidos) use somente o suporte acolchoado que acompanha o produto; um tempo depois, encaixe o suporte dentro da banheira em si e use o chuveiro removível para o enxágue; em seguida, com a criança já maiorzinha, a banheira poderá ser usada sem o suporte acolchoado.

Suporte e segurança desde o primeiro banho

A última opção também é da Summer e, apesar de ser mais simples, não deixa de ser interessante. Tem reclinação adequada e suporte almofadado para que o bebê se sente confortavelmente sem deslizar. Conta com um sulco na extremidade contrária à da cabeça, o que permite apoiar os cosméticos do bebê. Essa banheira vem com um plug para drenar completamente água.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a banheira para bebê

As banheiras para bebês são artigos indispensáveis para cuidar da higiene dos seu filho em casa. Mais do que isso: esse objeto será usado diariamente, por isso que a escolha do modelo deve ser feita com calma. Na hora de selecionar a banheira perfeita, o primeiro é conhecer um pouco mais sobre esse produto. Veja algumas de suas características.

Mãe dando banho em bebê.

Se o bebê se sentir cômodo, ficará muito mais relaxado durante o banho. (Fonte: Oliver: 42071983 / 123rf.com)

Existe alguma normativa de segurança que regule a banheira para bebê?

Como com qualquer outro produto infantil, as banheiras para bebês devem cumprir determinadas normas.

Quando o produto passa por inspeção, costuma apresentar um selo informativo do INMETRO.

A segurança na hora do banho é fundamental para evitar que o bebê corra riscos desnecessários, como deslizar dentro do objeto. Uma marca de confiança é a melhor garantia no momento de escolher uma boa banheira.

Mas, mesmo assim, faça questão de verificar se o modelo que você vai escolher foi aprovado por algum órgão regulador nacional, como o INMETRO. Quando o produto passa por essa inspeção, ele costuma apresentar um selo informativo.

Qual banheira para bebê devo escolher se tenho pouco espaço?

No mercado é possível encontrar dois tipos de banheiras para bebês: as fixas e as desmontáveis. As primeiras ficam dispostas de modo permanente no quarto ou banheiro e costumam ter uma estrutura estável, com pernas e, geralmente, um trocador acoplado. Essa opção talvez requeira mais espaço no cômodo onde será colocada.

Se você tem pouco espaço, talvez seja mais interessante optar por uma banheira desmontável. Essas também são muito úteis e têm a vantagem de serem desmontáveis, assim podem ser guardadas a cada uso. Com isso, não é preciso ter um espaço fixo onde esse objeto tem que ficar.

Doutor J. Mateu SanchoDoutor em Medicina

"São vários os requisitos a serem analisados para que uma banheira seja considerada segura. Um deles é que a estrutura seja estável e que o espaço interno seja feito de material termoplástico duradouro e com resistência suficiente para não se deformar com o passar do tempo."

Qual é a reclinação adequada de uma banheira?

Existem muitos modelos que oferecem várias opções de reclinação. Esta característica permitirá adequar a posição das diferentes necessidades do bebê segundo ele vá crescendo. A maneira mais habitual de dar banho em um bebê é deixá-lo meio tombado, e essa posição é realmente recomendada para os primeiros dias de vida. Para isso, basta sustentar bem o bebê pela cabeça.

Quando o bebê crescer um pouco e seu pescoço se sustentar sozinho, já vale a pena dar o banho com o bebê sentado. Essa modalidade é, para muitos pais, muito mais cômoda. Normalmente, o bebê pode sentar a partir dos 6 meses. Em todo caso, o melhor é optar por um modelo que ofereça vários níveis de reclinação.

Bebê no banho.

As banheiras para bebês devem se adequar ao tamanho e à idade do pequenino. (Fonte: Gekaskr: 33210530 / 123rf.com)

Até qual idade se usa uma banheira para bebê?

As banheiras para bebês costumam ser indicadas desde que eles são recém-nascidos. Dessa forma, eles poderão tomar seus primeiros banhos com total segurança e conforto. Porém, a idade limite dependerá do modelo escolhido. Há alguns aptos para bebês de até 12 meses e outros para uma idade um pouco maior que essa.

Vale ressaltar que a rapidez do crescimento do bebê também pode ser um fator decisivo. Em alguns casos, o bebê cresce tão rápido que com 10 meses a banheira já fica pequena. Ainda assim, existem modelos de banheiras pensados para serem usados até os 7 ou 8 anos de idade.

Banheira fixa ou desmontável: qual é melhor?

Outra questão importante está relacionada com o design da banheira. Mais especificamente com o fato de ser fixa ou desmontável. As banheiras fixas costumam estar incorporadas em estruturas maiores e mais altas. Em muitos casos, vêm com um trocador incorporado. Essa é uma boa escolha caso você tenha bastante espaço em casa.

As banheiras desmontáveis, como o nome já indica, abrem e fecham facilmente. São boas opções para viajar, mas também para quem tem pouco espaço no quarto do bebê ou no banheiro. O processo de abrir e fechar a banheira costuma ser fácil e isso permite deixá-la em algum canto, sem ocupar tanto espaço o tempo todo.

Bebê feliz em banheira.

É preciso verificar se a banheira conta com estabilidade suficiente. (Fonte: Atamanenko: 64792500 / 123rf.com)

Quais são as vantagens da banheira com trocador?

Uma das ideias mais populares entre os pais é investir em banheiras que contem com um trocador. Isso significa adquirir dois produtos em um. Essas opções são muito interessantes pois evitam o acúmulo de vários objetos no cômodo.

Além disso, banheiras com trocador costumam ter uma determinada altura que permite ao pai ou mãe ficar com as costas retas enquanto dá banho no bebê.

Dependendo do modelo, pode vir até mesmo com gavetas ou nichos, o que permite que seja usado como um móvel no cômodo. Geralmente, basta tirar o trocador da parte de cima para poder usar a banheira. Muitas costumam contar também com rodinhas, o que facilita movê-las de um lado a outro.

Tipo de banheira para bebê Características
Banheiras adaptáveis ao lavabo Acolchoadas e ideais para os primeiros banhos
Banheiras infláveis Indicadas para viagens
Banheiras rígidas desmontáveis Compactas e com base antideslizante
Banheiras com trocador Banheiras tipo móvel 2 em 1 com gavetas
Banheiras tipo balde Simples e ergonômicas
Banheiras quadradas Permitem o banho em posição fetal

Critérios de Compra

Com esses conceitos claros, o passo seguinte é saber quais são os critérios de compra para uma banheira infantil. Para escolher uma banheira para bebês apropriada, há diversos fatores que você deverá considerar. Não esqueça que cada bebê tem suas necessidades, por isso, é fundamental valorizar os aspectos que comentamos a seguir.

  • Idade de uso
  • Materiais de fabricação
  • Acessórios
  • Manutenção

Idade de uso

O primeiro filtro no momento de selecionar uma banheira infantil é a idade recomendada. Esse detalhe é informado pelo fabricante. Apesar de haver muitas banheiras para bebês apropriadas para usar desde o nascimento, convém verificar esse aspecto. Do mesmo modo, é fundamental verificar se são homologadas.

Outro assunto de interesse é a faixa de idade para a qual é adequado o produto em questão. Há pais que preferem adquirir banheiras mais versáteis para durar o maior tempo possível. Esses modelos costumam incorporar elementos que permitirão ajustar a banheira a diferentes etapas de crescimento do bebê.

Materiais de fabricação

A qualidade dos materiais é um requisito inegociável ao adquirir uma banheira infantil. Não se esqueça de que se trata de um artigo que entrará em contato com o corpo e a pele do seu filho. Por isso, é essencial que esses materiais sejam aptos para bebês: hipoalergênicos, antideslizantes, resistentes e de tato suave e agradável.

O plástico rígido é um dos materiais mais frequentemente usados. Caracteriza-se por sua resistência e por dar bastante estabilidade. Confirme se a banheira tem bordas suaves e arredondadas para evitar qualquer dano. O plástico é também um material popular no caso das banheiras infláveis, apesar de serem mais leves.

Acessórios

O mundo dos acessórios no âmbito das banheiras para bebês é muito amplo. Pare e pense se realmente você precisa de todos esses complementos. Como já é esperado, quanto mais acessórios a banheira tiver, mais alto será seu preço.

Ainda assim, vale verificar a presença de sulcos, que podem ser muito úteis para apoiar o sabonete e outros produtos cosméticos para bebês. Há modelos que vêm com canequinhas para facilitar o processo do banho.

Outro detalhe de interesse é a possibilidade de deságue e a presença de um ralo para esvaziar completamente a banheira. Outras banheiras estão equipadas com apoio móvel para cabeça.

foco

As mais modernas poderiam contar com difusores de calor para manter a temperatura constante.

Manutenção

Por último, é necessário considerar a manutenção da banheira, que deverá estar sempre em perfeitas condições, pois é essencial que o entorno do bebê seja o mais higiênico possível. Isso significa que o design deverá contribuir para a limpeza e que todas suas partes sejam fáceis de limpar.

O melhor é que não tenha muitas curvas e detalhes pequenos, pois o acesso poderia ser complicado e levar ao acúmulo de sujeira. Se houver um deságue, isso também ajudará a limpar a banheira, pois facilitará o esvaziamento total, evitando que a água fique estancada. Assim, a banheira vai se manter sempre perfeita.

Resumo

É muito arriscado dar banho no seu bebê na banheira ou chuveiro de casa. Para esse procedimento, o melhor é usar uma banheira para bebê, apesar de, mesmo nelas, você ter que sustentar o bebê pela cabeça durante os primeiros meses. Os pequeninos costumam ficar muito nervosos na hora do banho, por isso é indispensável escolher um modelo confortável e seguro.

Esse artigo pode durar até o primeiro ano de vida da criança, sendo que algumas banheiras para bebês duram até 8 anos. Por esse motivo, certifique-se de que os materiais de fabricação são os ideais para satisfazer suas necessidades e analise os diferentes modelos e opções antes de escolher qual banheira você comprará.

Gostou deste guia para comprar uma banheira para bebê? Então compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Famveldman: 54640071 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Formada em jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid, trabalha como redatora freelancer desde 2012. Nesse período, combinou suas duas paixões: escrever e viajar. E com o UniversoDelas, tudo fica mais fácil. Temos uma equipe profissional que se esforça para levar até o leitor as informações mais apuradas.