Usar maquiagem tem vantagens cosméticas bastante óbvias. Ela aprimora nossos recursos, nos faz sentir mais seguras e atraentes e corrige imperfeições. Mas também tem uma grande desvantagem: ter que remover a maquiagem. Essa costuma ser uma tarefa árdua. Requer vários produtos, tempo e às vezes até machuca a pele. É aí que entra a água micelar.

A água micelar é um produto revolucionário que chegou para decretar o fim da batalha para remover a maquiagem. Provavelmente, você já ouviu falar sobre este cosmético. E se ouviu, você já deve saber que a água micelar é muito mais do que um removedor de maquiagem. Neste artigo, apresentamos seus múltiplos benefícios e propriedades.

O mais importante

  • A água micelar é um produto com múltiplas propriedades: remove a maquiagem, limpa, tonifica e hidrata a pele.
  • Sua aplicação é muito simples e não é necessário enxaguar ou esfregar a pele.
  • Existem diferentes tipos de água micelar para cada tipo de pele.
  • A aplicação da água micelar não se limita à pele. Também pode ser usada para os olhos e os lábios

Ranking: Os melhores produtos de água micelar do mercado

Nesta seção, você encontrará uma relação dos 5 melhores produtos de água micelar disponíveis no mercado. Além disso, resumimos as principais características de cada uma delas para facilitar a comparação. Isto pode lhe ajudar a decidir qual produto é o mais adequado para você.

1º – Água Micelar Sensibio H2O Bioderma

Indicada para peles mais sensíveis, esta água micelar da Bioderma é dedicada à beleza e também ao cuidado com a sua pele. Sua fórmula não tem perfume, álcool, parabenos, nem sabão. O pH é fisiológico e hipoalergênico.

A Sensibio H2O têm ação calmante graças ao extrato de cucumis sativus e alguns elementos para aumenta o limiar de tolerância da pele, combatendo a irritação e a sensação de desconforto, incluindo a região dos olhos. Além de limpeza e hidratação, remove até maquiagem à prova d’àgua, de forma simples, segura e eficaz.

Considerada uma das primeiras águas micelares, vendida em todo o mundo, pode ser encontrada em embalagens de 100 ml, 250 ml e 500 ml.

2º – Água Micelar 5 em 1 L’Oréal Paris

A L’Oréal soube extrair os melhores benefícios da água micelar para criar este produto 5 em 1. Disponível em embalagens de 400 ml, 200 ml e 100 ml, o produto limpa, demaquila, purifica, suaviza e reequilibra a pele.

Alto poder de limpeza e purificação e uma excelente relação custo x benefício, ou melhor, benefícios. Indicado para todos os tipos de pele, tem fórmula não oleosa e aroma bem suave, praticamente neutro. Após o uso, não é necessário enxaguar o rosto.

3º – Água Micelar Effaclar La Roche-Posay

Esta água micelar é mais indicada para peles oleosas, graças ao ativo zinco em sua composição, reconhecido por seu alto poder de controle de oleosidade. Também é a única com água termal da La Roche-Posay, que acalma, suaviza, hidrata e combate os radicais livres, oferecendo uma ação antioxidante.

Também tem ação ultra eficiente para remover a maquiagem do rosto, olhos e lábios. Além da maquiagem, remove todas as partículas de poluição que agridem a pele. Sem parabenos, corantes, álcool e sabão. Pode ser encontrada em embalagens de 100 ml e 200 ml.

4º – Água Micelar Purified Skin Neutrogena

Eliminar toxinas e controlar a oleosidade, sem ressecar a pele, assim a Neutrogena apresenta sua água micelar Purified Skin, que além das funções de limpeza e remoção de maquiagem, também desobstrui os poros, purifica, refresca e suaviza a pele.

Indicada para quem tem a pele oleosa, não interfere no pH da pele e age de forma bastante suave. Dermatologicamente testada, sua embalagem de 200 ml é de fácil aplicação, e também pode ser encontrada no formato de lenços umedecidos.

5º – Água Micelar Demaquilante Payot

A Payot desenvolveu esta água micelar buscando suavidade e trazer de volta o equilíbrio da pele. Indicada para peles mais delicadas e sensíveis, limpa e remove a maquiagem do rosto e nas regiões dos olhos e lábios.

A fórmula é livre de óleos e não contém álcool, corantes, fragrância ou parabenos. O principal objetivo é limpar as impurezas sem agredir seu rosto, além de deixar a pele mais macia.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre água micelar

Antes de comprar sua água micelar, é fundamental que você conheça os principais aspectos deste produto. A seguir, reunimos os aspectos mais relevantes sobre a água micelar, para que você possa se informar de maneira correta e segura.

Além disso, responderemos às perguntas mais frequentes entre os usuários.

Mulher usa disco de algodão para passar água micelar no rosto ao redor dos olhos

Não se preocupe se você tem pele oleosa, ressecada ou com tendência a acne. A água micelar se adapta ao seu tipo de pele.
(Fonte: Kachmar: 68415092 / 123rf.com)

O que é exatamente a água micelar?

A água micelar é um produto cosmético revolucionário destinado à limpeza e cuidado do rosto. É uma substância líquida semelhante à água, formulada à base de micelas, daí o seu nome. Sua tripla ação de limpeza, tonificação e hidratação a tornou um dos principais produtos de beleza atualmente.

Ao contrário da água da torneira, a água micelar tem uma composição modificada especificamente para o cuidado da pele.

Não contém cal, cloro ou outras substâncias potencialmente irritantes. Além disso, sua formulação rica em micelas lhe confere grande poder de limpeza. Tudo somado, permite purificar a nossa pele de uma forma respeitosa.

Como age a água micelar?

A ação da água micelar é baseada em seu elemento chave: micelas. Mas o que é uma micela? As micelas são estruturas químicas cujas moléculas estão dispostas em círculo. Sua porção externa atrai gorduras e repele a água, enquanto a parte interna trabalha em sentido inverso. Portanto, as micelas são elementos polarizados.

Graças à sua estrutura, as micelas são capazes de atrair moléculas de gordura como um ímã. Elas permitem arrastar toda a sujeira da nossa pele e emulsioná-la com água. Em outras palavras, micelas capturam a gordura da nossa pele e a retêm por dentro. Elas se misturam com a água e tornam possível eliminar toda a sujeira.

Além disso, as micelas são estruturas muito pequenas. Graças a isso, não podem passar pela nossa pele. Portanto, as impurezas capturadas não serão reabsorvidas, mas sim eliminadas. Em resumo, a água micelar permite livrar-nos das impurezas da pele de maneira simples, eficaz e sem riscos.

Imagem destaca um fundo azul com uma esteirinha de madeira, alguns cosméticos e uma flor

Esqueça o uso de vários produtos para limpar seu rosto e mude para o poder das micelas.
(Fonte: Stankevych: 80910033 / 123rf.com)

Por que é recomendado usar água micelar?

As razões pelas quais a água micelar é recomendada são múltiplas. Não apenas tem uma ação de limpeza e purificação, mas suas propriedades vão muito além. Por exemplo, a água micelar é um ótimo removedor de maquiagem. As micelas facilitam a eliminação de qualquer maquiagem restante, e sem ter que esfregar a pele.

Sua composição delicada e respeitosa faz com que a água micelar também possa ser aplicada na região dos olhos e lábios, sem a necessidade de outros produtos.

Por outro lado, o produto tem propriedades tonificantes. A pele fica mais suave e mais brilhosa, descartando o uso de outro tonificante, por exemplo. Além disso, é um produto que não precisa de enxágue, evitando o ressecamento.

Fundo azul com frasco de cosmético e pequenas flores amarelas

A água micelar é cosmético de aplicação extremamente fácil.
(Fonte: Stankevych: 89512142 / 123rf.com)

Finalmente, além da limpeza e tonificação, a água micelar também proporciona hidratação ao nosso rosto. Isso é muito importante para combater o ressecamento devido ao uso de maquiagem, por exemplo.

Portanto, com água micelar nossa pele será purificada, tonificada e hidratada. Ficará mais saudável e brilhante.

Quando devo usar água micelar?

A água micelar é um produto suave e respeitoso com a nossa pele. Portanto, pode ser usado a qualquer hora do dia e quantas vezes você desejar. No entanto, existem certos momentos em que é especialmente aconselhável usar água micelar. Neste sentido, é útil usá-lo logo de manhã e à noite.

Durante toda a noite, nossa pele acumula gordura e outras impurezas. Portanto, é aconselhável usar água micelar ao acordar para purificar o rosto desta sujeira.

Por outro lado, durante o dia a pele fica exposta a múltiplos agentes externos, como toxinas e poluição. Além disso, há o uso da maquiagem ou outros cosméticos. Por esta razão, também é recomendado o uso de água micelar no final do dia.

Isto permitirá remover as toxinas, restos de maquiagem e impurezas presentes em nossa pele. Ela também irá fornecer a hidratação necessária e eliminar o excesso de gordura.

foco

Qualquer hora do dia é apropriada para se beneficiar da água micelar.

Como a água micelar é aplicada?

Outra das muitas vantagens da água micelar é a sua fácil aplicação. Para fazer isso, é preciso apenas um disco de algodão. Basta despejar uma pequena quantidade de água micelar no disco. Em seguida, é só aplicar na pele suavemente, fazendo movimentos circulares ou leves toques na pele.

Não é necessário arrastar o algodão ou esfregar a pele. A água micelar é um poderoso demaquilante e limpador que não requer força mecânica para agir. Para uma limpeza completa, também pode ser passado através dos olhos e lábios.

Quando o processo estiver concluído, você pode usar um clareador. Isso aumentará o efeito hidratante da água micelar.

Mulher na frente do espelho passa um disco de algodão sobre a pele

A água micelar é um cosmético muito seguro. Nenhuma reação derivada de seu uso foi identificada.
(Fonte: Akz: 56705002 / 123rf.com)

Existem vários tipos de água micelar?

Tal como acontece com outros produtos cosméticos, não existe um único tipo de água micelar. A aparência de cada pessoa é diferente e, portanto, cada uma tem suas características próprias. Por essa razão, foram desenvolvidos diferentes tipos de água micelar. Eles variam conforme os requisitos e necessidades de cada tipo de pele.

Nesse sentido, existem águas micelares para peles normais, oleosas e mistas, sensíveis, com vermelhidão e peles ressecadas. O mecanismo de ação do produto será o mesmo. Ou seja, atuará como limpador, tonificante e hidratante.

No entanto, também fornecerá benefícios específicos dependendo de cada tipo de pele a que se aplica. A tabela a seguir resume os diferentes tipos de água micelar, juntamente com suas características específicas:

Tipo Propiedades
Para peles normais Limpeza, tonificação e hidratação. Proporciona um aspecto saudável e brilhante à pele
Para peles oleosas e mistas Livre de óleos e produtos gordurosos. Efeito matificante, regulador e balanceador de oleosidade
Para peles sensíveis Formulado com pH neutro e rico em agentes calmantes para evitar a irritação da pele
Para peles rosáceas ou com vermelhidão Conta com compostos específicos que regulam a vasodilatação, diminuindo a vermelhidão da pele. Possui agentes calmantes e descongestionantes
Para peles ressecadas Rico em substâncias hidratantes que promovem a retenção de água e evitam sua dissipação

Existe algum efeito adverso ou contraindicação do uso para o uso da água micelar?

A água micelar é um produto muito seguro. Sua formulação é livre de compostos irritantes ou tóxicos que podem machucar nossa pele. Além disso, uma vez que seu uso não requer que a pele seja esfregada, não causa irritação ou outros impactos a ela.

Portanto, reações adversas derivadas do uso de água micelar não foram descritas. No entanto, como em todos os cosméticos, é importante rever certos aspectos antes de usá-los. Este é o caso de pessoas com alergias ou com patologias dermatológicas conhecidas.

Nessas situações, embora o risco seja insignificante, é aconselhável consultar um especialista antes de usar a água micelar pela primeira vez.

Vantagens
  • Limpa e purifica a pele
  • Poder hidratante, previne o ressecamento
  • Proporciona brilho
  • Demaquilante eficaz
Desvantagens
  • Não foi relatado nenhum efeito adverso ou contraindicação

Critérios de Compra

Na hora de comprar sua água micelar, é importante avaliar alguns fatores. A seguir, incluímos os aspectos mais importantes que você deve considerar antes de comprar este produto. Assim, você pode tomar a decisão apropriada, escolhendo a água micelar que melhor se adapte às suas necessidades.

  • Tipo de pele
  • Composição
  • Qualidade
  • Aroma
  • Embalagem

Tipo de pele

O principal aspecto que você deve analisar ao comprar água micelar é o seu tipo de pele. Como dissemos, existem diferentes tipos de água micelar com funções e propriedades específicas, dependendo de cada tipo de pele.

Embora seu efeito seja o mesmo, ela terá algumas propriedades extras ou outras que beneficiarão sua pele. Por exemplo, se a sua pele ficar imediatamente vermelha ou irritada, isso significa que ela é sensível. Você deve escolher uma água micelar para peles sensíveis.

Por outro lado, se a sua pele produz muita gordura e tem muito brilho, é uma pele oleosa. Será benéfico comprar uma água micelar para peles oleosas ou mistas, com efeito regulador de oleosidade.

Composição

É um aspecto diretamente relacionado ao anterior. Os componentes da água micelar determinarão sua função. Assim, existem produtos com maior ou menor quantidade de agentes hidratantes ou balanceadores, entre outros.

Você terá que avaliar quais resultados você deseja obter e, com isso, qual produto é mais adequado para o que você está procurando. Por outro lado, os ingredientes da água micelar também têm impactos no campo da saúde.

É importante rever a composição de cada cosmético antes de comprá-lo para descartar quaisquer produtos potencialmente prejudiciais. Por exemplo, no caso de alergias ou doenças de pele. Assim, podemos evitar reações indesejáveis.

foco

Se você tem problemas de alergia, é melhor optar por produtos naturais.

Qualidade

Ao escolher um cosmético, é sempre importante considerar se ele é de boa qualidade. Apesar de ser um cosmético muito seguro, a água micelar de má qualidade pode prejudicar nossa pele. Para garantir a qualidade ideal, você pode usar o conselho de especialistas ou as opiniões de outros usuários.

Indicadores de qualidade são, por exemplo, que o produto foi dermatologicamente testado a priori. Também é útil verificar se foi aprovado pelas autoridades de saúde ou laboratórios de cosméticos. Outro aspecto a valorizar é a marca ou o fabricante, sendo mais confiáveis ​​os especializados em produtos cosméticos.

Aroma

A água micelar, além de transmitir uma sensação de frescor, limpeza e tonificação, também proporciona um certo aroma. Cada tipo de água micelar é composto por um perfume específico. Então, este é mais um aspecto a se levar em conta na hora de escolher o seu produto. Em geral, os aromas costumam ser suaves e frescos.

Por exemplo, nos meses de verão, pode ser mais apropriado usar água micelar com um leve odor. Por outro lado, os aromas florais e quentes podem ser mais adequados para as estações mais frias. Claro, também é uma questão de gosto. Em suma, antes de escolher sua água micelar, procure sentir cuidadosamente sua fragrância.

Embalagem

Por fim, você deve observar a embalagem da água micelar. Em geral, são geralmente recipientes ou frascos de tamanho maior ou menor, de plástico e com tampa. No entanto, alguns fabricantes oferecem um recipiente especial com aplicador, o que facilita o uso do produto. Também é possível encontrar água micelar no formato de spray.

O tamanho também deve ser levado em conta na embalagem. Atualmente, são comercializadas as águas micelares tamanho viagem, que você pode transportar confortavelmente para qualquer lugar. Tudo vai depender do uso que você quer dar ao produto. Em suma, antes de fazer sua compra, pense em que tipo de embalagem será mais confortável para você.

Resumo

Podemos concluir que a água micelar é um cosmético revolucionário para suas propriedades multifunções. Um produto único que atua como um limpador, demaquilante, tonificador e hidratante. O que mais você pode querer em um cosmético? Como se isso não bastasse, a água micelar é muito respeitosa com a nossa pele e não tem efeitos adversos.

A água micelar chegou para acabar com a difícil missão de remover a maquiagem. Com um simples toque de algodão, nossa pele ficará limpa, bem cuidada e livre de impurezas. Como num passe de mágica! Além disso, a sensação de frescor e pureza que ela proporciona é incomparável à de outros removedores de maquiagem. Com água micelar, tudo é vantagem.

Se você gostou do nosso artigo sobre água micelar, deixe um comentário ou compartilhe nas suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Stankevych: 90094336/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
50 Voto(s), Média: 4,06 de 5
Loading...