Com o passar dos anos, nosso corpo passa por mudanças que se refletem até na pele: linhas finas, rugas ou flacidez. O envelhecimento é um processo normal e fisiológico pelo qual todos nós passaremos na vida. Mas isso não quer dizer que seja agradável. Longe disso! Por isso criamos esse Guia completo sobre o ácido hialurônico.

Ao longo da história, vários tratamentos foram desenvolvidos para combater o envelhecimento. Em se tratando de produtos de beleza, os dermocosméticos são destaque. Entre os ingredientes ativos mais conhecido contra os sinais de envelhecimento temos o ácido hialurônico. Mas será que você sabe realmente do que se trata? Continue lendo para descobrir.

O mais importante

  • Os séruns e cremes com ácido hialurônico são dermocosméticos com propriedades antienvelhecimento. O ácido hialurônico está naturalmente presente em muitos dos tecidos do corpo.
  • O ácido hialurônico tem grande poder de hidratação e é muito eficaz no combate aos sinais de envelhecimento. Existem vários tratamentos à base desse ácido, e os cremes e séruns são os mais seguros e acessíveis.
  • Muitos cremes e séruns, além do ácido hialurônico, contam com outros ingredientes ativos com propriedades antirrugas para melhores resultados. O uso de ácido hialurônico é recomendado a partir dos 30 anos.
  • São produtos muito seguros, sem efeitos colaterais para a saúde.

Ranking: Os melhores cremes e séruns com ácido hialurônico do mercado

Nesta seção, trazemos uma seleção com os 5 melhores dermocosméticos com ácido hialurônico disponível no mercado nacional e internacional. E também resumimos as principais características de cada um deles para facilitar a comparação. Este Guia será de grande ajuda para escolher o melhor creme ou sérum para você.

1º – Sérum com ácido hialurônico Derma Complex Hyalu 6, Adcos

O Derma Complex Hyalu 6 é um sérum que promove maior diversidade de estímulos para aumentar os níveis de ácido hialurônico, devido à combinação de 4 tipos desse ácido e 2 bioestimuladores presentes em sua composição.

Ele recupera a firmeza e o contorno facial, inibe a perda de ácido hialurônico, reduz rugas, repõe o volume facial, aumenta a elasticidade e a firmeza da pele. Também estimula a produção de colágeno em 152% e aumenta a produção de ácido hialurônico em 98%.

2º – Redermic Hyalu C UV, La Roche-Posay

O Redermic Hyalu C possui uma fórmula antienvelhecimento que estimula a produção de colágeno, ajudando a reduzir as rugas profundas. Seus principais ativos são a vitamina C altamente concentrada, manose, ácido hialurônico fragmentado e a famosa água termal de La Roche-Posay, reconhecida pelas suas propriedades antirradicais livres e suavizantes.

Além de seu efeito preenchedor e não oleosa, confere uma textura aveludada à pele. Seus benefícios incluem: preenchimento de rugas profundas, maior firmeza da pele, uniformização do tom da pele, proteção contra os raios solares UVB e UVA. É indicado para pessoas entre 40 e 55 anos com rugas profundas.

3º – Sérum com ácido hialurônico Hydrating B5, SkinCeuticals

Um sérum que ajuda a hidratar a pele, devolvendo os nutrientes necessários para torná-la macia e com aspecto jovem. Indicado para todos os tipos de pele, especialmente com sinais de desidratação, acne e primeiros sinais de envelhecimento.

Seus principais ativos são o ácido hialurônico 0,5% e a vitamina B5, que é essencial para a função reparadora da pele. Sua fórmula é sem perfume. Os benefícios prometidos são: equilíbrio da hidratação da pele e uniformização do relevo cutâneo, pele mais macia com aparência luminosa.

4º – Hyaluron-Filler Elasticity Noite, Eucerin

O creme antirrugas Hyaluron-Filler Elasticity de uso noturno proporciona maior elasticidade à pele, reduzindo os sinais de envelhecimento. Melhora a elasticidade, firmeza e a microcirculação em nível celular. Sua tecnologia Hyaluron-Filler associada a ativos antioxidantes fortalece o mecanismo de defesa natural contra o envelhecimento, estimulando os processos de reestruturação da pele.

Seus principais ativos são: arctiin,  silymarin e ácido hialurônico de cadeia curta e longa para a redução das rugas mais profundas e hidratação da pele.

5º – Hydro Boost Water Gel, Neutrogena

O hidratante facial Hydro Boost Water Gel combina uma exclusiva textura em gel ultraleve de rápida absorção e refrescante com uma hidratação intensa de 48 horas. Com ácido hialurônico, ajuda a restabelecer os níveis saudáveis de água da pele e estimula a sua renovação, fortalecendo sua barreira natural. Não obstrui os poros, é hipoalergênico e oil-free.

Seus principais benefícios são: hidratação da pele e prevenção do envelhecimento precoce. É indicado para todos os tipos de pele, especialmente as mais oleosas. Esse hidratante é o candidato perfeito ao primeiro tratamento antienvelhecimento entre os 20 e 30 anos.

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o ácido hialurônico

Antes de comprar um dermocosmético com ácido hialurônico, é fundamental que você conheça as principais características desse produto. Por isso, veja a seguir os aspectos mais relevantes na hora de escolher seu ácido hialurônico. Além disso, responderemos às perguntas frequentes dos consumidores.

Imagem de mulher passando creme no rosto.

Os especialistas recomendam distribuir o produto em quatro pontos do rosto, geralmente na testa, nariz, queixo e bochechas. (Fonte: Evgeny Atamanenko: 33140066/ 123rf.com)

O que exatamente é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um biopolímero da família dos carboidratos, que está presente em todos os tecidos do nosso corpo. Ele é produzido por vários tipos de células, sendo predominantemente encontrado na pele. Os radicais livres, o calor e determinadas reações químicas são alguns dos fatores que causam a degradação desse ácido.

Trata-se de um componente envolvido em diversos processos do organismo. Entre eles, se destaca seu poder de hidratação, amplamente utilizado pela indústria cosmética. Está presente também no fluido sinovial de nossas articulações, agindo como um lubrificante.

foco

O ácido hialurônico também está envolvido na cicatrização de feridas e tem excelentes propriedades antioxidantes.

Como o ácido hialurônico age na pele?

Cosmeticamente falando, as propriedades do ácido hialurônico na pele são bastante atraentes. Esse biopolímero tem a capacidade de atrair e reter as moléculas de água. Isso aumenta a hidratação das células da pele, deixando-a mais lisa. Além disso, está diretamente relacionado com a regeneração e reparação de vários tecidos.

Desempenha um papel importante na regeneração das camadas mais superficiais da pele. Também promove o reparo de articulações e do tecido conjuntivo, como tendões e cartilagens. Em suma, o ácido hialurônico promove a regeneração e reparo da pele e outros tecidos, deixando-os em bom estado.

Imagem de mãos segurando pote de creme.

A principal função dos dermocosméticos com ácido hialurônico é combater os sinais do envelhecimento. (Fonte: Rido: 41263311 / 123rf.com)

Quais os benefícios do ácido hialurônico para minha saúde?

As propriedades descritas acima fazem do ácido hialurônico um elemento de grande benefício para a saúde. Ele promove a hidratação da pele graças à sua capacidade de reter água. E de quebra combate a flacidez e aumenta a firmeza da cútis. Tudo isso porque o ácido hialurônico promove a síntese de colágeno.

Como sabemos, este biopolímero tem excelentes propriedades antienvelhecimento. Dá mais volume à pele e preenche rugas e sinais de expressão, com isso, ela permanece mais jovem por mais tempo.

Para completar, o ácido hialurônico confere uma textura agradável à pele, deixando-a mais suave e aveludada.

Quais são os tratamentos disponíveis com ácido hialurônico?

Os benefícios do ácido hialurônico são tantos que levaram ao desenvolvimento de vários produtos. Os mais utilizados são cremes e séruns. Esse é um tratamento não invasivo que traz bons resultados cosméticos. No entanto, os efeitos não são instantâneos, é necessário algum tempo de uso.

Por outro lado, as injeções de ácido hialurônico estão ganhando popularidade. Elas atuam diretamente no preenchimento de rugas e linhas finas, além de conferir elasticidade e volume para o rosto. Os resultados são imediatos, mas se trata de um procedimento mais invasivo. Existem também suplementos com ácido hialurônico.

Imagem de mulher fazendo tratamento facial.

Nem toda pele é igual. Por isso, é preciso adaptar os cosméticos às suas necessidades/ (Fonte: Puhhha: 48892723 / 123rf.com)

Por que se recomenda o uso de ácido hialurônico?

O principal objetivo dos dermocosméticos com ácido hialurônico é combater os sinais de envelhecimento. Esse é um tratamento conveniente, simples e acessível, que também oferece bons resultados. Uma vez aplicado o produto, o ácido hialurônico é rapidamente absorvido pela pele, onde começa a agir em poucos minutos.

Graças à sua capacidade de reter moléculas de água, o ácido hialurônico oferece um profunda hidratação para a pele

Com isso, as rugas e linhas finas são preenchidas e visivelmente atenuadas. Até a flacidez característica do envelhecimento é diminuída. Assim, a pele ganha firmeza e elasticidade.

foco

Você sabia que o ácido hialurônico consegue reter mil vezes seu peso em água?

O que mais tem no dermocosmético com ácido hialurônico?

A composição pode ser muito variada. Naturalmente, todos os dermocosméticos com ácido hialurônico trazem esse biopolímero em sua composição. No entanto, é possível encontrá-lo em diferentes concentrações, o que altera a eficácia do produto. Além desse ácido, há muitos outros ingredientes que você pode acabar encontrando na formulação.

Certos cremes e séruns anti-idade contam com ingredientes ativos de efeito antirrugas, complementando assim a função do ácido hialurônico. Este é o caso do colágeno, da elastina, dos óleos minerais e da coenzima Q10. Eles têm propriedades diferentes no combate aos sinais da idade. Sua combinação aumenta a eficácia do produto.

Imagem de dedo com creme.

O ácido hialurônico confere uma textura agradável à pele, deixando-a mais suave e aveludada. (Fonte: Ilka Erika Szasz-Fabian: 37121898/ 123rf.com)

Por outro lado, nem todos os ingredientes são princípios ativos com função anti-idade. Também podemos encontrar álcool, fragrância e parabenos na composição. Esses ingredientes podem causar irritações e acabar deixando a pele pior do que antes. Por isso, é preciso avaliar todos os ingredientes.

Quando devo começar a fazer uso do ácido hialurônico?

Os dermocosméticos com ácido hialurônico encontram-se na categoria de produtos anti-idade. Muita gente tem dúvidas da idade em que se deve começar a usar esses produtos. Será que usar desde cedo ajuda a prevenir o surgimento de rugas? O dermatologista Leandro Martínez tira essas dúvidas.

Os cremes antirrugas são recomendados a partir dos 30 anos. Isso porque as necessidades da nossa pele nem sempre são as mesmas, mas mudam com o passar do tempo. É aos 30 anos que as linhas finas começam a se acentuar. Este processo é seguido por perda de volume e flacidez.

No entanto, essa não é uma regra fixa. Tudo depende das características da pele de cada pessoa. Usar estes produtos antes dos 30 anos não traz nenhum benefício. Pelo contrário, são cremes muito oleosos, que prejudica a pele jovem. Além disso, seus princípios ativos não são necessários em pessoas mais jovens.

Como aplicar o creme ou sérum com ácido hialurônico?

Para alcançar melhores resultados, é importante fazer a aplicação correta do produto. Especialistas recomendam distribuir o produto em cinco pontos do rosto: geralmente na testa, nariz, queixo e bochechas. Em seguida, espalhe o produto com movimentos circulares de dentro para fora.

O produto também deve ser aplicado na região do pescoço e do colo. É melhor evitar o contorno dos olhos, por se tratar de uma região delicada com necessidades diferentes do restante do rosto. O importante é incluir o dermocosmético no seu ritual diário de beleza.

Caso queria o tratamento completo, lave e seque o rosto, aplique primeiro o sérum e depois o creme por cima.

Qual é a diferença entre cremes e séruns de ácido hialurônico?

Já dissemos que existem vários tipos de tratamentos com ácido hialurônico. Na versão de uso tópico, temos os cremes e séruns. Ambos são procedimentos não invasivos que envolvem a aplicação do produto diretamente na pele. No entanto, eles não são sinônimos, mas são procedimentos diferentes.

Os séruns têm uma consistência leve e mais líquida, sendo rapidamente absorvidos pela pele. Eles têm uma elevada concentração de princípios ativos, por isso sua eficácia é maior do que a dos cremes. Sua função é hidratar e nutrir a pele a partir de suas camadas mais internas, no nível da derme. Eles preenchem as rugas de dentro para fora.

Imagem de mulher com pele jovem segurando foto rasgada com pele envelhecida.

O ácido hialurônico é um biopolímero da família dos carboidratos, que está presente em todos os tecidos do nosso corpo. (Fonte: Transurfer: 79425732 / 123rf.com)

Os cremes, por sua vez, atuam na hidratação da superfície da pele, ou seja, na epiderme. Eles suavizam pequenas rugas e reduzem o tamanho dos poros. Uniformizam o rosto e conferem uma textura mais firme e suave. Portanto, os cremes e séruns são produtos complementares, que melhoram a hidratação e os cuidados com a pele.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do ácido hialurônico?

Uma das principais vantagens dos dermocosméticos com ácido hialurônico em relação a outros tratamentos é a segurança do procedimento. Como bem sabe, esse é um tratamento tópico não invasivo, cujos efeitos colaterais são mínimos. Os únicos efeitos indesejados possíveis são alergias aos componentes da formulação e irritação quando em contato com os olhos.

Em contrapartida, as injeções de ácido hialurônico causam reações muito indesejadas. Os mais comuns são: dor no local da injeção, vermelhidão e hematomas. Poucos são os relatos de alergias e reações mais graves.

foco

Lembre que os dermocosméticos oferecem um tratamento muito seguro e eficaz.

Quais são os prós e contras dos dermocosméticos com ácido hialurônico?

Como vimos, o ácido hialurônico traz vários benefícios cosméticos. Ele oferece um cuidado completo para nossa pele sem ser invasivo. Mas não podemos ignorar seus pontos negativos. Veja, a seguir, uma tabela comparativa com as vantagens e desvantagens dos dermocosméticos com ácido hialurônico:

Vantagens
  • Hidratação profunda
  • Combate à flacidez
  • Proporciona firmeza e elasticidade
  • Preenche rugas e sinais de expressão
  • Efeito rejuvenescedor
  • Textura agradável
  • Muito seguro e de fácil aplicação
Desvantagens
  • Possíveis reações alérgicas ao produto
  • Irritação caso entre em contato com os olhos

Critérios de Compra

Na hora de comprar um dermocosmético com ácido hialurônico, é importante avaliar certos fatores. Nós listamos abaixo os aspectos mais importantes que você deve levar em conta ao escolher seu produto. Assim, você poderá tomar a decisão certa, escolhendo o produto que melhor se adapte às suas necessidades.

  • Idade
  • Tipo de pele
  • Resultados desejados
  • Composição
  • Qualidade

Idade

Ao escolher um sérum ou creme antienvelhecimento, a idade deve ser levada em conta. A pele muda com o passar dos anos e, com ela, suas necessidades. Portanto, você não usa hoje o mesmo produto que usaria aos 60 anos. É preciso escolher o produto certo de acordo com a idade.

Por exemplo, aos 30 anos começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento. Como são poucas rugas, um creme básico com ácido hialurônico é o suficiente. No entanto, a partir dos 50, a pele perde o tônus, e as rugas começam a ficar profundas. Portanto, é aconselhável usar tratamentos mais completos.

Imagem de mulher apontando linhas de envelhecimento.

A idade recomendada para começar a usar cremes antirrugas é de 30 anos. (Fonte: Choreograph: 19753677/ 123rf.com)

Tipo de pele

Apesar de estar determinado a encontrar um dermocosmético com ácido hialurônico, cuidado para negligenciar outros aspectos importantes. Nem toda pele é igual. Por isso, é preciso adaptar os cosméticos às suas necessidades. Por exemplo, cremes com grande poder hidratante são perfeitos para peles secas. Os óleos vegetais de jojoba ou argan são ótimos aliados.

Da mesma forma, para a pele oleosa, é melhor optar por produtos não-comedogênicos. Evitando, assim, o excesso de oleosidade no rosto. Para a pele com manchas, é importante escolher um produto com proteção solar.

foco

Você também pode optar por produtos com ingredientes despigmentantes, capazes de uniformizar o tom da pele. Escolha de acordo com a condição da sua pele.

Resultados desejados

Tal como com todo cosmético, nossa escolha depende dos resultados que queremos alcançar. Nos dias de hoje, existe uma grande variedade de produtos no mercado com as mais diversas propriedades. Devemos escolher o dermocosmético com ácido hialurônico que melhor se adapte às nossas preferências. Vejamos alguns exemplos.

Se o problema é o excesso de flacidez e perda de tônus muscular, usaremos produtos específicos para combatê-lo. Colágeno, elastina e coenzima Q10 são excelentes opções. Por outro lado, se quisermos apenas suavizar as primeiras linhas finas, um creme ou sérum básico com ácido hialurônico é o suficiente. Basta aplicar o senso comum.

Imagem de pote de creme cheio com flores em volta.

É essencial dedicar um tempo para analisar a composição dos produtos. (Fonte: Baiba Opule : 69472721 / 123rf.com)

No entanto, também já foram desenvolvidos produtos com propriedades específicas. São os produtos que, além dos efeitos anti-idade do ácido hialurônico, oferecem outros benefícios. Nestas situações, teremos que escolher aquele que melhor se adequa ao que estamos procurando. Pode ser efeito lifting, anti-manchas e muitos mais.

Composição

É essencial dedicar um tempo para analisar a composição dos produtos. Isso porque os ingredientes influenciam outros aspectos. Por um lado, eles determinam os resultados e a eficácia do produto. Eles podem conter, por exemplo, uma concentração maior ou menor de ácido hialurônico.

Também podem conter outros princípios ativos com funções antirrugas ou com propriedades específicas. Tudo isso influencia até nas reações que podem surgir. Avaliar a composição é essencial para prevenir reações alérgicas ou casos de hipersensibilidade. É preciso ter certeza de que o produto não possui ingredientes com os quais você não se adapte bem.

O ácido hialurônico promove a regeneração e reparação da pele e de outros tecidos. (Fonte: Piotr Marcinski: 44048477 / 123rf.com)

Qualidade

Por último, mas não menos importante, vem a qualidade. Devemos sempre ter em mente que estamos escolhendo um produto para a nossa pele. A pele facial é muito delicada e constantemente exposta a agentes externos. No rosto, também existem órgãos que podemos colocar em risco, como os olhos.

Portanto, é essencial adquirir um produto de boa qualidade. Existem várias formas de saber isso. Veja, por exemplo, se o produto foi dermatologicamente testado ou se vem de um laboratório ou marca reconhecidos. Por outro lado, sempre podemos averiguar sua composição. Outra opção é avaliar as opiniões de especialistas no assunto, como os dermatologistas.

Resumo

Os dermocosméticos com ácido hialurônico são altamente eficazes e seguro no combate aos sinais do envelhecimento de uma forma natural, proporcionando maior hidratação e cuidado à pele. Seu uso diário leva a resultados verdadeiramente surpreendentes de uma forma não invasiva e acessível a todos.

As primeiras rugas começaram a surgir? Você quer um tratamento antienvelhecimento que seja prático e seguro? Não procure mais! Encontre o creme ou sérum com ácido hialurônico que melhor se adapta a você. Recupere o aspecto jovem e radiante da sua pele com um simples dermocosmético. E você, já escolheu seu creme ou sérum com ácido hialurônico?

Se você gostou do nosso Guia de dermocosméticos com ácido hialurônico, compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário aqui embaixo.

(Fonte da imagem em destaque: Paolopagani : 20174173/ 123rf.com)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
28 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...