Sabia que existe uma “psicologia do cabelo” que explica certas características da nossa personalidade pela cor, comprimento e textura dos nossos fios? São os cabelos longos, sem dúvidas, que mais nos evidenciam. As mulheres com cabelão costumam usar a feminilidade como arma de sedução e, se você quer ter cabelo comprido, tem a sorte de não precisar esperar ele crescer, afinal, pode usar aplique de cabelo.

Querer um cabelo lustroso sempre foi comum entre as pessoas e chegou, até mesmo, a ser símbolo de importância. Para os egípcios, por exemplo, o cabelo demostrava status social; além disso, é considerado, pela medicina tradicional chinesa, uma extensão dos rins e do sangue. Daí vem nossa vontade de cuidar e exibir um cabelo lindo.

O mais importante

  • Se você decidiu usar aplique, deve prestar atenção ao seu tipo de cabelo, estilo de vida e necessidades estéticas para escolher o aplique certo. Se o seu cabelo é fino, melhor optar pelos apliques de presilha ou adesivos para conseguir escondê-los bem entre os fios.
  • Procure um profissional e tome todos os cuidados recomendados por ele, afinal, como o cabelo do aplique não recebe nutrientes e óleos naturais da raiz, ele precisa ser hidratado frequentemente. Dessa forma, sua vida útil será maior e você poderá usá-lo em diversas ocasiões.
  • Apesar do preço ser tentador, evite usar aplique de cabelo sintético. O cabelo natural tem um caimento melhor, é mais brilhante e pode ser cuidado como se fosse o seu cabelo mesmo.

Os melhores apliques de cabelo: Nossas sugestões

Se você está animada com a ideia de usar aplique de cabelo, podemos garantir que o resultado vai fazer você se destacar. Agora, para encontrar o aplique que se encaixe melhor em suas características e necessidades, você deve verificar as alternativas disponíveis no mercado. Abaixo mostramos ótimas opções levando em consideração o custo-benefício.

Aplique sintético que aceita chapinha

Esse aplique de cabelo tem a técnica ombré hair. Ele é composto por uma única tela e fixado com tic-tac. Possui 40 centímetros de comprimento e pesa apenas 70 g. Os fios são sintéticos, de fibra True2Life, que aceita fonte de calor de até 180ºC.

O preferido do público

A QT Hair é uma empresa dos EUA que exporta aplique de cabelo humano para todo o mundo. Os apliques são feitos com cabelo virgem brasileiro, ou seja: são fios que nunca receberam tinta nem outros processos químicos. Nesse aplique de cabelo natural, as mechas vêm costuradas e ele deve ser aplicado ao trançar horizontalmente um porção do seu cabelo e costurar o aplique sobre essa trança. Esse produto é vendido pela Amazon americana, mas pode ser enviado para o Brasil.

Aplique de cabelo natural

A Googoo é outra empresa dos EUA que exporta aplique de cabelo humano. A marca possui diferentes tipos de aplique, mas o principal deles é o de presilha devido à facilidade de aplicação: basta separar o cabelo horizontalmente, de baixo para cima, com a ajuda dos dedos ou de um pente, e abrir o espaço onde a presilha será fixada. Esse produto é vendido pela Amazon americana, mas pode ser enviado para o Brasil.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o aplique de cabelo

Você tem vontade de usar aplique de cabelo mas tem algumas dúvidas? Com se trata de um elemento que vai influenciar sua aparência, realmente é importante tirar essas dúvidas e conhecer os apliques disponíveis no mercado para adequá-los as suas particularidades. Por isso, preste atenção em tudo que vamos comentar nesta seção.

Imagem de mulher loira.

Os apliques temporários, de presilha ou fio invisível, dão total liberdade de movimento, já que você decide quando quer colocá-los. (Fonte: Alina kovalchuk: BdrUHhkPA0M / Unsplash.com)

Que tipos de aplique de cabelo existem?

Podemos classificar os apliques em duas categorias: 1) tipo de cabelo (natural ou sintético) e 2) duração da aplicação (temporária ou definitiva). Entre os apliques temporários é que estão os de presilha e os de fio invisível ou flip in.

Os apliques definitivos (permanentes) duram, na verdade, 2 ou 3 meses, mas, se bem cuidados, podem ser reutilizados várias vezes.

Nesta categoria estão os apliques adesivos, costurados, de queratina e os de grampo ou anel. Os apliques adesivos são os mais novos e cômodos, enquanto que os de queratina são os que mais se aperfeiçoaram desde que foram inventados.

Vantagens Desvantagens
Por tipo de cabelo De cabelo natural

De cabelo sintético

Acabamento perfeito

Econômico

Mais caro

Exige mais cuidados e o acabamento não é natural

Por duração da aplicação Temporais

Definitivos

Liberdade total

Nem parece que você está usando aplique

Pode ser irritante ter que colocar todos os dias

Deve ser hidratado diariamente e retocado no salão de beleza a cada 6-8 semanas

Quais são as particularidades dos diferentes apliques de cabelo?

Os apliques temporários aumentam o cabelo em uns 45-55 cm e são muito versáteis.

Os apliques temporários, de presilha ou fio invisível, dão total liberdade de movimento, já que você decide quando quer colocá-los. E o melhor: demoram poucos segundos para serem fixados. Entre os permanentes, os adesivos possuem uma fita que se fixa no couro cabeludo exercendo uma leve pressão. Eles aumentam o comprimento do cabelo em uns 45-55 cm e são muito versáteis.

Os costurados são os mais utilizados por serem praticamente imperceptíveis. Adicionam 50-60 cm de comprimento e são enganchados por meio de um microanel. O aplique de queratina é colocado com ultrassom ou ar comprimido, já os de grampos contêm anéis siliconados de alumínio, que são menos prejudiciais ao cabelo.

Como meu tipo de cabelo influencia a escolha do aplique?

O tipo de cabelo é um fator decisivo. Não é à toa que, em cabelos finos, não se aconselha o uso de apliques que deem nó, visto que os fios podem quebrar. Apliques desse tipo são pensados para cabelo grosso e crespo. Para cabelos mais finos, a melhor opção são os apliques adesivos ou de queratina.

Se escolher o aplique de cabelo adesivo, serão necessárias pelo menos umas 20 unidades para que você consiga volume e umas 40 unidades para ganhar comprimento. Se optar pelo de queratina, use 80 unidades para ganhar volume e umas 120 para alongar o cabelo. Os apliques costurados são aptos para cabelo mais grosso e os de presilha para qualquer tipo de cabelo.

Aplique loiro de tictac.

Se escolher o aplique de cabelo adesivo, pelo menos umas 20 unidades serão necessárias para que você consiga volume e umas 40 para ganhar comprimento. (Fonte: Shc9607: 1144295/Pixabay.com)

É verdade que o aplique de cabelo pode causar quebra ou lesões nos fios?

Tudo vai depender da experiência e expertise do profissional que coloque o aplique em você. Se você escolher o aplique definitivo e o cabeleireiro for inexperiente, sua raiz pode ficar debilitada, principalmente se ele usar pouco cabelo em cada mecha e o aplique for de grampo ou de queratina.

Se o aplique for de presilha ou de fio invisível, para que você mesma possa por e tirar quando quiser, o risco de machucar o cabelo é mínimo. E claro que, independentemente do aplique temporário, ele sempre tem que ser tirado na hora de dormir.

Em que situações se recomenda usar aplique de cabelo sintético?

O aplique de cabelo sintético é feito de fibras de plástico ou náilon que imitam o cabelo humano. Por isso, possui várias desvantagens: não se mistura com o resto do cabelo, tem aspecto rígido, embaraça com facilidade, não admite calor direto, a vida útil é curta e pode provocar alergias ou coceira.

Ainda, o cabelo sintético não pode ser secado com secador e nem alisado com chapinha porque derrete. , Na verdade, para deixá-lo impecável você terá que dedicar muito mais tempo do que dedicaria ao aplique de cabelo natural.

Apliques sintéticos são melhores para ocasiões pontuais, visto que sua principal vantagem é a variedade de cores e texturas, o que proporciona uma mudança imediata e radical para um evento especial.

Imagem de mulher morena.

Para manter o aplique bem cuidado, lembre-se de utilizar um shampoo livre de sulfatos e feito especialmente para apliques. (Fonte: Brooke Cagle: kvKSL7B6eTo / Unsplash.com)

Como devo cuidar de um aplique de cabelo natural?

Para exibir um cabelo com aplique natural que seja suave, brilhante e sem nós, você deverá dormir com rabo de cavalo ou trança. Também deve pentear bem os fios antes de lavar a cabeça, isso minimiza o embaraço. A seguir, apresentamos mais alguns conselhos:

  • Use um shampoo sem sulfatos e muito nutritivo, especialmente na zona onde fica o aplique.
  • Todos os dias, penteie os fios do aplique com uma escova de dentes flexíveis e largos e aplique um creme hidratante sem enxágue.
  • É melhor lavar a cabeça na pia do que no chuveiro por conta da pressão da ducha, que poderia prejudicar o aplique.
  • Massageie a área de aplicação com as pontas dos dedos e espalhe uniformemente o shampoo ou máscara de hidratação da ponta ao meio do cabelo entrelaçando os dedos nos fios.
  • Penteie o cabelo seco, sem forçar e começando sempre das pontas para as raízes.

Posso pintar o aplique de cabelo?

Se o aplique for de cabelo natural, você pode usar shampoo tonalizante e secar ou alisar o cabelo com chapinha. Mas, lembre-se: quanto mais ações desse tipo, menor será a vida útil do aplique. Por isso, se você precisa usar chapinha todo dia, por exemplo, reduza o uso de produtos químicos, como a tintura, para compensar.

Do mesmo modo, é recomendável que você escolha um tom mais claro do que o que você gosta, assim poderá escurecê-lo depois, se necessário. Se você compra um aplique escuro e depois tem que pintar para deixá-lo mais claro, o cabelo sofre com a química e isso reduz sua vida útil. Tanto para colocar como para pentear ou passar chapinha, o aplique deve estar seco.

Posso cachear o aplique de cabelo sintético?

Como é contraindicado o uso de calor direito no aplique de cabelo sintético, não vai ser possível cacheá-lo com um instrumento quente. Apesar disso, saiba que a tolerância do material sintético ao calor pode variar de um modelo de aplique para outro, e há alguns que aguentam até 120ºC. Assim, uma alternativa é cacheá-los usando bobes.

Se você está interessada em fazer a manutenção para que o aplique sintético dure mais do que o tempo estipulado, a cada 1 mês e meio use água quente com um pouco de amaciante de roupa para submergir o aplique durante uns 5 minutos.

Depois, retire o excesso de água com uma toalha, aplique um protetor térmico antes passar levemente a chapinha (não muito quente) e finalize com um pouco de sérum.

Imagem de mulher morena com cabelos longos.

Todos os dias você deve pentear o aplique com uma escova de dente flexíveis e largos. (Fonte: Omurden Cengiz: SlyJCtjhtA4 / Unsplash.com)

Quais são as vantagens e desvantagens do aplique de cabelo?

Sem dúvidas, com o aplique de cabelo é possível alcançar uma aparência espetacular em poucos minutos. Com a variedade de opções no mercado, basta encontrar a que melhor se encaixe em suas necessidades. Porém, dado que o cabelo do aplique não recebe nutrientes da raiz, é preciso sempre estar atento à hidratação desses fios.

Nesse sentido, para aquelas pessoas que fazem esporte e, com isso, tomam vários banhos ao dia, não parece boa ideia usar aplique de cabelo permanente de grampo ou anel. Lembre-se que a área de costura ou o adesivo precisa se manter seca para preservar o aplique em boas condições. Ter tempo e disposição para cuidar do aplique é essencial.

Vantagens
  • Você consegue mais volume e comprimento de forma rápida e fácil
  • O aplique permite uma mudança de look sem ter que esperar o cabelo crescer
  • É possível mudar a cor do cabelo sem usar produtos químicos
  • Se o aplique é de cabelo natural, pode ser feito tudo que você costuma fazer no seu cabelo
  • Você se sentirá mais valorizada e segura de si mesma
Desvantagens
  • É preciso dedicar tempo todos os dias ao apliquel
  • Não é tão barato
  • Você também vai ter que adquirir uma escova, shampoo e creme específicos para apliques

Critérios de Compra

O número de usuárias de aplique de cabelo não para de crescer e, com isso, a oferta desse produto é enorme. Seu grau de familiaridade ou experiência em usar aplique, sua disponibilidade de tempo, seu orçamento e estilo de vida influenciarão sua escolha. Logo, os critérios a seguir influenciarão diretamente sua compra:

  • Tipo de cabelo do aplique
  • Objetivo estético
  • Experiência

Tipo de cabelo do aplique

Os apliques de cabelo natural devem ser sempre a primeira opção. Entre eles, os adesivos ou os de anel se camuflam perfeitamente com o cabelo, dando um acabamento excelente. As pessoas nem vão perceber que você usa aplique e você vai conseguir uma cabeleira impecável sem prejudicar seu cabelo natural.

foco

Você sabia que não existem contraindicações no uso do aplique? Porém, alguns cuidados são necessários. Se ele não for permanente, é necessário retirar o aplique para dormir.

Objetivo estético

Se você quer ter mais volume e/ou comprimento, os apliques adesivos ou costurados permitirão compor um cabelo na medida desejada e em perfeita sintonia com os fios naturais. Os apliques de presilha e os de fio invisível também garantem isso. Porém, se sua necessidade é causar aquela impressão em um evento, use aplique de cabelo sintético.

Experiência

O maior ou menor grau de familiaridade com o uso de aplique de cabelo, assim como seu conhecimento sobre cuidados capilares, também pesa na sua decisão final. Se é a primeira vez que você usará aplique, melhor começar com um temporário para verificar se isso é realmente o que você está buscando. Depois dessa experiência, você conseguirá usar apliques permanentes.

Mujer

Uma das vantagens dos apliques é poder ter mais volume ou comprimento no cabelo de forma rápida e simples. (Fonte: Nadtochiy: 85876808/123rf.com)

Resumo

Como você pôde ver, o aplique de cabelo é um recurso estético interessante e soluciona várias necessidades, satisfazendo perfis diferentes de mulheres. Aquelas mais impacientes poderão exibir um novo look sem precisar esperar o cabelo crescer; as que gostam de estar sempre arrumadas terão uma aparência perfeita; e as que estão em busca de mais volume também podem recorrer ao uso desses “implantes”.

Seja aplique de cabelo natural ou artificial, sempre vai existir um modelo apropriado para cada propósito. Apesar do cuidado que demandam (muitas vezes cuidados mais específicos do que os que temos com nosso próprio cabelo) o resultado final merece todo o esforço. Se você sempre sonhou em usar aplique, essa é a sua oportunidade!

Este guia foi útil? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais ou deixar um comentário?

(Fonte da imagem destacada: Aliaksandr Barouski: 83437328 / 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
37 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...