
Como escolhemos
De modo geral, os bebês não são muito fãs do banho; nessa hora, é comum eles ficarem nervosos e começarem a chorar. Considerando isso, é essencial que a banheira para bebê cumpra alguns requisitos mínimos de comodidade e segurança. Dessa forma, diminui-se o risco de que o bebê sofra de estresse na hora do banho.
A banheira para bebês é um produto de uso diário, assim como o trocador ou o carrinho. A quantidade de banheiras infantis disponível no mercado é grande, pois a ideia é que elas se adaptem às necessidades de cada família. A seguir, apresentamos um guia de banheiras para bebês com conselhos para escolher a mais apropriada.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de beleza
- 2 O mais importante
- 3 As melhores banheiras para bebês: Nossas sugestões
- 4 Guia de Compras: O que você deve saber sobre a banheira para bebê
- 4.1 Existe alguma normativa de segurança que regule a banheira para bebê?
- 4.2 Qual banheira para bebê devo escolher se tenho pouco espaço?
- 4.3 Qual é a reclinação adequada de uma banheira?
- 4.4 Até qual idade se usa uma banheira para bebê?
- 4.5 Banheira fixa ou desmontável: qual é melhor?
- 4.6 Quais são as vantagens da banheira com trocador?
- 5 Critérios de Compra
- 6 Resumo
O mais importante
- As banheiras infantis devem se adequar à idade, ao peso e ao tamanho do bebê, além de cumprir as normas nacionais de segurança.
- Há diversos tipos de banheiras, com as fixas ou as desmontáveis, passando por infláveis ou as que têm um trocador incorporado. Verifique suas necessidades para escolher o melhor modelo.
- A banheira ideal deve ser fabricada com materiais de qualidade e resistentes, mas que sejam agradáveis e suaves ao tato. Garanta que a banheira não tenha pontas salientes e que as bordas sejam arredondadas.
As melhores banheiras para bebês: Nossas sugestões
Como você já sabe, as banheiras para bebês foram desenhadas especialmente para facilitar o banho dos pequeninos em casa. Pelo seu tamanho, e por serem fabricadas com materiais aptos para o uso infantil, são muito práticas para os pais. Nesta seção, você poderá conhecer as melhores banheiras para bebês. Confira detalhes sobre cada uma delas.
- A melhor banheira com suporte e trocador
- Vem com chuveirinho e acompanha o crescimento do bebê
- Suporte e segurança desde o primeiro banho
A melhor banheira com suporte e trocador
Este modelo de banheira para bebê da Burigotto é muito recomendado, principalmente por sua praticidade e ergonomia. Acompanha um suporte, para você não precisar ficar se abaixando, e a parte de cima da banheira tem uma "tampa" que serve como trocador. Ela cabe em qualquer lugar, pois pode ser desmontada e é muito fácil de montar. Com diferentes temas, você pode escolher a opção favorita.
Vem com chuveirinho e acompanha o crescimento do bebê
Outra opção de banheira é esta da Summer que tem tudo deixar a hora do banho mais fácil. Esta pode ser usada em até 4 estágios: primeiro (para recém-nascidos) use somente o suporte acolchoado que acompanha o produto; um tempo depois, encaixe o suporte dentro da banheira em si e use o chuveiro removível para o enxágue; em seguida, com a criança já maiorzinha, a banheira poderá ser usada sem o suporte acolchoado.
Suporte e segurança desde o primeiro banho
A última opção também é da Summer e, apesar de ser mais simples, não deixa de ser interessante. Tem reclinação adequada e suporte almofadado para que o bebê se sente confortavelmente sem deslizar. Conta com um sulco na extremidade contrária à da cabeça, o que permite apoiar os cosméticos do bebê. Essa banheira vem com um plug para drenar completamente água.
Guia de Compras: O que você deve saber sobre a banheira para bebê
As banheiras para bebês são artigos indispensáveis para cuidar da higiene dos seu filho em casa. Mais do que isso: esse objeto será usado diariamente, por isso que a escolha do modelo deve ser feita com calma. Na hora de selecionar a banheira perfeita, o primeiro é conhecer um pouco mais sobre esse produto. Veja algumas de suas características.
Se o bebê se sentir cômodo, ficará muito mais relaxado durante o banho. (Fonte: Oliver: 42071983 / 123rf.com)
Existe alguma normativa de segurança que regule a banheira para bebê?
A segurança na hora do banho é fundamental para evitar que o bebê corra riscos desnecessários, como deslizar dentro do objeto. Uma marca de confiança é a melhor garantia no momento de escolher uma boa banheira.
Mas, mesmo assim, faça questão de verificar se o modelo que você vai escolher foi aprovado por algum órgão regulador nacional, como o INMETRO. Quando o produto passa por essa inspeção, ele costuma apresentar um selo informativo.
Qual banheira para bebê devo escolher se tenho pouco espaço?
Se você tem pouco espaço, talvez seja mais interessante optar por uma banheira desmontável. Essas também são muito úteis e têm a vantagem de serem desmontáveis, assim podem ser guardadas a cada uso. Com isso, não é preciso ter um espaço fixo onde esse objeto tem que ficar.
Qual é a reclinação adequada de uma banheira?
Quando o bebê crescer um pouco e seu pescoço se sustentar sozinho, já vale a pena dar o banho com o bebê sentado. Essa modalidade é, para muitos pais, muito mais cômoda. Normalmente, o bebê pode sentar a partir dos 6 meses. Em todo caso, o melhor é optar por um modelo que ofereça vários níveis de reclinação.
As banheiras para bebês devem se adequar ao tamanho e à idade do pequenino. (Fonte: Gekaskr: 33210530 / 123rf.com)
Até qual idade se usa uma banheira para bebê?
Vale ressaltar que a rapidez do crescimento do bebê também pode ser um fator decisivo. Em alguns casos, o bebê cresce tão rápido que com 10 meses a banheira já fica pequena. Ainda assim, existem modelos de banheiras pensados para serem usados até os 7 ou 8 anos de idade.
Banheira fixa ou desmontável: qual é melhor?
As banheiras desmontáveis, como o nome já indica, abrem e fecham facilmente. São boas opções para viajar, mas também para quem tem pouco espaço no quarto do bebê ou no banheiro. O processo de abrir e fechar a banheira costuma ser fácil e isso permite deixá-la em algum canto, sem ocupar tanto espaço o tempo todo.
É preciso verificar se a banheira conta com estabilidade suficiente. (Fonte: Atamanenko: 64792500 / 123rf.com)
Quais são as vantagens da banheira com trocador?
Além disso, banheiras com trocador costumam ter uma determinada altura que permite ao pai ou mãe ficar com as costas retas enquanto dá banho no bebê.
Dependendo do modelo, pode vir até mesmo com gavetas ou nichos, o que permite que seja usado como um móvel no cômodo. Geralmente, basta tirar o trocador da parte de cima para poder usar a banheira. Muitas costumam contar também com rodinhas, o que facilita movê-las de um lado a outro.
Tipo de banheira para bebê | Características |
---|---|
Banheiras adaptáveis ao lavabo | Acolchoadas e ideais para os primeiros banhos |
Banheiras infláveis | Indicadas para viagens |
Banheiras rígidas desmontáveis | Compactas e com base antideslizante |
Banheiras com trocador | Banheiras tipo móvel 2 em 1 com gavetas |
Banheiras tipo balde | Simples e ergonômicas |
Banheiras quadradas | Permitem o banho em posição fetal |
Critérios de Compra
Com esses conceitos claros, o passo seguinte é saber quais são os critérios de compra para uma banheira infantil. Para escolher uma banheira para bebês apropriada, há diversos fatores que você deverá considerar. Não esqueça que cada bebê tem suas necessidades, por isso, é fundamental valorizar os aspectos que comentamos a seguir.
Idade de uso
O primeiro filtro no momento de selecionar uma banheira infantil é a idade recomendada. Esse detalhe é informado pelo fabricante. Apesar de haver muitas banheiras para bebês apropriadas para usar desde o nascimento, convém verificar esse aspecto. Do mesmo modo, é fundamental verificar se são homologadas.
Outro assunto de interesse é a faixa de idade para a qual é adequado o produto em questão. Há pais que preferem adquirir banheiras mais versáteis para durar o maior tempo possível. Esses modelos costumam incorporar elementos que permitirão ajustar a banheira a diferentes etapas de crescimento do bebê.
Materiais de fabricação
A qualidade dos materiais é um requisito inegociável ao adquirir uma banheira infantil. Não se esqueça de que se trata de um artigo que entrará em contato com o corpo e a pele do seu filho. Por isso, é essencial que esses materiais sejam aptos para bebês: hipoalergênicos, antideslizantes, resistentes e de tato suave e agradável.
O plástico rígido é um dos materiais mais frequentemente usados. Caracteriza-se por sua resistência e por dar bastante estabilidade. Confirme se a banheira tem bordas suaves e arredondadas para evitar qualquer dano. O plástico é também um material popular no caso das banheiras infláveis, apesar de serem mais leves.
Acessórios
O mundo dos acessórios no âmbito das banheiras para bebês é muito amplo. Pare e pense se realmente você precisa de todos esses complementos. Como já é esperado, quanto mais acessórios a banheira tiver, mais alto será seu preço.
Ainda assim, vale verificar a presença de sulcos, que podem ser muito úteis para apoiar o sabonete e outros produtos cosméticos para bebês. Há modelos que vêm com canequinhas para facilitar o processo do banho.
Outro detalhe de interesse é a possibilidade de deságue e a presença de um ralo para esvaziar completamente a banheira. Outras banheiras estão equipadas com apoio móvel para cabeça.
Manutenção
Por último, é necessário considerar a manutenção da banheira, que deverá estar sempre em perfeitas condições, pois é essencial que o entorno do bebê seja o mais higiênico possível. Isso significa que o design deverá contribuir para a limpeza e que todas suas partes sejam fáceis de limpar.
O melhor é que não tenha muitas curvas e detalhes pequenos, pois o acesso poderia ser complicado e levar ao acúmulo de sujeira. Se houver um deságue, isso também ajudará a limpar a banheira, pois facilitará o esvaziamento total, evitando que a água fique estancada. Assim, a banheira vai se manter sempre perfeita.
Resumo
É muito arriscado dar banho no seu bebê na banheira ou chuveiro de casa. Para esse procedimento, o melhor é usar uma banheira para bebê, apesar de, mesmo nelas, você ter que sustentar o bebê pela cabeça durante os primeiros meses. Os pequeninos costumam ficar muito nervosos na hora do banho, por isso é indispensável escolher um modelo confortável e seguro.
Esse artigo pode durar até o primeiro ano de vida da criança, sendo que algumas banheiras para bebês duram até 8 anos. Por esse motivo, certifique-se de que os materiais de fabricação são os ideais para satisfazer suas necessidades e analise os diferentes modelos e opções antes de escolher qual banheira você comprará.
Gostou deste guia para comprar uma banheira para bebê? Então compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário.
(Fonte da imagem destacada: Famveldman: 54640071 / 123rf.com)